quinta-feira, outubro 16, 2008

Sobre a Rede de Água de Araguari

Caros Leitores,
e
É com satisfação e gratidão que dividimos as mensagens que recebemos desde o iníco da semana dos amigos e colaboradores do Blog Ponto de Vista sobre a matéria que trata da implantação da rede de água em Araguari:
e
Peron,
e
Muito oportuna sua matéria, tendo em vista que muitas pessoas não dão valor as obras que ficam "escondidas", o caso das redes de distribuição de água e coletoras de esgoto.

Resgatar essa memória viva de quando Araguari começou a "engatinhar" em direção ao desenvolvimento (processo dinâmico de melhoria que implica em evolução - nesse caso urbana - e reconhecimento, por parte da sociedade, de seu patrimônio cultural) é de fundamental importância para as gerações presente e futura, além de relembrar às gerações passadas de tempos áureos que viveram.

Quando digo "engatinhar" ao desenvolvimento, é porque até hoje conseguimos mudar poucos passos nesse sentido, pois uma cidade desenvolvida é aquela que valoriza sua cultura (leia em www.olhar-urbano.blogspot.com), que reconhece aquilo que nossos antepassados produziram em nosso benefício, preserva seu patrimônio e, Araguari para ser considerada desenvolvida necessita trilhar o caminho do resgate e reconhecimento as nossas raízes, algo que você Peron, faz com maestria.

Agradeço-lhe e a Deus pela oportunidade de estar vivendo no planeta Terra na mesma época que você. O aprendizado é enorme.

Outro fato que temos que nos preocupar é em reabilitar a cidade de Araguari a fim de podermos preservar o nosso manancial de água doce subterrâneo: O Aqüífero Guarani.
e
Um grande abraço e fique na paz de Deus!
Alessandre Campos



Caro Ir.'. Peron, bom dia.
e
Sou responsável pela área de Informática na SAE, e muito me alegrou ver uma grande parte da história da mesma relatada em seu blog, estarei repassando a matéria para o departamento responsável, para apreciação e divulgação.
e
Atenciosamente,
Luciano Henrique


Peron:

Vi o relato e as fotos da instalação da rede de água em sua cidade. Em 1947, eu tinha 7 anos, iniciava o primário no Grupo Escolar "Moraes Barros", em Piracicaba que, por esse tempo, construía infra-estruturas semelhantes.
Bons tempos. Aí e lá, por certo.
e
Abs
Cavalli


Peron,

Realmente temos uma bomba hidráulica sobre a cabeça dos nossos conterrâneos, com essa idade da rede d'água, especialmente os cidadãos moradores do centro da cidade. Sobre o assunto, comentei longamente em artigo destinado ao Aloísio.

Passados os sessenta anos da instalação dessa rede distribuição de água, com canos cuja vida útil é de 20 anos, resta-nos agora verificar o seu estado, ou ao menos fazer uma auditoria dessa rede, já que parte já pode ter sido substituída nos últimos anos.

O custo é alto. As autarquias municipais, em geral, encontram-se impossibilitadas de continuar a prestar um bom serviço de saneamento, pelo fato de não possuírem condições de contratar financiamentos para o setor público.

Assim, mais cedo ou mais tarde para essas empresas, haverá uma escassez de recursos que não poderão ser supridos a curto prazo.

A alternativa para o problema já comentamos: a constituição de uma empresa municipal de economia mista que possibilite a tomada de recursos no mercado a baixo custo, em condições de oferecer bons serviços, sem que isso signifique a concessão dos serviços de saneamento.

Este modelo vem ao encontro das aspirações de todos, sendo os serviços a serem prestados inteiramente previstos e devidamente firmados em contrato, em lei e em edital, especialmente sobre as tarifas.

Mais uma vez você presta serviço à comunidade com sua matéria impondo novos debates. É tema despretensioso mas ao mesmo tempo um alerta para que passe a constar da agenda dos políticos, especialmente agora que as eleições se encerraram e os ânimos partidários estão direcionados para outros assuntos.

Já que você está reunindo informações sobre o sistema de distribuição de água de Araguari, a questão não é só a respeito da água, temos o tratamento do esgoto do município, que não fiz referência.

Existe um termo de ajuste de conduta com o ministério publico que se não for cumprido haverá multa diária ao município.

A previsão de gasto com este tratamento é de aproximadamente R$ 15.000.000,00 de reais a preços de hoje. Torna-se impossível sem captação de recursos federais, estaduais e ou financiamentos com órgãos de fomento.

O município terá que captar água de rio. O distrito industrial possui água de poço semi-artesiano, que não garante a necessidade de água para empresas que tem consumo alto.
e
Abraço.
Natal

Prezado Peron,

Visitei o seu "Blog da Internet", que está excelente. Gostei muito da matéria sobre os "Citroens". Meu pai e meu padrinho Luiz Lins Monteiro da Franca também possuíram aquele belo carro. Vou te mandar uma foto histórica dessa "máquina", que, na década de 50, viajou de Araguari até São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, e retornou sem furar um pneu sequer. O revendedor Citroen de Araguari era a Pereira & Cia, a "Casa Aníbal", de saudosa memória.

Parabéns pela matéria no seu "Ponto de Vista" sobre a "Instalação da Rede de Água de Araguari", que deve ter demandado grande pesquisa. Um maravilhoso trabalho de resgate da memória, creia.

Sabe Peron, desde que deixei de colaborar com a "Velha Gazeta do Afif", onde escrevi crônicas e outros artigos de agosto de 1996 a setembro de 2004, quando o Afif e a Gordinha adoeceram e acabei me afastando, de certa forma, fiquei alienado das coisas de Araguari.

Isso, apesar de inúmeros amigos araguarinos que tenho aqui em Brasília - e também aí, parentes, etc - e a gente sempre conversa sobre Araguari, entretanto, não tenho opinião formada sobre muitos dos problemas da nossa cidade natal. Isso não obstante, concordo integralmente com você em relação à SAE, que deve continuar a ser entidade de direito público, pertencente à comunidade de Araguari.

Grato pela atenção e muito sucesso em seus escritos,


Zé Eustáquio
e

Peron,
e
Ver as fotos, ler os comentários do idealizador e autor do blog é reviver momentos guardados no âmago de nossos corações, momentos estes coloridos com as tintas fortes da saudade.
e
Araguari terra amada, que nos exemplos de homens que realmente a queriam bem,
possam os atuais dirigentes mirar, para que o orgulho de termos aí nascido, continue forte e brilhante em nossas mentes e almas.
e
Obrigada Peron por seu entusiasmo e amor pela terra que adotou como sua.Abraços cordiais.
e
Marly Teresa de Paiva Montes
e
Agradecemos a todos e ficamos felizes com a participação em nosso blog.

Nenhum comentário: