sábado, fevereiro 24, 2007

BALANÇO GERAL - PARTE II

Caros Leitores.

Estamos de volta para continuarmos com nosso Balanço Geral daquilo que fizemos em nossos Pontos de Vista do ano de 2006.

10 - Voltamos justamente no dia 24 de março de 2006. Lembramo-nos bem. Refletíamos o quanto tinha sido bom termos largado do terrível vício do fumo. Após 41 anos fumando, perturbando ambientes, sendo inconvenientes, chatos, desagradáveis, e outros desqualificativos mais, resolvemos largar do terrível vício no ano de 1999. O dia não nos lembramos. Preferimos assim, pois não iríamos a cada ano ficarmos lá, já se fazem dois anos, três meses, 10 dias, 3 horas, 25 minutos, 32 segundos que largamos de fumar. Nós não, simplesmente o largamos. Deixamo-o para trás. Este fato foi um dos que nos levaram a escrever para fora. Já tínhamos o hábito da escrita, porém apenas para nós mesmos, ou para o meio maçônico. Em 20/10/2000, não agüentamos mais. Queríamos que todos soubessem que havíamos nos libertado. Queríamos gritar para o mundo. “Larguei de fumar!!!!!!!!!!”. E assim o fizemos. A única forma foi escrevermos a respeito de tudo aquilo que nos acontecera. A repercussão foi tão grande, mas tão grande, que no dia 24/03/06, tivemos que reapresentar a peça. E assim o fizemos. Publicamos sob o título polêmico “Cigarro, um mal necessário”. Quem não leu e fuma, procure lê-lo. Nunca mandamos ou pedimos que alguém largasse o fumo. Leia-o, está no nosso blog na internet. Acesse www.peron-erbetta.blogspot.com e chame a matéria no arquivo do mesmo. Creia-nos, irão gostar. Muitos largaram, e, outros tantos, largarão.
11 – Em 31 de março de 2006, resolvemos narrar à população, aos nossos caros Leitores, aquilo que os bancos vêm fazendo para com seus clientes. Estávamos na fila dos sexagenários. Na nossa frente, o conhecidíssimo professor Juvenil de Freitas. Ele queria pagar o IPTU de sua residência e o caixa, teimoso, não queria receber. Mandava-o ir ao Caixa Eletrônico ou então à gerência. Ora, é um absurdo vermos um homem daqueles fazer papel de boneco para jovens e inexperientes funcionários de bancos que estão com seus dias contatos, considerando-se o avanço da tecnologia. Hoje, o dinheiro já é de plástico. Daqui a pouco, acabam os caixas de bancos. Vão ficar ali, explicando a cada correntista como funciona um caixa eletrônico (seu substituto legal).
Mas acabamos entrando na confusão. Só a elegância e descrição do professor Juvenil o fizeram largar tudo e ir até uma agência lotérica onde se paga de tudo. Afinal, quem saiu ganhando fomos nós, porque descobrimos que um carro que havíamos vendido a uma senhora, estava financiado no Banco de nós para uma terceira pessoa sem ter sido transferido à referida senhora. Bem caros Leitores, já dá para imaginarem o que aprontamos. Resumindo, demos queixa no Ministério Público e o inquérito está correndo. Vai muita gente ser enquadrada em artigos penais. Paciência, nós só queremos nossos direitos. Segurem, porque providências foram tomadas. O nome do Ponto de Vista? “Arbitrariedades bancárias”.
12 – A questão do Meio Ambiente está em evidência nos dias atuais. Araguari está atravessando uma fase delicada com as indústrias que se encontram instaladas às margens daquele que era o córrego Brejo Alegre, que deságua sua imundice recolhida na cidade, no pobre Rio Jordão. Resolvemos então, para colaborarmos com as autoridades e com os envolvidos no assunto, escrevermos um Ponto de Vista, fazendo uma longa viagem lá no passado. Viajamos no tempo e no espaço. Conseguimos um balanço geral do que era Araguari há 50 anos atrás, ou seja, em 1956, e, fizemos uma cópia geral do levantamento que encontramos. Fizemos constar tudo. Para que os caros Leitores avivassem as memórias, lembrando até quantas bicicletas haviam registradas na cidade. Tudo isto nós conseguimos de uma revista editada esporadicamente pela Rádio Cacique de Araguari, quando de seu primeiro aniversário de fundação. A matéria chamou-se “Meio Ambiente”. Foi lida até por um colega de nosso filho, lá na Suécia, de nome Peter Mantovanelli. Quando aqui em Araguari ele estudava, morava em Amanhece, e, toda madrugada, vinha para estudar o colegial no Colégio Professor Antônio Marques. Estes dias, ele entrou e contato conosco, solicitando uma matéria sobre a Feira Livre de Araguari. Vamos atendê-lo com carinho.
13 – “Posse da ACIA”- Este foi o nome do Ponto de Vista que retratou a posse da ACIA – Associação Comercial , Industrial , Agro Pecuária e de Prestação de Serviços de Araguari. Foi reconduzido ao cargo de Presidente da mesma, o senhor Nilton Eduardo. Uma bela festa lá no Pica Paul. Estivemos presentes e de narrar para o mundo aqui fora, para os nossos caros Leitores o longo e proveitoso trajeto desta que é um orgulho de Araguari e dos araguarinos. Valeu a pena.
14 – Acontecia em São Paulo o hediondo crime que envolvia os irmãos Cravinhos e filha do casal assassinado. Os Von Richthofen. A Globo entrou no meio e aprontou aquele escândalo com advogados dos réus. A balburdia foi geral. O povo queria saber a razão. Quem eram os culpados. Se a Globo, ou se os advogados que patrocinaram a causa. Fizemos então um Ponto de Vista intitulado “Advocacia – A arte da transformação”. Nesta matéria emitimos como sempre o nosso Ponto de Vista. Gostamos da repercussão. Imaginem, a monstruosa Rede Globo ser questionada por nós, um simples jornalista do interior. Sabem, somos mais nós mesmos. Nosso Ponto de Vista foi comentado em sites da internet.
15 –Em 28 de abril de 2006. A velha história de transformar a 9ª Cia. De Polícia Ind., em Batalhão da Polícia Militar. É uma polêmica que vem se desenrolando através dos anos em Araguari e ninguém resolve o caso. Comentamos a respeito, e lembramos as palavras do ex-Comandante, então Major José Wilson da Paixão Lisboa, quando o mesmo respondendo a uma pergunta feita ainda pelo Alessi para o Batalhão vir para cá, no Grão de Pimenta, ele respondeu: Vontade Política. O título da matéria: “Batalhão PM”.
16 – Essa valeu. Até nós mesmos achamos fantásticas. Em 05 de maio de 2006, fizemos e publicamos um Ponto de Vista sobre os aposentados. O que são. Para que servem. O que fazem. Foi intitulado “Aposentado – Um zero a esquerda”. Simplesmente mesmo, só o lendo que terão oportunidade de se deliciarem com coisas engraçadas que lá dissemos sobre nós, os aposentados. Ai daquele que não arruma outra coisa para fazer. A aposentadoria chega para todos. Quando menos se vê, pronto, estamos aposentados. E agora???
17 – Em 12 de maio de 2006, a senhora Wanda Pieruccetti, a maior assumidade na Língua Portuguesa, membro da Academia Araguarina de Letras, A Mestra, foi homenageada pelo Vereador Juberson dos Santos Melo, com o título de “Cidadã Honorária de Araguari”, e, nós, tivemos a honra de escrevermos parte da história de sua vida. Publicada no Botija Parda, marcou época por ter retratado a vida simples e humilde desta baluarte do ensino araguarino. Nosso amigo, Dr. Neiton de Paiva Neves, endossou nossos pensamentos, assinando nossa página do blog, alegando que fizéssemos dele as palavras exaradas no Ponto de Vista. Esperamos que Dona Wanda tenha gostado assim como nossos Leitores. A matéria chamou-se “Wanda Pieruccetti – A Mestra”. Para nós, uma obra de arte.
18 – Em 26 de maio de redigimos a apresentamos em conseqüência dos dramas de trânsito na cidade, aos acidentes vários, aos estupros, aos crimes de morte, aos latrocínios, enfim a segurança pública, resolvemos abordar o assunto homenageando o Major Ademir Ribeiro de Moura, com a segurança publica. O Ponto de Vista em questão chamou-se “ A que ponto chegamos”. Ele retrata tudo que nossa terra passava na época. Graças ao empenho do mesmo e seus comandados, a melhora sofrida foi de grande vulto.
19 – Em 02 de junho de 2006, resolvemos homenagear nosso amigo, irmão, colega de serviço, companheiros de infância e juventude, colegas de Tiro de Guerra, 57, Irmãos de Ordem Maçônica, pela convivência que sempre tivemos. Amizades que não existem mais. Difícil de se formarem. Falamos a respeito da vida desde cidadão de respeito e dignidade, Bartolomeu Teixeira. A Ponto de Vista levou o seu nome.
20 – “Araguarinos no Poder”, matéria feita em 09 de junho de 2006, conclamando o povo araguarino a se unirem para desta vez conseguirmos colocar um filho de Araguari no Poder. Ah poder. Cobiçado, perseguido, necessário poder para se realizar alguma coisa. Infelizmente ficamos a ver navios novamente. Mais uma eleição se passou e nós não conseguimos eleger nossos candidatos. Oportunidade perdida. Longa e cansativa jornada. Tudo em vão. Mas uma nova liderança surgiu para ficar. Agora já temos em quem depositar nossas confianças.
E assim, mediante a extensão da matéria, de nossa retrospectiva, teremos uma vez mais que interromper a matéria. Iremos para a parte 3, talvez até para a 4 e a 5. Mas os caros Leitores estão gostando de matar as saudades. Afinal é bom irmos lá atrás buscar alguma coisa que esquecemos. Talvez tenhamos nos esquecido de alguma. Aguardemos.
Ah, tudo que aqui está, vocês encontrarão na íntegra em nosso blog. Visitem-nos.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: