segunda-feira, abril 30, 2007

FUTEBOL MINEIRO

Caros Leitores,

Considerando o caráter histórico e jornalístico do blog Ponto de Vista, e uma vez motivados pela temporada de finais de campeonatos estaduais no ano de 2007, foi feita uma pesquisa sobre o tema. Disto algumas informações foram colhidas e aqui apresentadas.


O Campeonato Mineiro de Futebol é a competição de futebol disputada pelos clubes do Estado de Minas Gerais , no sudeste brasileiro. Até o final da década de 50 do século passado, era conhecido como Campeonato da Cidade.


Organizado pela Federação Mineira de Futebol, a história do campeonato pode ser dividida em duas partes: antes e depois da construção do Mineirão, que foi inaugurado em setembro de 1965. A época chamada de "Era Mineirão" marca o crescimento do time mais jovem da capital, o Cruzeiro, que assumiu um papel de destaque no cenário esportivo nacional após vencer o Santos de Pelé na final da Taça Brasil. O Atlético é o maior vencedor do torneio, com 38 títulos. Porém, o Cruzeiro é o maior campeão da "Era Mineirão", com 22 títulos após 1965, contra apenas 16 do rival.


Muitos talentos do futebol mundial foram vistos pela primeira vez no Campeonato Mineiro. Jogadores como Ronaldo, Reinaldo e Tostão fizeram suas estréias como profissionais neste torneio. Embora muitos considerem-no como um campeonato fraco, o Mineiro sempre proporciona grandes partidas, principalmente protagonizadas pela rivalidade dos clubes da capital, América, Atlético e Cruzeiro.


Atualmente o Campeonato Mineiro é composto por duas divisões. A Primeira Divisão é composta por dois "módulos". O Módulo I é a primeira divisão de fato, e o Módulo II a segunda divisão. O torneio conhecido como Segunda Divisão funciona como uma terceira divisão.


Títulos por Time:

  • 38 => Clube Atlético Mineiro (Belo Horizonte) - Hexacampeão entre 1978 e 1983
  • 34=> Cruzeiro Esporte Clube (Belo Horizonte) - Pentacampeão entre 1965 e 1969
  • 15 => América Futebol Clube (MG) (Belo Horizonte) - Decacampeão entre 1916 e 1925
  • 5 => Villa Nova Atlético Clube (Nova Lima) - Tetracampeão 1932 e 1935
  • 2 => Esporte Clube Siderúrgica (Sabará)
  • 1 => Associação Atlética Caldense (Poços de Caldas)
  • 1 => Ipatinga Futebol Clube (Ipatinga)


Curiosidades:


Em 1926 houve dois campeonatos, organizados por duas ligas. O Atlético Mineiro venceu o campeonato da LMDT e o Palestra Itália (Cruzeiro) venceu o campeonato da AMET. Ambas as ligas eram filiadas à CBD.


Em 1932 também houve dois campeonatos, organizados por duas ligas. Durante o campeonato de 1931, América, Cruzeiro, Villa Nova e Sete de Setembro abandonaram o campeonato em protesto contra a LMDT, a quem acusavem de favorecer o Atlético, e fundaram uma nova liga, a AMEG, para organizar um campeonato em 1932. O Atlético Mineiro venceu o campeonato da LMDT e o Villa Nova venceu o campeonato da AMEG.


O campeonato de 1956 foi dividido entre Atlético Mineiro e Cruzeiro. O Atlético escalou um jogador irregular em uma das partidas finais e o Cruzeiro pleiteou os pontos. O caso se arrastou nos tribunais durante dois anos e, finalmente, foi dado ganho de causa ao Cruzeiro. Dada a impossibilidade de se marcar nova partida com os jogadores inscritos à época, a Federação Mineira de Futebol dividiu o título.


Em 2002 as equipes que participaram da Copa Sul-Minas (Cruzeiro, Atlético, América e Mamoré) não disputaram o Campeonato Mineiro, vencido pela Caldense. Com o título estadual, a Caldense se classificou para a disputa do Supercampeonato Mineiro, juntamente com as quatro equipes que participaram da Copa Sul-Minas. O Cruzeiro venceu o Supercampeonato Mineiro ao derrotar a Caldense, na partida decisiva, por 4x0.


Nota: Em 1942 a Sociedade Esportiva Palestra Itália mudou o nome para Cruzeiro Esporte Clube.


Segunda Divisão:


Desde 1992 o campeonato da segunda divisão promove os melhores times para a primeira divisão. No segundo semestre de 1993, para reduzir o número de times da primeira divisão de 22 para 12, todos os clubes que não disputassem qualquer divisão do Campeonato Brasileiro, jogariam a Supercopa Minas Gerais, que classificaria seus melhores times para a primeira divisão.

Desde 1994, a Primeira Divisão é dividida em dois grupos. O Módulo I é a verdadeira primeira divisão. O Módulo II funciona como uma segunda divisão.


O Araguari, time fundado em 16 de Novembro de 1944, na cidade de Araguari, mandava seus jogos no Estádio Vasconcelos Montes, na avenida Bahia, que tinha capacidade estimada para 6.000 pessoas, hoje já demolido. Construído um novo estádio próximo ao último trevo da BR 050 acesso para Caldas Novas, no sentido para Catalão ( vide foto na coluna lateral ).


Na da década 1950 o antigo estádio ganhou o sistema de iluminação montado pela extinta Cia Prada de Eletricidade. No jogo de inalguração da mesma o ponta pé inicial da partida foi dado por nosso pai Julio Erbetta, um aficionado pelo futebol.


Os embates na época eram transmitidos pelos profissionais do rádio, com a presença das emissoras Rádio Caçique e Rádio Aragurari. As transmissões eram feitas pelos locurotes Carlos Roberto Felíci, Jota Magioli, Luiz Roberto Alessi, Getúlio de Oliveira Castro e tantos outros, sob o comando de Benito Felíci.


Conquistas do Araguari, no campeonato mineiro:


Ano: 1964

Campeão: Valeriodoce (Itabira)

Vice: Araguari (Araguari)


Terceira Divisão:


Desde 1993, o campeonato da Segunda Divisão funciona como uma terceira divisão, promovendo suas melhores equipes para o Módulo II da Primeira Divisão.


Ano: 1989

Campeão: Ribeiro Junqueira (Leopoldina)

Vice: Araguari (Araguari)


Ano: 1993

Campeão: Araguari (Araguari)

Vice: Unaí (Unaí)


Títulos por time:

  • 2 => Ateneu, Tombense
  • 1 => Araguari, Guarani, Ipiranga, Juventus, Mamoré, Olimpic, Passos, Paraisense, Patrocinense, Ribeiro Junqueira, Sete de Setembro, Social, União Desportiva Rodoviária, Unit .


O Fluminense Futebol Clube é um outro clube de futebol sediado na cidade de Araguari em Minas Gerais.


O Fluminense Futebol Clube o Tricolor do Bosque é conhecido assim pois o seu estádio Sebastião Cesar está situado na áreas do bosque John Kennedy. Está prevista sua participação na disputa do Campeonato Minerio de Juniores de 2007.


O futebol amador é forte na cidade, estando prevista a 17ª Edição da Copa Araguari de Futebol Amador o segundo evento de maior importância no calendário da LAF, com 13 equipes. O término da competição está previsto para junho de 2007.


Acontecerá também o 29º Campeonato da Primeira Divisão de Araguari, que terá seis meses de bola rolando nos campos do município. Treze equipes participarão da disputa.


Guardadas as proporções sobre o domínio do tema, com o intuito de contribuir com a divulgação destes valores.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.


Fontes:

WIKIPEDIA–Enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mineiro_de_Futebol Esportes

Jornal Do Esportes - http://jornaldoesportes.zip.net/

terça-feira, abril 10, 2007

SERÁ QUE ESTÃO CERTOS?

Caros Leitores.
Dia 27 de março de 2007, assistimos no jornal das 19:00 horas, da TV Integração, há duas reportagens que nos deixaram perplexos, assustados e principalmente, decepcionados.
A primeira delas, foi sobre menores infratores e recolhidos em uma casa de recuperação em Tupaciguara. A reportagem mostra uma turma de crianças, menores de 18 anos, apreendidas e sob cuidados de instituição especializada para recuperação do uso de drogas. Acontece que a casa não oferece condições nenhuma para dar assistência a esse menores por não contar com estrutura para tal. Não possui camas, roupas de camas, banheiros, comida, enfim, nada, mas nada mesmo que possa trazer de volta para o convívio na sociedade, destas crianças que estão fadadas a percorrerem o caminho do crime. A reportagem é encerrada com a alegação que a Prefeitura de lá, dentro de três meses colocará tudo em condições de funcionamento, eliminando assim este drama vivido por uma sociedade, e, cujas conseqüências refletem na comunidade toda, inclusive nas cidades vizinhas que assistem tamanho drama.
Muito bem, logo em seguida, apresentam uma reportagem sobre o Lobo Guará. Aí mostram a captura de um Lobo Guará, que já vive monitorado e que foi apreendido para se estudar sua situação de saúde e o perigo de sua extinção.
Nesta reportagem, mostraram o moderníssimo equipamento usado para a “revisão médico veterinária” neste animal. Ultra som de última geração, novos equipamentos de rádio e localização do animal em qualquer lugar que ele esteja. Um aparelho GPS também foi instalado no pescoço do animal, para sua localização imediata. Simplesmente moderníssimo e caríssimo todo o equipamento usado, sem falarmos aqui do pessoal especializado que trabalham no projeto para evitar a extinção do Lobo Guará da face da terra.
Terminado o jornal, passamos para a TV Bandeirantes, para assistirmos ao jornal da 19,20 horas. Diga-se de passagem muito bem conduzido por Renato Boechat, Joelmir Betting e por Mariana Ferrão.
Vimos a uma reportagem sobre um helicóptero UTI, do Corpo de Bombeiros, que ao tentar pousar na avenida que ocorreu um acidente, cuja vítima estava a espera de socorro imediato, ser acidentado, tendo caído e não sofrendo conseqüências maiores, a não ser danos materiais, lá ficou no meio da rua aguardando perícia e retirada da sua fuselagem. O ferido no trânsito, foi socorrido em uma ambulância, sendo levado a um hospital da região. O pior de tudo isto, é que o acidente com o cidadão e com o helicóptero, aconteceu justamente defronte a um hospital que não prestou socorro ao acidentado e muito menos aos bombeiros que estavam na aeronave.
Perguntamos então: “Será que estão certas as medidas tomadas?” Será que os órgãos responsáveis, as autoridades, as atitudes tomadas pelos que devem e tem por obrigação dar assistência ao ser humano, principalmente se ele está em perigo de vida, de seguir caminhos com futuros promissores?
Cá entre nós, as crianças de Tupaciguara, recolhidas nesta casa de reabilitação, sem assistência, sem dinheiro, sem cuidado dos governos, sem condições humanas de socorrê-las, merecem tamanho desprezo, abandono e carência de fins financeiros que sairão daqui a 3 meses (se sair), valem menos que um Lobo Guará?
Será que este Lobo Guará, apesar de toda a luta para preservar sua existência, vai durar por longos anos, vai trazer algum bem para a humanidade? Será que sua vida vale mais do que de crianças carentes, viciadas em drogas, internadas em instituições de caridade, não merecem verbas e mais verbas, equipamentos e mais equipamentos, remédios e mais remédios, conforto e mais conforto, escola e mais escola para suas reabilitações no meio da sociedade?
Não somos contra qualquer ato ou gesto para preservar a natureza, seus componentes, sua composição. Muito pelo contrário, somos favoráveis a atos de proteção, cuidados e tudo que se fizer necessário, deste que as despesas financeiras não venham a serem altas, astronômicas com elas. Deixarem de dar assistência a quem está em perigo iminente de sobrevivência dentro da saúde, da educação, da vida em sociedade, as crianças abandonadas e que verdadeiros abnegados tentam salvá-las de um mundo pior.
Para quem assistiu aos dois jornais, temos certeza que irão concordar conosco no que afirmamos. Ficamos constrangidos ao vermos as reportagens, sendo que a do Lobo Guará ganhou mais destaque do que as das crianças recolhidas em um abrigo se condições de funcionamento. Mas, de acordo com ela, dentro de três meses o assunto estará resolvido.
Caros Leitores, saibam que em Araguari a situação está tão delicada quanto à de Tupaciguara e outras cidades da região. Vemos pelas ruas meninos e meninas, seus 10 a 12 anos, perambulando por aí. Chegam a cercar-nos e até quase que arrancar-nos aquilo que temos nas mãos no momento. É simplesmente deprimente. Queremos ajudar, porém quando tentamos pega-las para levá-las a quem de direito, elas correm, nos tratam mal e por aí a fora.
Será que o Lobo Guará tem mais valor que estas crianças?
Será que as verbas para preservação da raça saem com mais eficiência do que as das crianças?
Fica a critério de vocês, caros Leitores, fazerem uma analise do que acabamos de relatar.
Quanto ao acidente de helicóptero narrado anteriormente, que vergonha ser o primeiro acidente defronte a um hospital e dele não receber nenhuma assistência.
A vítima teve que ser levada de ambulância para um hospital que atende pelo Estado para que fosse atendida, socorrida, salva do atropelamento que sofreu.
Quanto ao helicóptero, sofreu um acidente desnecessário, uma vez que se a vítima fosse atendida no hospital, ele não necessitaria pousar, ou melhor, tentar pousar na avenida e acabar sendo acidentado, ficando danificado, sem vítimas fatais, porém com um grande prejuízo financeiro para com o Governo do Estado.
Em conseqüência, o Corpo de Bombeiros ficou sem uma aeronave para prestar socorros e o povo tremendamente prejudicado.
Estes três assuntos, nos levaram a redigir este Ponto de Vista, para que nossos caros Leitores, sentissem as situações delicadas, graves, perigosas e que nos passam despercebidas quando são mostradas em reportagens na televisão.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.