sábado, março 15, 2008

Remexendo o Baú - A Festa

Caros Leitores.

Continuando a história do Ponto de Vista intitulado “Remexendo o baú”, onde revivemos em detalhes, um evento esportivo do qual fizemos parte, com a finalidade de angariarmos “fundos” para a realização da “festa” de nossa formatura em “Técnicos em Contabilidade”, acontecida em 10 de dezembro de 1965.

Em 14 de novembro de 1965, realizamos o embate futebolístico, narrado e ilustrado com fotografia.

Após 26 dias do evento, realizamos com os “fundos financeiros” arrecadados, a belíssima e inesquecível “festa” de formatura, em dois atos, sendo a entrega de diplomas, em sessão solene, no belo e saudoso Cine Teatro Rex, em seu amplo palco que recebeu a mesa de autoridades, e nós, os formandos, juntamente com nossos familiares e convidados, nos amplos auditórios com mais de mil poltronas.

Lembram-se como era grande, moderno e confortável o nosso cinema que há tantos e por tantos anos ofereceu noitadas magníficas?


No segundo ato, o “pomposo” baile de formatura, realizado nos amplos salões do Clube Recreativo Araguarino, ao som de “Nocera e sua banda”. Todos acompanhados das namoradas madrinhas, dos pais, dançaram a valsa de formatura.


Acontecimento marcante e inesquecível.

Hoje não vemos estas festas. Somente em cursos superiores. É uma pena. Devemos comemorar cada vitória.

Mas voltemos à formatura.

Antes de recebermos nossos diplomas de Contabilidade, pela saudosa e memorável “Escola Técnica de Comércio Machado de Assis e Ginásio Dom Vital”, promovemos uma reunião festiva, regado por um lauto e suculento jantar, na casa da “Dona Olívia”, doceira e festeira na época em Araguari. Sua casa, local de eventos, era muitíssima requisitada pela sociedade araguarina para realização de jantares, almoços e recepções festivas, tanto pelo espaço oferecido, como também pela localização e principalmente pelas “iguarias” incomparáveis preparadas pela Dona Olívia e sua família.

Onde ficava tão famoso local de festas?

Ora, para os que viveram a época todos sabem. Para os que vieram posteriormente, logo ali, na Praça Getúlio Vargas, no “Jardim dos Lemos”, onde se encontra o belo prédio de apartamentos denominado a princípio como Penhasco das Gaivotas, atualmente, Edifício Jofre Alamy.

A família da Dona Olívia, mudou-se para Goiânia, onde no ramo, ampliou suas atividades e encaminhou a vida de todos. Deixou muitas amizades e grandes lembranças em nossa terra.

Desta feita, caros Leitores, remexendo em nosso velho baú, encontramos a fotografia marcante do jantar, que em pose especial para a posteridade, os presentes se registraram na história.

Com carinho e emocionados, publicamos a mesma, para que vocês, conosco, revivam a época, 1965, quase 40 anos passados, uma vida, onde muitos já se foram, deixando gratas recordações, outros aí estão, desfrutando de uma longa jornada, e também, principalmente, para que a juventude de hoje, sinta como vivíamos com alegria e diversões várias, comemorando acontecimentos importantes.



Podemos ver da esquerda para a direita, em pé, os formandos Avelino Dias Miranda, comerciante, contador em atividades no comércio. Élson Nunes, saudosa memória, era sócio das Indústrias de Refrigerantes Apolo. Napier Mota, comerciante, trabalhando com distribuição de bebidas. José Antônio, (Zé Fazendeiro), aposentou-se na Telemig, desfruta de sua longa jornada de trabalho. Aparecemos em seguida. Com as bênçãos do Criador, desfrutando da amizade e do carinho do povo araguarino, juntamente com nossa esposa, filhos, noras e neta. Ao nosso lado, Jair Peixoto da Cunha, bancário aposentado, tendo dedicado sua vida ao Banco Nacional depois Unibanco. Bartolomeu Alves Pereira, advogado em Brasília, assessor de Desembargador, sendo também Pastor da Comunidade Sol da Terra. Por último, Edwirges José de Araújo, também advogado, residente e militante em Brasília.

No segundo plano também em pé, na foto, vemos na mesma ordem, Willian Dickson dos Santos Braga, professor universitário da UNIPAC. Arlindo de Souza Pereira, contador e empresário em Patos de Minas. Rosalvo Nogueira de Lima, aposentado, ex-presidente do ISS – SERVE, em São Paulo. Renan de Lúcia, empresário aposentado. João Mateus Filho, contador, aposentado e em atividades no comércio local. Raimundo Aires de Menezes, professor de Latim da Universidade Federal de Uberlândia. Hamilton Flávio de Lima, assessor contábil e jurídico da Câmara Municipal de Araguari. Gilton dos Santos Anjo, professor de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Romildo de Fátima Souto, contador e fazendeiro de saudosa memória. Naildo Alves, foi alto funcionário do Banco Central em Brasília, saudosa memória. Estes foram os formandos de 1965. Alguns não marcaram presença no jantar, porém participaram das demais festividades.

Sentados, os dirigentes, professores e convidados especiais conforme segue: senhora Dalva Santos Braga, ao lado do marido Idalírio Braga, que foram padrinhos da turma. Ambos falecidos. Eram os pais do Willian Braga. Guaracy Faleiros Machado, ao lado de sua esposa, Sônia Alessi Machado. Paraninfos da Turma. Professora Maria de Lourdes Lisboa Alves de Castro, proprietária e Diretora da saudosa e inesquecível “Escola Técnica de Comércio Machado de Assis e Ginásio Dom Vital” por onde ilustres mestres e a juventude araguarina passaram. Logo após, professora Joana Soares Azevedo, seguida pelo professor Luiz Azevedo, saudosa memória. Foram os Patronos da Turma. Representando o Corpo Docente da Escola, o então professor, Ronan Jacó. Desembargador aposentado em Brasília.

Esta foto, caros Leitores, registrou um acontecimento deveras marcante e significativo em nossas vidas.

Confessamos, ao redigirmos este Ponto de Vista, lágrimas rolaram em nossas faces, tanto de saudades, como de alegrias. Trouxemos à tona, uma época muitíssima importante de nossas vidas. Estávamos encerrando uma fase e iniciando outra. Do amadorismo ao profissionalismo. Da diversão de uma juventude para seriedade da constituição de uma família. Uma época deveras emocionante.


Esperamos que tenham gostado do que narramos.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Fotos: Arquivo pessoal

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Ir.'. Peron! Sou morador do Bairro Joquei Clube e como vc disse eu nem sabia a origem do nome! Por que não publicar um livrinho com sua documentação, narrativa e histórias? Ia ficar excelente!
Parabéns!
T.'.F.'.A.'.