domingo, março 22, 2009

Bandas de Música

Caros Leitores.

Estivemos afastados do Blog, devido à necessidade de alguns tratamentos que interferiram na realização de nossas postagens. Entretanto estamos aqui novamente buscando lembranças que nos fazem bem.

Assim voltaremos às manhãs de domingo quando as praças Manoel Bonito e Getúlio Vargas, eram palcos das Bandas de Música.

e

Praça Manoel Bonito


Ficávamos eufóricos sempre que aconteciam as apresentações, pois sempre gostamos das mesmas.

Crianças, jovens e adultos, conduzidos pelos maestros, executavam várias e várias músicas que deixavam a todos os presentes até com lágrimas nos olhos considerando a pureza, a beleza, a afinação e o desempenho dos músicos que nos levavam a momentos agradabilíssimos com as músicas apresentadas.

Pessoas de todos os lados da cidade viam prestigiar as bandas, deliciando-se ao som das músicas apresentadas nos saudosos “Coretos”.

e


Não seria maravilhoso a construção de uma réplica para tal finalidade?

Seria o passado no presente, e uma demonstração do carinho das lembranças de tantos acontecimentos nas velhas praças.

As Bandas de Música existem praticamente a dois séculos no Brasil, a foi introduzida em 1808 com chegada da corte de D. João VI, que trouxe uma de Portugal.

Os principais instrumentos que integram as bandas são:

e


Flautim

Flauta

Oboé

Clarinete

Saxofone

Fagote

Trompete

Trompa

Trombone

Tuba

Bombo

Pratos

Timbales



As mais antigas de Minas Gerais são de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto:

Banda Euterpe Cachoeirense (1856),
Sociedade Musical União Social (1864).


As Bandas tem um repertório riquíssimo, ancorado na rica tradição musical brasileira, sempre em sincronia com os ritmos populares, composto de hinos, dobrados, canções cívicas, religiosas, folclóricas e populares e guarda em seu repertório a essência de uma música que até hoje esta presente em nosso dia a dia estimulando o nacionalismo sem esquecer as diferenças regionais.

Podem ser formações militares, se apresentarem nos coretos das cidades e ainda, em circos.

Lembramos-nos das apresentações da Banda de Música Luiz Bastos na Praça Getúlio Vargas, infelizmente a mesma já não existe mais e nas comemorações cívicas do “Trovão Azul”, a espetacular fanfarra da Escola Estadual Professor Antônio Marques.

Presença marcante também sempre foi a da Banda do Batalhão Mauá, que fechava de forma apoteótica os desfiles.

Houve uma ocasião em que a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais também se apresentou na Praça Getúlio Vargas. Momento inesquecível, sincronismo e perfeição.
e



Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

6 comentários:

Aristeu disse...

Peron, quando você posta a gente fica tranquilo, pois é sinal de melhoras na saúde.
Na Praça Manoel Bonito, quando as bandas do seu tempo partiram, eu ficava por ali mesmo assim muito feliz, pois tinha som de vinil rodando por lá. Ao mesmo tempo que ia engraxando sapatos, tomando calote dos taxistas, ia ouvindo estórias infantis musicadas.
Deus salve os tempos da juventude!

Anônimo disse...

Poderoso Irmão Peron,
Seus amigos estiveram preocupados sem saberem como te ajudar e nem se você estava precisando de ajuda, alguns nem mesmo ao telefone puderam falar com você. Com certeza cada um desses seus amigos sinceros gostaria de ser moletas para ampará-lo, mas sabemos que você os tem na lembrança e são alavancas poderosos impelindo você a buscar dentro de si as forças necessárias para nos brindar com mais uma obra literária descrevendo a memória que construiu nosso caráter. De minha parte e à minha época, todos que tem o prazer de ler você se lembrarão também dos meninos e meninas que se conheceram desfilando e reecontrando em torno da Praça Manoel Bonito em várias noites de domingo.
Força, Saúde e União!
Forte abraço.
Natal

Luiz Carlos de Oliveira disse...

Prezado Peron, que maravilha o seu Blog, que orgulho da sua cidade!
Envie-te um e-mail e aguardo ansioso a sua resposta em relação ao Dr. Luiz Confúncio da Cunha Bastos, com respeito ao seu levantamento geneológico da família Bastos.
Estimo melhoras da sua saúde.
Atenciosamente,
Luiz Carlos de Oliveira

vislumbres disse...

Prezado Peron:
Senti falta dos seus comentários e agora sei que era por motivo justo. Estimo suas melhoras.
Eu sempre gostei muito de bandas, desde a tenra idade, talvez por influência de meu pai que era militar. Ouvíamos muitos discos como "As marchas de Souza" com grandes composições internacionais do gênero. Além disso, vim a participar das bandas do colégio, sempre com muita satisfação. Tempo bom.....

Anônimo disse...

PARABENIZO O BLOG, REALMENTE DE VISIVEL EXCELENCIA.TUDO QUE DIGA RESPEITO A BANDA DE MUSICA, MERECE MINHA PARTICIPAÇÃO DE RADIALISTA. DE 1974 A 2015, ESTIVE NO RADIO COM O PROGRAMA VAMOS OUVIR A BANDA. AGORA, ESTOU NO YOUTUBE NO CANAL QUE TEM MEU NOME, ONDE AGUARDO SUAS HONROSAS VISITAS.

Ponto de Vista disse...

Obrigado por sua participação, parabéns pelo seu trabalho que divulga e mantem viva esse patrimônio cultural que são as Bandas de Música. Certamente visitaremos seu canal no Youtube.