sexta-feira, julho 14, 2006

RAUL SOARES RUMO AO FUTURO !



Caros Leitores.

Há pouco tempo atrás, fizemos um Ponto de Vista sobre os 96 anos de existência profícua da E. E. Raul Soares em benefício de nossa cidade.

Naquela oportunidade, tecemos comentários vários, tanto dos milhares de alunos, cidadãos famosos esparramados por este Brasil a fora, também no exterior, como da luta dos profissionais do ensino do estabelecimento estarem trabalhando em condições precárias, levando-se em conta o péssimo estado de conservação em que se encontrava aquele imenso, maravilhoso e histórico prédio que abriga a renomada escola, hoje Patrimônio Histórico Cultural da cidade.

Houve muito empenho de políticos, deputados vários, vereadores diversos, colaboradores em potencial de uma criança que estava prestes a nascer, criança esta que seria a reforma do prédio, dando-lhe nova vida e condições necessárias para o exercício da educação, do saber, do magistério, dos ensinamentos a crianças, jovens e adultos ávidos pela cultura. Pelos ensinamentos que se fazem necessários para o desenvolvimento do ser humano.

A grande luta encetada pelos professores, pela diretora, pelos especialistas do ensino, alcançou a vitória.

Através do empenho de políticos, os clamores foram ouvidos, e, uma verba chegou para que se restaurasse tão imenso e rico patrimônio, para que seus ocupantes, alunos, professores, demais funcionários, pudessem cumprir com suas missões.

Tivemos o prazer de receber um convite para a inauguração das reformas pelas quais o Raul Soares acabara de passar.

Lindo convite. Em sua capa, estampada a fotografia do imenso patrimônio totalmente recuperado dentro dos padrões originais, mantendo toda beleza arquitetônica de quando foi construído.

Em sua contra capa, uma fotografia de como se encontrava o imóvel antes da reforma pelo qual passou.

A beleza, o fruto de tanta luta estava no convite demonstrada.

Data da inauguração da reforma: 20 de junho de 2006, 18:00 horas. Av. Tiradentes, 135 – Centro da cidade. Convite formulado pela Secretaria de Estado de Educação, Superintendência Regional de Ensino Uberlândia, Direção, Professores e Funcionários da Escola Estadual Raul Soares.

Dia e hora marcado lá estávamos nós. Atentos a tudo que acontecia. Observamos os convidados vários. Políticos, alunos, ex-alunos, ex-diretores, ex-professores, todo o corpo docente da escola, autoridades, cidadãos diversos. A festa estava pronta para começar.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro magistralmente cantado por um tenor e pianista do Conservatório de Música, tivemos apresentações de números musicais, entrega de placas alusivas ao ato à Diretora, e, finalmente, a palavra da mesma em um discurso que passamos a transcrever na íntegra, para que os caros Leitores possam sentir o significado de tão importante reforma realizada e a gratidão de corações dos integrantes da escola e do povo araguarino que sentiu a grandeza da mesma.

Assim se expressou a Diretora Eliane Pereira Melo:

INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA E. E. “RAUL SOARES”

Nenhuma grande obra jamais foi realizada sem que alguém tenha sonhado que era necessária, acreditado que era possível e tenha tido coragem para iniciá-la.

E foi pensando assim, acreditando e batalhando, que várias pessoas se uniram para que o nosso sonho fosse concretizado. “A reforma da E.E. “Raul Soares”, referencial de educação araguarina.

No dia 24 de outubro de 2005, chega à escola através de fax, a cópia do documento enviado pelo Governador, disponibilizando o recurso de R$ 156.973,00 para a reforma da rede física.

Foi motivo de grande alegria para todos, já que a escola encontrava-se em estado precário, não oferecendo as condições necessárias para atender, satisfatoriamente, a comunidade escolar.

Atualmente, a E. E. Raul Soares, que é Patrimônio Histórico do município, conceituada instituição escolar, com 97 anos, virou motivo de orgulho, para toda a cidade e principalmente para a vizinhança. Todos que por aqui passam admiram a beleza e as características preservadas através dos anos.

Este momento de conquista e realizações não poderia deixar de ser comemorado.

Contávamos com a presença de todos. É com muita alegria e satisfação que a E. E. “Raul Soares” os recebe nesta solenidade tão significativa. Sejam bem-vindos !

Sabemos que somos parte da construção desta história que se faz a cada dia com a admirável colaboração e esforço de cada um.

O compromisso, o profissionalismo e a seriedade na realização dos trabalhos têm sido diferencial da equipe da E. E. “Raul Soares”.

Com a constância do nosso trabalho transformamos sonhos em realidade.

Na interdependência das atividades humanas damos e recebemos, servimos e somos servidos. Nesta hora de feliz agradecimento cumprimos com o dever de agradecer.

A Deus:

Dando-nos saúde, força, entusiasmo, ajudando-nos a cumprir alegremente a nossa tarefa de educadora.]

Aos políticos, que se empenharam junto ao Sr. Governador, para a aprovação e liberação da verba necessária para a reforma da E. E. Raul Soares.

Aos pais:

Por terem nos confiado as suas maiores riquezas, seus filhos, e, pela compreensão que tiveram durante os trabalhos de reforma da escola.

Aos alunos:

Nossos melhores amigos, nossos clientes principais, que souberam entender os motivos de nossas dificuldade e transtornos no decorrer da obra.

Aos professores e funcionários:

Agradecemos a paciência e a compreensão, em ajudar a resolver os problemas surgidos, em observar e acompanhar o trabalho realizado pela Equipe de Engenharia.

Às vice-diretoras e Especialistas de Educação:

Na organização do espaço escolar, adequando-o às necessidades surgidas. Por todo empenho e idéias pela melhoria do local de trabalho.

Aos membros do colegiado escolar:

Pelo acompanhamento da obra, pela sugestão de idéias, pela disponibilidade e colaboração na realização dos trabalhos.

Aos ex-diretores desta escola:

Pela colaboração que todos deram com os seus trabalhos e suas conquistas, contribuindo assim pelo engrandecimento de nossa escola. Sabemos que existe uma parcela de dedicação e amor de todos que por aqui passaram, e, dividimos com todos, a alegria de hoje estarmos concretizando o sonho comum de ver esta escola toda reformada.

À Equipe de Engenharia e Arquitetura e todos os que trabalharam no projeto de reforma da Escola:

Pela boa vontade, entusiasmo, atenção aos nossos pedidos, procurando direcionar a obra da melhor maneira possível.

À Equipe e Divisão de Patrimônio Histórico:

Pela rapidez na aprovação dos projetos encaminhados.

À Sra. Superintendente Regional de Ensino, Profª Maria do Rosário Silva e sua Equipe que nos ofereceram o necessário apoio durante a reforma da escola.

À nossa Inspetora Escolar, Prof.ª Marolina Maria Monteiro Mello:

Pelos ensinamentos, acompanhamento e apoio aos nossos trabalhos.

Aos amigos parceiros:

Agradecemos a todos os colaboradores, Prefeitura Municipal e Empresas de Araguari, que aceitaram o convite para serem nossos parceiros, os quais, gentilmente, propiciaram os recursos necessários para a realização deste evento. O nosso muito obrigada.

Belo, profundo e emocionante pronunciamento. Após o mesmo, os presentes foram convidados a visitarem as dependências da escola.

Foi servido um coquetel aos presentes após as solenidades, comemorando tão significativo acontecimento.

Para o conhecimento dos caros Leitores, apresentamos um Histórico da E. E. Raul Soares, também transcrito do programa:

A Escola Estadual “Raul Soares” iniciou suas atividades em 26/04/1909, contando atualmente com 97 anos. A Escola recebeu este nome em homenagem ao Governador do Estado de Minas Gerais, na época senhor Raul Soares. Foi ele quem posteriormente autorizou a construção do prédio da Escola à Rua Coronel José Ferreira Alves. Em 1926 a instituição de ensino mudou-se para o atual prédio à Av. Tiradentes, tendo como primeiro Diretor o Dr. Mário da Silva Pereira.

A Escola é atualmente dirigida pela professora Eliana Pereira Melo e atende a 1087 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação para Jovens e Adultos, oferecendo um ensino de qualidade através de seus 81 funcionários, atendendo nos turnos matutino, vespertino e noturno

A Escola Estadual “Raul Soares” representa muito, não só para Araguari, mas também para toda a região, pois foi a primeira a existir e a funcionar, formando gerações em todos os setores da sociedade e caminhando lado a lado com o crescimento da cidade.

Buscando preservar o imponente edifício e tentando resguardar em suas paredes a memória daqueles que como mestres ou alunos fizeram parte dessa “Escola”; e a pedido desta instituição torna-se Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais através do Decreto 009/2000.

Atualmente concretiza seu grande sonho: parte da conclusão da reforma de suas dependências; graças a verba de R$ 156.973,00 (cento e cinqüenta e seis mil, novecentos e setenta e três reais), recebida do Governo de Estado de Minas Gerais, demonstrando a força multiplicadora de um sonho coletivo, que transformou esta instituição em um marco histórico no processo de democratização do ensino no Brasil e em especial no Estado de Minas Gerais.

Assim caros Leitores, transmitimos a vocês, o que tivemos a oportunidade de assistirmos naquela bela noite de 20 de junho de 2006.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

Um comentário:

Unknown disse...

linda matéria parabéns RAUL SORES