sexta-feira, novembro 17, 2006

"CERTO OU ERRADO?"

Caros Leitores.
Estamos acompanhando pela imprensa, os acontecimentos recentes que dizem respeito à transferência de logradouros públicos, em cessão onerosa, ou seja, indenizadas as despesas efetuadas, a uma rede de supermercados de fora, na região central de nossa cidade, recentemente construída e que concretizou o sonho dos araguarinos acalentado durante anos a fio.
Estamos nos referindo à canalização e urbanização do córrego Brejo Alegre, região compreendida entre a Av. Minas Gerais e a rua Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha, a rua de acesso ao cemitério.
Desde a criação de Araguari, até o início do governo do Dr. Miguel Domingos de Oliveira, era uma verdadeira vergonha para todos, a imundice, o mato, os animais mortos, os despejos em geral que eram naquela área depositados, jogados ao relento para se deteriorarem, enfim, um quadro lastimável para a cidade.
Depois da ligação da Av. Minas Gerais, com a Av. Mato Grosso, facilitando o acesso ao terminal rodoviário, ao Bairro Paraíso, à cadeia municipal que por aqueles lados ficam, e, claro, lógico, evidente, aos demais bairros e locais de movimento da cidade, inclusive à BR-050, trazendo grandes benefícios com as construções que surgiram e com a melhoria das demais em virtude do fácil acesso, tornou-se necessária e em caráter de urgência, a ligação da Av. Cel. Theodolino Pereira de Araújo, da rua Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha, com a Av. Minas Gerais.
Para os que viveram os problemas da época, sabem minuciosamente da grande epopéia que foi a concretização de tamanho sonho, sonho este que se realizou pelo fato do empenho, luta, garra, dos políticos que tinham e exerciam sua influência junto ao Governo Federal (o que não temos hoje), como o foi o Deputado Federal, Raul Belém.
Com recursos conseguidos pelo saudoso e ilustre homem público que foi Raul Belém, por etapas, foi-se concretizando o sonho acalentado pelos araguarinos, prefeitos de vários mandatos. Foram canalizando, urbanizando e tornando em área nobre, o espaço imundo, vergonhoso, que existia no local hoje dotado de grandes e belas construções, assim como de espaço para novas, inclusive com a ligação do outro lado da cidade, com o lado de cá. Após abertura das ruas Adalardo Cunha e Catalão, vieram e estão completando a grande obra realizada, valorizando ainda mais o local, graças inclusive ao empenho do povo, dos moradores da região e principalmente dos proprietários dos terrenos que impediam a continuação das ruas, ligando um lado ao outro da região. Os proprietários lutaram por anos para a abertura das mesmas, e, a Prefeitura Municipal demorou em atender reivindicações de grande necessidade tanto para o progresso, como para e principalmente, as ligações das vias públicas da cidade.
Com dificuldades conseguiram, e, hoje ambas as ruas, receberam a infra-estrutura necessária, estando em fase final de pavimentação para serem entregues à população. Grandes gastos se efetuaram para tal finalidade.
Tomando conhecimento dos fatos, preocupados ficamos em sabermos dos resultados que se apresentarão, senão vejamos:
01 – Aquele espaço é o local ideal para a construção de um supermercado, área de estacionamento, de um shopping center, também com estacionamento, e, de uma loja de departamentos e grande porte conforme o noticiado?
02 – Não seria melhor a área, assim como as ruas recentemente abertas para o povo, continuarem a serem úteis ao povo com as finalidades que se propõem?
03 – Será que não existem espaços ociosos dentro de Araguari, espaços suficientes, que não necessitem o fechamento de ruas, dificultando o trânsito de pessoas e veículos, que sirvam para grandes empreendimentos?
04 – Não seria de bom alvitre, uma pesquisa pública, abrangendo todos os setores da sociedade, questionando a respeito do que pretendem fazer, ou seja, fecharem ruas recentemente abertas para o progresso, tudo com a finalidade de servir a empresas de fora que para aqui vêm se instalar?
05 – Não seria bom ouvir nesta pesquisa, quanto à instalação de tão grande empreendimento em outro local da cidade?
06 – Na pesquisa, perguntar também se para araguarinos seria possível o fechamento de ruas para que eles construíssem seus estabelecimentos comerciais?
07 – Se amanhã, com o fechamento das ruas Adalardo Cunha e Catalão, com a construção dos empreendimentos prometidos, para um novo grupo, seria possível à doação de outro logradouro público para virem se instalar aqui, mesmo com cessão onerosa?
08 – E se por acaso, o suposto grupo sugerir a doação de uma praça pública, como exemplo, Praça Getúlio Vargas (esta já está sendo usada para parques de diversões de grande porte), da Matriz, do Rosário, Elmiro Barbosa, Tereza França de Lima, dos Ferroviários, Farid Nader ou outros locais públicos para se instalarem em benefício da cidade, trazendo empregos, construções de grande porte, e outras promessas mais, seriam atendidos?
09 – O local certo para empreendimento de tamanho vulto não teria que ser bem maior, mesmo com o fechamento de ruas, para que venha a funcionar a contento? Vejam bem, um shopping center com 60 lojas (é o previsto), um supermercado com estacionamento, mais uma grande loja de departamentos também com estacionamento caberiam no local pretendido?
10 – O local ideal não seria nas proximidades da BR-050, onde o acesso é fácil, amplos espaços existem e logicamente até os que passarem pela rodovia poderão parar para freqüentar os locais? As futuras lojas? O supermercado? A saída para Caldas Novas também seria opção. Na região do Aeroporto Sul, existem grandes áreas livres e excelentes.
11 – Na hipótese da construção do grande complexo comercial, em local mais afastado do centro, não iria aumentar o sistema de transportes, com linhas de ônibus, motos-táxi, compra de veículos (bicicletas, motos e carros) pelos futuros empregados das empresas empreendedoras?
12 – Facilitando as coisas para os investidores de fora, os de Araguari seriam ou não prejudicados em suas atividades? Seria justo fazer isto com eles?
13 – Quanto aos empregos oferecidos em nada afetaria, pois em todo local necessitam ou não deles? Logo...
14 – Pudemos ver também, que os empreendedores não reivindicaram a doação das ruas, muito pelo contrário, estão propondo a eles a cessão das mesmas. Será que eles vão aceitar? Será que irão ponderar a respeito para o futuro? Será? Será?
É isto aí caros Leitores. Motivo de nosso Ponto de Vista de hoje. Tudo que nos levou a questionar: “Certo ou errado”.
Vejamos, por uma questão de justiça, o que fizeram nossos comerciantes empreendedores: o Supermercado União pediu ou ganhou aleatoriamente do Poder Público alguma coisa para que eles atingissem o estágio em que se encontram? Pelo que sabemos, devagar, com o tempo, foram crescendo, adquirindo espaços, o antigo campo de futebol do Araguari, outros locais para outras lojas e são hoje uma potência respeitabilíssima. Tudo fazem por Araguari.
Temos também o Supermercado Badião, será que receberam alguma coisa, ou mesmo exigiram algo para ampliarem suas instalações?
Tejotão, outro grande empreendimento de araguarinos. O que pediu? O que ganhou? Nada.
No que diz respeito à Dona Aurora, será que ela ganhou do município sua área de estacionamento? É claro e evidente que não. Foi tudo comprado com o suor do trabalho. Da luta do dia a dia.
Pelo que saibamos, nenhum empreendedor particular pediu ou ganhou da Prefeitura algum logradouro público, mesmo em cessão onerosa de uso. Logo, nunca prejudicaram a cidade se beneficiando dela. Pelo contrário, fazem por ela.
Quantos e quantos empreendedores existem na cidade. Lutam, correm atrás, sofrem com as dificuldades enfrentadas, e, agora, só porque uma rede de fora vem para cidade, até para fazer frente a eles, concorrência nas vendas e produtos oferecidos (o que nossos comerciantes estão aptos), o Poder Público se empenha ao máximo para agradar e proporcionar o que poderá vir a ser um prejuízo para a população.
Senhor Prefeito Municipal, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, vamos pensar duas vezes, vamos fazer um levantamento do que pode vir a ser melhor. Vamos consultar a população araguarina para depois, se tudo aprovado ou reprovado, tomar as providências necessárias.
Fica assim, este Ponto de Vista, “Certo ou errado”, como um alerta para o poderá acontecer.
Tomamos aqui nossa posição a respeito. Somos contra a doação das ruas com o fechamento das mesmas para o progresso. Não consideramos as comentadas construções de shopping, de supermercado, de loja de departamentos, de estacionamentos vários, justificativas para fechamento de ruas que com grandes dificuldades foram abertas para atender os clamores do povo.
Consideramos, isto sim, o bom senso, os estudos, as pesquisas a respeito de atos que podem no futuro trazerem conseqüências desagradáveis e incorrigíveis para nossa Araguari.
Se não existissem outros locais para tais finalidades e as mesmas fossem indispensáveis, seria de se pensar. Mas, existindo tantos, mas tantos locais ociosos e que com uma iniciativa pública ou privada mudaria os rumos da cidade, aí, aí sim, seria de se pensar: “Certo ou errado?”.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: