sábado, setembro 06, 2008

Dr. José Jehovah Santos

Caros Leitores.

Atendendo a nossa leitora internauta, e demais amigos de Araguari, iremos neste Ponto de Vista, falar a respeito do ex-prefeito por dois mandatos de Araguari, Dr. José Jehovah Santos.

Nossa leitora, Cidinha Riemslag, vem a ser filha do senhor Delermando Rangel, que foi secretário do Dr. Jehovah em seu segundo mandato.

Assim sendo, pesquisando o livro “Araguari, 100 anos de dados e fatos”, editado pela extinta FUNEC – Fundação Educacional e Cultural de Araguari, da qual éramos Vice Presidente e Presidente em Exercício, hoje UNIPAC, através da então FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari, coordenado por Maria Consuelo Ferreira Montes Naves e Gilma Maria Rios, encontramos sobre o assunto, o que transcrevemos na íntegra a seguir:



1° MANDATO

Em 1936, assumiu o Governo Municipal, o Dr. José Jehovah Santos. Nascido em Estrela do Sul, Minas Gerais, era filho do Cel. Marciano Santos e de Dona Carolina Almeida dos Santos. Em 1916, foi para o Rio de Janeiro cursar a Faculdade Nacional de Medicina, concluindo seu curso em 1922. De volta a Araguari, passa a clinicar e funda a Casa de Saúde São Sebastião.



Do seu Governo destacamos algumas leis que se encontram registradas no “Livro de Leis n° 6”, da Prefeitura Municipal. Esse livro teve o seu termo de abertura lavrado no dia 16 de novembro de 1936.

A Lei n° 1 autoriza o Senhor Prefeito Municipal a mandar cercar a zona em que se acha compreendida a cidade. A preocupação era com a instabilidade do país, que ameaçava a segurança municipal.

Em 28 de janeiro de 1938, o Prefeito fez um contrato com o técnico em jardins, Dr. Julio R. Steinmetz, para a construção de um jardim público na Praça da Consolação, a qual através da Lei n° 27, de 10 de novembro, passou a denominar-se Praça Getúlio Vargas.

A Lei n° 22, de 20 de julho de 1938, muda o nome da Praça Francisco Sales, que, no Governo de Mário da Silva Pereira, já tinha recebido a denominação de Praça João Pessoa, sendo que, a partir da Lei acima mencionada, passou a denominar-se Praça Manoel Bonito, em homenagem ao Senhor Manoel dos Santos Laureano, vulgo Manoel Bonito, que muito contribuiu para a urbanização de nossa cidade.

A Lei n° 61, de 28 de janeiro de 1942, autoriza as obras do Estádio Municipal.

A última Lei, assinada por Dr. Jehovah Santos, foi o Decreto Lei n° 84 de 29 de dezembro de 1944, o qual orça a receita e fixa a despesa para o exercício de 1945.

Em 1945, encerra seu mandato e assume o Senhor Jaime Veloso Meimberg.


Residências do Dr. José Jehovah e de seu pai Marciano Santo - Av Tiradentes


2° MANDATO

Estando na época em que os partidos políticos tinham força total como entidades eletivas, o P. S. D. , lança em Araguari a candidatura, novamente, de Dr. José Jehovah Santos, para Prefeito, e para Vice, Antônio Veloso de Araújo. A U. D. N., lança o candidato Antônio Carlos Zamith e do Dr. Antônio Nunes de Carvalho, para Vice Prefeito.

Como a votação era individual, e não por chapa, o resultado das eleições de 58, foi a vitória do P. S. D. para Prefeito e da U. D. N. para Vice Prefeito: José Jehovah Santos e Antônio Nunes de Carvalho, respectivamente.

Esse mandato teve duração de 1959 a 1962.

Na página 485, Do Livro de Atas da Câmara Municipal, encontramos o relato da sessão solene de posse do Dr. José Jehovah Santos, e de Dr. Antônio Nunes de Carvalho, datada de 13 de janeiro de 1959. Quem presidiu a sessão foi o senhor Osires Paranhos.

Eis, na sua redação, o trecho da ata:

“Na ocasião usando a palavra Dr. José Jehovah Santos, Prefeito recém empossado saudou as demais autoridades e afirmou ter o pensamento voltado para o bem do povo, não guardando nenhum rancor ou adversidade... dissertou sobre o sistema econômico que pretende realizar, adotando novos métodos, exigindo do funcionalismo municipal maior colaboração... e finalizou dizendo que no fim de seu governo espera ver o povo feliz”.

Dentre as leis assinadas no seu governo, destacamos a de n° 659, com data de 30 de setembro de 1959, que estabelece a doação de um terreno ao Estado de Minas Gerais para a construção do Edifício do Fórum, na Av. Brasil (hoje Cel. Theodolino Pereira de Araújo).

Nesse segundo governo de José Jehovah Santos ocorreram dois trágicos eventos que abalaram a vida cultural e a econômica do município.

Primeiro foi a destruição pelas chamas, provocado por um curto-circuito, do maior e mais caro patrimônio do município: o acervo bibliográfico da Biblioteca Pio XII. Esta biblioteca estava situada na Av. Tiradentes, em frente ao Hospital São Sebastião. O sinistro ocorreu no dia 23 de julho de 1959, ocasião em que ficaram reduzidos a cinzas cerca de 8 mil volumes de livros, como também centenas de periódicos antigos referentes à história da cidade e região.

A biblioteca Pio XII tinha sido resultado de anos de trabalho, em cuja frente se destacava o denodado incansável professor Walter Barreto Lelis.


O segundo evento foi uma impiedosa seca que assolou a região durante seis meses seguidos. Os prejuízos na pecuária e agricultura foram incalculáveis, além de gerar séria crise no abastecimento de água na cidade.


A fim de dirimir algumas dúvidas, geradas pela escassez de fontes, a respeito do final de governo de José Jehovah Santos, fizemos uma entrevista com seu vice, Dr. Antônio Nunes de Carvalho, o qual nos informou que assumiu o cargo de Prefeito Interino, por três meses, ocasião em que Dr. Jehovah se licenciou para candidatar-se a Deputado Federal.

Seu governo foi encerrado e em 31 de janeiro de 1963, tomaram posse os candidatos eleitos no pleito de outubro de 1962, Dr. Miguel Domingos de Oliveira como Prefeito e Dr. Milton de Lima Filho como Vice Prefeito.

Era o que constava no livro “Araguari, 100 anos de dados e fatos”.

Posteriormente, a Praça entre as ruas Cel. José Ferreira Alves, Brasil Acioly e Wenceslau Braz, recebeu o nome deste homem que impulsionou o progresso de Araguari em décadas e século passado.



Dr. José Jehovah Santos, mudou-se para São Paulo, aonde veio a falecer anos após. Não temos a data de seu falecimento.

E assim, cremos ter realizado o pedido de nossa amiga e leitora Cidinha Riemslag, como também dos demais araguarinos.

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
Fotos: Patrimônio Histórico de Araguari e arquivo particular.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até hoje não se sabe porque não existe nenhuma rua, praça ou Avenida com o nome de tão importante figura pública de Araguari.
Uma vez ouvi dizer que a praça dos ferroviarios iria se chamar praça Dr. José Jehovah Santos, mas depois não fiquei sabendo de mais nada.

Anônimo disse...

Existe uma escola na cidade de Barra do piraí RJ