sábado, dezembro 08, 2007

AMANHECE

Caros Leitores.

O título do Ponto de Vista de hoje, leva-os crer que iremos falar a respeito da beleza do amanhecer em um dia ensolarado, dos problemas a serem enfrentados nas cidades no amanhecer de um dia chuvoso, na alegria do agricultor pela chuva em suas lavouras e outras tantas belezas de uma aurora marcando um novo dia. Ledo engano.

Iremos aqui falar sobre o nosso famoso e querido “Distrito de Amanhece”, localizado a 18 quilômetros de sua sede, Araguari.

Segundo a divisão administrativa de 1911, o Município era formado pelos distritos de Araguari,Santana do Rio das Velhas e Santa Rita de Barreiros, depois Piracaíba. Em 1923, figurava mais um distrito, o de Amanhece, criado pela Lei n.° 843, com territóriodesmembrado do de Araguari.

Por força do Decreto lei estadual n° 148, de 17 de dezembro de 1938, perdeu o distrito de Indianópolis (ex-Santana do Rio das Velhas), que passou a constituir novo município. Assim, nos quinquênios de 1939-43 e 1944-48 subsistiam os distritos de Araguari, Amanhece e Piracaíba.

De acordo com o quadro referente ao período de 1949-53, divisão que perdura até a presente data acrescentou-se aqueles o distrito de Florestina. Recentemente criado também o distrito de Contenda - Santo Antônio.

Mais agora o assunto é Amanhece, no feriadão de 15 de novembro, nosso filho Julio, residente em Belo Horizonte, veio passá-lo conosco, matando saudades e ao mesmo tempo, procurando dar-nos apoio ao problema de saúde que estamos vivendo.


Em uma das tardes que desfrutávamos do encontro, Julio nos convidou para um passeio pela cidade e adjacências.

Lá fomos nós, passeando pelos bairros da cidade, admirando o desenvolvimento dos mesmos, pois Julio mudou-se daqui há mais de 15 anos, asfalto, belas construções, ruas movimentadas, enfim a sua bela cidade natal. Ainda era cedo para retornarmos para casa, e ele, no volante do carro disse: vamos até Amanhece, há longos anos não vou até lá. Tenho amigos e colegas de turma que lá moravam e hoje se encontram no exterior. Aí, fomos direto para “Amanhece”, motivo de nossa matéria.

Surpresa agradável ao lá chegarmos, pois tudo organizado e limpo, dava a impressão de um presépio, cada peça em seu lugar.
Mais que depressa, Julio pegou a máquina fotográfica e passou a fotografar tudo que lhe chamava a atenção, igreja, escola, antiga estação ferroviária e por aí a fora.


Ao pararmos na praça, vendo a igreja, dissemos a ele: Dr. Milton de Lima Filho foi batizado nesta igreja. A torre da mesma, foi construída por ele, após mandar localizar a planta de origem para que tudo fosse feito de acordo com o planejado. E assim o foi.

Lembramos e comentamos também dos velhos tempos, quando ainda crianças éramos, íamos de bicicleta passear com a turma de moleques, vizinhos de rua até o distrito. Lá descansávamos, tomávamos refrigerante no bar da esquina e voltávamos felizes da aventura vivida.

Lembramos também do tempo da Prada. Ela mantinha lá seu escritório com um eletricista plantão. Lembramos de lá trabalharem, José Dela Noce Campos, José Pedro, Miguel Moreira Barbosa, Helíbio de Souza. Helíbio, sofreu uma queda de um poste quando realizava um serviço e fraturou as duas pernas. Ficou curado.

Várias lembranças foram vindas em nossa cabeça, quando resolvemos então, para não cometermos injustiças, consultar o Arquivo Público Municipal, para colhermos dados e comentarmos a respeito dos subsídios fornecidos pelo mesmo.

Assim o fizemos, ligamos para Juscélia e Aparecida, solicitamos o necessário e prontamente fomos atendidos. Elas fizeram um relatório tão completo e minucioso, que seria imprudência nossa alterarmos ou extrairmos dados daquilo que realizaram.

Assim sendo, resolvemos transcrevê-lo na íntegra, agradecendo a gentileza do atendimento ao nosso pedido, e, colocando vocês, caros Leitores, a par do que vem a ser o “Distrito de Amanhece”.
Eis o texto em sua íntegra, elaborado por Juscélia e Aparecida.
Distrito de Amanhece

Localização e Aspectos Geográficos :

Amanhece localiza-se ao norte do município de Araguari, na mesorregião do Triângulo e Alto Paranaíba e ao oeste do Estado de Minas Gerais. Segundo dados do ano de 2002, o Distrito possui 2.694 habitantes, sendo 1.598 eleitores.

Sua distância do Distrito sede é de aproximadamente 18 Km., e seu acesso é obtido por meio da rodovia MG 414. O relevo predominante é a chapada e suas altitudes variam de 840 a 950 metros com baixas declividades. Esse tipo de relevo privilegiou a agropecuária, um dos principais antropomorfizadores das paisagens do Distrito. Em toda sua extensão é possível apreciar as grandes e pequenas moniculturas cafeeiras e de soja.

Grande parte de sua vegetação típica, o cerrado, já foi devastada restando apenas resquícios em áreas de reserva legal e nos trechos de baixo curso dos córregos, onde o relevo é mais dissecado.

Na área de 34 Km² da bacia do córrego Amanhece, são registradas vertentes suaves com corredeiras em seu alto e médio curso. No baixo curso é possível identificar a presença de corredeiras e vertentes íngremes, o que contribui para reforçar a beleza cênica do local, composta de uma cachoeira. Além disso, a mata galeria está presente ao longo de todo o curso do córrego, mesmo nos trechos onde não se respeitou o limite de 30 metros determinado pela legislação ambiental.

O relevo e as transformações que ocorrem no córrego, influenciam a visão do lugar. Amanhece possui uma paisagem já bastante antropizada, porém não perdeu sua vitalidade, ao contrário, ela mescla a atividade rural, a tranqüilidade da vida no campo e o contato com a natureza através dos vales dos córregos e da espetacular vista da Serra do Bocaina.
O clima varia entre duas estações definidas, a seca e a chuvosa como em grande parte das localidades servidas pela vegetação do cerrado.

Sua História

A formação do povoado de Amanhece está interligado a história da cidade de Araguari. No distante ano de 1824, já não havia terras desabitadas nos arredores do antigo arraial do Brejo Alegre, que tornou-se cidade de Araguari no ano de 1888. As fazendas foram os primeiros redutos populacionais da localidade de Amanhece.

Entre o final do século XIX e início do XX, a instalação em Araguari do transporte férreo, primeiro com a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro e posteriormente com a Estrada de Ferro Goyaz, oportunizou a intensificação do comércio regional, o que provocou ao município a migração e imigração, gerando motivação econômica e intensificação do povoamento na zona urbana e rural.

Nesse contexto emerge o povoado de Amanhece, a partir da doação de terras em 1911, por Diogo Veloso Naves. Nessa época havia estabelecido no local o Sr. José Marques e família, católico fervoroso, sua religiosidade motivou-o a trabalhar pelo erigimento de uma capela em devoção a Nossa Senhora Aparecida. Esse marco oportunizou num processo gradativo a ocupação territorial do arraial.
A dedicação de José, conhecido como “Zequinha”, o fez muito popular, sendo-lhe atribuído popularmente o feito de fundador de Amanhece.
A denominação Amanhece surgiu de um fato peculiar, segundo consta, os padres que serviam à Paróquia Matriz de Araguari, possuíam uma propriedade rural na região da Bocaina, assim deslocavam-se até o povoado para ministrar os sacramentos. Como saíam de madrugada e chegavam ao destino amanhecendo, surgiu daí a idéia do nome.

No ano de 1913, a Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, objetivando dinamizar o serviço de transporte de mercadorias e passageiros, inaugurou uma pequena estação na localidade de Amanhece.

A edificação simples e reduzida da empresa férrea, foi de grande importância para o arraial, configurando-se em fator de atratividade e comodidade. O estabelecimento de diversas famílias no lugarejo, consistiu em franco desenvolvimento, oportunizando no ano de 1923, sua classificação como novo Distrito na divisão administrativa de Araguari, por intermédio da Lei 843 de 07 de setembro.

Os serviços básicos a população foram instalados gradativamente, chegando a energia elétrica no ano de 1946 (pela Cia. Prada de Eletricidade) e a agência da Empresa Brasileira de Correios em 1950.

Em 1980, a mudança do traçado da ferrovia desativou a antiga estação e finalizou os trabalhos com a retirada dos trilhos. O prédio, antes principal ponto de encontro, servindo ao trabalho e ao lazer da população, foi destinado à Polícia Militar e as reformas implementadas pela instituição, descaracterizaram em parte a arquitetura original.
Os anos passaram e a localidade permaneceu como Distrito de Araguari. Por várias décadas serviu de locação a diversas indústrias, o que sustentou, juntamente com a agricultura a economia do lugar.

Dados estatísticos gerais :
- Número de habitantes: 2.694 pessoas.
- Primeira escola: E.E. Artur Bernardes.
- Primeira Diretora: Nancy de Lourdes Carrijo.
- Primeiras famílias: Araújo, Peixoto, Carrijo.
- Igrejas: 01 católica e 05 evangélicas.
- Olarias: 04.
- 02 supermercados – SM Peg Pag Peixoto e SM Aneado.
- 01 moinho de calcário.
- 01 farmácia: Farmácia Alves Calixto.
- 01 quadra – ginásio coberto.
- 01 posto de gasolina.
- 02 escolas: 01 estadual e 01 municipal: CEM Realino Elias Carrijo.
- 01 restaurante caipira.
- 01 posto de saúde.
- 01 fábrica de tomate seco.
- 01 fábrica de Leite Italac.
- 02 alambiques: Morro da Mesa e Montanhesa.

Número de eleitores do Distrito e Sede: 78.690
Amanhece: 1.598.

(Este levantamento é de 2002 em virtude do IBGE ainda não ter concluído o censo em andamento).

Agradecemos os dados fornecidos pelo Patrimônio Histórico de Araguari, sendo o texto produzido pelo Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto em parceria com o Patrimônio Histórico de Araguari, em 04/12/07.

Historiadoras do Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto
- Juscélia Abadia Peixoto
- Aparecida da Glória Campos Vieira.
Chefe da Divisão de Patrimônio Histórico
- Janine Alarcão.

E assim caros Leitores, concluímos com a inestimável colaboração do Arquivo Público acima discriminado, nosso passeio no aconchegante Distrito de Amanhece.
As fotos são de nosso acervo.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

*Advogado – Pedagogo – Jornalista MTb – 08519 JP.

15 comentários:

Anônimo disse...

Boa matéria, Peron.
Tenho boas lembranças de Amanhece. Meu tio tinha um sítio perto de Amanhece e várias vezes apanhava carona ali perto dos trilhos da ferrovia para chegar até lá. Outra boa lembrança é que passei férias de 30 dias na casa de um casal amigo que eram caseiros do Dr. Milton de Lima Filho.
Eu tinha uns 12 anos na época. A fazenda ficava a uns 4 km de Amanhece e eu ia até lá várias vezes a cavalo fazer compras. Também reunia às tardes o pequeno gado do Dr. Milton, umas 40 cabeças.
Foram 30 dias de rotina de aprendizagem interessante. A casa do Dr. Milton ao meu ver era luxuosa e ele altamente amável com todos. Certamente ele deve ter contribuído bastante com aquela região, agora produtora de café, que encareceu bastante o valor do alqueire e me fez adiar a compra de um pedaço.
Quando vou aí algumas vezes almocei em Amanhece, num restaurante de comida caseira de um casal muito simpático. Abraço, muita força, saúde e união.
Natal.

Ponto de Vista disse...

Caro Natal.
Seus comentários nos deixam envaidecidos. Realmente o Dr. Milton, Miltinho, tem a fazenda lá. O Distrito está muito bonito. Quando aqui vier, vale a pena ir até lá. TFA. Peron.

Anônimo disse...

O seu trabalho também nos emociona e nos emociona mais ainda o seu empenho, carinho em nos contar essas histórias da cidade, de épocas cujos acontecimentos formaram nossa personalidade.
Às vezes situações de sofrimento, dificuldades e até quase penúria, que nem são lembradas quando
falamos desse passado, mas bem vividas a ponto de marcar nosso carater.
Afinal, "nosso caráter é forjado nas intempéries da vida". Assim, o seu fervor relatando o passado da cidade nos faz a nós que a mais de 30 anos nos afastamos daí seus aliados na sua emoção, distantes mas sentimos que você está representando nosso sentimento de carinho com a cidade e seu passado
que se confunde com o passado de muitos de nós.
Assim você encarna o sentimento de muitos araguarinos que moram longe, semelhante ao seu filho
que desejou rever Amanhece, que, mesmo pequena e sem encantos povoa nossa memória de saudade. Araguarinos que sentiram a necessidade de ambiente maior
para experimentarem a vida, mas que nutrem por Araguari a mesma força do sentimento que você nos transmite mesmo tendo continuado morando aí.
Muito grato, pela sua atenção. Natal

Anônimo disse...

Prezado Sr. Peron Erbetta,

Com muita alegria e satisfação tomamos conhecimento da matéria do Distrito de Amanhece em vosso blog.
Agradecemos o reconhecimento e a oportunidade de divulgarmos a cidade de Araguari e conseqüentemente, o trabalho de pesquisa histórica fomentado no Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto.
O senhor que sempre militou nos movimentos em prol do desenvolvimento de nossa cidade, o que é característica de vossa personalidade dinâmica, tão bem tem projetado Araguari com suas publicações. Gratamente tivemos a honra em formar parceria em um de seus projetos e na oportunidade, colocamo-nos a vossa disposição.

Historiadoras do Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto
-Juscélia Abadia Peixoto
-Aparecida da Glória Campos Vieira

Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto
R. Virgílio de Melo Franco, 11 – Apto. 02
Telefone: 3690-3043
Departamento da FAEC- Fundação Araguarina de Educação e Cultura

Anônimo disse...

Dr Peron Erbetta,

quero parabenizá-lo pela excelente matéria do Distrito de Amanhece.

Na oportunidade, sugiro uma visita ao Distrito de Piracaiba.

Agradeço a atenção e desejo um Feliz Natal e um Ano de 2008, com Saúde, harmonia e realizações.


Marco Antonio Farias

Anônimo disse...

Olá. Belo texto, muito informativo. Mas gostaria de registrar uma ressalva: a estação de Amanhece (conhecida também como "Estação Marciano Santos) foi construída pela Estrada de Ferro Goyaz e não pela Mogiana. É verdade que a Mogiana começou as obras da linha até Amanhece, mas quem finalizou e construiu a estação foi a EFG. Foi a única que restou, até a divisa com Goiás, graças ao protesto do povo diante da iminência da demolição. Faziam parte da EFG e foram demolidas, no município de Araguari: Ararapira, Km 38, Horto Florestal, Engenheiro Bethout. Seriam um tesouro hoje em dia.

Ponto de Vista disse...

Caro leitor Efgoyaz. Só temos a agradecer pela colaboração com a correção feita. Lembramos que fizemos uma transcrição dos dados fornecidos pelo Patrimônio Histórico de Araguari, Arquivo Público, que por sinal, é muito cuidadoso e prestativo para com quem os procuram. Já passamos sua informação às encarregadas que deverão logicamente, corrigir nos lançamentos existentes. Continue assim. Lendo nossas matérias e colaborando nas falhas que existirem. Gratos. Peron Erbetta.

Anônimo disse...

Meu maior amigo Dr.Peron,

Gostei muito do seu ponto de vista , onde você narra a sua visita a cidade de Amanhece, Araguari e adversidade que passou este ano.As nossas orações foram diariamente ao nosso Deus a seu favor.Creio positivamente que o Sr. está curado,pois a graça de Deus foi derramadas sobre a sua pessoa.Hoje estou mais tranquilo pela suas noticias de recuperação da saúde.
Desejamos-lhes felicidades e votos de um Feliz Natal e Ano Novo.

Cap Oliveira, Ana catarina e cel Jackson

MATTEUS disse...

O Sr. JOSÉ MARQUES DA SILVA (ZEQUINHA) VEIO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO ENTRE 1898 A 1900 COM SUA ESPOSA DONA MARIA THEODORA DA CONCEIÇÃO E SEUS FILHOS; MARIA CASSIANA DE JESUS, JOSÉ MARQUES DA SILVA JUNIOR, BENVINDA CANDIDA DE JESUS, FRANCISCO MARQUES DA SILVA, ANTONIO MARQUES DA SILVA, MARCIANO MARQUES DA SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO E MARGARIDA MARIA DE JESUS.

AMANHECE F.C. disse...

Boa Tarde. Meu nome é Delcio Carlos da Silva , Eu morei nos anos 60 em Amanhece quando era garoto, meu pai era Gerente da Fabrica de Manteiga que tinha na entrada da cidade.Joguei futebol com a turma,Luiz Pororoca, Lenon,seu irmão e seu pai.Depois fui jogar no time Profissional do Araguari Atletico Clube e Depois fui Morar no Rio de Janeiro Por 39 anos,atualmente moro em Palma MG Rua Dr Costa Reis 153-Centro- Cep 36750000
Tenho saudades daqueles tempos, quem puder entre em contato para falamos.
Abraço Delcio.

Blog Ponto de Vista disse...

Sr. Delcio, agradecemos sua participação, mantendo viva a interação dos leitores do Blog e enriquecendo seu conteúdo com fatos relevantes.
Abraços.

Unknown disse...

Oi, gostaria de saber o contato do Cartório dr Amanhece, pois procuro informações sobre minha que foi registra no dia 06/09/1976, seu nome Maria de Fátima Correia, nascida no dia 07/09/1949, em Morrinhos, Goias. Gostaria de saber se ela teria algum parente vivo. O escrivão interino na época seria Moisés José de Sousa, na Comarca de Araguari (Município de Araguari, Comarca de Amanhece ( registro 52). Por favor se alguém tiver alguma informação, entre em contato, por favor 11 960219048 Diana

Carlis marques disse...

Peron sou Carlos marques filho de Dormiro Marques q morava no município do amanhece ,onde meu pai morava com meu avô João Marques, o sítio deles era no pé da serra da bocaina.meu pai Dormiro saiu de lá com 14 anos isso foi a quase 90 anos atrás, meu já falecido o mês passado com mais de cem anos , enfim gostaria de saber se eu tenho parentesco com alguém do amanhce , ou se sou parente do fundador e que doou as terras o conhecido fazendeiro da época jase Marques.

Carlis marques disse...

Sou Carlos marques filho de Dormiro marques neto de João marques q tinha um sitii no amanhece no pé da serra da bocaina gostaria de saber se estes marques no caso jose marques são meus parentes

Ponto de Vista disse...

Prezado Carlos Marques, agradecemos seu comentário, que enriquece a interação com os leitores do blog.
Infelizmente o Peron Erbetta, titular desse blog faleceu em 2009, mantemos o blog ativo para que o conteúdo do mesmo possa ser acessado por todos que tem interesse, sendo uma fonte de informações sobre Araguari - MG.
Quanto a informação solicitada, segue link do cartório em Amanhece: https://cartorionobrasil.com.br/cartorio-em-minas-gerais/cartorio-em-amanhece-minas-gerais-civil-e-notas/
Talvez seja possível conseguir algum dado que seja útil.
Abraços.