domingo, fevereiro 22, 2009

O Triângulo Mineiro


Caros Leitores.

Iniciamos este Ponto de Vista, lembrando de nossa região, lá nas décadas de 60, 70, 80. Revivendo fatos históricos, fatos inesquecíveis, fatos que vivemos.

Nossa Araguari, que com seu desenvolvimento paulatino, gradual, de acordo com cidades de seu porte, cresce dentro daquilo que a própria terra, sua situação geográfica, suas lideranças possam oferecer.

Assim podemos fazer uma análise da nossa região, O Triângulo Mineiro, que é uma das regiões mais ricas do nosso estado, com a economia voltada ao agronegócio.

As principais indústrias aqui instaladas relacionam-se aos setores de processamento de alimentos e de madeira, de açúcar e álcool, fumo e de fertilizantes. Nos últimos anos o Triângulo Mineiro é a região que mais tem recebido investimentos e mais empregos tem gerado.
e


O Triângulo Mineiro é uma das dez regiões de planejamento do estado de Minas Gerais. Está situado entre os rios Grande e Paranaíba, formadores do rio Paraná. Faz parte da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para mais informações acesse o link da Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Triangulo_mineiro#Hist.C3.B3ria


Então vamos falar um pouco dos nossos vizinhos:
e

e
Por sua situação geográfica, a vizinha Uberlândia, tornou-se, no decorrer dos anos, um verdadeiro polo cultural, aero-rodo-ferroviário e industrial de toda região do Triângulo Mineiro.
e



Tornou-se uma metrópole onde encontramos de tudo. Na década de 60, Uberaba, Uberlândia e Araguari, possuíam a mesma população, sendo que Araguari fornecia energia elétrica para Uberlândia e Tupaciguara.

Tínhamos tanta energia elétrica, que a Prada dava incentivo a seus funcionários para a venda de fogões elétricos aos consumidores em geral, era necessário consumir a energia que sobrava, e tudo era lucro.

Bons tempos aqueles. Mas continuando, as oportunidades se foram oferecendo, e como dissemos, era Uberlândia a possuidora da infra-estrutura necessária para receber tudo que se apresentava.

Tinham (e tem) os empresários e políticos o principal, dinheiro para investimentos assim como a força política necessária para a concretização dos eventos que se apresentavam.

Mediante o exposto, lógico e evidente, uma coisa trás a outra, e assim sucessivamente, tornando-se assim nossa vizinha Uberlândia, o centro comercial, industrial, estudantil, cultural que é, tornando-a então uma cidade com seus 650 mil habitantes, o que logicamente também com os problemas de uma cidade de tal porte.

Uberlândia enfrenta atualmente a insegurança, trânsito violento e enfim as conseqüências de ser uma cidade grande.

Uberaba, apesar de estar às margens do Rio Grande, apesar de ter uma estrutura financeira e política do porte ou talvez maior que o de Uberlândia, não conseguiu aquele estouro demográfico.
e


Possui indústrias de grande porte. Universidade com todos os cursos que um jovem possa almejar para sua carreira.

Possui a maior criação de gado zebu do mundo (sendo visitada anualmente pelo Senhor Presidente da República), dado o vulto de suas exposições agropecuárias, e também seus leilões de gado, onde as maiores cifras são atingidas ano a ano.

Mas de nada disto adiantou, Uberaba também precisa de Uberlândia. Creiam, é a verdade. E qual é o mal disto? Será que tem algum mal? É claro que não, com seus 400 mil habitantes, Uberaba, leva sua vida normalmente.

Normalmente não, com grande pujança, com desenvolvimento, com grandes lideranças e sempre crescendo. Que saibamos, ela não disputa com Uberlândia.

Ela não fica alardeando que fatos acontecem em detrimento de seu desenvolvimento. Muito pelo contrário. Quando da construção do “Carrefour” em Uberlândia, um comentarista político de Uberaba, parabenizou Uberlândia e deu graças por estarem a 100 quilômetros de distância, o que lhes iria proporcionar desfrutar também daquele novo empreendimento.

Como nos referimos nossa Araguari, vem se desenvolvendo através dos anos de uma forma discreta, sem alardes.
e


Está crescendo, seus bairros estão todos asfaltados. Todos com a infra-estrutura necessária. Hoje o cidadão araguarino não escolhe um terreno na região central para comprar e construir sua residência. Hoje ele procura o lugar que lhe proporcione as melhores condições de viver, tanto residencial como comercialmente falando.

Dêem uma volta por nossa Araguari. Visitem seus principais pontos. Visitem seus bairros, aqueles mais distantes. Só encontrarão progresso, só encontrarão construções, reformas, belas residências, ótimos estabelecimentos comerciais, encontrarão um povo entusiasmado em zelar daquilo que possuem.

Suas casas, suas praças, seus bairros. Nossa Araguari atingiu 120 mil habitantes. Maravilha, ótimo. Estamos crescendo dentro daquilo que nossas condições nos proporcionam.

Não adianta querermos passar os carros na frente dos bois, pois não seria possível. Estamos indo como devemos ir. Estamos crescendo como devemos crescer.

Estamos conseguindo no decorrer dos tempos, tudo que uma cidade necessita para sua sobrevivência e pode oferecer para seus habitantes. Hoje temos a UNIPAC uma universidade de fama nacional e com todos os cursos, inclusive medicina. São mais de 6 mil estudantes de fora em nossa cidade.

Com o acima exposto, que não tem nada a ver com o título de nosso Ponto de Vista de hoje, chegamos a uma feliz conclusão: Uberlândia está para o Triângulo Mineiro, assim como Ribeirão Preto está para o interior de São Paulo. Todas as cidades circunvizinhas, Ituverava para frente, Batatais, Franca, São Carlos, Sorocaba, Piracicaba, Leme, Araras, Limeira e outra mais, giram em torno da metrópole que é Ribeirão Preto.

Ninguém vê mal algum nisto. Que saibamos, só vêem o bem. São necessárias as cidades pólos. No nosso Ponto de Vista, podemos nos comparar ao Sistema Solar. Pequenos astros giram em torno de um grande Astro.

Aí meus caros Leitores, lembramo-nos de Patos de Minas. Patos vem a ser a grande metrópole do Alto Paranaíba.



Todas as cidades da região giram em torno dela. Monte Carmelo, Patrocínio, Romaria, Luz, região da Serra do Salitre e várias outras. Patos de Minas possui uma grande influência política.

Possui grandes empresários, possui tudo aquilo necessário para uma explosão demográfica. Mas não a teve. Assim como Araguari, ela vai se desenvolvendo dentro de suas condições geográficas, dentro daquilo que suas riquezas lhes proporcionam.

Possui atualmente 130 mil habitantes. Terra do milho. Terra que nos oferece a maravilhosa e já nacionalmente conhecida “Festa do Milho”. Tornou-se tradicional.

É uma grande cidade. Possui um grande povo. Todos se orgulham dela, assim como nós nos alegramos em tê-la por perto. Somos ótimos vizinhos.

Em nada afeta o tamanho demográfico de cada cidade. Que seja assim com Uberlândia, ficando Araguari, Uberlândia, Patos de Minas, Tupaciguara, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patrocínio, Uberaba, e outras mais, cidades maravilhosas, orgulho de Minas Gerais, diamantes do Triângulo Mineiro.


Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

7 comentários:

Anônimo disse...

Professor Peron,
Seu artigo é uma demonstração da sua mente progressista. Aliar-se aos vizinhos é a melhor política de desenvolvimento regional. Lutar contra Uberlândia (psicologicamente) é negar nosso próprío crescimento. Aliar-se ao capital, honestamente, onde ele estiver é buscar os empregos que nosso povo necessita, inserindo Araguari no mundo globalizado. É concorrência sadia para todos, impondo como única condição a melhoria da qualidade de vida das pessoa.
Parabéns, Grande Peron! O seu pensamento está em sintonia com uma grande quantidade de pessoas de Araguari.
Forte abraço. Natal

Alessandre Campos disse...

Caro Peron,

Como sempre, brilhante seu artigo.

Devemos pensar em dois fatores: crecimento e desenvolvimento.

Sempre que se "comparam" as cidades o ponto principal é analisar "como cresceram".

O crescimento é baseado em números, ou seja, número de habitantes, número de indústrias, número de universidades, número de hospitais, número de vereadores na Câmara Municipal, enfim, no Brasil mais é sempre melhor.

No meu entendimento, o crescimento é um dos meios para o desenvolvimento. Para se alcançar o desenvolvimento é necessário dotar a cidade de condições para que o ser humano possa viver com qualidade de vida. Como qualidade de vida é subjetivo, ou seja, o mínimo para uma pessoa viver pode ser o máximo para a outra, depende apenas daquilo que a satisfaça num determinado momento da vida.

Desenvolvimento é medido observando indicadores, econômicos, sociais, culturais, de sustentabilidade e o quanto isso é revertido em prol do ser humano para que ele possa ter uma vida digna.

O Brasil, Minas Gerais e o Triângulo Mineiro ainda estão longe de oferecer desenvolvimento a sua população, pois ainda é mais forte o sentimento de crescimento a qualquer custo, um exemplo é o PAC - Plano de Aceleração do Crescimento. Nunca irão criar o PAD - Plano de Aceleração do Desenvolvimento, pois o ser humano acostumou a receber o cartão magnético intitulado "Bolsa Familia" e ter o mínimo para sobreviver e não busca o máximo para viver dignamente.

Um abraço,

Alessandre Campos
arquiteto e urbanista

Aristeu disse...

Não basta ser mineiro, tem que ser triângulo. Até o mais famoso "redondo" mineiro, o queijo, é fatiado em triângulos!

Anônimo disse...

Prezado Peron,
Boa Tarde,

O seu Blog, tem sido de grande valia, ao mostrar de maneira polida, quem é, e o que foi a nossa Araguari, para que seus cidadãos possam refletir, em como deverá ser, doravante.

Ao resgatar a sua história, nos eleva o sentimento de altruísmo, orgulhosos do que foi contribuído, e nos exorta a continuar , em sua sua grande Obra.

Cada qual que aqui está, seja filho legítimo ou adotivo desta Terra, tem que deixar o legado aos que nos vão suceder, em prol de seu crescimento econômico e social.

Seja no campo empesarial, didático, social, cultural, cada cidadão que ame e respeite sua Cidade, estará contribuindo por mais ínfima que seja sua colaboraçao, para um bem maior.

Que possamos nos unir, para a melhoria de nossa cidade, independente das preferências pessoais, pois o momento econômico, nos ameaça e atemoriza,porém unidos saberemos criar condições de vencer as tempestades que estão nos rondando.

Que possamos focar o turismo ecológico, nosso potencial no agronegócio. Que o Lazer, fonte de geração de recursos e serviços seja aprimorado, que o nosso espaço do Bosque, volte a ser explorado, gerando negócios, e o turismo gastronômico.

Neste momento em que alguns segmentos estão sendo prejudicados pela globalização, que possamos enxergar no agronegócio , no agroturismo, nos restaurantes típicos, uma forma de buscar nas cidades vizinhas um público alvo que deverá enaltecer nossas riquezas, belezas naturais (cachoeiras etc), e trazer novos recursos financeiros .

Nossa posição previlegiada, seja pelos recursos naturais, seja pela proximidade de grandes centros que se utilizam de nossa rota para o turismo, devem ser exploradas.

Sucesso e grandes realizações, continue sempre assim, um incassável defensor de nossa Araguari

Gustavo Velasquez Santos

Anônimo disse...

Prezado Peron,
Boa Tarde,

O seu Blog, tem sido de grande valia, ao mostrar de maneira polida, quem é, e o que foi a nossa Araguari, para que seus cidadãos possam refletir, em como deverá ser, doravante.

Ao resgatar a sua história, nos eleva o sentimento de altruísmo, orgulhosos do que foi contribuído, e nos exorta a continuar , em sua sua grande Obra.

Cada qual que aqui está, seja filho legítimo ou adotivo desta Terra, tem que deixar o legado aos que nos vão suceder, em prol de seu crescimento econômico e social.

Seja no campo empesarial, didático, social, cultural, cada cidadão que ame e respeite sua Cidade, estará contribuindo por mais ínfima que seja sua colaboraçao, para um bem maior.

Que possamos nos unir, para a melhoria de nossa cidade, independente das preferências pessoais, pois o momento econômico, nos ameaça e atemoriza,porém unidos saberemos criar condições de vencer as tempestades que estão nos rondando.

Que possamos focar o turismo ecológico, nosso potencial no agronegócio. Que o Lazer, fonte de geração de recursos e serviços seja aprimorado, que o nosso espaço do Bosque, volte a ser explorado, gerando negócios, e o turismo gastronômico.

Neste momento em que alguns segmentos estão sendo prejudicados pela globalização, que possamos enxergar no agronegócio , no agroturismo, nos restaurantes típicos, uma forma de buscar nas cidades vizinhas um público alvo que deverá enaltecer nossas riquezas, belezas naturais (cachoeiras etc), e trazer novos recursos financeiros .

Nossa posição previlegiada, seja pelos recursos naturais, seja pela proximidade de grandes centros que se utilizam de nossa rota para o turismo, devem ser exploradas.

Sucesso e grandes realizações, continue sempre assim, um incassável defensor de nossa Araguari

Gustavo Velasquez Santos

Anônimo disse...

Prezado Peron,
li neste momento seu ponto de vista acerca
do Triângulo Mineiro,
concordo em gênero, número e grau com o amigo,
a partir do momento em que conscientizarmos que
todos nós que estamos localizados ao redor da grande
Uberlândia e que seu progresso é de suma importância
para todos nós, vivieros melhor e cresceremos mais.
Não resta dúvida que Ubelândia é para o Triângulo
o que Ribeirão é para o interior de São Paulo.
Fantástico amigo, gostei da exposição contida em
seu blog.
do amigo de sempre
Edmar César

Maritaca disse...

Parabéns pela matéria, Peron. Eu diria: Não basta ser Triangulino, tem que ser Araguarino!

Um grande abraço e continue com sua informações culturais. Elas nos fazem muito bem.

Sândra Patesco