sábado, dezembro 15, 2007

BOAS FESTAS

Caros Leitores.


Estamos encerrando o ano de 2007.
As festas comemorativas de seu término estão chegando.

Nós, do “Ponto de Vista”, coluna prestigiada pelos senhores e senhoras, pelos jovens estudantes para pesquisas, enfim, pelas pessoas que gostam de uma leitura sobre coisas e fatos de nossa Araguari, de nossa vida cotidiana, de nossa história, de nossa vivência e de política.

Só temos a agradecer pelo prestígio com que nos distinguiram e distinguem, esperando para o ano de 2008, as mesmas visitas, as mesmas pesquisas, e os comentários que nos ajudam a continuarmos empenhados em narrarmos o que for de interesse de todos.

Assim sendo, no apagar das luzes deste ano que nos reservou coisas e fatos, de alegrias e tristezas, surpresas e decepções, saúde e doenças, vitórias e derrotas, o vemos expirar, dando lugar a um novo e esperançoso ano, ano em que com as bênçãos do Criador, as vitórias serão maiores, as alegrias imensas esperadas chegarão e a saúde irá superar sempre as doenças que nos abalam, afligem, e destroem o ser humano.

Para nós, vítimas que fomos de um câncer, lutamos e o estamos vencendo com as bênçãos de Deus, enxergamos um mundo maravilhoso pela frente. Tudo é mais belo. Tudo tem um significado construtivo. Tudo nos leva a crer em um mundo melhor.

Não poderíamos encerrar 2007, sem nos manifestarmos com vocês caros Leitores, e, para isto estamos traçando estas linhas, com a finalidade única de agradecer-lhes por tudo que fizeram por nós.
Fizeram e fazem em todos os momentos da vida.

Desejamos a cada um em particular, aos familiares de quem nos acompanha, um Feliz Natal.
Que ele seja cheio de alegria, saúde, paz, harmonia, e que o Supremo Criador dos Mundos, cubra de bênçãos seus lares, dando-lhes tudo aquilo que almejam e esperam.

Aos meus familiares, a nossa esposa Terezinha, aos nossos filhos Julio Neto e Fernando, a nossas noras Cynthia e Kelly, e a nossa netinha Gabriela, agradecemos por tudo que fizeram e fazem por nós, suplicando a Deus, que retribua tanta bondade, solidariedade, carinho e amor a nós dedicados, com realizações pessoais e junto aos familiares, frutos de suas uniões.

Desejamos também que 2008 chegue cheio de paz, com fartura, com amor, com alegria e muita, mas muita saúde mesmo.

Muito obrigado caros Leitores. Que Deus os abençoe.

Obrigado a tudo e a todos pelo que recebemos.
Boas Festas!
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

sábado, dezembro 08, 2007

AMANHECE

Caros Leitores.

O título do Ponto de Vista de hoje, leva-os crer que iremos falar a respeito da beleza do amanhecer em um dia ensolarado, dos problemas a serem enfrentados nas cidades no amanhecer de um dia chuvoso, na alegria do agricultor pela chuva em suas lavouras e outras tantas belezas de uma aurora marcando um novo dia. Ledo engano.

Iremos aqui falar sobre o nosso famoso e querido “Distrito de Amanhece”, localizado a 18 quilômetros de sua sede, Araguari.

Segundo a divisão administrativa de 1911, o Município era formado pelos distritos de Araguari,Santana do Rio das Velhas e Santa Rita de Barreiros, depois Piracaíba. Em 1923, figurava mais um distrito, o de Amanhece, criado pela Lei n.° 843, com territóriodesmembrado do de Araguari.

Por força do Decreto lei estadual n° 148, de 17 de dezembro de 1938, perdeu o distrito de Indianópolis (ex-Santana do Rio das Velhas), que passou a constituir novo município. Assim, nos quinquênios de 1939-43 e 1944-48 subsistiam os distritos de Araguari, Amanhece e Piracaíba.

De acordo com o quadro referente ao período de 1949-53, divisão que perdura até a presente data acrescentou-se aqueles o distrito de Florestina. Recentemente criado também o distrito de Contenda - Santo Antônio.

Mais agora o assunto é Amanhece, no feriadão de 15 de novembro, nosso filho Julio, residente em Belo Horizonte, veio passá-lo conosco, matando saudades e ao mesmo tempo, procurando dar-nos apoio ao problema de saúde que estamos vivendo.


Em uma das tardes que desfrutávamos do encontro, Julio nos convidou para um passeio pela cidade e adjacências.

Lá fomos nós, passeando pelos bairros da cidade, admirando o desenvolvimento dos mesmos, pois Julio mudou-se daqui há mais de 15 anos, asfalto, belas construções, ruas movimentadas, enfim a sua bela cidade natal. Ainda era cedo para retornarmos para casa, e ele, no volante do carro disse: vamos até Amanhece, há longos anos não vou até lá. Tenho amigos e colegas de turma que lá moravam e hoje se encontram no exterior. Aí, fomos direto para “Amanhece”, motivo de nossa matéria.

Surpresa agradável ao lá chegarmos, pois tudo organizado e limpo, dava a impressão de um presépio, cada peça em seu lugar.
Mais que depressa, Julio pegou a máquina fotográfica e passou a fotografar tudo que lhe chamava a atenção, igreja, escola, antiga estação ferroviária e por aí a fora.


Ao pararmos na praça, vendo a igreja, dissemos a ele: Dr. Milton de Lima Filho foi batizado nesta igreja. A torre da mesma, foi construída por ele, após mandar localizar a planta de origem para que tudo fosse feito de acordo com o planejado. E assim o foi.

Lembramos e comentamos também dos velhos tempos, quando ainda crianças éramos, íamos de bicicleta passear com a turma de moleques, vizinhos de rua até o distrito. Lá descansávamos, tomávamos refrigerante no bar da esquina e voltávamos felizes da aventura vivida.

Lembramos também do tempo da Prada. Ela mantinha lá seu escritório com um eletricista plantão. Lembramos de lá trabalharem, José Dela Noce Campos, José Pedro, Miguel Moreira Barbosa, Helíbio de Souza. Helíbio, sofreu uma queda de um poste quando realizava um serviço e fraturou as duas pernas. Ficou curado.

Várias lembranças foram vindas em nossa cabeça, quando resolvemos então, para não cometermos injustiças, consultar o Arquivo Público Municipal, para colhermos dados e comentarmos a respeito dos subsídios fornecidos pelo mesmo.

Assim o fizemos, ligamos para Juscélia e Aparecida, solicitamos o necessário e prontamente fomos atendidos. Elas fizeram um relatório tão completo e minucioso, que seria imprudência nossa alterarmos ou extrairmos dados daquilo que realizaram.

Assim sendo, resolvemos transcrevê-lo na íntegra, agradecendo a gentileza do atendimento ao nosso pedido, e, colocando vocês, caros Leitores, a par do que vem a ser o “Distrito de Amanhece”.
Eis o texto em sua íntegra, elaborado por Juscélia e Aparecida.
Distrito de Amanhece

Localização e Aspectos Geográficos :

Amanhece localiza-se ao norte do município de Araguari, na mesorregião do Triângulo e Alto Paranaíba e ao oeste do Estado de Minas Gerais. Segundo dados do ano de 2002, o Distrito possui 2.694 habitantes, sendo 1.598 eleitores.

Sua distância do Distrito sede é de aproximadamente 18 Km., e seu acesso é obtido por meio da rodovia MG 414. O relevo predominante é a chapada e suas altitudes variam de 840 a 950 metros com baixas declividades. Esse tipo de relevo privilegiou a agropecuária, um dos principais antropomorfizadores das paisagens do Distrito. Em toda sua extensão é possível apreciar as grandes e pequenas moniculturas cafeeiras e de soja.

Grande parte de sua vegetação típica, o cerrado, já foi devastada restando apenas resquícios em áreas de reserva legal e nos trechos de baixo curso dos córregos, onde o relevo é mais dissecado.

Na área de 34 Km² da bacia do córrego Amanhece, são registradas vertentes suaves com corredeiras em seu alto e médio curso. No baixo curso é possível identificar a presença de corredeiras e vertentes íngremes, o que contribui para reforçar a beleza cênica do local, composta de uma cachoeira. Além disso, a mata galeria está presente ao longo de todo o curso do córrego, mesmo nos trechos onde não se respeitou o limite de 30 metros determinado pela legislação ambiental.

O relevo e as transformações que ocorrem no córrego, influenciam a visão do lugar. Amanhece possui uma paisagem já bastante antropizada, porém não perdeu sua vitalidade, ao contrário, ela mescla a atividade rural, a tranqüilidade da vida no campo e o contato com a natureza através dos vales dos córregos e da espetacular vista da Serra do Bocaina.
O clima varia entre duas estações definidas, a seca e a chuvosa como em grande parte das localidades servidas pela vegetação do cerrado.

Sua História

A formação do povoado de Amanhece está interligado a história da cidade de Araguari. No distante ano de 1824, já não havia terras desabitadas nos arredores do antigo arraial do Brejo Alegre, que tornou-se cidade de Araguari no ano de 1888. As fazendas foram os primeiros redutos populacionais da localidade de Amanhece.

Entre o final do século XIX e início do XX, a instalação em Araguari do transporte férreo, primeiro com a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro e posteriormente com a Estrada de Ferro Goyaz, oportunizou a intensificação do comércio regional, o que provocou ao município a migração e imigração, gerando motivação econômica e intensificação do povoamento na zona urbana e rural.

Nesse contexto emerge o povoado de Amanhece, a partir da doação de terras em 1911, por Diogo Veloso Naves. Nessa época havia estabelecido no local o Sr. José Marques e família, católico fervoroso, sua religiosidade motivou-o a trabalhar pelo erigimento de uma capela em devoção a Nossa Senhora Aparecida. Esse marco oportunizou num processo gradativo a ocupação territorial do arraial.
A dedicação de José, conhecido como “Zequinha”, o fez muito popular, sendo-lhe atribuído popularmente o feito de fundador de Amanhece.
A denominação Amanhece surgiu de um fato peculiar, segundo consta, os padres que serviam à Paróquia Matriz de Araguari, possuíam uma propriedade rural na região da Bocaina, assim deslocavam-se até o povoado para ministrar os sacramentos. Como saíam de madrugada e chegavam ao destino amanhecendo, surgiu daí a idéia do nome.

No ano de 1913, a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, objetivando dinamizar o serviço de transporte de mercadorias e passageiros, inaugurou uma pequena estação na localidade de Amanhece.

A edificação simples e reduzida da empresa férrea, foi de grande importância para o arraial, configurando-se em fator de atratividade e comodidade. O estabelecimento de diversas famílias no lugarejo, consistiu em franco desenvolvimento, oportunizando no ano de 1923, sua classificação como novo Distrito na divisão administrativa de Araguari, por intermédio da Lei 843 de 07 de setembro.

Os serviços básicos a população foram instalados gradativamente, chegando a energia elétrica no ano de 1946 (pela Cia. Prada de Eletricidade) e a agência da Empresa Brasileira de Correios em 1950.

Em 1980, a mudança do traçado da ferrovia desativou a antiga estação e finalizou os trabalhos com a retirada dos trilhos. O prédio, antes principal ponto de encontro, servindo ao trabalho e ao lazer da população, foi destinado à Polícia Militar e as reformas implementadas pela instituição, descaracterizaram em parte a arquitetura original.
Os anos passaram e a localidade permaneceu como Distrito de Araguari. Por várias décadas serviu de locação a diversas indústrias, o que sustentou, juntamente com a agricultura a economia do lugar.

Dados estatísticos gerais :
- Número de habitantes: 2.694 pessoas.
- Primeira escola: E.E. Artur Bernardes.
- Primeira Diretora: Nancy de Lourdes Carrijo.
- Primeiras famílias: Araújo, Peixoto, Carrijo.
- Igrejas: 01 católica e 05 evangélicas.
- Olarias: 04.
- 02 supermercados – SM Peg Pag Peixoto e SM Aneado.
- 01 moinho de calcário.
- 01 farmácia: Farmácia Alves Calixto.
- 01 quadra – ginásio coberto.
- 01 posto de gasolina.
- 02 escolas: 01 estadual e 01 municipal: CEM Realino Elias Carrijo.
- 01 restaurante caipira.
- 01 posto de saúde.
- 01 fábrica de tomate seco.
- 01 fábrica de Leite Italac.
- 02 alambiques: Morro da Mesa e Montanhesa.

Número de eleitores do Distrito e Sede: 78.690
Amanhece: 1.598.

(Este levantamento é de 2002 em virtude do IBGE ainda não ter concluído o censo em andamento).

Agradecemos os dados fornecidos pelo Patrimônio Histórico de Araguari, sendo o texto produzido pelo Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto em parceria com o Patrimônio Histórico de Araguari, em 04/12/07.

Historiadoras do Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto
- Juscélia Abadia Peixoto
- Aparecida da Glória Campos Vieira.
Chefe da Divisão de Patrimônio Histórico
- Janine Alarcão.

E assim caros Leitores, concluímos com a inestimável colaboração do Arquivo Público acima discriminado, nosso passeio no aconchegante Distrito de Amanhece.
As fotos são de nosso acervo.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

*Advogado – Pedagogo – Jornalista MTb – 08519 JP.

segunda-feira, dezembro 03, 2007

INCOMPREENSÍVEL

Vejam o que a maldade e inveja fazem com o ser humano.



Este carro 2007, zerinho, foi todo riscado com chave de fenda até na lata, provocando um estrago violento.

A reação do dono foi de revolta e de tristeza em saber que o mundo acolhe pessoas que se sentem bem em fazer o mal aos outros.

Descobrindo-se o autor, o mesmo pode sofrer conseqüências desagradáveis, uma vez ter provocado o ego do proprietário.

Este veículo é de um profissional da saúde, médico, que após seu plantão no hospital constatou o mal feito.

Não faças aos outros o que não querem que te façam.

Perguntamos: o que você faria se fosse com você e o autor da maldade fosse descoberto?