sábado, setembro 27, 2008

RECORDANDO - Agências & Carros

Caros Leitores.

A quantidade de referências sobre os assuntos que temos abordado, no que diz respeito a um passado que se foi, deixa-nos simplesmente realizados. Realizados no que diz respeito em trazer um pouquinho de recordações aos nossos corações, com a leitura daquilo que tentamos transmiti-los, em pequenas lembranças.

No afã de não deixarmos escapar nenhum detalhe daquilo que estamos narrando, resultado de nossa vivência nesta querida terra, acabamos por deixar de mencionar nomes e fatos importantes.

Tais acontecimentos são notados pelos leitores, que nos ajudam na lembrança dizendo: “Peron, ficou para trás tal nome, você se esqueceu de tal empresa e assim por diante”. Isto nos proporciona a oportunidade de complementarmos nossa matéria e ao mesmo tempo, constatarmos com alegria a penetração de nossos “Pontos de Vista”. Só temos a agradecer por tudo.
e
Desta feita, ao citarmos nomes como da agência Volkswagen no passado em Araguari, omitimos seus proprietários, deveras importantes e saudosos para os araguarinos.
e
Trata-se dos senhores Nelson Pinto, Antônio Boaventura Sobrinho, Acari Felix de Sousa e Antenor Alves.
e
Eram daqueles homens que impunham pelo fato de citar o nome. As presenças eram marcantes.

Local da Antiga Auto Mecânica São José Ltda na Av. Joaquim Anibal

e
Personalidades inabaláveis, e que fizeram a grandeza de nossa cidade. Registra-se nossa lembrança e nossa homenagem. Saudosas memórias.
e


Outro fato que causou bastante surpresa para os Leitores, foi o de haver existido em Araguari, uma revenda “Citroen”.
e



Não só existiu mas que foi prestigiada por uma série de adeptos desta marca famosa, e que foi a percursora das hoje famosas “Limousines” que transportam magnatas, artistas, celebridades, autoridades e uma série de outros usuários.
e
Antes que nos perguntem como, vamos explicando: Na época da 2ª Grande Guerra, Hitler, assoberbado com a tremenda carga que adquiriu com sua loucura de dominar o mundo, não tinha mais tempo para se reunir com seus generais.


Assim sendo, com a França invadida e todo seu poderio nas mãos, determinou para maior agilização de suas reuniões, que o famoso veículo “Citroen”, fosse “alongado”, com o corte ao meio, entre os eixos, e se instalasse nele, uma extensão de carroçaria, o que veio permitir “reuniões” nas viagens dos chefes de comandos e dele própria.



São as famosas histórias de guerra que nos trazem tal informação. Incrível, porém verdade. Era um veículo baixo, largo e comprido, grande estabilidade, o que possibilitou tal criação. Daí para cá, todas as marcas lançam sua limousine e cada uma mais sofisticada que a outra para atendimento das encomendas.

Mas voltando à velha marca, vários Citroens circulavam pela cidade na década de 50, e em nossa memória ficaram gravadas as pessoas dos senhores José Guimarães, professores João Batista Duarte , Natan Rocha e Dr. Juvenil de Freitas, Milton Lemos da Silva, Dr. Hélio Vaz, Aloísio Pereira de Paiva e Dr. Silvio França. Alguns de saudosa memória, e os demais nos brindando com suas presenças.




Impressionante como na memória de uma criança tanta coisa se grava. Era magnífico vermos estes homens em seus “Citroens” pretos, imponentes e marcantes transitando pelas ruas da cidade. Saudades.

Vamos aqui citar uma daquelas que também proporcionou subsistência de famílias e mais famílias durante anos a fio em Araguari.

Aqui o fazemos com alegria.

Citamos aquela que foi uma grande e exemplar empresa.


“Sociedade de Automóveis Abdala Kehdy Ltda”

Esta empresa encontrava-se instalada na avenida Tiradentes com rua Rodolfo Paixão.



Iniciou suas atividades com a famosa e talvez extinta marca americana “Studebaker”, fabricante dos automóveis, camionetas e caminhões durante anos. Teve a década de 50 como sua era de ouro.


Comandada pelo seu criador, senhor Abdala Kehdy, era composta de homens como Dr. Guaracy Faleiros Machado, Fued Mujalli, Edson Kehdy (filho do senhor Abdala), Armando Moura, Carlos Regis Benati, Hélio, mecânico excelente, João Nairon como aprendiz de mecânico e uma gama de funcionários que se desdobravam para servir os inúmeros clientes de tão grande empresa.

Com a extinção da Studebaker, a agência passou a revender os famosos “DKW” Vemag, carros com três cilindros, três pistões, três bobinas, três platinados e que funcionavam em “dois tempos”.

Não tinham cárter.

O óleo lubrificante era misturado na gasolina.

Uma fábula de automóvel, cuja fábrica foi adquirida pela Volkswagem para encerrar a concorrência que era grande. Enquanto duraram, sucesso total. Lembrem-se do já mostrado DKW – Vemag do Wiliam Rady, adquirido da família do senhor José Coelho e restaurado. Está uma jóia.


Acima DKW de propriedade de Wliam Rady / Abaixo detalhe das três bobinas no motor


Ainda na década de 50, lembramo-nos perfeitamente, a agência Abdala Kehdy, passou a revender os consagrados caminhões e ônibus da marca “Mercedes Benz”.





Foi um grande sucesso. A agência sempre no mesmo local. O posto de gasolina e serviços gerais, logo acima, hoje loja de escapamentos, sendo as oficinas, mais adiante, grande barracão, hoje centro comercial.

Araguari e toda região foi servida por anos e anos por esta empresa, até sua venda a terceiros e transferência para a BR – 050.

E assim caros Leitores, fizemos uma “parcial” no que diz respeito a revenda de veículos em nossa cidade de 50 até os dias atuais. Cremos que pudemos mostrar nossa grandeza através dos intrépidos e arrojados homens que passaram na história desta terra querida.

Viajamos juntos pelo passado. Matamos saudades. Lembramos pessoas que fizeram e que ainda fazem por nós.

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estimado Peron:

Posso imaginar as muitas horas de pesquisa que você gastou para escrever, e conseguir fotos raras,
que resultaram nesse magnífico blog.
Ontem a noite estive visitando o Dr. Neiton, e conversamos sobre esse seu trabalho de grande valor histórico.
Espero que brevemente você possa atender a sugestão do Dr. Neiton de transformar tudo isso em um belíssimo livro.
TFA,
Wiliam.