sábado, outubro 18, 2008

Participação dos Leitores

Caros Leitores,

Exercitando a função do Blog Ponto de Vista ser também um ponto de encontro dos amigos araguarinos, colocaremos outros comentários que recebemos relativos a matérias já postadas.

Isso nos traz muita satisfação e enriquece muito nosso trabalho, assim temos:

Sobre a matéria Araguari, Berço do Futebol Feminino de 07 de junho / 08 recebemos a gratificante informação da divulgação do seu conteúdo no Blog do jornalista Milton Neves, façanha conseguida pela perseverante Teresa Cristina.

É com alegria que vejo publicado no site de Milton Neves meu e-mail solicitando que nos ajude na divulgação dessa parte perdida da história... Confira abaixo.
http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/Noticias/Conteudo.aspx?id=77345
Abraços. Teresa Cristina

Sobre as postagens Devaneios o amigo Rosalvo Lima sugere:

Meu caro Peron

Eu tenho lido os seus devaneios e vejo você meio estacionado aí na região entre a Matriz e a Igreja do Rosário. Parte da cidade da qual não sou íntimo, porque, enquanto aí morei, foi na Vila Goiás e no Bairro de Fátima, mais adequados à gente pobre como eu.

No entanto, você não menciona um dos produtores rurais mais importantes de Araguari, na época em que a cidade era movida a leite e a carne, e que morava exatamente naquele pedaço ali: o Sr. Diomar Fernandes.

Eu conheci bem o velho Diomar, Presidente da Cooperativa - a COPAL - onde trabalhei. Vi de perto o velho Diomar enterrar dinheiro - e este é o verbo correto - na COPAL, pois ele era digno, honesto, trabalhador e muito generoso. Enquanto muitos se utilizam desse tipo de cargo em benefício próprio, Diomar Fernandes dava o que tivesse para que a COPAL fosse em frente. E ainda foi muito prejudicado pela falência, naquela época, da charqueada.

Se eu tivesse alguma influência em Araguari, colocaria uma estátua do velho Diomar em cada esquina. Creio que alguém - talvez você - precisa resgatar a memória dele e mostrar quão importante ele foi para a cidade e o quanto fez como produtor rural e empresário em Araguari. E o fez com honestidade e muita generosidade.

Fica a sugestão.

Grande abraço.

Rosalvo Lima

Rosalvo, felizmente nossa terra é rica em lugares interessantes, estaremos preparando novos devaneios por outras regiões da querida Araguari.

Fazendo menção a matéria RECORDANDO - Agências & Carros de 27 de setembro / 08 o amigo Jose Eustáquio Valverde Morais nos contou o seguinte:


Caro Peron,

Veja a fotografia do Citroën que pertenceu ao meu pai. Ao lado, minha saudosa mãe Alice. O cenário provável é a chácara do meu avô Hugo, que hoje é a sede campestre do CRA.
e


Na década de 50, meus pais fizeram uma excursão viajando nessa fantástica máquina com o casal de amigos, vizinhos e compadres Luiz Lins Monteiro da Franca e Dona Georgette Wolfgang (filha única da dona Natália, parteira que trouxe ao mundo centenas de araguarinos), o trajeto Araguari-Jundiaí-São Paulo-Santos-São Paulo-Rio de Janeiro-Araguari, varando as estradas da época, onde não havia perigo de assaltos e o tráfego era ainda pequeno. Não furou um pneu e nem apresentou o mínimo defeito em toda essa epopéia.

Esse modelo 1952, 15 CV, é aquele que o estepe fica dentro da mala traseira.O interessante desse carro é que ele podia rebaixar a suspensão, puxando uma alavanca. Daí, era impossível capotar um carros desses. O retrovisor interno fincado no painel e os limpadores de pára-brisa fixados no teto do carro e não no capô como os carros atuais, também são características desse modelo.

Isso dá saudade, não é mesmo Perón, a poderosa e rica cidade de Araguari, Capital de Goiás, como diziam os enciumados goianos, que não sossegaram enquanto não tiraram de Araguari a sede da EFG.

Grande abraço e bom final de semana,

Zé Eustáquio


Sobre a última postagem INSTALAÇÃO DA REDE DE ÁGUA EM ARAGUARI de 12 de outrubro / 08, agradecemos ao amigo Aloísio Nunes de Faria a colocação do link para mesma no Jornal de Araguari

Blog: Jornal de Araguari Postagem: Rede de água no centro de Araguari tem mais de 60 anos Link: http://portaldearaguari.blogspot.com/2008/10/rede-de-gua-no-centro-de-araguari-tem.html

Ainda sobre essa postagem, a amiga Teresa Cristina deixou um comentário com a seguinte sugestão:


Gostaria de sugerir que fossem colocadas fotos do local atual, se possível no mesmo ângulo. É uma viagem ao passado importante, porque foi um avanço para a qualidade de vida dos habitantes de nossa Araguari. Abraços. Teresa Cristina

Teresa Agradecemos a boa idéia, estaremos providenciando isso.
Era o que tinhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abaraço.

Um comentário:

Alessandre Campos disse...

Olá Peron,

Gostaria de informá-lo que no dia 21/10/08 fui eleito Presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Araguari. Colocamos o Conselho a sua disposição para o que for necessário e estamos abertos a sugestões, críticas, elogios e toda contribuição para que o Patrimônio Cultural e Histórico de nossa Araguari seja reconhecido e respeitado.
Contamos com seus conhecimentos para nos auxiliar nesse resgate da memória de Araguari.

Um abraço,

Alessandre H. de Campos
arquiteto e urbanista