sábado, novembro 04, 2006

"NOVA LIDERANÇA"

Caros Leitores.
Passaram-se as campanhas eleitorais, cansativas, sem atrações artísticas, dependendo única e exclusivamente do carisma de cada candidato, e, logicamente das pessoas que compunham seus palanques para a atração do público, dos eleitores que ávidos por mudanças, procuravam ouvir promessas e apresentações de problemas a serem resolvidos com a eleição daquele que era o dono do “disputado” palanque!
Por que dizemos “disputado” palanque?
Simplesmente pelo fato do povo já estar cansado das balelas e repetitividade apresentadas por candidatos eternos, candidatos que no passado já haviam tentado um lugar na Assembléia Legislativa, sem que nenhum se arriscasse a ocupar a vaga deixada pelo saudoso batalhador, guerreiro, criticado por muitos, reconhecido por outros tantos, porém, um carreador de verbas para nossa Araguari. Raul Belém.
Dissemos de candidatos repetitivos à Assembléia Legislativa, pois é só puxar lá no fundo de nossa memórias e teremos uma fila que se apresentará como ex-candidatos frustrados com as derrotas sofridas. Existem ex-Vereadores, ex-políticos aventureiros e de carteirinha, uma gama de homens que jogaram fora verdadeiras fortunas na afã de conquistarem uma cadeira lá, na dita cuja Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Ninguém, mas ninguém mesmo logrou êxito, desde que Milton de Lima Filho deixou de candidatar-se e esse eleito Deputado Estadual. Junto com Raul Belém, ele foi Deputado Federal Constituinte. E só. Acabaram por aí as cadeiras ocupadas através do voto do povo. Não as conquistadas através de vagas deixadas por jogadas políticas nomeando-se Deputados eleitos para o Secretariado do novo Governo Estadual, e, colocando em seus lugares, suplentes de Deputados para cobrirem as vagas deixadas. Assim compensavam as lacunas da força eleitoral de uma cidade. A falta de “Caciques”, aqueles que realmente resolvem a uma situação política administrativa da região. Estamos totalmente desprovidos deles. Estamos só. Ou melhor, estávamos. Logo explicaremos.
Nas eleições passadas, uma candidatura surgiu, dentre a massa de candidatos, surgiu ele, Alberto Naves Cocota. Vereador Atuante, médico de expressão, uma grande esperança para o povo.
Partiu ele então para a luta. Porta em porta. Casa em casa. Peregrinação cansativa, penosa, de glória. Sozinho, pois o Prefeito, este que dedicamos o Ponto de Vista, “Obrigado Prefeito”, para ele, exclusivamente ele, também jogou para as traças o “Cocota”, candidato com um potencial muito grande para sua eleição como Deputado Federal por nossa Araguari. Mas foi em vão. Ficou também a ver navios. Sozinho, lutou bravamente contra o hoje Prefeito da vizinha cidade de Uberlândia, que veio a se candidatar a Deputado Federal, apoiado em Araguari pelo nosso Prefeito, Psicólogo, Senhor, Dr. Marcos Antônio Alvim.
Nos palanques lá estava o nosso Prefeito, desfrutando da confiança dos araguarinos para apoiar o candidato da época, Odelmo Leão Carneiro para o Congresso Nacional.
Cocota, correndo atrás do prejuízo, correndo atrás e sozinho, uma vez os afilhados do Senhor Prefeito terem mudado de barco em ato continuo ao seu.
Resultado, Odelmo Leão foi eleito Deputado Federal. Nosso Prefeito, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, alardeou para tudo e para todos, aos quatro cantos, “Araguari agora tem um Deputado Federal”. Ajudamos a eleger o Odelmo Leão como nosso representante legal. Viva nossa terra. Viva nosso representante. Verbas sairão a vontade para realizarmos o que prometemos, cidadãos araguarinos. Foram as palavras de alegria do nosso Prefeito com a vitória por ele conquistada.
Quanto a Cocota, lá ficou ele, com seus 33 mil votos de esperanças, de vontade dos verdadeiros cidadãos araguarinos que aguardam há dez anos um representante na Câmara Federal. Não um substituto de Raul Belém, mas um novo representante desta terra querida, terra abençoada por Deus, mas, essquecida quando de épocas eleitoreiras, lembrada apenas pelas potências financeiras que podem mudar os rumos dos eleitores.
Cocota não conseguiu se eleger. Afinal decepcionado, magoado, deixou a política araguarina passando a dedicar-se à sua carreira de médico. Hoje, não se encontra mais em Araguari. Presta seus valorosos e inestimáveis serviços em prol da saúde pública em outras cidades.
Nesta época passada, os comícios podiam apresentar shows com artirstas vários. O povo afluía em massa. Queriam ouvir e ver as duplas sertanejas famosas que se apresentavam. Os políticos, os candidatos, falavam um pouquinho, ficando o restante do tempo para as bandas e para as duplas ou os trios sertanejos. Artistas da música popular também se apresentavam. De cinco a dez mil pessoas compareciam em cada showmício, permitido então pela Lei Eleitoral.
Quantos e quantos candidatos foram eleitos pelo fato de proporcionarem cantores famosos, bandas disputadas que gozavam do prestígio do povo, dos eleitores. Ora, eles satisfeitos em suas vontades, retribuíam ao candidato ou grupo político que financiavam os espetáculos.
Hoje, hoje a Lei Eleitoral é outra, Muitas regalias permitidas foram restringidas. Os showmícios acabaram definitivamente.
O que levar então para um palanque para atrair o povo, o que levar para atrair os eleitores desanimados com os mensalões, mensalinhos, escândalos de ambulâncias, jogos de corrupção, com vidas humanas ? Levar o povo, os eleitores, como ?
Muitos candidatos tentaram, montaram seus palanques, tocaram música eletrônica, altos volumes. Nada conseguiram, o povo não se sentiu atraído por balelas que seriam ditas pelos candidatos de carteirinha, os candidatos eternos e que não tinham nada a apresentar. Quantos palanques prontos para os comícios foram desmanchados quando ninguém comparecia para prestigiar o evento. Afinal, falar ao vento, falar para quem está no aconchego de seus lares, de nada adiantaria. Viola no saco e volta para casa. Muitos foram assim.
Surgiu então um candidato corajoso. Candidato novo e com tutano. Muita garra, muita coragem. Foi o Justino Carvalho Neto, candidato a Deputado Federal que montou seu primeiro palanque, primeiro comício, lá em Ararapira. Foi num domingo à noite. Foi bastante prestigiado, após a missa, muitos cidadãos locais e aqui de Araguari que lá foram prestigiá-lo, se postaram sob o imenso caminhão com carroçaria própria para receber as pessoas, os simpatizantes, os correligionários, o candidato para exercer sua fala, levar suas propostas ao povo. Nada de show, nada de bandas, nada de duplas sertanejas. Apenas a credibilidade do jovem e idealista candidato, Justino Carvalho Neto. Foi um sucesso.
Aí estava caros Leitores. Aí estava o que todos esperavam. Um nome novo na praça. Uma nova liderança. Um nome em q2ue o povo pudesse depositar suas esperanças de que Araguari teria com sua eleição, um representante na Câmara dos Deputados.
O palanque veio para a cidade. O palanque veio para Araguari trazer as esperanças do povo de volta. Nele, a presença do candidato a Deputado Federal, Justino Carvalho Neto.
Primeiro comício, o povo foi se ap4oximando devagar. Pipoqueiros, churrasqueiros, com seus espetinhos feitos na hora, algodão doce para a garotada e o povo chegando. Iniciou-se o comício. O apresentador logo, logo convidou pessoas presentes para subirem ao palanque para dar força ao candidato. No primeiro dia poucos subiram. Um usou da palavra em favor de Justino. O animador anunciou a presença então do candidato, bradou em altas vozes, com vocês agora a nova esperança de Araguari. Com vocês agora, ele, ele, o jovem destemido, arrojado, corajoso, que se lançou candidato a Deputado Federal para defender Araguari na Câmara Federal. E lá foi o Justino dar seu recado. Falou, falou bonito. Falou com desprendimento. Falou das dificuldades de Araguari, falou do que poderia fazer por nossa terra, falou com entusiasmo e firmeza. Falou com determinação e a certeza e estar preenchendo as esperanças do povo araguarino. Encerrou sua fala. Sucesso total. Aplausos, apupos, abraços. Do palanque, Justino desceu para os braços do povo.
Nos demais comícios, o povo chegou em massa. A multidão prestigiou este jovem e destemido candidato com alegria. O caminhão palanque estava cheio de correligionários, de adeptos a candidatura de Justino. De amigos, de ex-Prefeitos, ex-Vice Prefeitos, pessoas representativas de segmentos vários, pessoas que ouviram e acreditaram no Justino Carvalho Neto. Acreditaram em sua garra, em sua coragem, em sua determinação para aqu8lo que havia se proposto. Ser Deputado Federal por Araguari. Preencher a cadeira vaga há dez anos na Câmara Federal. Levantar sua voz em nome de nossa terra. Trazer para cá as verbas necessárias para a construção de nosso progresso.
Em cada comício mais pessoas se apresentava. O palanque estava sempre lotado. O povo que prestigiava era ainda maior.
Afinal, surgira um novo líder em Araguari. Estava para ser eleito nas eleições de 1° de outubro, Justino Carvalho Neto.
Mas como dissemos, como alertamos no início deste Ponto de Vista, os candidatos antigos, aqueles de carteirinhas, aqueles famosos que teimam em se candidatar até para verem se os votos que terão serão suficientes para que se candidatem a Prefeito, atrapalharam uma vez mais nossa cidade de ter um representante no Congresso Nacional.
A expressiva votação de 45.567 votos, veio trazer para nossa cidade, um novo líder. Um novo nome. Um nome limpo. Um nome de futuro. Um nome que poderá dentro de quatro anos, concretizar o sonho dos araguarinos (se acontecimentos outros não o premiarem antes), candidatar-se e sendo eleito consagradamente, Deputado Federal por Araguari, sua terra mãe.
Justino Carvalho Neto, apoiou para o segundo turno das eleições presidenciais, a Lula e José de Alencar em Araguari. Seu prestígio reverteu o quadro de votação em Araguari. De derrotado por mais de 12 mil votos, Lula e José de Alencar, tornaram-se vitoriosos tirando esta diferença, e, colocando vantagem de 1.049 votos. Tudo isto com o apoio total e irrestrito de Justino Carvalho Neto e seus seguidores. Deram uma prova incontestável e inequívoca de sua credibilidade e novo líder araguarino na política e demais segmentos.
Agora um alerta. Senhores candidatos derrotados. Senhores candidatos que sabem dos votos que possuem. Senhores pretensos candidatos a qualquer cargo eletivo. Tenham certeza de uma coisa. Seus nomes estão desgastados. Seus nomes já suturaram o eleitorado araguarino. Este eleitorado quer, grita, implora por nomes novos para os cargos eletivos. Por favor, não insistam mais. Não teimem em se candidatar nem mesmo para Presidente de Associações, Entidades de Classe ou Clubes de Serviços. Muito menos a Presidentes de Associações de Bairros, pois estes sim, estes são tremendamente exigentes para com seus dirigentes.
Parabéns Justino Carvalho Neto.
Novo líder araguarino.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: