domingo, novembro 22, 2009

HOMENAGEM

A década de 1960, ou simplesmente década de 60 ou ainda anos 60 foi o período de tempo que representou a realização de projetos culturais e ideológicos. Nele ocorreram grandes transformações e manifestações sócio-culturais no âmbito da política e do idealismo com o entusiasmo no espírito do povo.

Neste período diminuíam as desigualdades culturais e políticas e as mulheres passavam a participar do mercado de trabalho de forma efetiva e crescente.
e

Dentro deste contexto está o trabalho dos educadores, sendo que a educação constitui uma dimensão de considerável importância para compreender a história, objetivando a promoção humana. Com o crescimento nacional vieram os projetos na esfera da educação pública voltados tanto para o ensino médio como para a educação de jovens e adultos, simultaneamente ao florescimento de iniciativas voltadas para a educação e cultura popular.

Nesta época em Araguari o Colégio Sagrado Coração de Jesus, mantido pela Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria era a instituição que formava os Normalistas, profissionais com habilitação para o magistério nas séries iniciais do ensino fundamental. Essa modalidade foi a responsável por formar a maioria dos professores para o magistério.

Fazendo parte deste grupo, entre os formandos do ano de 1965 estava Terezinha Rezende, filha de Amador Rezende e Andreína Alvim Rezende, que com essa formação dava início a sua carreira como educadora.
e

Sem interromper sua jornada profissional em 1968 se casou com Antônio Fernando Peron Erbetta, em 1969 chegou o primeiro filho do casal, Julio Erbetta Neto e em 1972 o segundo, Fernando Rezende Erbetta. Com coragem, perseverança e visão de futuro Terezinha Rezende Erbetta continuou determinada no desempenho de suas atividades profissionais.

Com a característica das mulheres modernas conseguiu conciliar a dupla jornada de trabalho, atendendo com carinho e atenção sua família ao mesmo tempo em que desenvolvia suas atividades no magistério.

Trabalhando como professora da educação básica ingressou no quadro de servidores da educação do Estado de Minas Gerais, passando pelos diferentes níveis do plano de carreira do magistério estadual.

Atuou nas Escolas Estaduais Visconde de Ouro Preto, Professor Antônio Marques, Raul Soares, Paes de Almeida, Padre Damião e Katy Belém.
e

Ao longo do desempenho de suas funções Terezinha buscou qualificações se graduando em Pedagogia e cursando cadeiras de especialização no setor de ensino.

Durante a carreira atuou também como Orientadora Pedagógica e Supervisora Educacional.

Em 1985 prestou novo concurso para educação no Estado de Minas Gerais passando a trabalhar em dois períodos, em 1991 veio a primeira aposentadoria, depois do início de carreira em 1965.

Agora, neste ano de 2009, durante suas atividades frente a biblioteca da Escola Estadual Katy Belém, situada no Bairro Paraíso, Terezinha Resende Erbetta completa mais um ciclo em sua vida de educadora chegando a aposentadoria da segunda carreira iniciada em 1985.

Para nós, seus familiares, isso é motivo de grande orgulho, um exemplo a ser seguido. São 43 anos de dedicação e trabalho, um trabalho gratificante que é feito por pessoas para pessoas.

A educação é o principal ponto a ser trabalhado para diminuir as desigualdades sociais, principal ferramenta de inclusão da pessoa na sociedade. Foi nesse sentido que Terezinha Rezende Erbetta trabalhou ao longo dos anos em que atuou nesta área.
e

Parabéns! Desejamos que desfrute todos os benefícios alcançados com a conclusão desta caminhada, agradecemos por tudo que nos ensina e contamos com a alegria de tê-la conosco.
e
Antonio Fernando Peron Erbetta (em memória), seus filhos, noras e neta.
e
e
Fontes de pesquisa:
Wikipédia – Enciclopédia Livre
DIALOGANDO COM EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DOS ANOS 60.
TAMBERLINI, Angela Rabello Maciel de Barros - FEUSP

Um comentário:

Aloisio Nunes de Faria disse...

Deixamos aqui consignado o nosso reconhecimento ao trabalho dedicado de Dona Terezinha em prol da Educação. Como afirmado, ela é um exemplo a ser seguido. Parabéns pela merecida aposentadoria.