quinta-feira, dezembro 14, 2006

"LÁ SE FORAM 50 ANOS" (final)

Lá se foram 50 anos! (final)

Caros Leitores.
Dando seqüência na matéria da semana passada, continuamos com a transcrição do primeiro aniversário da Rádio Cacique.
Departamento de Reportagens – J. Castor Sobrinho
1 – 45 Rádio Divertimentos Dodge – Programa semanal de auditório – Patrocínio da Agência Dodge (ficava onde hoje é o Bradesco, e era de propriedade do senhor Theodoreto Veloso de Carvalho). Era escrito por J. Castor Sobrinho e apresentado por Odilon Neves, Veloso Júnior, Ronaldo Celso Costa, J. Maggioli, Magaly Troncha, Castor Sobrinho e Iran Rodrigues Borges, contando com a participação do Regional Cacique sob o comando do Chiquinho e composto por Waltinho Sopranzetti no pandeiro, Chiquinho comandante com cavaquinho, Amaury Gomes, clarineta, Zé Carrijo e Quireza com violões.
2 – “Ecos do passado” – Programa semanal de músicas clássicas executadas por elementos de nossa terra. Patrocínio de Casa Waldeck (ficava na Marciano Santos com a Rio Branco), Roberto de Oliveira (Roberto da Ótica, na Praça Manoel Bonito), Romildo Spotto (da Esportiva Calçados, na Dr. Afrânio), Geraldo Vieira (stúdio na Dr. Afrânio) e Antônio Natal Manfrim (serraria, carpintaria e marcenaria na Virgílio de Melo Franco com a antiga av. do córrego, hoje Cel. Theodolino Pereira de Araújo). Era escrito por Fernando P. Lima. Apresentado por J. Castor Sobrinho, Veloso Júnior e Odilon Neves.
3 – 300 “No terreiro da fazenda”. Programa de auditório, às 7,15 horas. Patrocínio de diversas firmas araguarinas. Escrito e apresentado por João Hilário. Feição caipira com musicas regionais e poesias.
4 – Mil apresentações de caipiras em diversos programas tri-semestrais e diários, tais como “Trio Gêmeos da Voz”, “Rouxinóis do Sertão”, “Zé Pião e Piãonzinho”, Paulo e Paulinho”, “Trio Florestal” e outros.
5 – “Alvorada Brasileira” – Programa tri-semanal, patrocínio de “Produtos Veterinários Fontoura”. Animado por João Hilário (tinha moral, haja vista o patrocinador).
6 – “Programa Jeová Bitencourt” – Programa semanal, patrocínio de diversas firmas araguarinas. Apresentado e escrito por Jeová Bitencourt, o poeta que vê com a alma e fala com o coração (nos dias atuais continua sendo apresentado).
7 – “Programa Infantil” – 45 apresentações – Programa semanal dos Domingos. Patrocínio das Fábricas de Macarrão Trineiro (José Marques de Jesus e família. Instalações atrás da Igreja Matriz, hoje cômodos Comerciais). Animação Odilon Neves.
8 – “Programa Feminino” 45 apresentações. Programa tri-semestral, oferecimento da Rádio a seus ouvintes. Apresentação de Dona Agnes Fernandes.
9 – “O Cartaz do Dia” – Programa diário da Drogaria Araújo. Solicitações dos ouvintes. Programa de discos. Apresentado por Ronaldo Celso Costa.
10 – E dezenas de apresentações no palco auditório, tais como: as comemorações do “Dia das Mães”, com dona Hilda Rodrigues Borges e Araújo. “Dia de Chico Alves” com seu sósia de idêntica voz, Alírio Pedrosa por Deus e Silva – Alírio Silva, alto funcionário do Banco do Brasil e aficionado do rádio, e, outras de âmbito municipal e nacional, como a Semana da Criança.
Departamento de Rádio Novela – J. Castor Sobrinho
1 – “A Garrafa do Diabo”, de Robert Louis Stevenson, rodada nos estúdios da rádio. Apresentação dos cast de artistas.
2 – “Tiradentes” – Interpretado na sua reconstituição histórica pelo cast de artistas da rádio.
3 – “Dia dos Namorados” – Programa especial.
4 – “Dia dos Motoristas” – Programa especial.
5 – “Caxias” – Programa especial.
6 – “Dia do Rádio” – Radiofonizado e apresentado por Ronaldo Costa.
14 de Julho – “Queda da Bastilha”.
27 de Agosto – Aniversário de Morte de Francisco Alves, programa escrito e apresentado por Ronaldo Costa e Veloso Júnior.
Departamento Esportivo
1 – 100 reportagens distribuídas em irradiações de partidas de futebol, locais e intermunicipais. Basquete, vôlei, corridas de bicicletas, maratonas, futebol de salão e todas as modalidades de esporte. Cobertura de solenidades esportivas tais como inaugurações de sedes, constituições de diretorias, etc.
2 – Grandes coberturas de torneios regionais e esportes especializados, tais como o campeonato de natação, basquete e vôlei do estado. Competições olímpicas, etc.
3 – Transmissões de Uberaba e Uberlândia em partidas de futebol no decorrer do campeonato regional do Triângulo Mineiro.
4 – Figuram ainda no departamento de Esportes, Ney Montes Pinto, Américo Moreira, Teófilo B. Caminha, Walif Gebrim e dezenas de outros que trazem a sua efetiva colaboração para o êxito de suas coberturas radiofônicas.
Departamento Técnico – Falves Ferreira Alves
Colaboram efetivamente na parte técnica da emissora: Elpenides Veloso; Antônio Militão e Oswaldo Ferreira.
Departamento de Locução
Integram o Departamento de Locução da rádio, Joaquim Maggioli, Florentino Paz (aposentado Banco do Brasil), Odilon Neves, Iran Rodrigues Borges e Ronaldo Celso Costa.
Departamento de Programação – Iran Rodrigues Borges
Auxilia no Departamento de Programação, a discotecária e secretária da Rádio, Magaly Troncha.
Departamento Musical – Chiquinho
Mil apresentações de auditório. Diversos gêneros – conjuntos e regionais – duplas e trios – Composições próprias, arranjos, etc. O Departamento de Chiquinho tem a pronta e grande colaboração de afamados músicos de nossa terra. Dezenas de cantores e cantoras. Centenas de calouros e outros.
Diversas
Além do enumerado acima, dezenas de apresentações nos diversos departamentos da Rádio Cacique, foram entregues a seu numeroso público ouvinte, reportagens parlamentares de Antônio Queiroz, Crônicas de Dr. Luiz Confúcio da Cunha Bastos e Dr. Wilson Fernandes Veloso, Rupen Adamian, Dr. Alfredo Lima Junior. Entrevistas do senhor Prefeito Municipal, Eduardo Rodrigues da Cunha Neto. Dezenas de campanhas populares reivindicadoras muitas das quais vitoriosas. E mais o movimento normal de qualquer emissora.
Outros Artífices
Diversos e reais valores passaram pelos microfones de Rádio Cacique, tais como: Raimundo Laranjeiras (hoje em Brasília), Juventino Júnior, Souza Miranda (Rádio Tupi do Rio e Cultura de São Paulo), Nílvio de Oliveira Batista (atualmente em Belo Horizonte), hoje ilustre advogado araguarino e outros.
Destaque
Mário Nunes – Dinâmico Edil de nosso legislativo. Jornalista e Radialista. Mário tem auxiliado grandemente no progresso de nossa terra, ora colaborando com uma causa, ora com outra. Escreve em toda nossa imprensa, dando-lhe grande parcela de objetividade e produção. Moço simples que venceu na vida e conquistou número incontável de bons amigos. A Revista da Rádio Cacique não podia deixá-lo de fora da edição do “Primeiro Aniversário”. (Bela e merecida homenagem prestada na época ao nosso Mário Nunes).
Nota: A Rádio Cacique de Araguari, ao lançar sua revista comemorativa ao primeiro aniversário de fundação, tem o grato prazer de cumprimentar os seus confrades de imprensa, “Gazeta do Triângulo”, “Albor”, “Revista Ventania”, “Revista Cruzando o Disco”, “Diário de Araguari”, “Informador Comercial de Araguari” e “PRJ-3 – Rádio Araguari”, augurando-lhes continuidade nos relevantes serviços que tem prestado ao povo de nossa terra.
E assim, caros Leitores, transcrevemos com alguns comentários, o que diretores e funcionários da Rádio Cacique de Araguari fizeram para comemorar seu primeiro ano de profícua existência. Valorizaram e foram valorizados por aquilo que realizaram. Todos os nomes citados na matéria, estão inseridos na revista. Estão novos, saudáveis, como o eram há 56 anos atrás. Estampadas nas fotos estão as alegrias de cada um pela efeméride.
Hoje, são passados 56 anos de sua fundação. Não se encontra mais nas mãos de empresários araguarinos. Não vimos qualquer comemoração em seus aniversários. Principalmente quando completou se Jubileu de Ouro, já 6 anos passados.
Fizemos questão de transcrever a matéria, para que vocês se deliciem com os acontecimentos narrados. Sintam o amor, a garra, a determinação que os valorosos homens do rádio possuíam antigamente, sem tecnologia alguma, tudo para levar a notícia, a diversão, o entretenimento ao cidadão ouvinte, araguarino e da região onde as ondas sonoras alcançavam.
Aos que ainda estão vivos, o nosso agradecimento. Aos que partiram, nossas saudades. Aos familiares de todos, nossos parabéns por tanta força de vontade.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lá se foram 50 anos... E passa num instante... Quantas coisas aconteceram naquela época que foram relembradas pelo nosso querido amigo Peron Erbetta. Abraços. Teresa Cristina