sexta-feira, julho 21, 2006

DATAS COMEMORATIVAS


Caros Leitores.
Desta feita, de tanto vermos o Brasil parado, parado por qualquer motivo, com o povo brasileiro a comemorar, a passear, a descansar não sabemos do que, e, também de vermos as alterações nos horários do comércio e da indústria funcionarem em virtude de paradas inexplicáveis, desnecessárias e absurdas, causando transtornos e mais transtornos aos empresários, aos próprios funcionários, ao trânsito e a vida em geral, que resolvemos proceder um levantamento geral nas datas comemorativas existentes, assim como as inseridas em nosso calendário para festejos e comemorações diversas.
Então vamos lá.
Este ano, nosso calendário está assim delineado:
Em Janeiro, tivemos o dia 1º, Dia de Ano Novo, confraternização mundial. É uma data que necessita ser realmente comemorada, pois, mais um ano de lutas, vitórias, derrotas, alegrias, tristezas, saúde, doenças, enfim de muitas vicissitudes vencidas. Tudo bem.
Em fevereiro, dia 28, tivemos a comemoração do carnaval. Barbaridade. A partir da 6ª feira, dia 24, a farra já começou. Isto sem contarmos os bailes e desfiles pré carnavalescos. Foram quatro dias de agitação total. Feriadão bravo. Aí vieram as viagens, praias, cidades balnearias, hotéis fazendas, represas, clubes, ruas, locais diversos para comemorarem as festas de Momo. Com isto, lá foi o empresário, o industrial, o comerciante, o banqueiro, todos aqueles que proporcionam a sobrevivência do cidadão com suas famílias, arcarem com a diminuição dos dias trabalhados, e, consequentemente ter sua produção diminuída. O povo vibrou, afinal de contas, para eles, um merecido e necessário descanso.
Vamos para março. Este ano, março só nos reservou a quarta feira de cinzas. Hoje em dia, existem aqueles que ainda a guardam. Não trabalham, não fazem nada. É o início da Quaresma. Absurdo não trabalharem e darem mais prejuízo a quem produz. É uma data que só a igreja comemora. Assim sendo, que fique dentro dela. Chega de folga.
Chegamos em abril. Lá veio a Sexta Feira Santa, a Sexta da Paixão. Este ano ela caiu no dia 14. Será que para relembrarmos Cristo temos que parar a Nação ? Será que tudo não poderia ser comemorado, relembrado, com manifestações de cunho religioso, sem levar o país a um feriado prolongado, aumentando assim a carga de encargos dos empregadores ? Não, lá vai o povo brasileiro aproveitar a folga e tornar a ir para os locais de diversões. Praias, estâncias climáticas, veraneios, e por aí a fora. O empregador mais uma vez no prejuízo. O povo gosta. Vai todo para as estradas, em busca de viagens em trânsito pesado, sujeitos a acidentes fatais. Mas são as conseqüências de longos dias de descanso. Muitos brincam, este ano, 6ª Feira da Paixão vai cair em um sábado. Os distraídos se deixam levar e questionam. Mas como fica ?
Mas em abril não ficamos só neste feriadão não. Tivemos o dia 21. Foi comemorada a morte de Tiradentes. Um revolucionário malfadado da época. Levou a pior em busca do bem. Lá se foi a Inconfidência Mineira, e, em conseqüência, temos que lembrar o dia em que ele foi enforcado, esquartejado, e seus restos expostos em praça pública. Mais um feriadão para o povo se esbaldar. Afinal, caiu na 6ª, logo emendaram e foram até domingo, naquele corre, corre, para a farra. Respeito pela data ninguém tem. Aproveitar o feriado quem não quer ? Com isto, a Polícia Rodoviária divulga mais uma vez, tantos acidentes, tantos feridos, tantas mortes. Dor e tristeza esparramada por este mundo a fora. Mas é assim mesmo. Deu feriado, vamos aproveitar.
Chegou Maio. De início, dia 1º, feriado. Dia do Trabalho. Engraçado, logo no dia em que comemoramos o Trabalho, ficamos à toa. Tem justificativa ? Este ano caiu em uma 2ª feira. Que emendada deu para fazermos, hem ? Mais uma longa esticada com as mesmas conseqüências para os patrões. Quanto ao povo, enfrentando os mesmos perigos para desfrutarem o que a Lei lhes proporciona. Boa.
Chegamos em Junho. Ah, não passou em branco não. Tivemos o dia 15, dia de Corpus Christi. Imaginem o dia da semana que deu. Quinta feira. Este valeu a pena. Que feriadão tivemos. Emendaram quinta, sexta, sábado e domingo. Deu para muita gente viajar, rever amigos, familiares. Inclusive nossos filhos desfrutaram da folga. É um direito adquirido. Mas quem paga o pato ? Quem leva o prejuízo maior ? Os empregadores, o País, o Estado, o Município, lógico e evidente. Trata-se de mais um feriado que deveria ser comemorado apenas dentro da igreja. Afinal, ele não é religioso ? Ora, então as demais crenças devem ter o direito de também comemorarem suas datas. Os evangélicos, os espíritas, os adventistas, os luteranos, os umbandistas, e assim por diante. Vejam bem, somos católicos. Defendemos o trabalho. Justiça seja feita. Se um tem o direito, os outros também devem tê-lo.
Ah, em Junho aconteceu a Copa do Mundo de Futebol.
Vejam bem que bagunça que foram os dias em que o Brasil jogou. Pela televisão pudemos assistir o corre, corre. O trânsito congestionado das capitais. A balbúrdia após cada jogo. Os feriados forçados que os empregadores tiveram que adotar. As mudanças de horário de trabalho. O término dos mesmos na hora do jogo sem retorno do pessoal. Quanta desordem. Quanta paixão jogada fora por causa dos caprichos de um técnico fajuto, teimoso, convencido, arrogante. E os jogadores, todos de salto alto. Milionários em lazer pela Alemanha. Deu no que deu. Acabou. Ótimo para o Brasil, ótimo para os empregadores, ótimo para o povo iludido parar de sofrer. Analisem, o Brasil parou nos dias, 13, 18, 22, 27. Quem não foi para a frente de uma TV assistir aos jogos ? País do futebol como o nosso, afinal merece. E os empregadores que se danem.
Chegamos em Julho. Iniciamos o mês em um sábado. Ainda bem, pois às 16 horas do dia, o Brasil levou sua chinelada contra a França, caindo fora do Campeonato Mundial de Futebol. Parrerinha danado de teimoso. Jogadores de cristal, bibelôs da vida. Todos de salto alto como dissemos. Mas afinal foi bom, pois assim os empregadores não tiveram que dispensar os funcionários nos dias 4, 5, 8 e 9 de julho, para as finais da Copa. O Brasil irá continuar a produzir em seu mercado interno. Trabalho, muito trabalho para se fazer jus ao salário.
E vejam só, Julho não tem nenhum feriado. Ótimo. Produção.
Agora vamos entrar em Agosto. Este tem feriados. E como tem. Vamos lá: dia 6, dia do Padroeiro da Cidade. Ainda bem que cai em um domingo. Beleza. Dia 15, dia da festa de Romaria. Terça feira brava. Vamos festejar Nossa Senhora da Abadia. Os romeiros chegarão em massa para a festa. Caminhadas para se pagar promessas, acontecerão pelas estradas movimentadas. Perigo a vista. País católico comemora mais um dia santo. Mais um dia parado. E vem outro pela frente. Dia 28 de agosto. Dia da Cidade. Dia em que Araguari comemorará seus 118 anos de emancipação política. Cai em uma segunda feira brava. Feriado a vista. Só para os araguarinos. Outra emendada daquelas. Trabalho ? Só na terça feira. É deprimente tantos feriados com tantos prejuízos causados. Observem que abordamos todos os aspectos. Causas e conseqüências. Todo cuidado é pouco. Nossa vida vale ouro.
Chegamos em Setembro. 7 de Setembro. Dia da Independência do Brasil. Será que estamos mesmo independentes ? É evidente que não. Mesmo assim, vamos parar tudo. Vamos parar o Brasil para comemorar nossa “quase” independência política, social, econômica. Certo ou errado. Eis a questão. E vai cair em uma 5ª feira. Apostamos que o feriado será prolongado novamente. 5ª, 6ª, sábado, domingo. E vamos para aquelas viagens por este Brasil a fora. Vamos ver e receber parentes, vamos nos divertir por aí. Afinal, é feriado. Direito adquirido. Os outros dias não ? E daí. Emendamos todos. Assim é o Brasil.
Outubro. Vejam só. Dia 12, 5ª feira, dia da Padroeira do Brasil. Nossa Senhora Aparecida. Lá em Aparecida do Norte as festividades. O Brasil parado novamente. Mais um feriadão. Sim, feriadão, cai na 5ª, então vamos até o domingo. Vamos encher as estradas, fazer a Polícia Rodoviária criar as operações para evitar acidentes. Vamos entrar em recesso novamente. Já pensaram se cada religião tivesse seu dia garantido com um feriado ? Por que não ? Ou todas tem ou então chega. Como dissemos, somos católicos, mas o Brasil necessita trabalho. Não somos a palmatória do mundo. Só não somos ridículos. Temos bom senso crítico. Como temos.
Chegando Novembro mais feriados. Dia 2, Dia de Finados. Dia de reverenciarmos os mortos. Quem já perdeu um ente querido, todo dia é de Finados. A falta deles está em nossos corações. Dia específico só traz exploração comercial. Vejam nas portas dos Cemitérios. Vendem de tudo. De velas a alimentos, sorvetes, churrasquinhos, batidas, pipocas. Por cima de tudo, vai cair em uma 5ª feira. Será necessário sugerirmos mais um feriado prolongado ? Claro que não. Todos já estão preparados para isto. Mais uma vez, de 5ª a domingo parados. Muitos passeios, viagens, diversões e tudo mais. Cuidado meus amigos. E dia 15 de Novembro iremos comemorar a Proclamação da República. Este já vai dar em uma 4ª feira. Ficará difícil uma emendada. Mais um dia parado. Para se comemorar uma Proclamação da República, prejuízo para a Nação.
Finalmente Dezembro. Chegamos no mês de festas. Teremos apenas o Dia de Natal como feriado. Dia em que se comemora o nascimento de Cristo. Vai cair em uma 2ª feira. Vejam bem, os comerciantes não irão gostar. Apostamos que irão fazer o comércio abrir no sábado e no domingo. Afinal, não podem perder por esta oportunidade de ganhar dinheiro. Depois darão folga aos funcionários, reabrindo na 3ª feira após as 12 horas. Aguardem e verão. Mas, é injustiça. Se param por qualquer coisa, por que não parar por uma data comemorada no mundo inteiro ?
E assim caros Leitores, chegamos a este balanço de feriados e prolongamento dos mesmos no decorrer de 2006.
Datas comemorativas não faltaram para proporcionar folga, passeios, divertimentos aos cidadãos. Não faltaram também para darem prejuízos aos empregadores. Para prejudicarem o andamento normal de uma cidade. Mas afinal elas existem. Existindo devem ser respeitadas.
Em um balanço rápido, podemos ver que em um ano de 365 dias, trabalhamos 220 dias, pois 104 dias, são as folgas de Lei, sábados e domingos. Em 2006, uns 24 feriados na média de 2 por mês, em um total de 24, e, mais prolongamento de 12 dias nos mesmos, perfazem 140 dias de folga aos trabalhadores e prejuízos ao empregadores. Quem perde é a Nação.
País de 1º mundo, comemora só dois ou três feriados. No Japão, a jornada de trabalho, chega a 12 horas. De segunda a segunda com folgas em revezamento. Exemplos a serem seguidos.
Brasil, Campeão Mundial de Feriados e Folgas. É um título.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: