quinta-feira, dezembro 07, 2006

"LÁ SE FORAM 50 ANOS"

Caros Leitores.
Há pouco tempo atrás, fizemos publicar uma matéria extraída de uma revista de edições esporádicas, lançada pela então, mais jovem emissora de rádio da cidade. A Rádio Cacique de Araguari, uma empresa do grupo Theodoreto Veloso de Carvalho.
A matéria que publicamos, nada mais foi, do que um levantamento estatístico de Araguari, em 1956, quando Prefeito Municipal era o senhor Eduardo Rodrigues da Cunha Neto, de saudosa memória.
O título, “Araguari, em duas fotos e dados estatísticos”, de autoria do também saudoso Dr. Fernando P. Lima, na época um jovem e dinâmico estudante de Direito, Chefe do Departamento de Redação que organizou a revista em pauta.
Araguari completava seus 69 anos de existência na condição de emancipação política, e, a mesma se encontrava em festas.
Assim sendo, tudo era motivo para divulgações e eventos.
Dando uma olhada nesta preciosidade que possuímos, a edição especial da revista (mesmo faltando 6 paginas), encontramos mais uma matéria interessante e que vale a pena ser lida, uma vez, retratar o que faziam no dia a dia para que o povo se mantivesse informado, a par dos acontecimentos tão logo os mesmos se desenrolavam.
Vamos então, para deleite dos saudosistas, e, também para fins de termos um pouco do passado aqui no presente, dando à nossa juventude, dados sobre nossa cidade, transcrevermos, com comentários nossos, a matéria encontrada. Ela fala sobre o primeiro ano de atividades da Rádio Cacique de Araguari.
Vejam bem caros Leitores, apenas destacamos fatos históricos, citando o nome da empresa que gerou tal matéria.
Tem como título:
“O que é a Rádio Cacique de Araguari e o que apresentou em síntese estatística no ano de 1956." (A rádio completava um ano de existência).
Diretoria – Departamento de Direção
Direção geral: Diretores Presidentes: Theodoreto Veloso de Carvalho e Elmiro Barbosa. – Direção Comercial: Antônio Veloso Junior – Direção Artística: J. Castor Sobrinho – Anexo à Direção, Departamento de Contabilidade: Joaquim Maggioli (também lecionava na Escola de Comércio Machado de Assis). Seguem-se-lhes os demais adidos à direção, com os respectivos nomes dos seus diretores.
Departamento de Redação – Fernando P. Lima. (Aí vem um balanço do que realizaram em um ano de atividades, desde sua fundação).
01 – 300 Crônicas – Programa “A Crônica do Dia” – Patrocínio da Imobiliária Antônio Boaventura Sobrinho (outra potência que Araguari possuía, fazendo expandir a cidade com loteamentos vários de sua propriedade). Era apresentado por Miguel Domingos de Oliveira, que além de bancário, gostava de rádio.
02 – 700 jornais informativos (isto durante o primeiro ano de atividades). Programa “Informativo Casa Aníbal”, sob o patrocínio da Casa Aníbal – Pereira & Cia. (Ele mantinha o povo, os radio ouvintes informados de Araguari de então).
03 – 300 Ave Marias – Programa das 6 horas (18 horas). Era um oferecimento da rádio a seus ouvintes. Programa diário escrito por J. Castor Sobrinho,Iran Rodrigues Borges e Walif Gebrim.
04 – Apresentações de “Um dia no passado” – programa tri-semanal de poesias intercalado por valsas antigas. Patrocinado por diversas firmas araguarinas. Rádio preparado por Iran Borges e J. Castor Sobrinho.
05 – 135 apresentações de “Ispiracion” – Programa de legendas e tangos – Patrocínio de “A Continental” (fina loja de roupas que ficava onde hoje funciona a Panificadora Pão Gostoso, na rua Ruy Barbosa). Era tri-semanal, escrito por J. Castor numa apresentação de Veloso Junior.
06 – 60 apresentações de “No Mundo do Cinema”, também programa tri-semanal de crítica cinematográfica (na época o cinema era o ponto de encontro das famílias). Tinha o patrocínio de Foto Estúdio Paris, e era escrito por Veloso Júnior (nome completo: Antônio Veloso Júnior, hoje residente em Uberlândia e irmão do Diretor da Rádio, Theodoreto Veloso de Carvalho).
07 – 60 apresentações de “Sucessos Musicais” – Programa tri-semestral, patrocinado por Casa Nova (loja de calçados), era escrito por Ronaldo Celso Costa.
08 – “Cacique nos Esportes” – 300 apresentações. Programa diário ás 18 horas e 45 minutos. Patrocínio de Padaria Luzitana e da Famílias Incorporadas (família Heitor Dias de Carvalho). Era escrito por Odilon Neves e ultimamente por José Corrêa Guimarães (veio a se tornar Promotor de Justiça em Anápolis – G.O.) Diz a matéria: vários elementos auxiliam na sua apresentação, sendo figuras principais: Veloso Júnior e Walif Gebrim. Comentaristas, Corrêa Guimarães, Odilon Neves e Ney Montes (Ney foi nosso colega e chefe na Cia. Prada de Eletricidade. Era um aficionado pelo futebol. Foi um dos criadores do futebol feminino, aliás, Araguari foi a primeira cidade do mundo a possuí-lo. Faremos uma matéria especial a respeito). Foi nesta época que surgiu o monstro insubstituível do rádio araguarino, Luiz Roberto Alessi. Era ajudante na rádio, tendo chegado ao Monstro Sagrado do Rádio. Saudades.
09 – Calendário Social – 300 apresentações – Programa diário, das 11,15 – Patrocínio de “Casa Rocha” (saudoso senhor José Rocha, Juca Rocha, pai do nosso amigo de saudosa memória Dr. Cairo Rocha). Era escrito por Magaly da Silva Troncha e apresentado por Ronaldo Celso Costa.
10 – “Cacique falando em Turf” – Programa tri-semestral das 19,15 às 19,30 horas. Era escrito por Teófilo Bernardes Caminha. Fizemos matérias a respeito do Jóquei Clube de Araguari, suas origens, sua vida, seu final. Aí nasceu o Bairro Jóquei Clube.
Departamento de Reportagens – J. Maggioli.
1 – Duas reportagens a bordo de avião. Sensacional furo de reportagem em Araguari. Uma na chegada de Emília Correia Lima, Miss Brasil, efetuada por Veloso Júnior e Corrêa Guimarães, e outra, na vinda dos pára-quedistas do Exército brasileiro, realizado por Odilon Neves e Veloso Júnior.
2 – 300 reportagens – Programa “A reportagem do dia” – Diário, às 18,50 horas – Patrocínio do Bar Merola (era uma bela sorveteria na Ruy Barbosa, onde hoje existe um centro comercial, local onde a família araguarina se deliciava com sorvetes e belas reuniões. Na época não existia televisão e o povo saía de casa).
3 – Cobertura dos maiores acontecimentos do ano, quer na política como na sociedade. Dentre elas salientamos a cobertura do carnaval de 56, realizada pela equipe de reportagens volantes da Rádio Cacique. Festa do Preventório – Festa de São João – Miss Glamour de 56 – Concurso de Papagaios (era na Praça David Campista, hoje Elmiro Barbosa) – Festa de Inauguração do Lar da Criança – Cobertura das solenidades da mudança de Diretoria do Rotary Club e a inauguração da Rua dos Expedicionários – Cobertura de diversos casamentos, no religioso e mais dezenas de reportagens.
Caros Leitores, em virtude da extensão da matéria, iremos apresentar a parte final semana que vem.
Esperamos a compreensão de todos, e que estejam gostando do que estão lendo. Uns pela vez primeira. Outros matando saudades de tempos idos. E assim vamos revendo a luta dos que nos sucederam para chegarmos onde estamos. Então, por enquanto:
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço

Nenhum comentário: