terça-feira, agosto 04, 2009

Agradecimento

Agradecemos as manifestações que foram enviadas a nossa família em solidariedade ao falecimento de Antonio F. P. Erbetta através de visitas, encontros, ligações e comentários nos Blogs Ponto de Vista e Jornal de Araguari.

As palavras sempre foram seu modo preferido de expressão.
Receber através das mensagens enviadas palavras de solidariedade e reconhecimento a sua pessoa nos conforta nesse momento de perda.


Esposa e filhos

José Eustáquio Valverde Morais.

“A morte é a curva da estrada, morrer é só não ser visto” Fernando Pessoa,Aqui de Brasília, tomei conhecimento ontem, dia 03 de agosto, através do amigo Natal, da partida para o Oriente Eterno, onde agora descansa dos embates da vida, do conspícuo cidadão araguarino Antônio Fernando Peron Erbetta, advogado, jornalista, político, memorialista, obreiro de loja maçônica e, em tempos recentes, abraçando os novos tempos, blogueiro de internet , mantendo seu “Ponto de Vista on-line” com formidáveis matérias sobre a cidade de Araguari, mesmo já debilitado pela doença que o acometeu, o que demonstra sua força e caráter.
Seus artigos eram pérolas, pois escrevia em estilo único, longo, escorreito, didático, às vezes polêmico, ao contrário das tendências minimalistas da moderna imprensa.
Um jornalista sem trejeitos acadêmicos, o que é excelente para a liberdade de pensamento.
Sua contribuição para o resgate da memória de Araguari foi inestimável, trazendo em suas colunas, as quais brilharam na mídia escrita e virtual, fiéis e minuciosas descrições e análises de eventos há muito ocultos nos arquivos da cidade ou das esmaecidas fontes orais, assim como foram as famosas reportagens sobre a implantação do sistema e água e esgotos de Araguari, a inédita iniciativa de formação de um time de futebol feminino na década de 50, a saga dos Citroëns em Araguari, e mais as eméritas dissertações sobre Tiro de Guerra, Bandas de Música, Dia da Mulher, Triângulo Mineiro, Bancos, Prédios Históricos e Monumentos de Araguari, transformando sua coluna em lapidar página da cultura e memória de Araguari.A “Cidade Sorriso” perdeu, em breve tempo, grandes nomes de sua história, como foram Mário Nunes, Afif Rade e Péron Erbetta, homens “que deixaram sua marca”, como sempre dizia o “Divulgador”.
As novas gerações haverão de reconhecê-los como exemplos de vida, pois muito lutaram para o engrandecimento de Araguari e de sua gente.Mesmo com atraso, em razão de meu afastamento de Araguari, de longa data, levo aos seus ilustres familiares meus sentimentos de pesar pela perda vivencial do ente querido, rogando que nesses momentos difíceis e dolorosos, a esperança e o consolo de Deus – ou Grande Arquiteto do Universo -, se manifestem a todos: família, amigos, irmãos fraternos, anônimos leitores e admiradores. José Eustáquio Valverde Morais

Alessandre Campos.

Araguari perde um dos maiores defensores da nossa TERRA.
Lamento muito o passamento de Antonio Fernando Peron Erbetta. Araguari perde um dos seus maiores defensores. A História de Araguari perde sua memória. Nós perdemos o grande incentivador da preservação cultural de nossa cidade.Neste momento nos separamos dele, pois Deus decidiu que ele seguisse uma nova jornada em outra morada...A saudade será grande, mas... ... lembraremos dele sempre com alegria;... espelharemos na sua força e luta;... continuaremos com seus ideais;... falaremos sempre na 1ª pessoa do plural, pois,jamais estaremos sozinhos: ele estará conosco eternamente!!!Siga em paz, meu amigo Peron, que os anjos o receba de braços abertos e o envolva num manto de paz e luz!Deus o abençoe hoje e sempre, confortando toda a sua família!!!
Ave Maria,cheia de graça,o Senhor é convosco,bendita sois Vós entre as mulheres,bendito é o fruto em Vosso ventre,Nasceu Jesus.Santa Maria Mãe de Jesus,rogai por nós os pecadores,agora e na hora do nosso desenlace.Amém.

Aristeu.

Foi-se o meu maior achado internético. Ele me era apenas virtual e agora é espectral. Em nossos contatos eletrônicos francos deu-me alguns puxões de orelha, mas arranquei-lhe gostosas gargalhadas num momento difícil e de tribulação. Mesmo sério o seu semblante guarda os traços risonhos. Iria conhecê-lo pessoalmente em setembro, mas hei de ver sua lápide e deixar-lhe, em bronze, estas palavras: Aqui jaz o corpo de Peron, mas sua alma está presente na história de cada um dos seus convivas.
ee
Ineizinha.
ee
Venho por meio desta mensagem, mostrar meu profundo sentimento pelo ocorrido. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz. Aguardo a publicação do livro do Peron. Um abraço.
ee
João Ricardo Marra de Rezende.

Antonio Fernando Peron Erbetta.Um homem sem fronteira.Deixa seu convívio na arte de escrever e no ponto de vista histórico de Araguari. Um articular de idéias e ações.Deixou profundas marcas na estrada da Vida. Seu exemplo foi de um eterno anfitrião e ficará para sempre nas nossas mentes e na continuidade da luta pela construção do progresso da nossa querida CIDADE SORRISO.Sigamos seu exemplo.“TEMPOS IDOS – TEMPOS VIVIDOS”,Abraço fraterno, Terezinha e família.João Ricardo Marra de Rezende – PrimoPatrocínio/MG
ee
Marilia cunha.

Peron vai fazer muita falta. Ele era a expressão da cidadania, do amor pela sua terra, do culto pela preservação da história e das coisas de Araguari. Sentiremos saudade do "blogueiro" entusiasmado e do seu jeito sóbrio e inteligente de divulgar a nossa cidade. Certamente o Céu abriu-se para acolher o nosso amigo... Quem sabe ele vai começar a mandar notícias de lá??? Meu pesar profundo por esta grande perda.

Natal Fernando.

Compartilho com a família e os amigos a tristeza dessa partida. Nosso Peron sempre demonstrou força física e intelectual, exemplo de ação, franqueza e competência. As pessoas que o conheceram vão conservá-lo como referência de ação construtiva, outras vão continuar suas vidas usufruindo das obras que ele deixou, dos benefícios que proporcionou a muitos de nós. Algumas vezes as suas palavras fizeram os covardes e incompetentes reagirem contra a força da razão, mas devem guardar na memória que o Peron se impôs mais do que a ação daqueles que agem promovendo a mediocridade e as leviandades. Foi por sua ação forte e destemida que muitos o procuravam para receberem orientação segura. A cidade perde um cidadão, mas aqueles políticos que ainda lutam pela cidade com timidez vão tê-lo como referência quando estiverem defendendo os justos interesses daqueles milhares de cidadãos que não conhecem os sofisticados meios de obterem a qualidade de vida que todos merecem. Aos familiares minha solidariedade recomendando que continuem a tarefa, alimentem os ideais dele que vocês conheceram em casa, de posse do benefício do exemplo que tiveram no dia-a-dia, dever de todos nós responsáveis pelos destinos da comunidade que ele defendeu.

Edilvo Mota.
ee
Ao viver e se manifestar sempre de forma franca e objetiva, Peron marcou sua passagem pela vida e deixa a certeza de que, definitivamente, precisamos definir que tipo de lembrança deixaremos aos contemporâneos e às futuras gerações. À família, a solidariedade. Ao Peron, o desejo de uma farta colheita.
ee
Teresa Cristina Cunha.

Estou me sentindo um pouco órfã de uma pessoa que nos últimos dois anos me aproximei muito, como se reencontra-se um parente do qual me afastei por intempéries da vida...Me lembro o dia que nos reencontramos, eu com minha mãe Marly, e o prometido "Pão de Queijo" numa vasilha. Nos sentamos, ali na sala de sua casa, Peron com sua querida Terezinha, e tivemos tanta conversa que por em dia, que nem vimos as horas passarem... Como sempre me dava conselhos, mesmo eu estando em Uberlândia, a internet diminuía as distâncias, e sempre em seus e-mails eu me sentia mais tranqüila para seguir em frente as pesquisas do futebol feminino.Até que um dia me peguei chamando-o por Tio Peron... Desculpe,eu disse a ele. E então ele disse, que seria um prazer em ter-me como sobrinha... Foi tão pouco tempo... E tantos projetos maravilhosos... Só espero que o Ponto de Vista continue no ar, porque é uma fonte riquíssima de história.Agradeço de coração, ao Tio Peron, que me incentivou a reiniciar as pesquisas sobre as pioneiras do futebol feminino no Brasil, e mais, a divulgar pelos quatro cantos do mundo com toda sua experiência e seu maravilhoso blog Ponto de Vista.
ee
Carlos Bedrossian
ee
Os comentários já postados atestam o valor profissional, intelectual, e moral que o Peron representou e sempre representara na historia de Araguari. Eu só posso enviar os meus pêsames a sua família e fazer eco a estas manifestações de carinho,tristeza e gratidão expressada por tanta gente. Mas quero registrar aqui duas facetas que fazem do Peron uma pessoa inesquecível. Conheci-o no Sta. Terezinha, quando eu tinha oito e ele dez anos. Tínhamos em comum ter "nascido fora" ele Uberlândia, eu Uberaba; ser altos e magros-"varetões"-que os "tampinhas" provocavam e nos corríamos atrás; e o que talvez mais nos uniu: éramos alvos de chacotas pelos nomes mais longos e incomuns na hora da chamada: Antonio Fernando Peron Erbetta e Carlos Wanes Menino Bedrosian. Pois com o Peron eu aprendi a não levar desaforo para casa. A segunda vez que cruzei meus passos com o grande amigo, infelizmente seria muito breve. Descobri o blog dele,nos correspondemos e nos falamos pelo telefone, relembrando nossa imensa alegria juntos no Piçarrão, o nosso lugar favorito. Desta vez ele me ensinou que a lembrança pode ser tão doce como o passado. Por isso, agradeço de todo o coração o que Peron fez por mim: resgatou o meu amor por Araguari ao mesmo tempo que proporcionou-me reviver a minha própria infância. Com o seu talento de cronista da cidade o Peron varou fronteiras e tocou dezenas de vidas, araguarinos como eu, que sempre deverão a ele o milagre de viver duas vezes. Obrigado Peron, pelas lagrimas e os sorrisos que Vc me trouxe, e por unir-me ao Carlos Vanez. E que Vc. bote o céu em ordem! Carlos W.M. Bedrossian, M.D.
ee
Marcos.

Trata-se de uma perda irreparável. Araguari não será mais a mesma depois da ausência física do Peron.Não tive possibilidade de conhecê-lo pessoalmente, mas isso não impediu que eu me tornasse seu admirador. Nas poucas oportunidades que ia a Araguari, pude apreciar as manifestações sempre pertinentes do Dr. Peron nas emissoras de rádio da cidade. Além, por intermédio do meu cunhado Adilson, irmão de Peron na maçonaria, comecei a entender um pouco da personalidade dele. A tudo isso agreguei os contatos que tive com ele por meio do blog Ponto de Vista.Dessa forma, pude extrair uma conclusão sobre ele. Pode-se concordar ou não com as opiniões do Dr. Peron, só não se pode ser indiferente diante delas. Ele tinha verdadeira paixão pelas suas idéias e as defendia até o fim. É justamente essa paixão, aliada à sua postura eticamente correta, que tanto fará falta a Araguari.Que seja também repleta de bons frutos esta nova jornada, Peron.

Nenhum comentário: