Caros Leitores.
Há pouco tempo atrás, fizemos publicar uma matéria extraída de uma revista de edições esporádicas, lançada pela então, mais jovem emissora de rádio da cidade. A Rádio Cacique de Araguari, uma empresa do grupo Theodoreto Veloso de Carvalho.
A matéria que publicamos, nada mais foi, do que um levantamento estatístico de Araguari, em 1956, quando Prefeito Municipal era o senhor Eduardo Rodrigues da Cunha Neto, de saudosa memória.
O título, “Araguari, em duas fotos e dados estatísticos”, de autoria do também saudoso Dr. Fernando P. Lima, na época um jovem e dinâmico estudante de Direito, Chefe do Departamento de Redação que organizou a revista em pauta.
Araguari completava seus 69 anos de existência na condição de emancipação política, e, a mesma se encontrava em festas.
Assim sendo, tudo era motivo para divulgações e eventos.
Dando uma olhada nesta preciosidade que possuímos, a edição especial da revista (mesmo faltando 6 paginas), encontramos mais uma matéria interessante e que vale a pena ser lida, uma vez, retratar o que faziam no dia a dia para que o povo se mantivesse informado, a par dos acontecimentos tão logo os mesmos se desenrolavam.
Vamos então, para deleite dos saudosistas, e, também para fins de termos um pouco do passado aqui no presente, dando à nossa juventude, dados sobre nossa cidade, transcrevermos, com comentários nossos, a matéria encontrada. Ela fala sobre o primeiro ano de atividades da Rádio Cacique de Araguari.
Vejam bem caros Leitores, apenas destacamos fatos históricos, citando o nome da empresa que gerou tal matéria.
Tem como título:
“O que é a Rádio Cacique de Araguari e o que apresentou em síntese estatística no ano de 1956." (A rádio completava um ano de existência).
Diretoria – Departamento de Direção
Direção geral: Diretores Presidentes: Theodoreto Veloso de Carvalho e Elmiro Barbosa. – Direção Comercial: Antônio Veloso Junior – Direção Artística: J. Castor Sobrinho – Anexo à Direção, Departamento de Contabilidade: Joaquim Maggioli (também lecionava na Escola de Comércio Machado de Assis). Seguem-se-lhes os demais adidos à direção, com os respectivos nomes dos seus diretores.
Departamento de Redação – Fernando P. Lima. (Aí vem um balanço do que realizaram em um ano de atividades, desde sua fundação).
01 – 300 Crônicas – Programa “A Crônica do Dia” – Patrocínio da Imobiliária Antônio Boaventura Sobrinho (outra potência que Araguari possuía, fazendo expandir a cidade com loteamentos vários de sua propriedade). Era apresentado por Miguel Domingos de Oliveira, que além de bancário, gostava de rádio.
02 – 700 jornais informativos (isto durante o primeiro ano de atividades). Programa “Informativo Casa Aníbal”, sob o patrocínio da Casa Aníbal – Pereira & Cia. (Ele mantinha o povo, os radio ouvintes informados de Araguari de então).
03 – 300 Ave Marias – Programa das 6 horas (18 horas). Era um oferecimento da rádio a seus ouvintes. Programa diário escrito por J. Castor Sobrinho,Iran Rodrigues Borges e Walif Gebrim.
04 – Apresentações de “Um dia no passado” – programa tri-semanal de poesias intercalado por valsas antigas. Patrocinado por diversas firmas araguarinas. Rádio preparado por Iran Borges e J. Castor Sobrinho.
05 – 135 apresentações de “Ispiracion” – Programa de legendas e tangos – Patrocínio de “A Continental” (fina loja de roupas que ficava onde hoje funciona a Panificadora Pão Gostoso, na rua Ruy Barbosa). Era tri-semanal, escrito por J. Castor numa apresentação de Veloso Junior.
06 – 60 apresentações de “No Mundo do Cinema”, também programa tri-semanal de crítica cinematográfica (na época o cinema era o ponto de encontro das famílias). Tinha o patrocínio de Foto Estúdio Paris, e era escrito por Veloso Júnior (nome completo: Antônio Veloso Júnior, hoje residente em Uberlândia e irmão do Diretor da Rádio, Theodoreto Veloso de Carvalho).
07 – 60 apresentações de “Sucessos Musicais” – Programa tri-semestral, patrocinado por Casa Nova (loja de calçados), era escrito por Ronaldo Celso Costa.
08 – “Cacique nos Esportes” – 300 apresentações. Programa diário ás 18 horas e 45 minutos. Patrocínio de Padaria Luzitana e da Famílias Incorporadas (família Heitor Dias de Carvalho). Era escrito por Odilon Neves e ultimamente por José Corrêa Guimarães (veio a se tornar Promotor de Justiça em Anápolis – G.O.) Diz a matéria: vários elementos auxiliam na sua apresentação, sendo figuras principais: Veloso Júnior e Walif Gebrim. Comentaristas, Corrêa Guimarães, Odilon Neves e Ney Montes (Ney foi nosso colega e chefe na Cia. Prada de Eletricidade. Era um aficionado pelo futebol. Foi um dos criadores do futebol feminino, aliás, Araguari foi a primeira cidade do mundo a possuí-lo. Faremos uma matéria especial a respeito). Foi nesta época que surgiu o monstro insubstituível do rádio araguarino, Luiz Roberto Alessi. Era ajudante na rádio, tendo chegado ao Monstro Sagrado do Rádio. Saudades.
09 – Calendário Social – 300 apresentações – Programa diário, das 11,15 – Patrocínio de “Casa Rocha” (saudoso senhor José Rocha, Juca Rocha, pai do nosso amigo de saudosa memória Dr. Cairo Rocha). Era escrito por Magaly da Silva Troncha e apresentado por Ronaldo Celso Costa.
10 – “Cacique falando em Turf” – Programa tri-semestral das 19,15 às 19,30 horas. Era escrito por Teófilo Bernardes Caminha. Fizemos matérias a respeito do Jóquei Clube de Araguari, suas origens, sua vida, seu final. Aí nasceu o Bairro Jóquei Clube.
Departamento de Reportagens – J. Maggioli.
1 – Duas reportagens a bordo de avião. Sensacional furo de reportagem em Araguari. Uma na chegada de Emília Correia Lima, Miss Brasil, efetuada por Veloso Júnior e Corrêa Guimarães, e outra, na vinda dos pára-quedistas do Exército brasileiro, realizado por Odilon Neves e Veloso Júnior.
2 – 300 reportagens – Programa “A reportagem do dia” – Diário, às 18,50 horas – Patrocínio do Bar Merola (era uma bela sorveteria na Ruy Barbosa, onde hoje existe um centro comercial, local onde a família araguarina se deliciava com sorvetes e belas reuniões. Na época não existia televisão e o povo saía de casa).
3 – Cobertura dos maiores acontecimentos do ano, quer na política como na sociedade. Dentre elas salientamos a cobertura do carnaval de 56, realizada pela equipe de reportagens volantes da Rádio Cacique. Festa do Preventório – Festa de São João – Miss Glamour de 56 – Concurso de Papagaios (era na Praça David Campista, hoje Elmiro Barbosa) – Festa de Inauguração do Lar da Criança – Cobertura das solenidades da mudança de Diretoria do Rotary Club e a inauguração da Rua dos Expedicionários – Cobertura de diversos casamentos, no religioso e mais dezenas de reportagens.
Caros Leitores, em virtude da extensão da matéria, iremos apresentar a parte final semana que vem.
Esperamos a compreensão de todos, e que estejam gostando do que estão lendo. Uns pela vez primeira. Outros matando saudades de tempos idos. E assim vamos revendo a luta dos que nos sucederam para chegarmos onde estamos. Então, por enquanto:
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço
quinta-feira, dezembro 07, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário