sábado, janeiro 26, 2008

“Será que está certo?”

Caros Leitores.

A respeito da matéria anterior, “Que tristeza”, temos a comentar sobre a destinação dada ao imóvel após tantas e tantas reivindicações nossas e da população araguarina.

Trata-se do seguinte: Quem passar pelo local, especificamente pela rua Rio Branco, durante o dia, horário comercial, poderá observar pelos portões abertos, que foi iniciada uma grande reforma no imóvel em pauta, o antigo prédio que abrigou a Empresa Força e Luz de Araguari, posteriormente a Cia. Prada de Eletricidade e finalmente a CEMIG.



Ficamos felizes em vermos que estamos sendo atendidos, juntamente com a população, em tantos e tantos pedidos feitos para a reativação do imóvel que tem uma história magnífica para Araguari.

Ao vermos a reforma em andamento, fomos de imediato procurar saber qual a destinação que seria dada ao imóvel.

Informaram-nos que lá seriam as instalações da Secretaria de Trânsito, JARI, veículos em geral, afinal, talvez um transtorno para a cidade.

De imediato, veio-nos na mente o resultado da instalação destes órgãos naquele espaço no centro da cidade. Lembramo-nos então que havíamos solicitado a reforma, para instalação de vários órgãos, que trariam de volta a reativação comercial da Dr. Afrânio.


Nossas sugestões foram: 1) Posto de Identificação do Cidadão – 2) Posto Policial – 3) Corpo de Bombeiros – 4) PROCON – 5) Arquivos Gerais dos Órgãos – 6) Secretaria da Saúde, com Farmácia, Posto Médico e Alojamento plantonista – 7) Garagem para os veículos dos órgãos.

Já pensaram caros Leitores, o quanto a população ficaria bem servida com tantos serviços a serem prestados naquele local? Já pensaram no movimento de pessoas de todas as idades, homens, mulheres, crianças, idosos, fariam uso deles e ainda fariam o movimento da esquecida rua, outrora a principal rua comercial de Araguari? Já pensaram na reativação do comércio ora fraco e esquecido pelos consumidores?


Ao contrário, a informação que tivemos foi aquela relatada anteriormente, ou seja, simplificando tudo: “Instalação dos órgãos competentes da Municipalização do Trânsito de Araguari”.


Começamos então a analisar e pensar no que seriam as ruas Dr. Afrânio e Rio Branco com a implantação dos serviços. Aliás, já começou, todas as vans que prestam serviços para a Prefeitura, já estão sendo vistoriadas lá. O trânsito está virando uma balbúrdia. As vans chegam, encostam no meio fio, aguardam a vistoria, seus motoristas ficam apenas vendo e o veículo tomando espaço público ser vistoriado e posteriormente liberados, aprovados ou não.

Se isto acontece só com as vans, imaginem quando os demais órgãos da área de trânsito estiverem em funcionamento. Afinal, agora o trânsito está municipalizado, o que vem a ser um ótimo acontecimento para nossa cidade, mas infelizmente no local errado para sua implantação.


Todos os veículos do município terão que passar por lá. Um motivo ou outro os levarão lá.
Perguntamos: O que isto vai trazer de benefício para os comerciantes, os moradores, os transeuntes? A resposta é simples: Transtorno, muito transtorno. Veículos parados por todos os lados e em todos os lugares que estiverem vagos. Apenas seus condutores irão ao local. Vai virar uma verdadeira confusão.


Quanto ao espaço do prédio, não resta a dúvida, é grande e bem repartido para tal finalidade. Porém, o local em que se encontra não é o apropriado para tal destinação.


Que saibamos, todas as cidades que tem o trânsito municipalizado, tem sua sede em local distante e que ofereça comodidade aos usuários que são inúmeros. Melhor, todos os proprietários de veículos auto-motores. Eles chegam,estacionam, tratam de seus problemas e seguem suas atividades.

Aqui, se realmente isto se concretizar, eles irão chegar, rodar o quarteirão várias e várias vezes, até encontrar o local para estacionar e resolver seu problema.
Vai ser um drama. Ah, isto vai. Se vai.

Então caros Leitores, mediante o exposto, fica aí nossa opinião a respeito. Cabe agora a vocês julgarem a melhor solução.

Se a Secretaria de Trânsito fosse instalada nos arredores da cidade, estaria levando o progresso para novo local.

Instalando-se na rua Dr. Afrânio, com acesso pela Rio Branco, estarão estrangulando o trânsito e trazendo sérias complicações para os que fazem uso da área.

Com vários órgãos instalados no ali, seria bem melhor para todos.
Não podemos ainda falarmos: “Que alegria”, “Que beleza”.
Aguardemos e vejamos como irá ficar.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Peron,
Esse debate que você está promovendo é exatamente o que os democratas apregoam e
sonham, ao menos durante as campanhas: consultar sempre a opinião pública sobre os destinos
da cidade. Bem verdade é que a cidade seria outra se houvesse consulta pública mais frequente.
Espero que os administradores públicos ouçam suas ponderações corretíssimas.
Pela aparência de patrimônio histórico daquele prédio, que deve ser preservado, não
combina nada com trânsito, além da sua localização.
Eu arrisco mais uma sugestão para destinação de uso daquele patrimônio. Como está no
centro da cidade, perto de hotéis, lojas, etc., eu recomendo instalação do Departamento de
Turismo para orientar turistas, promover o turismo da cidade, instalando agências de viagens,
agências de companhias aéreas, etc.
Eu sempre imaginei que Araguari deveria ter nos hotéis roteiros de visitas ao parque da
cidade, cachoeiras, clubes, etc., faltando até hoje os "transfer". Ficaria bem lá também acervos
fotográficos do Mário Nunes e jornais históricos produzidos pelo Afif Rade. Quanto aos pontos
de visita da cidade vários projetos poderiam ser preparados para os turistas pelo Departamento
de Turismo com grandes chances dos empresários abraçarem a idéia, sem falar dos incentivos
financeiros do Governo Federal.
Abraço. Natal Fernando.