segunda-feira, julho 20, 2009

Antonio Fernando Peron Erbetta

Leitores do Blog Ponto de Vista.

Infelizmente no dia 18 de julho de 2009, Antonio Fernando Peron Erbetta, titular deste blog faleceu. Lutou contra um câncer, resistindo o quanto pôde.

Foi um exemplo de pessoa laboriosa, digna e honesta. Homem ligado à cultura e história de sua terra, Araguari.

O Blog Ponto de Vista permanecerá ativo, mantendo seu acervo, publicando os comentários recebidos e servindo como um ponto de encontro para seus “Caros Leitores”, forma respeitosa com que ele se dirigia ao seu público no inicio de suas matérias.

Teremos sempre nítidos em nossa memória os ensinamentos e conceitos, adquiridos e construídos ao longo da vida ao seu lado, agradecendo por tudo que ele nos proveu.

Seus familiares.

4 comentários:

natal fernando disse...

Família amiga, estou compartilhando a tristeza dessa partida. Nosso Peron sempre demonstrou força física e intelectual, exemplo de ação, franqueza e competência. As pessoas que o conheceram vão conservá-lo como referência de ação construtiva, outras vão continuar suas vidas usufruindo das obras que ele deixou, dos benefícios que proporcionou a muitos de nós. Algumas vezes a força das suas palavras fez os covardes e incompetentes reagirem contra a força da razão, mas devem guardar na memória que o Peron se impôs mais do que a ação daqueles que agem promovendo a mediocridade e as leviandades. Foi por sua ação forte e destemida que muitos o procuravam para receberem orientação segura. A cidade perde um cidadão diferente, mas aqueles políticos que ainda lutam pela cidade com timidez vão tê-lo como referência quando estiverem defendendo os justos interesses daqueles milhares de cidadãos que não conhecem os sofisticados meios de obterem a qualidade de vida que todos merecem. Aos familiares minha solidariedade recomendando que continuem a tarefa, alimentem os ideais dele que vocês conheceram em casa, de posse do benefício do exemplo que tiveram no dia-a-dia, dever de todos nós responsáveis pelos destinos da comunidade que ele defendeu.
Forte abraço.
Natal

Teresa Cristina disse...

Fiquei sabendo da partida de meu amigo, apenas ontem... Gostaria de participar da missa de 7o. dia. Qual o local e horário. Abraços.

Inês disse...

Venho por meio desta mensagem, mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido.Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz. Aguardo a publicação do livro do Peron. Um abraço.

Anônimo disse...

“A morte é a curva da estrada, morrer é só não ser visto” Fernando Pessoa,

Aqui de Brasília, tomei conhecimento ontem, dia 03 de agosto, através do amigo Natal, da partida para o Oriente Eterno, onde agora descansa dos embates da vida, do conspícuo cidadão araguarino Antônio Fernando Péron Erbetta, advogado, jornalista, político, memorialista, obreiro de loja maçônica e, em tempos recentes, abraçando os novos tempos, blogueiro de internet , mantendo seu “Ponto de Vista on-line” com formidáveis matérias sobre a cidade de Araguari, mesmo já debilitado pela doença que o acometeu, o que demonstra sua força e caráter. Seus artigos eram pérolas, pois escrevia em estilo único, longo, escorreito, didático, às vezes polêmico, ao contrário das tendências minimalistas da moderna imprensa. Um jornalista sem trejeitos acadêmicos, o que é excelente para a liberdade de pensamento. Sua contribuição para o resgate da memória de Araguari foi inestimável, trazendo em suas colunas, as quais brilharam na mídia escrita e virtual, fiéis e minuciosas descrições e análises de eventos há muito ocultos nos arquivos da cidade ou das esmaecidas fontes orais, assim como foram as famosas reportagens sobre a implantação do sistema e água e esgotos de Araguari, a inédita iniciativa de formação de um time de futebol feminino na década de 50, a saga dos Citroëns em Araguari, e mais as eméritas dissertações sobre Tiro de Guerra, Bandas de Música, Dia da Mulher, Triângulo Mineiro, Bancos, Prédios Históricos e Monumentos de Araguari, transformando sua coluna em lapidar página da cultura e memória de Araguari.
A “Cidade Sorriso” perdeu, em breve tempo, grandes nomes de sua história, como foram Mário Nunes, Afif Rade e Péron Erbetta, homens “que deixaram sua marca”, como sempre dizia o “Divulgador”. As novas gerações haverão de reconhecê-los como exemplos de vida, pois muito lutaram para o engrandecimento de Araguari e de sua gente.
Mesmo com atraso, em razão de meu afastamento de Araguari, de longa data, levo aos seus ilustres familiares meus sentimentos de pesar pela perda vivencial do ente querido, rogando que nesses momentos difíceis e dolorosos, a esperança e o consolo de Deus – ou Grande Arquiteto do Universo -, se manifestem a todos: família, amigos, irmãos fraternos, anônimos leitores e admiradores.
José Eustáquio Valverde Morais