domingo, março 09, 2008

Remexendo o Baú

Caros Leitores.
Com o entendimento de que história se conta e reconta, segue uma escrita em 2004.

Dias atrás, necessitando encontrar um documento para dar seqüência no processo de dupla cidadania que possuímos, junto ao Consulado da Itália em Belo Horizonte, encontramos fotos que nos levaram a tempos passados, mais precisamente em 1965, ano em que nos formamos em Contabilidade, curso realizado na saudosa Escola Técnica de Comércio Machado de Assis.

Mas vamos lá. Como dissemos, encontramos dentre várias, uma fotografia de um time de futebol que deixou sua marca nos gramados do antigo Estádio Vasconcelos Montes.

Foi em uma bela manhã de domingo, 14 de novembro de 1965.

Era o time de futebol do 3º Ano de Contabilidade da Escola de Comércio, que dando andamento na programação para angariar fundos para as festividades de formatura da turma que seria em dezembro, programou e realizou uma partida de futebol histórica para os anais da Escola. Atualmente só possui o nome na lembrança daqueles que viveram a época e que assistiram o encerramento de suas atividades com o nome original. Outra denominação social rege seus destinos. São conseqüências normais do passar dos tempos, das mudanças no ensino, na modernização da sistemática, na tecnologia.

Voltemos ao evento. Necessitávamos dinheiro para as festividades de formatura que havíamos programado, dizendo-se de passagem, de grande pompa e galhardia. Também ficou nos anais da Escola.

Nós, a turma de formandos, promovemos até uma gincana para a venda de ingressos para tal acontecimento. Conseguimos levantar uma significativa quantia em dinheiro pois a quantidade de assistentes foi grande e alegre. Não só familiares dos formandos. Não só demais alunos e seus familiares. A população araguarina ficou ávida para o jogo, porque “barulho” nós fizemos e bastante. Alardeamos nos quatro cantos da cidade o “grande embate futebolístico”. Carros volantes circulavam pela cidade, pelos bairros. Propaganda em jornais e panfletos. Visitas nossas nas demais escolas, enfim, queríamos uma festa de arromba. E ela veio. Aconteceu como havíamos previsto.

Conseguimos levar ao “Vasconcelos Montes”, naquela bela manhã de domingo, aproximadamente duas mil pessoas. Pessoas que nos deram apoio e incentivo, pessoas que queriam ver um grande espetáculo, conforme tanto alardeamos.

Domingo, Nove horas. Estádio lotado. Lá estávamos nós, ostentando a camisa do “Grêmio Esporte Clube”, branca com listras vermelhas, calções cinza, meias como as camisas. Representávamos os formandos em Contabilidade com o uniforme do “Grêmio Acadêmico da Escola de Comércio”.

Nosso adversário, nada mais, nada menos, era a seleção dos alunos que compunham o 1º e 2º ano de Contabilidade da nossa querida e saudosa Escola de Comércio, Escola de Comércio da Dona Maria de Lourdes Lisboa Alves de Castro. Saudosa e inesquecível educadora.

Mas remexendo o baú, nosso velho e inseparável baú, encontramos uma foto, uma foto fenomenal, tirada minutos antes do jogo. Publicamos a mesma. Tal publicação, é para vocês caros Leitores, para vocês sentirem, viverem, vibrarem com um passado lindo, puro, alegre, pomposo, de galhardia, que movimentou uma cidade para a alegria de todos. Trouxe para os araguarinos uma grande alegria, assim como realizou o sonho de uma turma composta de jovens idealistas. Turma que hoje apesar de terem cumprido suas jornadas trabalhistas, continuam atuando em nossa sociedade, fazendo girar esta imensa engrenagem que movimenta nossa querida Araguari.

Na foto que ilustra nosso “Ponto de Vista” de hoje, vocês poderão voltar ao passado. Quem viveu a época se sentirá como se nela estivesse. Quem conhece alguém da turma ficará feliz e vê-lo. Talvez até tenha sido seu aluno, trabalhado com ele, ou seja amigo de alguém da família. Vejamos o que sentirão.

Em pé, da esquerda para a direita, vemos Gilton dos Santos Anjo, filho do seu Gabriel dos Santos Anjo, o único que vendia “fiado” em Araguari. Lembram-se: “Fiado, só no Gabriel Santos Anjo”. Gilton hoje é aposentado como professor de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Em seguida, vemos Avelino Dias de Miranda, desde a formatura se dedicou ao comércio. Gomo goleiro atuou o José Antônio, mais conhecido como “Zé Fazendeiro”, aposentou-se na Telemig. A seu lado, João Mateus Filho, conhecidíssimo por todos, foi contador da Tipografia São José, e hoje atua como contador da Sapatos e New-Man. Jair Peixoto da Cunha vem a seguir, uma vida dedicada ao Banco Nacional, tendo se aposentado no Unibanco. Helói Romildo Carneiro vem ao lado. Hoje no Rio de Janeiro. Aparecemos como técnico do time.

Sinceramente, sem nossa presença teríamos perdido a partida. Agachados vemos: Raimundo Aires de Menezes, também professor na Universidade Federal de Uberlândia, Latim. Hamilton Flávio de Lima, atuando hoje como Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Araguari. Napier Mota, em atividades no comércio local. Ele, com toda sua “pose” de grande atleta (realmente o foi), William Dickson dos Santos Braga, professor de História nas escolas de 2º grau, assim como também professor da FAFI hoje UNIPAC, sendo coordenador de cursos. Finalmente, o Aurélio do Carmo Filho, fiscal aposentado do Estado de Minas.

Uma grande equipe. Com a boa orientação obtida, além de proporcionar um belo espetáculo, venceu a seleção das demais turmas pela contagem de 6 a 2.

Os caros Leitores poderão ver ao fundo, a grande torcida que prestigiou tão relevante evento, evento este que proporcionou uma grande festa de formatura. Em breve, iremos contar mais a respeito da mesma, com ilustração fotográfica, para que possam sentir conosco, as emoções vividas há 40 anos atrás.

Assim caros Leitores, tivemos a oportunidade de vivermos com vocês, mais uma página de nossa vida, que julgamos ter sido sadia e proveitosa. Sempre que nos lembramos dizemos: “Éramos felizes e “o” sabíamos.

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
Foto: Arquivo pessoal

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola Seu Fernando!!!
Aqui é a Vanessa...do Sidney...
Tenho acompanhado seu blog e nao posso deixar de dizer o quanto estou feliz em ver que o senhor esta realmente recuperado e que voltou a escrever com tamanho entusiasmo...aquele mesmo entusiasmo que vi algumas vezes no brilho dos seus olhos ao falar de Araguari! Fico feliz mesmo, de coraçao! Torci muito por isso e sabia, ainda que pouco o conheça, que o senhor nao iria desistir de lutar assim tao facil! Se mostrou sempre forte e de muita fé! Espero que, em breve, possamos ainda nos rever! Um forte abraço ao senhor, a Dona Teresinha, Dona Odete e a todos ai! Diga a Dona Teresinha que adorei as fotos do casamento! Voces estao de parabens! Fiquem com Deus! Vanessa

Ponto de Vista disse...

Obrigado Vanessa. Ficamos felizes com sua atenção. Realmente estamos lutando com as forças dadas por Deus para um restabelecimento completo. Agradecemos de coração suas palavras. Vamos enfrentando as vicissitudes da vida encorajados por pessoas como você. Nossos agradecimentos, nossos abraços, e que Deus nos abençoe. Peron Erbetta.

Anônimo disse...

Caríssimo Irmão e Padrinho.

Li com alegria sua excelente matéria sobre a saudosa "Escola de Comércio".

Como tudo que voce escreve, absolutamente sem retoques.

Parabéns e um T\F\A\

Oliro Junior

Anônimo disse...

Oliro, seu comentário em muito nos enaltece e emociona. Não merecemos tanto. Apenas narramos nossa vivência nesta terra abençoada por Deus desde que aqui chegamos, com 7anos de idade, em 1949. É uma honra para nós tê-lo como afilhado. Gratos, Peron Erbetta.