sábado, junho 20, 2009

BANCO NACIONAL

Leitores do Blog Ponto de Vista.

O titular deste Blog, jornalista Antonio Fernando Peron Erbetta, está dedicado a um tratamento de saúde que limita a continuidade de seus trabalhos na publicação e postagem de novos artigos.

Entretanto ao receber do amigo Dr. Neiton de Paiva Neves uma coletânea de fotos do início da década do ano de 1960, relacionadas às atividades do Banco Nacional em Araguari, foram várias as lembranças que afloraram e de pronto veio a solicitação de que as fotografias fossem postadas no blog.

Dessa forma seguem imagens de lugares e homens que fazem parte da história de Araguari.




Foto 1 – Em frente a antiga residência da família Lauriano, local da futura Agência do Banco Nacional.


Srs. Eurípedes, Neiton, Helton, José Eustáquio, Baltazar, Marco Antônio, Rubens, Marcos Clark, Paulo Roberto, Tó, Fábio, Geraldo e Robson.
e


e



Foto 2 – Trabalhos na Agência do Banco Nacional.


Srs. Tó, Valdir, Rubens, Fábio, Agmar, Helton, Geraldo, Neiton, José Eustáquio, Marco Antônio e Eurípedes.
e


e



Foto 3 - Trabalhos na Agência do Banco Nacional.


Srs. Neiton, Waldir, Marco Antônio.
e


e



Foto 4 – Durante confraternização na Churrascaria Camponesa.


Srs. Baltazar, Marco Antônio, Paulo Veloso, Agmar, Rubens, Neiton; em pé José Carlos e Robson.
e


e



Foto 5 – Durante confraternização na Churrascaria Camponesa.


Srs. Waldir, Marco Antônio e Neiton
e


e



Foto 6 – Inauguração da nova Agência do Banco Nacional


Srs. Neiton, Eduardo Magalhães Pinto, Oswaldo Pieruccetti e Marcos Clark.




Agradecemos ao Dr. Neiton pelo envio das fotos, o que nos possibilita essa homenagem a estes homens araguarinos.



UM POUCO DE HISTÓRIA



O Banco Nacional de Minas Gerais foi fundado em 1944 pelos irmãos (José e Waldomiro) Magalhães Pinto. Ambos de descendência modesta começaram a vida como escriturários de bancos. José, com 16 anos, submeteu-se a concurso e foi admitido no Banco Hipotecário de Minas Gerais, transferindo-se mais tarde para o Banco da Lavoura de Minas Gerais como gerente em Belo Horizonte.

Em 1944, tendo assinado o famoso "Manifesto dos Mineiros", retirou-se do Banco da Lavoura com seu irmão Waldomiro, superintendente do mesmo banco.

Logo em seguida, com um grupo de amigos, os dois irmãos fundaram o BNMG.

Fundado em Belo Horizonte, ainda em 1944 estendeu suas atividades à capital da República, voltando as vistas, em seguida, para outras praças.



O banco foi o principal patrocinador do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna e foi também o primeiro patrocinador do Jornal Nacional da Rede Globo.

Em 1994 o banco passou por dificuldades financeiras e sofreu intervenção do Banco Central que criou o Proer no intuito de evitar um desastre no sistema econômico do país. Em novembro de 1995, paralisou suas atividades. Seus ativos foram transferidos para o Unibanco e seus passivos ficaram com o BC.



Local em Araguari da antiga agência do Banco Nacional, atualmente Unibanco

Fotos: Arquivo Dr. Neiton Paiva neves
Postado por Julio Erbetta Neto

5 comentários:

natal fernando disse...

Todos continuamos na expectativa de melhoras do Peron. Sobre o Banco Nacional eu já havia falado aqui. É surpresa para mim saber que o N.Paiva trabalhou nesse Banco. Realmente são notícias de bons tempos, mas hoje essa instituição está sob liquidação extrajudicial desde 1995, por força da Lei 6.024/74, em que o Banco Central executa a liquidação e nos termos do seu artigo 34, age semelhante ao juiz na Lei de Falência, indicando ao envez de síndico um liquidante como responsável pela massa. A instituição tem dívida perante o Banco Central no montante de R$ 26 bilhões e possui ativos de R$ 25 bilhões. Meu trabalho, ao nível de coordenador, é o acompanhamento dessa administração além do acompanhamento da liquidação também do Banco Econômico que possui patrimônio equivalente. Essas instituições mesmo sob liquidação extrajudicial ainda existem e conservam suas personalidades jurídicas mas fora do mercado financeiro.
Abraço.

Aristeu disse...

Estimo melhoras ao Peron, o maior banco nacional de histórias de Araguari!

Anônimo disse...

Ola, boa tarde a todos.Sou filho do ex-funcionario do banco Nacional Geraldo Soares de Oliveira e gostaria de entrar em contato com algum colega de trabalho à epoca do meu pai.Numa das fotos desse blog ele aparece entre outros funcionarios.Tenho muitas fotos dessa epoca.Meu e-mail:abusar6@hotmail.com e meu nome é Antonio Sergio

Anônimo disse...

Fui cadastrado no pis em 1972 atraves da empresa TRANSCON
no Banco Nacional na agencia Botafogo no Rio de Janeiro, gostaria de saber como encontrar este cadastro para fins de aposentadoria? Alguem me dê uma luz por favor.
ficaria grato.
Osler Rocha

Anônimo disse...

Bom dia ,Sou ex-funcionario do Banco do Nacional S.A.Trabalhei do ano de 1992 Até quando o Faliu.hoje estou a aposentado .Fui dar entrada no Resgate de FGTS e não constam valores a ser pago pelo Banco Nacional S.A.sera por estar em liquidação Extrajudicial.Nos temos direitos de sacar O Fgts por meio de ações trabalhista??.