quinta-feira, julho 27, 2006

OBRIGADO SENHOR


Meus caros Leitores.

Em um domingo desses que passou, logo de manhã, fomos até a padaria do Jardim dos Lemos, lá na Ki-Pão, padaria esta que já contamos a historia, e quando chegamos, encontramos tomando seu leite com café, saboreando as quitandas feitas na hora, nosso amigo e colega de Tiro de Guerra, pelos idos de 61, o Ormindo Peixoto, marceneiro, carpinteiro de renome em nossa cidade, hoje desfrutando do produzido em sua longa jornada de trabalho, ou seja, aposentado e proprietário de imóveis construídos no decorrer de seu labor.

Após os cumprimentos de praxe, lembranças de um passado lindo, pois ambos vivemos os anos dourados, desfrutando-o em seus detalhes, festas, viagens, bailes, eventos vários, excursões, cantores hoje idolatrados no exterior (desnecessário se faz aqui falar de Roberto Carlos) faziam os momentos de cada um, pelo rádio principalmente, uma vez a televisão não ser do acesso de todos e estar ainda engatinhando, mas momentos agradáveis passamos relembrando "os bons tempos", quando então comentamos, pelo fato de estarmos vendo e ouvindo os fregueses chegarem, fazerem suas compras ou mesmo tomarem o café da manhã, e quando se cumprimentavam "diziam": como vai João, como tem passado ? Ao que ouvíamos como resposta: ah José, não está bom não, ando com uma dor danada nas costas que não tem jeito. A Maria entrava, falava para a "dona Joaquina", famosa pela região, dona Joaquina, passou bem a noite, puxa vida, não dormi nada, virava para um lado, virava para o outro e nada. Acho que aquele tombo que levei na escada lá de casa estragou qualquer coisa em mim (mas ela estava toda esbelta) e dona Joaquina respondia: pois é menina (maneira carinhosa de dizer para uma senhora dos seus 60 anos) também estou uma coisa custosa. Uma dor de cabeça que não me deixa fazer nada (pelo semblante nada sentia) e não faço nada direito, dói que só vendo. A dona Francisca, com sua obesidade exagerada, ao adentrar no recinto, subindo o degrau, já resmungou para que todos ouvissem, com uma voz rouca e tossindo feito louca, com um cigarro na mão, "êta vida custosa, não posso comer um pouquinho mais que vem logo esta gordura que tanto me incomoda e faz com que eu tenha que fumar muito para emagrecer (mais tosse de pigarro e aquele fumação dentro do recinto que todos reclamaram do cheiro desagradável do cigarro. E nós que fumamos por 41 anos ininterruptos. Também já falamos a respeito, até escrevemos. Nunca soubemos que o cigarro faz emagrecer). Chegou o Paulo, outro freguês de bermudas, à vontade, tratando-se de um domingo e lógico, ficar a vontade é a premissa, queixando-se que havia tomado 9 latinhas de cerveja no sábado e parecia que seu fígado estava incomodando demais (as cervejas não tinham culpa nenhuma, foi porque comeu carne de porco), e assim foram várias as pessoas que pudemos presenciar chegando, comprando, conversando na padaria, indo embora e deixando seus problemas digamos assim, "lá no balcão", em desabafos que fizeram com seus conhecidos. Não restam dúvidas, para nós foi um acontecimento deveras interessante e motivo de uma profunda e benéfica reflexão, pois tiramos muitas conclusões, nós e o caro amigo Ormindo, após nossos comentários sobre o que assistimos naqueles momentos em que estivemos juntos no café matinal de um domingo.

Falamos então para o Ormindo, (em voz alta para que todos ouvissem e talvez refletissem um pouco, para que pensassem em Deus e agradecessem pelo que possuem sem perceber) estamos com 59 anos, levantamos cedo, vamos ao banheiro sozinho, sem ajuda de ninguém, fazemos nossa higiene e necessidades, sem ajuda de ninguém, nos vestimos, ajudamos em casa, saímos até o quintal, vemos a beleza das plantas, dos pássaros, da chuva ou do sol, tudo através da transmissão a cores que Deus poderia criar, nossos olhos, caminhamos pelas ruas, vamos a padaria, encontramos amigos, conversamos, e nos lembramos de tanto que temos e que não sabemos valorizar, uma vez ser tão corriqueiro o uso e desempenho das funções para quem nada sofre, que não percebemos o tempo passar, e quando acordarmos, veremos que estamos sendo uma carga para nossos familiares (se tivermos esta sorte de termos amigos ou familiares para olharem por nós) e aí, aí sim poderemos dar um pouco de valor a preciosa vida que temos, nos educarmos, não queixarmos de coisinhas insignificantes e que quando comentadas, só servem para nos tornar ridículos perante aqueles que nos acercam.

Só mesmo quem já cuidou de um ente, um ser humano, em sua velhice ou doença, na cama, em uma cadeira de rodas, acidentado ou pela idade avançada, acabando com o tempo, cumprindo sua jornada aqui na terra, pode avaliar o que é gozar de uma saúde, mesmo que não seja perfeita, que tenha seus probleminhas, relevantes e toleráveis. Só mesmo esta pessoa pode avaliar a benevolência do Grande Arquiteto do Universo, em sua infinita sabedoria, fazendo com que nós, criaturas de seu mundo, passemos pelo ciclo da vida, desde o momento que nascemos, nossa dependência para a sobrevivência, nossa infância, nossa juventude, nossa maturidade, nossa velhice, e o retorno aos cuidados de nossos semelhantes, assim como quando nascemos, cuja presença será indispensável para nossa sobrevivência.

Antes de retornar a nossa casa, ainda dissemos para o Ormindo: caro amigo, o saudoso Osmar de Carvalho (o Osmar Bagunça), grande amigo nosso, dizia, não quero jamais ir parar em uma cadeira de rodas ou em uma cama. Rezo a Deus para quando tiver que partir, que minha morte seja breve, não gosto nem de pensar em ficar na dependência dos outros, sentado numa cadeira de rodas lá na sala, os meninos passando, dando beliscões, tapas na cabeça e ainda ouvindo dos outros, está na hora do banho do Osmar (aí Jesus que sacrifício) ou se pior numa cama, esfregando toalhas molhadas quando de um banho, dando aquele trabalho e sofrendo o desnecessário além de fazer os outros sofrerem. Era a filosofia do Osmar. Chegou seu dia, o Osmar sofreu para partir, mas foi quase como ele pediu ao Criador. Foi uma morte serena. Saudades do grande amigo Osmar de Carvalho, o Osmar Bagunça (interessante, até hoje não o homenagearam com seu nome em uma rua da cidade, e ele fez muito por ela).

Mas aí caros Leitores, demos Graças das bênçãos recebidas diariamente de Deus, nos despedimos, retornamos ao nosso lar, rezando pelo caminho, achando tudo ainda mais belo do que antes, e sentindo-nos mais úteis por estarmos fazendo tudo sozinho, sem precisarmos da ajuda de terceiros e possuirmos saúde para desfrutar e ajudar nossos semelhantes carentes.

Caros Leitores, abrimos aqui um parêntese, para homenagearmos, e ao mesmo tempo, solidarizarmos com o conforme Dr. Marco Antônio Neves (nosso colega dos tempos do "Estadual"), o "Jornalista do Século", AFIF RADY, Diretor Honorário da Gazeta do Triângulo, pelos inestimáveis serviços prestados a Araguari e seu povo, através da profissão que abraçou durante toda sua vida: JORNALISMO. Nele trabalhou de forma digna, honrada, ética, honesta, para o bem da cidade que o acolheu. Afif Rady, um estrangeiro que como tantos outros, de naturalidades várias, abraçaram Araguari como sua terra natal, fazendo aqui o que fariam em suas origens.

Nossa terra, nosso Brasil se desenvolveu graças a determinados homens, que como Afif Rady, se dispuseram ao sacrifício de cortarem mares para desbravar terras no nosso imenso território. Aqui, como outros, ele ficou.

Trabalhou Afif como mascate, caixeiro viajante em seu Fordinho 29 (hoje relíquia), finalmente se dedicando à imprensa. Levando e trazendo informações ao povo araguarino. Cumpriu sua missão. É ele, não só o "Jornalista do Século XX", mas também do "Século XXl". Rendemo-lhes as nossas homenagens e gratidão, e ao mesmo tempo, nos solidarizamos com você Afif Rady, vítima que foi de uma impugnação ferina, em uma licitação junto a Superintendência de Águas e Esgotos – SAE, quando um dos concorrentes, apresentou a impugnação do jornal que dirigiu por longos anos, "Gazeta do Triângulo", sendo acusado de "ser estrangeiro", e por isto estar impedido de participar da licitação. De nada adiantaram os recursos, principalmente de Afif ser detentor de cargo honorífico, já haver deixado a direção do jornal que tanto ama. Os documentos da Gazeta foram devolvidos. A proposta da Gazeta seria vencedora, mas nada. A guilhotina cortou a cabeça do "estrangeiro" que carregou enquanto na ativa esteve, nossa cidade, nosso povo.

Hoje, Afif Rady, se arrasta pelas ruas, amparado por duas bengalas. Está com deficiência em ambos os joelhos além da coluna vertebral arqueada pelo peso dos anos. Circula pelas ruas, aqui, ali, comparece na sede do jornal, recebe os amigos e admiradores, e lamenta a tremenda injustiça da qual foi vítima.

Afif Rady não está como nós, independente, fazendo tudo sozinho. Depende de seus semelhantes para as atividades do dia a dia. Mas está firme, exemplar, dando Graças ao Senhor pelo que fez.

Meus caros Leitores, no dia 15/03/02, quando conversamos com o Vice Prefeito, senhor Marlos Fernandes, lá na Rádio Planalto, na presença do Alessi, do Oliro Jr., do Toni Bahia, Assessor de Imprensa da Prefeitura, conforme nos referimos na matéria anterior, abordamos o assunto "Afif Rady". Disse-nos o Marlos Fernandes: "Foi desagradável o acontecido. Precisamos zelar pelo Afif Rady, pois ele é um patrimônio araguarino". O quê mais temos a dizer ???

É isto aí caros Leitores. Um pedaço de nossa vida, vida vivida, vida que nos ensina a cada momento dentro desta escola que Deus criou e que deixamos de lado por nada sentirmos. É muito bom lembrarmos sempre Dele, elevando nossas preces e agradecimentos, por tando que recebemos contra tão pouco que damos.

Motivo de nosso Ponto de Vista de hoje, "Obrigado Senhor".

Os nomes citados, com exceção do Ormindo, foram criados por nós, pois as pessoas são nossas amigas e mesmo que não fossem, não é nossa intenção magoar quem quer que seja.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

(Este Ponto de Vista, foi publicado em 25/03/2002, no jornal "Gazeta do Triângulo". Motivou outros como "O Líder partiu"; "E o tempo passa"; "O peso da Cruz"; e outros mais para meditações dos Leitores. O autor.)

sexta-feira, julho 21, 2006

DATAS COMEMORATIVAS


Caros Leitores.
Desta feita, de tanto vermos o Brasil parado, parado por qualquer motivo, com o povo brasileiro a comemorar, a passear, a descansar não sabemos do que, e, também de vermos as alterações nos horários do comércio e da indústria funcionarem em virtude de paradas inexplicáveis, desnecessárias e absurdas, causando transtornos e mais transtornos aos empresários, aos próprios funcionários, ao trânsito e a vida em geral, que resolvemos proceder um levantamento geral nas datas comemorativas existentes, assim como as inseridas em nosso calendário para festejos e comemorações diversas.
Então vamos lá.
Este ano, nosso calendário está assim delineado:
Em Janeiro, tivemos o dia 1º, Dia de Ano Novo, confraternização mundial. É uma data que necessita ser realmente comemorada, pois, mais um ano de lutas, vitórias, derrotas, alegrias, tristezas, saúde, doenças, enfim de muitas vicissitudes vencidas. Tudo bem.
Em fevereiro, dia 28, tivemos a comemoração do carnaval. Barbaridade. A partir da 6ª feira, dia 24, a farra já começou. Isto sem contarmos os bailes e desfiles pré carnavalescos. Foram quatro dias de agitação total. Feriadão bravo. Aí vieram as viagens, praias, cidades balnearias, hotéis fazendas, represas, clubes, ruas, locais diversos para comemorarem as festas de Momo. Com isto, lá foi o empresário, o industrial, o comerciante, o banqueiro, todos aqueles que proporcionam a sobrevivência do cidadão com suas famílias, arcarem com a diminuição dos dias trabalhados, e, consequentemente ter sua produção diminuída. O povo vibrou, afinal de contas, para eles, um merecido e necessário descanso.
Vamos para março. Este ano, março só nos reservou a quarta feira de cinzas. Hoje em dia, existem aqueles que ainda a guardam. Não trabalham, não fazem nada. É o início da Quaresma. Absurdo não trabalharem e darem mais prejuízo a quem produz. É uma data que só a igreja comemora. Assim sendo, que fique dentro dela. Chega de folga.
Chegamos em abril. Lá veio a Sexta Feira Santa, a Sexta da Paixão. Este ano ela caiu no dia 14. Será que para relembrarmos Cristo temos que parar a Nação ? Será que tudo não poderia ser comemorado, relembrado, com manifestações de cunho religioso, sem levar o país a um feriado prolongado, aumentando assim a carga de encargos dos empregadores ? Não, lá vai o povo brasileiro aproveitar a folga e tornar a ir para os locais de diversões. Praias, estâncias climáticas, veraneios, e por aí a fora. O empregador mais uma vez no prejuízo. O povo gosta. Vai todo para as estradas, em busca de viagens em trânsito pesado, sujeitos a acidentes fatais. Mas são as conseqüências de longos dias de descanso. Muitos brincam, este ano, 6ª Feira da Paixão vai cair em um sábado. Os distraídos se deixam levar e questionam. Mas como fica ?
Mas em abril não ficamos só neste feriadão não. Tivemos o dia 21. Foi comemorada a morte de Tiradentes. Um revolucionário malfadado da época. Levou a pior em busca do bem. Lá se foi a Inconfidência Mineira, e, em conseqüência, temos que lembrar o dia em que ele foi enforcado, esquartejado, e seus restos expostos em praça pública. Mais um feriadão para o povo se esbaldar. Afinal, caiu na 6ª, logo emendaram e foram até domingo, naquele corre, corre, para a farra. Respeito pela data ninguém tem. Aproveitar o feriado quem não quer ? Com isto, a Polícia Rodoviária divulga mais uma vez, tantos acidentes, tantos feridos, tantas mortes. Dor e tristeza esparramada por este mundo a fora. Mas é assim mesmo. Deu feriado, vamos aproveitar.
Chegou Maio. De início, dia 1º, feriado. Dia do Trabalho. Engraçado, logo no dia em que comemoramos o Trabalho, ficamos à toa. Tem justificativa ? Este ano caiu em uma 2ª feira. Que emendada deu para fazermos, hem ? Mais uma longa esticada com as mesmas conseqüências para os patrões. Quanto ao povo, enfrentando os mesmos perigos para desfrutarem o que a Lei lhes proporciona. Boa.
Chegamos em Junho. Ah, não passou em branco não. Tivemos o dia 15, dia de Corpus Christi. Imaginem o dia da semana que deu. Quinta feira. Este valeu a pena. Que feriadão tivemos. Emendaram quinta, sexta, sábado e domingo. Deu para muita gente viajar, rever amigos, familiares. Inclusive nossos filhos desfrutaram da folga. É um direito adquirido. Mas quem paga o pato ? Quem leva o prejuízo maior ? Os empregadores, o País, o Estado, o Município, lógico e evidente. Trata-se de mais um feriado que deveria ser comemorado apenas dentro da igreja. Afinal, ele não é religioso ? Ora, então as demais crenças devem ter o direito de também comemorarem suas datas. Os evangélicos, os espíritas, os adventistas, os luteranos, os umbandistas, e assim por diante. Vejam bem, somos católicos. Defendemos o trabalho. Justiça seja feita. Se um tem o direito, os outros também devem tê-lo.
Ah, em Junho aconteceu a Copa do Mundo de Futebol.
Vejam bem que bagunça que foram os dias em que o Brasil jogou. Pela televisão pudemos assistir o corre, corre. O trânsito congestionado das capitais. A balbúrdia após cada jogo. Os feriados forçados que os empregadores tiveram que adotar. As mudanças de horário de trabalho. O término dos mesmos na hora do jogo sem retorno do pessoal. Quanta desordem. Quanta paixão jogada fora por causa dos caprichos de um técnico fajuto, teimoso, convencido, arrogante. E os jogadores, todos de salto alto. Milionários em lazer pela Alemanha. Deu no que deu. Acabou. Ótimo para o Brasil, ótimo para os empregadores, ótimo para o povo iludido parar de sofrer. Analisem, o Brasil parou nos dias, 13, 18, 22, 27. Quem não foi para a frente de uma TV assistir aos jogos ? País do futebol como o nosso, afinal merece. E os empregadores que se danem.
Chegamos em Julho. Iniciamos o mês em um sábado. Ainda bem, pois às 16 horas do dia, o Brasil levou sua chinelada contra a França, caindo fora do Campeonato Mundial de Futebol. Parrerinha danado de teimoso. Jogadores de cristal, bibelôs da vida. Todos de salto alto como dissemos. Mas afinal foi bom, pois assim os empregadores não tiveram que dispensar os funcionários nos dias 4, 5, 8 e 9 de julho, para as finais da Copa. O Brasil irá continuar a produzir em seu mercado interno. Trabalho, muito trabalho para se fazer jus ao salário.
E vejam só, Julho não tem nenhum feriado. Ótimo. Produção.
Agora vamos entrar em Agosto. Este tem feriados. E como tem. Vamos lá: dia 6, dia do Padroeiro da Cidade. Ainda bem que cai em um domingo. Beleza. Dia 15, dia da festa de Romaria. Terça feira brava. Vamos festejar Nossa Senhora da Abadia. Os romeiros chegarão em massa para a festa. Caminhadas para se pagar promessas, acontecerão pelas estradas movimentadas. Perigo a vista. País católico comemora mais um dia santo. Mais um dia parado. E vem outro pela frente. Dia 28 de agosto. Dia da Cidade. Dia em que Araguari comemorará seus 118 anos de emancipação política. Cai em uma segunda feira brava. Feriado a vista. Só para os araguarinos. Outra emendada daquelas. Trabalho ? Só na terça feira. É deprimente tantos feriados com tantos prejuízos causados. Observem que abordamos todos os aspectos. Causas e conseqüências. Todo cuidado é pouco. Nossa vida vale ouro.
Chegamos em Setembro. 7 de Setembro. Dia da Independência do Brasil. Será que estamos mesmo independentes ? É evidente que não. Mesmo assim, vamos parar tudo. Vamos parar o Brasil para comemorar nossa “quase” independência política, social, econômica. Certo ou errado. Eis a questão. E vai cair em uma 5ª feira. Apostamos que o feriado será prolongado novamente. 5ª, 6ª, sábado, domingo. E vamos para aquelas viagens por este Brasil a fora. Vamos ver e receber parentes, vamos nos divertir por aí. Afinal, é feriado. Direito adquirido. Os outros dias não ? E daí. Emendamos todos. Assim é o Brasil.
Outubro. Vejam só. Dia 12, 5ª feira, dia da Padroeira do Brasil. Nossa Senhora Aparecida. Lá em Aparecida do Norte as festividades. O Brasil parado novamente. Mais um feriadão. Sim, feriadão, cai na 5ª, então vamos até o domingo. Vamos encher as estradas, fazer a Polícia Rodoviária criar as operações para evitar acidentes. Vamos entrar em recesso novamente. Já pensaram se cada religião tivesse seu dia garantido com um feriado ? Por que não ? Ou todas tem ou então chega. Como dissemos, somos católicos, mas o Brasil necessita trabalho. Não somos a palmatória do mundo. Só não somos ridículos. Temos bom senso crítico. Como temos.
Chegando Novembro mais feriados. Dia 2, Dia de Finados. Dia de reverenciarmos os mortos. Quem já perdeu um ente querido, todo dia é de Finados. A falta deles está em nossos corações. Dia específico só traz exploração comercial. Vejam nas portas dos Cemitérios. Vendem de tudo. De velas a alimentos, sorvetes, churrasquinhos, batidas, pipocas. Por cima de tudo, vai cair em uma 5ª feira. Será necessário sugerirmos mais um feriado prolongado ? Claro que não. Todos já estão preparados para isto. Mais uma vez, de 5ª a domingo parados. Muitos passeios, viagens, diversões e tudo mais. Cuidado meus amigos. E dia 15 de Novembro iremos comemorar a Proclamação da República. Este já vai dar em uma 4ª feira. Ficará difícil uma emendada. Mais um dia parado. Para se comemorar uma Proclamação da República, prejuízo para a Nação.
Finalmente Dezembro. Chegamos no mês de festas. Teremos apenas o Dia de Natal como feriado. Dia em que se comemora o nascimento de Cristo. Vai cair em uma 2ª feira. Vejam bem, os comerciantes não irão gostar. Apostamos que irão fazer o comércio abrir no sábado e no domingo. Afinal, não podem perder por esta oportunidade de ganhar dinheiro. Depois darão folga aos funcionários, reabrindo na 3ª feira após as 12 horas. Aguardem e verão. Mas, é injustiça. Se param por qualquer coisa, por que não parar por uma data comemorada no mundo inteiro ?
E assim caros Leitores, chegamos a este balanço de feriados e prolongamento dos mesmos no decorrer de 2006.
Datas comemorativas não faltaram para proporcionar folga, passeios, divertimentos aos cidadãos. Não faltaram também para darem prejuízos aos empregadores. Para prejudicarem o andamento normal de uma cidade. Mas afinal elas existem. Existindo devem ser respeitadas.
Em um balanço rápido, podemos ver que em um ano de 365 dias, trabalhamos 220 dias, pois 104 dias, são as folgas de Lei, sábados e domingos. Em 2006, uns 24 feriados na média de 2 por mês, em um total de 24, e, mais prolongamento de 12 dias nos mesmos, perfazem 140 dias de folga aos trabalhadores e prejuízos ao empregadores. Quem perde é a Nação.
País de 1º mundo, comemora só dois ou três feriados. No Japão, a jornada de trabalho, chega a 12 horas. De segunda a segunda com folgas em revezamento. Exemplos a serem seguidos.
Brasil, Campeão Mundial de Feriados e Folgas. É um título.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

domingo, julho 16, 2006

G. E. RAUL SOARES






























Grupo Escolar Raul Soares após as obras de reforma.

sexta-feira, julho 14, 2006

RAUL SOARES RUMO AO FUTURO !



Caros Leitores.

Há pouco tempo atrás, fizemos um Ponto de Vista sobre os 96 anos de existência profícua da E. E. Raul Soares em benefício de nossa cidade.

Naquela oportunidade, tecemos comentários vários, tanto dos milhares de alunos, cidadãos famosos esparramados por este Brasil a fora, também no exterior, como da luta dos profissionais do ensino do estabelecimento estarem trabalhando em condições precárias, levando-se em conta o péssimo estado de conservação em que se encontrava aquele imenso, maravilhoso e histórico prédio que abriga a renomada escola, hoje Patrimônio Histórico Cultural da cidade.

Houve muito empenho de políticos, deputados vários, vereadores diversos, colaboradores em potencial de uma criança que estava prestes a nascer, criança esta que seria a reforma do prédio, dando-lhe nova vida e condições necessárias para o exercício da educação, do saber, do magistério, dos ensinamentos a crianças, jovens e adultos ávidos pela cultura. Pelos ensinamentos que se fazem necessários para o desenvolvimento do ser humano.

A grande luta encetada pelos professores, pela diretora, pelos especialistas do ensino, alcançou a vitória.

Através do empenho de políticos, os clamores foram ouvidos, e, uma verba chegou para que se restaurasse tão imenso e rico patrimônio, para que seus ocupantes, alunos, professores, demais funcionários, pudessem cumprir com suas missões.

Tivemos o prazer de receber um convite para a inauguração das reformas pelas quais o Raul Soares acabara de passar.

Lindo convite. Em sua capa, estampada a fotografia do imenso patrimônio totalmente recuperado dentro dos padrões originais, mantendo toda beleza arquitetônica de quando foi construído.

Em sua contra capa, uma fotografia de como se encontrava o imóvel antes da reforma pelo qual passou.

A beleza, o fruto de tanta luta estava no convite demonstrada.

Data da inauguração da reforma: 20 de junho de 2006, 18:00 horas. Av. Tiradentes, 135 – Centro da cidade. Convite formulado pela Secretaria de Estado de Educação, Superintendência Regional de Ensino Uberlândia, Direção, Professores e Funcionários da Escola Estadual Raul Soares.

Dia e hora marcado lá estávamos nós. Atentos a tudo que acontecia. Observamos os convidados vários. Políticos, alunos, ex-alunos, ex-diretores, ex-professores, todo o corpo docente da escola, autoridades, cidadãos diversos. A festa estava pronta para começar.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro magistralmente cantado por um tenor e pianista do Conservatório de Música, tivemos apresentações de números musicais, entrega de placas alusivas ao ato à Diretora, e, finalmente, a palavra da mesma em um discurso que passamos a transcrever na íntegra, para que os caros Leitores possam sentir o significado de tão importante reforma realizada e a gratidão de corações dos integrantes da escola e do povo araguarino que sentiu a grandeza da mesma.

Assim se expressou a Diretora Eliane Pereira Melo:

INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA E. E. “RAUL SOARES”

Nenhuma grande obra jamais foi realizada sem que alguém tenha sonhado que era necessária, acreditado que era possível e tenha tido coragem para iniciá-la.

E foi pensando assim, acreditando e batalhando, que várias pessoas se uniram para que o nosso sonho fosse concretizado. “A reforma da E.E. “Raul Soares”, referencial de educação araguarina.

No dia 24 de outubro de 2005, chega à escola através de fax, a cópia do documento enviado pelo Governador, disponibilizando o recurso de R$ 156.973,00 para a reforma da rede física.

Foi motivo de grande alegria para todos, já que a escola encontrava-se em estado precário, não oferecendo as condições necessárias para atender, satisfatoriamente, a comunidade escolar.

Atualmente, a E. E. Raul Soares, que é Patrimônio Histórico do município, conceituada instituição escolar, com 97 anos, virou motivo de orgulho, para toda a cidade e principalmente para a vizinhança. Todos que por aqui passam admiram a beleza e as características preservadas através dos anos.

Este momento de conquista e realizações não poderia deixar de ser comemorado.

Contávamos com a presença de todos. É com muita alegria e satisfação que a E. E. “Raul Soares” os recebe nesta solenidade tão significativa. Sejam bem-vindos !

Sabemos que somos parte da construção desta história que se faz a cada dia com a admirável colaboração e esforço de cada um.

O compromisso, o profissionalismo e a seriedade na realização dos trabalhos têm sido diferencial da equipe da E. E. “Raul Soares”.

Com a constância do nosso trabalho transformamos sonhos em realidade.

Na interdependência das atividades humanas damos e recebemos, servimos e somos servidos. Nesta hora de feliz agradecimento cumprimos com o dever de agradecer.

A Deus:

Dando-nos saúde, força, entusiasmo, ajudando-nos a cumprir alegremente a nossa tarefa de educadora.]

Aos políticos, que se empenharam junto ao Sr. Governador, para a aprovação e liberação da verba necessária para a reforma da E. E. Raul Soares.

Aos pais:

Por terem nos confiado as suas maiores riquezas, seus filhos, e, pela compreensão que tiveram durante os trabalhos de reforma da escola.

Aos alunos:

Nossos melhores amigos, nossos clientes principais, que souberam entender os motivos de nossas dificuldade e transtornos no decorrer da obra.

Aos professores e funcionários:

Agradecemos a paciência e a compreensão, em ajudar a resolver os problemas surgidos, em observar e acompanhar o trabalho realizado pela Equipe de Engenharia.

Às vice-diretoras e Especialistas de Educação:

Na organização do espaço escolar, adequando-o às necessidades surgidas. Por todo empenho e idéias pela melhoria do local de trabalho.

Aos membros do colegiado escolar:

Pelo acompanhamento da obra, pela sugestão de idéias, pela disponibilidade e colaboração na realização dos trabalhos.

Aos ex-diretores desta escola:

Pela colaboração que todos deram com os seus trabalhos e suas conquistas, contribuindo assim pelo engrandecimento de nossa escola. Sabemos que existe uma parcela de dedicação e amor de todos que por aqui passaram, e, dividimos com todos, a alegria de hoje estarmos concretizando o sonho comum de ver esta escola toda reformada.

À Equipe de Engenharia e Arquitetura e todos os que trabalharam no projeto de reforma da Escola:

Pela boa vontade, entusiasmo, atenção aos nossos pedidos, procurando direcionar a obra da melhor maneira possível.

À Equipe e Divisão de Patrimônio Histórico:

Pela rapidez na aprovação dos projetos encaminhados.

À Sra. Superintendente Regional de Ensino, Profª Maria do Rosário Silva e sua Equipe que nos ofereceram o necessário apoio durante a reforma da escola.

À nossa Inspetora Escolar, Prof.ª Marolina Maria Monteiro Mello:

Pelos ensinamentos, acompanhamento e apoio aos nossos trabalhos.

Aos amigos parceiros:

Agradecemos a todos os colaboradores, Prefeitura Municipal e Empresas de Araguari, que aceitaram o convite para serem nossos parceiros, os quais, gentilmente, propiciaram os recursos necessários para a realização deste evento. O nosso muito obrigada.

Belo, profundo e emocionante pronunciamento. Após o mesmo, os presentes foram convidados a visitarem as dependências da escola.

Foi servido um coquetel aos presentes após as solenidades, comemorando tão significativo acontecimento.

Para o conhecimento dos caros Leitores, apresentamos um Histórico da E. E. Raul Soares, também transcrito do programa:

A Escola Estadual “Raul Soares” iniciou suas atividades em 26/04/1909, contando atualmente com 97 anos. A Escola recebeu este nome em homenagem ao Governador do Estado de Minas Gerais, na época senhor Raul Soares. Foi ele quem posteriormente autorizou a construção do prédio da Escola à Rua Coronel José Ferreira Alves. Em 1926 a instituição de ensino mudou-se para o atual prédio à Av. Tiradentes, tendo como primeiro Diretor o Dr. Mário da Silva Pereira.

A Escola é atualmente dirigida pela professora Eliana Pereira Melo e atende a 1087 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos, oferecendo um ensino de qualidade através de seus 81 funcionários, atendendo nos turnos matutino, vespertino e noturno

A Escola Estadual “Raul Soares” representa muito, não só para Araguari, mas também para toda a região, pois foi a primeira a existir e a funcionar, formando gerações em todos os setores da sociedade e caminhando lado a lado com o crescimento da cidade.

Buscando preservar o imponente edifício e tentando resguardar em suas paredes a memória daqueles que como mestres ou alunos fizeram parte dessa “Escola”; e a pedido desta instituição torna-se Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais através do Decreto 009/2000.

Atualmente concretiza seu grande sonho: parte da conclusão da reforma de suas dependências; graças a verba de R$ 156.973,00 (cento e cinqüenta e seis mil, novecentos e setenta e três reais), recebida do Governo de Estado de Minas Gerais, demonstrando a força multiplicadora de um sonho coletivo, que transformou esta instituição em um marco histórico no processo de democratização do ensino no Brasil e em especial no Estado de Minas Gerais.

Assim caros Leitores, transmitimos a vocês, o que tivemos a oportunidade de assistirmos naquela bela noite de 20 de junho de 2006.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

segunda-feira, julho 10, 2006

Da caixa postal do blog

“Caríssimo Sr. Antonio


Li seu artigo de cima até embaixo com uma admiração tremenda.


Realmente precisamos erguer a voz e tentar colocar na cabeça das pessoas os males que essas drogas ilícitas nos causam.


Como ex-fumante concordo em tudo contigo. É muito bom se livrar da prisão que um vício nos traz. Ter sempre que sair de lugares proibidos, deixando amigos, familiares para curtir seu vicio. Isso sim é uma escravidão.


Antigamente as pessoas fumavam e paravam com mais facilidade pois não existiam no cigarro tantas substâncias tóxicas, cancerígenas, etc... que hoje lhe dão um sabor todo especial.


Os fumantes são escravos das companhias de cigarros sim, pois eles, cada vez mais, impõem o consumo dessas substancias.


Obrigada por me oferecer um texto tão bom e de fundo tão educativo.


Abraços.”

VERA VILELA

Blog Encantando Tempo

sábado, julho 08, 2006

DROGAS LÍCITAS

Este Ponto de Vista foi publicado em 20/07/2002, no jornal Gazeta do Triângulo.

Meus caros Leitores.

Parece incrível, mas é verdade.

Que expressão mais chocante e horrorosa, porém correta e usada diariamente, a todo momento, por todos os seres humanos: DROGAS !

Todos ? Sim, todos seres humanos, quer queiram, quer não queiram, pronunciam diariamente a palavra "DROGA " !!!

Vejamos por quê ?

De acordo com nosso amigo "AURÉLIO" , "DROGA" vem a ser:

1 – Qualquer substância ou ingrediente que se usa em farmácia, em tinturaria, etc.

2 – Medicamento.

3 – Produto oficial, de origem animal ou vegetal, no entanto que se encontra no comércio.

4 – Medicamento ou substância entorpecente, alucinógena, excitante, etc. (como por exemplo: a maconha, a cocaína), ingeridos em geral, com o fito de alterar transitoriamente a personalidade.

5 – Coisa de pouco valor.

6 – Coisa enfadonha, desagradável.

Interessante, nosso AURÉLIO, se esqueceu de dizer em seu rico e incomparável dicionário, que o CIGARRO e o ÁLCOOL, são DROGAS e ainda por cima LÍCITAS. Estão devidamente autorizadas a circularem livremente, vendidas que são em bares e demais casas do ramo, amparadas por LEI, e ainda por cima e principalmente, GERANDO altos lucros aos COFRES PÚBLICOS, com os lucros auferidos ( de impostos e taxas o consumidor paga mais pelo produto em si, o que é muito bom para a arrecadação ), fato este, que não faz com que eles, o CIGARRO e o ÁLCOOL, fiquem isentos de serem taxados como DROGAS e da pior espécie e qualidade, pois suas conseqüências, são tão funestas, repugnantes e hediondas, quanto as DROGAS ILÍCITAS que circulavam na calada da noite e hoje em dia até sob céu aberto.

POR QUÊ ENTÃO SEPARAR AS DROGAS ENTRE LÍCITAS E ILÍCITAS ???

Todas, mas todas mesmo, usadas ou consumidas indistintamente, levam ao mal maior, levam À MORTE !!!

Então, uma vez mais perguntamos: POR QUÊ fazer distinção entre uma e outra, se no final, no final, vamos encontrar, caso não seja acudido em tempo, caso o viciado em cigarro ou em álcool, caso seus familiares, ou mesmo uma doença grave, o leve a deixar em tempo de salvar-lhe o que resta de vida (pois seu corpo poderá estar dilacerado ou mutilado com derrames, tromboses e outros males mais, como aneurismas), mas o que restar dele, ainda será de conforto a sua família pelo fato de estar vivo, mesmo dando, é claro, lógico e evidente, o trabalhão a seus familiares. O que vem a ser uma verdadeira CARGA humana, pois, o restante do ser humano que ficou, será um "BAGAÇO", resto de uma vida que possuiu, usufruindo destes dois males LÍCITOS, chamados CIGARRO e ÁLCOOL. Flagelos de uma sociedade cada vez mais erudita e sofisticada, porém fraca e incapaz, diante destas duas verdadeiras e constrangedoras DROGAS. Além de conforto para seus familiares, ele, o ex-dependente destas duas DROGAS LÍCITAS, terá então, tempo suficiente para pensar, refletir, analisar, arrepender-se da "BURRADA" que cometeu no decorrer de sua vida, vida esta, regada que foi de profundas tragadas de veneno, ao mesmo tempo ingerindo grandes e "saudáveis" goles de bebida alcóolica. Terá tempo suficiente de ver quando dele for tratarem, do trabalho que estará dando, que seus tempos como FUMANTE, como BEBEDOR DE CERVEJA ou de ATRATIVOS TRAGOS de doses de bebidas importadas ou mesmo nacionais, tempos estes que aproveitou ao máximo destes "PRAZERES" venenosos e asquerosos, que tanto prejudicou quem dele se acercasse. Que tanto encheu o ambiente sagrado de seu lar de FUMAÇAS, coroadas com o mal cheiro exalado pelo álcool ingerido e que o levou a cada ingestão, a papéis ridículos nos locais freqüentados. Papéis ridículos e inconvenientes, pois da boca de um bêbado, nada de bom pode sair. Somente asneiras e atitudes vergonhosas.

Os caros Leitores deverão estar comentando: "Este colunista, este Peron é um caso a parte. Livre do cigarro, livre da bebida. Como critica abalizadamente. É um homem sem vícios. Privilegiado.

Errados. Completamente errados estão os Leitores que estiverem pensando isto de nós. Muito pelo contrário. Fomos viciados em cigarro por 41 anos ininterruptos. Fumantes inverterados. De 3 a 4 maços por dia. Apaixonados por uma cervejinha. A melhor coisa para um final de dia (nunca tomamos doses, fosse ela qual fosse), mas uma cervejinha, esta sim, éramos chegados.

Aí está então caros Leitores, o motivo que nos sentimos completamente à vontade para falarmos a respeito destas duas DROGAS LÍCITAS, CIGARRO E ALCOOL, que tanto lucro, emprego, sobrevivência geram aos que as produzem, mas que males irreparáveis, conseqüências funestas como aleijos e mortes por doenças provocadas pelo consumo das mesmas.

Na edição número 1.595 do jornal "DIÁRIO DE ARAGUARI", de 20 de outubro de 2000, tivemos a oportunidade de escrevermos um Ponto de Vista denominado "CIGARRO, UM MAL NECESSÁRIO". Fizemos a matéria nos rejubilando pelo fato de havermos largado de fumar DEFINITIVAMENTE . Sem qualquer falsa modéstia, muito pelo contrário, o nosso exemplo, aquilo que conseguimos fazer, a narração minuciosa de tudo que passamos e que tivemos a oportunidade de publicarmos no jornal, foi lida, comentada, transcrita em sites da internet, tanto no exterior como no Brasil, podendo ser encontrada no site do psicólogo, Wagner Barbosa Cunha, que achando-a construtiva para seus ensinamentos, com nossa autorização a colocou em sua página, www.wbcunha.com onde os caros Leitores caso já a tenham lido e queiram relê-la, poderão acessá-la, e para os que não leram, um pedido nosso, acessem, principalmente os fumantes, que terão uma grata surpresa com aquilo que narramos e que Graças a Deus, Supremo Criador dos Mundos, estamos tendo seguidores no abandono deste abominável vício, asqueroso e maléfico que é o CIGARRO.

Como é bom estar com os pulmões limpos. Como é gostoso respirar um ar sadio, ar puro. Como é bom não ser inconveniente para alguém fumando um cigarro. Como é bom que os outros não fumem perto ou no local que estamos. Quando nos lembramos do quanto fomos inoportunos, inconvenientes, atrevidos com um cigarro na boca, sentimos vergonha. Esta vergonha, nos faz pedirmos humildemente e de público desculpas a tantos que incomodamos com o cigarro e que agüentaram sem falar nada conosco a respeito. Destacamos aqui nossa esposa e filhos. Hoje a vida é outra.

Quanto a cervejinha, sempre gostamos dela. Nada temos contra. Ela tomada com moderação, tomada socialmente, não faz mal a ninguém. Mas, quando o elemento perde a conta, perde o controle daquilo que está fazendo, ou seja, bebendo, aí, aí a coisa fica feia. Ele torna-se inconveniente, torna-se agressivo, torna-se perigoso, principalmente no volante de um carro. Tornar-se ridículo, é a pior coisa que uma pessoa pode vir a se tornar. É simplesmente RIDÍCULA uma pessoa RIDÍCULA. Observem. Observem atentamente.

Então caros Leitores, nós achamos por bem, deixarmos também a cerveja que nos acompanhou por vários e vários anos de nossa vida. O CIGARRO nós LARGAMOS. A CERVEJA, nós PARAMOS por tempo indeterminado. Talvez não voltemos mais a tomá-la, pois nem vontade sentimos (mesmo com a grande quantidade de propagandas a respeito), talvez algum dia possamos vir a "saborear" vejam bem "saborear" um copo ou dois, mas parar para beber horas e horas, deixando compromissos, pessoas, familiares a nossa espera. NUNCA, JAMAIS.

Agora voltemos lá no título da matéria de hoje: DROGAS LÍCITAS.

Nada, mas absolutamente nada temos contra elas. Muito pelo contrário, defendemos que elas proporcionam empregos e mais empregos. Geram impostos para os cofres públicos.

Desde o preparo da terra para o plantio do fumo, até o momento em que o cigarro é comprado no balcão de um bar, vocês já imaginaram quantas pessoas ele alimentou ? Da mesma forma a bebida, desde o plantio da cana, da uva ou de outra planta que origine uma bebida, quantas pessoas sobrevivem com ela ?

Alimentação ao povo, empregos, sobrevivência.

DROGAS LÍCITAS !!!

POR QUÊ sermos contra elas ???

Compra quem quer. Fuma quem quer. Bebe quem quer.

Logo, que SE DANE quem quiser.

Estão todos amparados por Lei, mas amanhã, amanhã, quando estiverem com um CÂNCER NO PULMÃO, COM TROMBOSE OU COM ANEURISMA CEREBRAL provocados pelo cigarro, não vão pedir polpudas indenizações nas fábricas de cigarro não. Deixem-nas em paz, pois elas fabricaram aquilo que a Lei permite. O fumante é que foi de livre e expontânea vontade comprar seus produtos. QUE SE DANEM sozinhos.

Da mesma forma nos referimos com a bebida. Elas estão lá para vender. Compra quem quer. Logo, QUE SE DANEM também.

Se estivermos errados, que nos corrijam, mas o façam de público.

Esperamos que este Ponto de Vista ajude alguém a abandonar estes vícios. Pelo menos um deles. Motivo pelo qual o apresentamos.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

sábado, julho 01, 2006

AMIZADE FORMADA PELO JORNAL

Agradecemos com alegria a mensagem que recebemos de amigos, que fizemos através das materias do Ponto de Vista.

Ao Prezado Peron Erbetta,

O meu pai, Cap FEB Antônio de Oliveira, pediu para agradecer-lhe imensamente pela remessa das edições dos jornais “Botija Parda” trazidas pelo seu filho e deixadas em minha residência.
Agradecemos esta gentileza porque meu pai faz questão de ler e saber de todas as notícias de sua Terra.
Acessei o seu “Blogs” e achei muito bem elaborado, meus parabéns, pois mostra dentre outras coisas as fotos antigas da cidade e os seus “Ponto de vista” que são interessantes e pertinentes. Gostei muito do ponto de vista sobre o “Aposentado - um zero a esquerda”.
Estive recentemente, feriado passado, em Caldas Novas com minha esposa Marisa.E, para o seu conhecimento, ao retornarmos o ônibus da Empresa ABC Turismo ao passar por Araguari, a guia relatou durante a passagem pelas ruas, a história da cidade, citando os nomes que já possuiu e pontos importantes da cidade, população, produção rural e a história da origem do suco maguari, etc., achei muito interessante, pois muita coisa não sabia.
Abraços a sua prezada esposa Sra.Terezinha.
Agradeça também o seu filho pelo trabalho de ter trazido os jornais.
Abraços do amigo e do meu pai Cap Oliveira e esposa Catarina.

Jackson Antonio de Assunção Oliveira