quinta-feira, novembro 30, 2006

"TRÂNSITO, CONFUSÃO GENERALIZADA"

Caros Leitores.
Havíamos feito um propósito conosco mesmo, de após termos falado, escrito, discutido, comentado, criticado, elogiado, e dado muitas sugestões quanto ao trânsito de Araguari, de nunca mais nos referirmos em qualquer Ponto de Vista nosso, a respeito do mesmo.
Mas não foi possível cumprirmos com nosso propósito.
De tanto continuarmos a vermos verdadeiras aberrações no trânsito de veículos em geral, até de transeuntes pedestres distraídos, temos aqui que, uma vez mais, retornarmos ao assunto. Desta feita, implorando, já que pedir, sugerir, e outras coisas mais não adiantam mesmo, então, imploramos às autoridades locais, providências urgentes, urgentíssimas a respeito do mesmo.
Como, por que e para quê estamos voltando ao assunto.
Dia desses, em uma cerimônia na ACIA, Associação Comercial e Industrial de Araguari, nos encontramos com o Major Ademir Ribeiro. Foi aquele encontro agradável, cumprimentos, saudações, e, logo, logo, já fomos cobrando do nosso amigo Major quanto ao trânsito de caminhões e ônibus pesados, que fazem das ruas Afonso Pena, acesso para quem vai a Caldas Novas e Goiás a fora, como a Pedro Nasciutti, para quem vem de Goiás a fora, e de Caldas, uma continuação da BR-050, e início da MG-352, eliminando a longa volta que teriam que dar pelas Avenidas Minas Gerais, Mato Grosso, Cel. Belchior e outras e eles procuram para cortar caminho.
Dissemos ainda, Major, é um verdadeiro absurdo a afronta que os motoristas destes veículos fazem, uma vez que o asfalto das ruas, assim como o sistema de trânsito, não foi feito para suportar o peso dos monstros sobre rodas que por elas passam tranquilamente, sem se importarem com nada e também sem serem importunados na longa e puxada travessia, visto que ambas as ruas possuem descidas e subidas que exigem até a primeira marcha em cargas pesadas transportadas pelos caminhões e ônibus.
O Major então, assustado com nossa cobrança disse: Peron, mas você não perdoa uma, hem? Toda vez que nos encontramos, tem um problema para ser resolvido. E quanto aos problemas que resolvo? O que você tem a dizer?
Sorrindo pela elegância do Major diante de nossos questionamentos, e, com tal resposta pergunta dada, argumentamos: ora Major, quanto a segurança ostensiva da cidade, ninguém tem nada a se queixar. Está uma eficiência total. Vemos militares por todos os lados, em missão exclusiva de até intimidar malandros, malfeitores, gatunos, bandidos de nossa cidade, a ficarem inibidos, constrangidos, melhor dizendo, com medo mesmo, e, deixarem os cidadãos em paz, principalmente nesta época natalina. Eles inibem e impedem também ataques relâmpagos, roubos, agressões, enfim, estão cumprindo para com seu dever. Respondemos ao Major. Tem mais ainda, de parabéns quanto as blitz realizadas em vários pontos da cidade. Elas acontecem até por sugestão nossa. O maior beneficiado é o próprio infrator pego, pois ele não irá praticar ato de infração se não estiver no comando de um veículo. Só a de estar irregular no momento da apreensão.
Aí, aí caros Leitores, nossa conversa com o Major Ademir, virou para o lado da Municipalização do Trânsito.
Conversamos bastante a respeito do mesmo e do quanto ele vem a ser necessário para sanar de uma vez por todas com nossos problemas, problemas estes de uma cidade que cresceu, e, no que diz respeito ao trânsito, ficou parada no tempo e no espaço.
Agora, vamos nos dirigir ao Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Dr. Wesley Marcos Lucas Mendonça, homem de visão e de confiança do Senhor Prefeito Municipal, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim.
Não faz muito tempo, fomos convidados, juntamente com o Dr. Cláudio Henrique Levi Domingos, Diretor do nosso Botija Parda, a assistirmos o lançamento do projeto da Municipalização do Trânsito de Araguari. Foi lá na Casa da Cultura. Excelentes explicações, tanto por parte de quem elaborou, como por parte do Senhor Secretário, que procurou em ato contínuo, eliminar todas e quaisquer dúvidas que pudessem pairar sobre o assunto.
Terminada a exposição de motivos, várias entrevistas na TV, sendo que inclusive, nós e o Dr. Cláudio, demos entrevista a respeito, elogiando quanto à elaboração do projeto e da necessidade de implantação do mesmo. Chegamos a pedir aos Senhores Vereadores, a pronta aprovação do mesmo para que nossa cidade viesse a desfrutar dos benefícios que seriam oferecidos por ela, a Municipalização do Trânsito.
Aí, vieram as polêmicas. Alto custo. Guarda municipal. Manutenção da mesma. Armamentos, uniformes, alojamentos, cargos de confiança a serem criados e uma série de dúvidas que levaram inclusive a nós, juntamente com Dr. Cláudio, a questionarmos sobre o assunto.
E o tempo passou. Araguari teve seu número de veículos aumentado. As facilidades das revendedoras tornam qualquer cidadão um novo proprietário de veículo. Afinal a facilidade trouxe aumento do trânsito.
Em virtude de tudo isto, voltamos a rever o Projeto de Lei para a Municipalização do Trânsito de Araguari, e, vimos que pouca coisa, ou quase nada, deverá ser mudado ou alterado para que o mesmo tenha a aprovação dos senhores Edis.
Vejamos: Cargos de Confiança. O que funciona se não houver alguém de inteira confiança e responsabilidade do Senhor Prefeito para gerir a pasta? Como fazer para que as pessoas se sintam incentivadas e exercerem suas funções? Lógico e evidente que vem a ser o cargo que ela irá ocupar. É bem remunerado? Óbvio que tem de ser, pois a responsabilidade é grande. Afinal, trabalhar em um órgão que irá multar, trazer despesas para proprietários de veículos, ficar antipatizado perante a população para cumprir com seu dever? Ora, não é brincadeira. Pode parecer um ótimo cargo, mas na realidade, é uma situação delicada para quem o desempenhar.
Sugestão: Secretário, basta eliminar do Projeto, alguns cargos administrativos, sobrecarregando outros da mesma pasta. Afinal, quem os irá exercer, terá capacidade para isto. Assim fica diminuída a folha de pagamento.
Guarda Municipal: ela tem que ser criada. A Polícia Militar não pode se dedicar a ficar fiscalizando o trânsito de bicicletas, motos, carros e caminhões. A responsabilidade deles é para com bandidos, segurança pública, o que anda correndo risco, considerando o fato do Fórum Oswaldo Pieruccetti ter sido alvo de bandidos. O próprio segurança do Fórum levou um susto daqueles com a audácia dos bandidos. É para isto que serve a Polícia Militar, dar segurança, até para seguranças particulares. Papel de trânsito é com a Guarda Municipal a ser criada. Despesas que serão reembolsadas. Como?
Respondendo a pergunta, com a instalação de radares, lombadas eletrônicas nas avenidas e principais ruas da cidade. Vamos fazer igual à cidade que fica de lá da ponte. Assim que nós nela chegamos, tiramos o pé, olhamos a velocidade permitida e vamos entrando com aquele medo de tomar multa. Assim tem que ser aqui em Araguari. Para falar a verdade, é uma fábrica de multas cada radar instalado e sinalizado que ele existe. Sempre tem um distraído ou apressadinho que acha a dele pelo caminho.
Manutenção de toda modificação sofrida, será feita a princípio pelos cofres públicos, mas, com o tempo, aquilo que será arrecadado com multas, irá, tranquilamente, manter nosso trânsito em condições de ser usado, pois melhorias poderão e deverão serem efetuadas gradativamente em todos setores da cidade.
Lembrem-se que a Zona Azul ou Estacionamento Rotativo ou qualquer outro nome que queiram dar, deverá ser implantado, resolvendo o problema de estacionamento definitivamente, não apenas nas festas natalinas. Quem irá gerir este sistema? Não se preocupem, entidades de caridade se encarregarão disto.
Agentes de Trânsito, devidamente uniformizados irão patrulhar as ruas da cidade, proporcionando tranqüilidade até para os cidadãos, uma vez que possibilitarão aos Policiais Militares a cumprirem com aquilo a que se destinam. Segurança pública.
Caros Leitores, uma vez mais abordamos o assunto de trânsito em Araguari. Esperamos ser a última. Esclarecidos vocês estão. Necessidade da ordem em nossas vias públicas é indiscutível. Logo, vamos logo, alterar o que for necessário e esperar dos Senhores Edis a aprovação da Municipalização de nosso trânsito.
Caro Major Ademir Ribeiro, com tudo resolvido, temos certeza absoluta que nosso policiamento irá melhorar ainda mais, pois a Polícia Militar poderá finalmente cumprir com a finalidade a que se propõe.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: