quinta-feira, março 15, 2007

"BALANÇO GERAL - PARTE 4"

Caros Leitores.
Quando iniciamos este Balanço Geral, não imaginávamos que o mesmo iria chegar ao ponto em que chegou. Pensávamos numa retrospectiva de três páginas e tudo bem. Mas não. Começamos querendo detalhar muito alquilo que mencionávamos, para deixá-los totalmente a par daquilo que estávamos relembrando. E aconteceu. Saiu nisto que está saindo. Vamos ver se terminamos hoje. Ufa, não pensávamos ter escrito tanto durante o ano.
30 – De repente a Banda de Música Maestro Luiz Bastos, cujos instrumentos pertencem a Prefeitura Municipal de Araguari, os músicos recebem além dos uniformes, salas para ensaiar, transporte, e, ainda por cima uma verba para engordar os bolsos, simplesmente deixou de tocar. Não apareceu mais nas solenidades. O povo esperando e nada. Cadê a banda? Que pena ela ter parado. Aí, seu instrutor ligado a nós, pediu-nos para interferir junto ao Prefeito para ela voltar a tocar. Lá fomos nós, e, atendidos pela Presidente da Fundação e pelo Procurador Geral do Município, fomos informados por eles desta situação citada aí em cima. Ora, pedimos desculpas ao saber que queriam mais dinheiro para tocar e quando tocavam, não tocavam por ideal. Aí ficamos deveras sem graça e resolvemos colocar a população a par de tudo. Fizemos em 01de setembro de 2006, a matéria “E a banda!”. Contamos tudo e ficamos com a consciência tranqüila.
31 - Em 08 de setembro de 2006, ficamos assustados com a declaração da nossa Juíza Criminal, Dra. Soraya Teixeira, dada em um jornal da cidade, alegando a sobrecarga da Vara Criminal, os sacrifícios sobre-humanos, e, somando-se a tudo, a sua vontade de ir embora, deixando-nos na berlinda, fez com que fizéssemos uma matéria específica sobre o assunto, matéria esta que imploramos sua permanência em Araguari, uma vez sermos também advogados, e, como tal, sabermos da balbúrdia que iria ficar tudo isto aqui. Não sabemos se foi pelo nosso pedido, mas ela continua na frente da Vara Criminal trabalhando para valer, como sempre o fez. A matéria chamou-se “O Desabafo”.
32 – Em 15 de setembro de 2006, resolvemos comentar o desfile Cívico Militar de 7 de setembro de 2006. Tudo isto levado pelo fato do “Trovão Azul”, a banda marcial do Colégio Estadual Professor Antônio Marques, sob a batuta do caro amigo Itamar, ter feito a abertura solene do magnífico desfile. Neste Ponto de Vista narramos o desenrolar de tudo. Da abertura ao encerramento. A Banda de Música Maestro Luiz Bastos, não participou do desfile cívico militar, não ficou no local destinado a ela para tocar para as escolas que não possuem banda. Tudo pela sua briga com a Prefeitura Municipal, ou seja, pagou toca, não pagou não toca. Nada de idealismos. Em seu local foi o Trovão Azul para nossa alegria. E ela foi maior porque em idos de 1955, nós, e a primeira turma do colégio, a fizemos com a rifa de uma caneta Parker 21. História já contada por várias vezes. No decorrer do desfile, apareceu como que por encanto, uma maravilhosa banda de música, devidamente uniformizada. Deu um show. Fomos verificar e constatamos ser a Banda da E.B.D. Escola Bíblica Dominical. Ela coroou os acontecimentos. A matéria chamou-se “Desfile Cívico Militar”. Todos aplaudiram ao saber da verdade.
33 – Aproxima-se o dia das eleições. Preocupados estávamos com a quantidade de votos em branco e nulos pela descrença do povo em nossos candidatos pela sujeira das sanguessugas, dos corruptos, dos vagabundos lá do Congresso Nacional, aqueles que não foram punidos. Aí então resolvemos fazer uma matéria mostrando nossos bons candidatos, aqueles que iriam se empenhar realmente para realizarem um bom governo. Iriam de uma forma ou de outra, ajudarem nossa Araguari. E assim o fizemos, e, creiam, convencemos a uma série de eleitores quanto ao valor do voto. O Ponto de Vista chamou-se “O Voto”.
34 – Nos aproximamos mais das eleições e para aproveitar o entusiasmo de todos os eleitores com aquilo que havíamos dito, fizemos a matéria “O Candidato”, revelando as fraquezas de cada um. Revelando as virtudes dos demais. Revelando a quantidade de candidatos excelentes Araguari possui. O resultado foi este que tivemos. Todos foram votados, porém, distribuindo os votos, e, não os concentrando em um só candidato. Tivemos a quebra de recorde. Tivemos o candidato mais votado em Araguari em todos os tempos. Justino Carvalho Neto, 45.567 votos obtidos em Araguari e no Estado de Minas Gerais. Só não foi eleito por uma questão de legenda partidária. Em um partido pequeno estaria lá.
35 – Em 06 de outubro de 2006, fizemos uma matéria agradecendo ao Senhor Prefeito Municipal, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, agradecendo tudo aquilo que ele fez por Araguari por ocasião das eleições. Sua participação direta sobre elas. Chamou-se “Obrigado Prefeito”.
36 – O então vereador Gilmar Cabral, fez um requerimento na Câmara Municipal de Araguari, solicitando ao senhor Prefeito Municipal, após a aprovação da Egrégia Casa, de uma homenagem à extinta Cia. Prada de Eletricidade. Tal requerimento nós até tivemos participação nele, pelo fato de sempre estarmos relatando em nossas matérias, fatos e coisas acontecidos em sua época em Araguari. O projeto foi aprovado, remetido para o Senhor Prefeito e nada. Nada de nada foi feito. Então, resolvemos cobrar mais uma vez aquilo que seria uma bela homenagem, transformando o local onde a Prada funcionou no local da homenagem. E mais, que uma galeria fosse construída com as fotos de todos os gerentes que por ela passaram e engrandeceram Araguari. A matéria chamou-se “E a homenagem?” Ainda estamos esperando. Talvez um dia saia.
37 – Em 27 de outubro de 2006, ao constatarmos a quantidade de e-mails, cartões, recados, abraços nas ruas, cumprimentos em geral pelo que estávamos fazendo pela cidade através de nossos Pontos de Vista, só nos restou de público, sem nominar ninguém para não esquecermos pessoas que poderiam se ofender, a agradecer aos elogios e manifestações de carinho a nós endereçadas. Assim sendo, redigimos e apresentamos, “Caros Leitores, Obrigado”. Neste Ponto de Vista pudemos expressar a tudo aquilo que recebemos.
38 – Fomos surpreendidos em nossa residência, com dois Decretos Legislativos de autoria do Ilustre Vereador, Luciano Rosa, devidamente homologados pelo então Presidente da Câmara Municipal de Araguari, Vereador, Luiz Antônio Lopes, homenageando as pessoas que muito fizeram pela vida pública de Araguari. Tratam-se de Luiz Roberto Alessi, para o homem de imprensa que mais se destacar durante o ano, e, o de Raul Belém, para o homem público, que da mesma forma se distinguir durante o ano. Mediante isto, não poderíamos deixar de como uma forma de agradecimento, redigir o Ponto de Vista “ Merecidas Homenagens” e dedicado a este Edil que se empenha pelas coisas de nossa terra.
39 – Em 17 de novembro de 2006, revoltados pelo fato de interferirem nas ruas Adalardo Cunha e Catalão, recém abertas ao público, após 50 anos de mato, unindo os dois lados da cidade, interferência esta no sentido de fechá-las em benefício de um supermercado de fora que já possui terreno para edificar sua sede na cidade, e, com o intuito de deles adularem com a dação ou cessão de forma onerosa para que tivessem um espaço maior, redigimos um questionamento à população, se nossos comerciantes mereciam aquilo que estavam fazendo ou se já haviam ganhado alguma coisa da cidade pelo que fizeram. Enfim perguntamos se as ruas deveriam serem fechadas para a ampliação deles. O título do Ponto de Vista foi “Certo ou Errado?”. Só sabemos que até agora a Câmara não votou pelo fechamento, e, tudo indica que não vai votar. Assim as ruas ficarão abertas. E o local do supermercados ficará lá a disposição deles, porque deles é.
40 – Dia desses, queixaram-nos que os alugueis em Araguari estavam tremendamente inflacionados. Explicamos então que a causa de tudo vinha a ser a grande procura pelos estudantes que para aqui vieram em busca do saber, e, encontraram uma série de usurários querendo tirar proveito de tudo. Mas não passava de temporário, pois, os estudos também são um ciclo. Entra-se hoje para a universidade. Daqui cinco anos estão saindo. Assim sendo, as casas, os cômodos, os quartos alugados aos estudantes, não passariam do valor que estavam, porque quando de sua desocupação, os proprietários implorariam para que outra leva de estudantes ficassem com os imóveis não os deixando desocupados. Isso foi em 24 de novembro de 2006, e o título da matéria foi “Aluguéis Inflacionados”. Parece que abaixou um pouco a poeira no que diz respeito ao assunto.
41 – Em 01 de dezembro de 2006, de tanto ver todo mundo dando palpites no trânsito de Araguari, todo mundo dando uma de técnico de futebol, ou seja, entendendo do assunto, resolvemos redigirmos um Ponto de Vista sobre o mesmo para vermos se conseguíamos uma solução não paliativa, mas que já desse início a um acordo entre Câmara Municipal, Vereadores dissidentes, comerciantes, povo em geral, usuários, para que tivéssemos uma saída definitiva no grave problema do trânsito. Fizemos então o Ponto de Vista “Trânsito – Confusão Generalizada”. Nele expusemos tudo aquilo que nosso trânsito necessita. A coisa foi tão boa e na hora que recebemos do senhor Secretário de Urbanismo, um ofício parabenizando e agradecendo pela matéria e cumprimentando pelo resultado obtido. Parece que a coisa agora vai ter um bom termo.
42 – Há 50 anos atrás, quando se faziam as coisas públicas ou para o público, tinha-se por costume prestar contas ao povo. Assim sendo, quando a Rádio Cacique de Araguari, completou seu primeiro ano de existência, seus administradores, resolveram editar uma revista alusiva ao ato, com um relatório geral de tudo aquilo que havia acontecido. Nós apenas fizemos a transcrição do relatório. Da beleza que foi aquele gesto sincero, honesto, digno dos homens que o realizaram na época. “Lá se foram 50 anos!” foi seu título, e foi publicado em 08/12/06. Nossos Leitores gostaram.
43 – Como a prestação de contas da Rádio Cacique foi grande, não foi possível publicá-la de uma vez somente. Assim sendo, em 15 de dezembro de 2006, fizemos publicar a segunda parte, sob o mesmo título “Lá se foram 50 anos!”. Olhem, até hoje comentam sobre o assunto. Felizes ficamos.
44 – E chegou o fim do ano. E com ele nossa edição especial comemorativa a mais um ano de trabalhos. Pensamos bastante naquilo que iríamos transmitir aos nossos caros Leitores. É a nossa edição mais séria. Ela retrata o Homem do Ano, A Mulher do Ano, Personas, artigos de articulistas vários convidados, e, nós não poderíamos deixar passar sem algo que realmente marcasse a data. Resolvemos então homenagear nossa nora Kelly de Oliveira Souza, assim como a toda sua família, pela perda em 23 de setembro do chefe da família. Juraci José de Souza. Fizemos então uma retrospectiva de quem foi Juraci. Como iniciou sua vida. Quais as atividades que exerceu. Seu casamento, o casamento dos filhos, a construção dos postos de gasolina em que dirigiu. Sua vida atual e como o Supremo o chamou para seu convívio. A matéria chamou-se “Juraci José de Souza”. Com ela encerramos o ano de 2006.
E assim caros Leitores, chegamos ao final deste Balanço Geral que era para ser rápido, mas acabou por ficar em 4 partes.
Esperamos que gostem da retrospectiva. Nós gostamos. Afinal, escrevemos, lemos uma vez e não os vemos mais. Assim tivemos a oportunidade de juntos atingirmos nossos objetivos.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: