domingo, agosto 23, 2009

TEMPOS IDOS TEMPOS VIVIDOS

No dia 22/08/09 em uma solenidade na Fundação Araguarina de Educação e Cultura, concretizamos um projeto que foi iniciado pelo jornalista Antonio Fernando Peron Erbetta, realizando seu desejo de ver em um livro artigos que ele escreveu e teve publicado na imprensa araguarina em sua coluna Ponto de Vista e também neste Blog.

e
Com as presenças do Prefeito Municipal, Sr. Marcos Coelho, do Presidente da FAEC Sr. Leonardo Daher de Melo, da Academia Araguaria de Letas através da Sra. Gessy Carísio de Paula e do Dr. Neiton de Paiva Neves que colaborou com a publicação do livro, Tempos Idos Tempos Vividos foi apresentado a sociedade araguarina.
e

Prefeito Marcos Coelho
e

3
Fernando Erbetta faz a entrega do livro ao Prefeito de Araguari Sr. Marcos Coelho
e
Fernando Erbetta faz a entrega de um exemplar do livro ao presidente da FAEC Leonardo Daher de Melo


Com título definido pelo próprio autor Tempos Idos Tempos Vividos está dividido em quatro partes, sendo:

- A primeira dedicada a Crônicas relacionadas a situações vividas no dia a dia em Araguari, as narrativas nascem de conversas com amigos, destas que podem acontecer a qualquer momento e que de repente viram um texto.

- Na segunda parte denominada Históricas estão textos relacionados a fatos que permitem revisitar as décadas de 1950, 1960. Aí estão matérias como a que fala do Tiro de Guerra 57, instalação da rede de água em Araguari e sobre o time de futebol feminino que tanto sucesso fez.

- A terceira parte faz alusão a Pessoas, grandes nomes que atuando em diferentes setores valorizaram e valorizam a cidade de Araguari.

- Finalizando, a quarta parte nos leva a Lugares marcantes da cidade. Lugares que são referencia histórica, são citados os distritos do município, a Estação da Goiás – hoje Palácio dos Ferroviários, o Bosque John Kennedy, o Regina Pacis e a Escola Estadual Raul Soares, entre outros.
e


Julio Erbetta fala sobre o livro Tempos Idos Tempos Vividos

Tempos Idos Tempos Vividos traz histórias de personagens, que são as pessoas de Araguari, histórias estas vividas em cenários, que são os lugares da nossa cidade, aqui relembrados.

A motivação acompanhada de satisfação e alegria que tomavam conta de meu pai, Peron Erbetta, quando estava escrevendo e publicando suas matérias estão gravadas na memória de nossa família.

Reconhecemos o valor desta oportunidade de poder dividir com a sociedade araguarina esse presente que ele nos deixou. Aqui estão palavras que valorizam as pessoas, o respeito e a amizade.

E a viabilização deste trabalho se concretizou com a força de amigos, que aqui queremos agradecer publicamente, sendo:

- Sr. Wiliam Rady que nos proporcionou apoio com patrocínio cultural.
e

Público presente

- Dr.Neiton de Paiva Neves, incentivador deste projeto e autor de um texto enriquecedor que compõem o prefácio do livro.
e
Dr. Neiton de Paiva Neves, prefaciador da obra, discursa durante a solenidade.

- Sr. Públio Carísio da Minas Editora pelo esmerado e caprichoso trabalho de edição e impressão.

Agradecemos a Prefeitura Municipal de Araguari na pessoa do Sr. Prefeito Marcos Coelho pela oportunidade que a FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura através de seu presidente Leonardo Daher de Melo nos proporcionou ao abrir suas portas para realização deste evento, e a amizade e apoio do Sr. Aloísio Nunes de Faria em organizar o mesmo.
e

Aloísio Nunes de Faria que conduziu a solenidade.

Agradecemos também a Sra. Gessy Carísio de Paula que representou a Academia Araguarina de Letas, a presença da socieadade araguarina, e ao apoio da imprensa escrita e falada de Araguari na divulgação deste trabalho.
e

Eduardo Marra de Rezende, Milton de Lima Filho, Gessy Carísio de Paula, Públio Carísio, Willian Rady, Neiton de Paiva Neves, Marcos Coelho de Carvalho, Aloisio Nunes de Faria, Eliane Rocha de Faria, Julio Erbetta, Terezinha Rezende Erbetta, Fernando Erbetta e Leonardo Daher de Melo, durante a sessão de autógrafos.


Para encerra uma frase de Jorge Luis Borges Acevedo - escritor, poeta, e ensaísta argentino.

"O livro é uma extensão da memória e da imaginação."


Os recursos obtidos com a comercialização desta obra serão revertidos a instituições de apoio ao tratamento do câncer.
e
e
Créditos das fotografias: Fábio Fonseca (Aracolor) / Acervo FAEC.

5 comentários:

Anônimo disse...

Somente um SER HUMANO da maior qualidade e apaixonado pela nossa Araguari,poderia dar seu testemunho de história ,de vida , uma memória previlegiada,que lhe permitiu colocar no livro,tudo de bom,Felicitações!
Heloisa G Surian

heloisagsurian disse...

Fico feliz ao lembrar que pude partilhar junto com meu marido João Paulo Surian,a amizade de Teresa e Fernando.Espero que seu livro tenha mto sucesso,pois faz júz a memória priveligiada de Peron.Abraços!
Helosa G Surian

Inês disse...

Fiquei muito feliz , com o livro do Peron .....Esperei, anciosa para lê-lo...Parabens .

gbar1981 disse...

Olá, estive em araguari recentemente, e fiquei feliz por dois motivos: a bela livraria Nobel, e esse livro sobre nossa terra.
Alí pude adquiri-lo, tomando um café com o Aloisio.
Abraços,
Gilmar
Araguarino em São Paulo

Família Erbetta disse...

Agradecemos os comentários e a atenção de todos.