sábado, julho 08, 2006

DROGAS LÍCITAS

Este Ponto de Vista foi publicado em 20/07/2002, no jornal Gazeta do Triângulo.

Meus caros Leitores.

Parece incrível, mas é verdade.

Que expressão mais chocante e horrorosa, porém correta e usada diariamente, a todo momento, por todos os seres humanos: DROGAS !

Todos ? Sim, todos seres humanos, quer queiram, quer não queiram, pronunciam diariamente a palavra "DROGA " !!!

Vejamos por quê ?

De acordo com nosso amigo "AURÉLIO" , "DROGA" vem a ser:

1 – Qualquer substância ou ingrediente que se usa em farmácia, em tinturaria, etc.

2 – Medicamento.

3 – Produto oficial, de origem animal ou vegetal, no entanto que se encontra no comércio.

4 – Medicamento ou substância entorpecente, alucinógena, excitante, etc. (como por exemplo: a maconha, a cocaína), ingeridos em geral, com o fito de alterar transitoriamente a personalidade.

5 – Coisa de pouco valor.

6 – Coisa enfadonha, desagradável.

Interessante, nosso AURÉLIO, se esqueceu de dizer em seu rico e incomparável dicionário, que o CIGARRO e o ÁLCOOL, são DROGAS e ainda por cima LÍCITAS. Estão devidamente autorizadas a circularem livremente, vendidas que são em bares e demais casas do ramo, amparadas por LEI, e ainda por cima e principalmente, GERANDO altos lucros aos COFRES PÚBLICOS, com os lucros auferidos ( de impostos e taxas o consumidor paga mais pelo produto em si, o que é muito bom para a arrecadação ), fato este, que não faz com que eles, o CIGARRO e o ÁLCOOL, fiquem isentos de serem taxados como DROGAS e da pior espécie e qualidade, pois suas conseqüências, são tão funestas, repugnantes e hediondas, quanto as DROGAS ILÍCITAS que circulavam na calada da noite e hoje em dia até sob céu aberto.

POR QUÊ ENTÃO SEPARAR AS DROGAS ENTRE LÍCITAS E ILÍCITAS ???

Todas, mas todas mesmo, usadas ou consumidas indistintamente, levam ao mal maior, levam À MORTE !!!

Então, uma vez mais perguntamos: POR QUÊ fazer distinção entre uma e outra, se no final, no final, vamos encontrar, caso não seja acudido em tempo, caso o viciado em cigarro ou em álcool, caso seus familiares, ou mesmo uma doença grave, o leve a deixar em tempo de salvar-lhe o que resta de vida (pois seu corpo poderá estar dilacerado ou mutilado com derrames, tromboses e outros males mais, como aneurismas), mas o que restar dele, ainda será de conforto a sua família pelo fato de estar vivo, mesmo dando, é claro, lógico e evidente, o trabalhão a seus familiares. O que vem a ser uma verdadeira CARGA humana, pois, o restante do ser humano que ficou, será um "BAGAÇO", resto de uma vida que possuiu, usufruindo destes dois males LÍCITOS, chamados CIGARRO e ÁLCOOL. Flagelos de uma sociedade cada vez mais erudita e sofisticada, porém fraca e incapaz, diante destas duas verdadeiras e constrangedoras DROGAS. Além de conforto para seus familiares, ele, o ex-dependente destas duas DROGAS LÍCITAS, terá então, tempo suficiente para pensar, refletir, analisar, arrepender-se da "BURRADA" que cometeu no decorrer de sua vida, vida esta, regada que foi de profundas tragadas de veneno, ao mesmo tempo ingerindo grandes e "saudáveis" goles de bebida alcóolica. Terá tempo suficiente de ver quando dele for tratarem, do trabalho que estará dando, que seus tempos como FUMANTE, como BEBEDOR DE CERVEJA ou de ATRATIVOS TRAGOS de doses de bebidas importadas ou mesmo nacionais, tempos estes que aproveitou ao máximo destes "PRAZERES" venenosos e asquerosos, que tanto prejudicou quem dele se acercasse. Que tanto encheu o ambiente sagrado de seu lar de FUMAÇAS, coroadas com o mal cheiro exalado pelo álcool ingerido e que o levou a cada ingestão, a papéis ridículos nos locais freqüentados. Papéis ridículos e inconvenientes, pois da boca de um bêbado, nada de bom pode sair. Somente asneiras e atitudes vergonhosas.

Os caros Leitores deverão estar comentando: "Este colunista, este Peron é um caso a parte. Livre do cigarro, livre da bebida. Como critica abalizadamente. É um homem sem vícios. Privilegiado.

Errados. Completamente errados estão os Leitores que estiverem pensando isto de nós. Muito pelo contrário. Fomos viciados em cigarro por 41 anos ininterruptos. Fumantes inverterados. De 3 a 4 maços por dia. Apaixonados por uma cervejinha. A melhor coisa para um final de dia (nunca tomamos doses, fosse ela qual fosse), mas uma cervejinha, esta sim, éramos chegados.

Aí está então caros Leitores, o motivo que nos sentimos completamente à vontade para falarmos a respeito destas duas DROGAS LÍCITAS, CIGARRO E ALCOOL, que tanto lucro, emprego, sobrevivência geram aos que as produzem, mas que males irreparáveis, conseqüências funestas como aleijos e mortes por doenças provocadas pelo consumo das mesmas.

Na edição número 1.595 do jornal "DIÁRIO DE ARAGUARI", de 20 de outubro de 2000, tivemos a oportunidade de escrevermos um Ponto de Vista denominado "CIGARRO, UM MAL NECESSÁRIO". Fizemos a matéria nos rejubilando pelo fato de havermos largado de fumar DEFINITIVAMENTE . Sem qualquer falsa modéstia, muito pelo contrário, o nosso exemplo, aquilo que conseguimos fazer, a narração minuciosa de tudo que passamos e que tivemos a oportunidade de publicarmos no jornal, foi lida, comentada, transcrita em sites da internet, tanto no exterior como no Brasil, podendo ser encontrada no site do psicólogo, Wagner Barbosa Cunha, que achando-a construtiva para seus ensinamentos, com nossa autorização a colocou em sua página, www.wbcunha.com onde os caros Leitores caso já a tenham lido e queiram relê-la, poderão acessá-la, e para os que não leram, um pedido nosso, acessem, principalmente os fumantes, que terão uma grata surpresa com aquilo que narramos e que Graças a Deus, Supremo Criador dos Mundos, estamos tendo seguidores no abandono deste abominável vício, asqueroso e maléfico que é o CIGARRO.

Como é bom estar com os pulmões limpos. Como é gostoso respirar um ar sadio, ar puro. Como é bom não ser inconveniente para alguém fumando um cigarro. Como é bom que os outros não fumem perto ou no local que estamos. Quando nos lembramos do quanto fomos inoportunos, inconvenientes, atrevidos com um cigarro na boca, sentimos vergonha. Esta vergonha, nos faz pedirmos humildemente e de público desculpas a tantos que incomodamos com o cigarro e que agüentaram sem falar nada conosco a respeito. Destacamos aqui nossa esposa e filhos. Hoje a vida é outra.

Quanto a cervejinha, sempre gostamos dela. Nada temos contra. Ela tomada com moderação, tomada socialmente, não faz mal a ninguém. Mas, quando o elemento perde a conta, perde o controle daquilo que está fazendo, ou seja, bebendo, aí, aí a coisa fica feia. Ele torna-se inconveniente, torna-se agressivo, torna-se perigoso, principalmente no volante de um carro. Tornar-se ridículo, é a pior coisa que uma pessoa pode vir a se tornar. É simplesmente RIDÍCULA uma pessoa RIDÍCULA. Observem. Observem atentamente.

Então caros Leitores, nós achamos por bem, deixarmos também a cerveja que nos acompanhou por vários e vários anos de nossa vida. O CIGARRO nós LARGAMOS. A CERVEJA, nós PARAMOS por tempo indeterminado. Talvez não voltemos mais a tomá-la, pois nem vontade sentimos (mesmo com a grande quantidade de propagandas a respeito), talvez algum dia possamos vir a "saborear" vejam bem "saborear" um copo ou dois, mas parar para beber horas e horas, deixando compromissos, pessoas, familiares a nossa espera. NUNCA, JAMAIS.

Agora voltemos lá no título da matéria de hoje: DROGAS LÍCITAS.

Nada, mas absolutamente nada temos contra elas. Muito pelo contrário, defendemos que elas proporcionam empregos e mais empregos. Geram impostos para os cofres públicos.

Desde o preparo da terra para o plantio do fumo, até o momento em que o cigarro é comprado no balcão de um bar, vocês já imaginaram quantas pessoas ele alimentou ? Da mesma forma a bebida, desde o plantio da cana, da uva ou de outra planta que origine uma bebida, quantas pessoas sobrevivem com ela ?

Alimentação ao povo, empregos, sobrevivência.

DROGAS LÍCITAS !!!

POR QUÊ sermos contra elas ???

Compra quem quer. Fuma quem quer. Bebe quem quer.

Logo, que SE DANE quem quiser.

Estão todos amparados por Lei, mas amanhã, amanhã, quando estiverem com um CÂNCER NO PULMÃO, COM TROMBOSE OU COM ANEURISMA CEREBRAL provocados pelo cigarro, não vão pedir polpudas indenizações nas fábricas de cigarro não. Deixem-nas em paz, pois elas fabricaram aquilo que a Lei permite. O fumante é que foi de livre e expontânea vontade comprar seus produtos. QUE SE DANEM sozinhos.

Da mesma forma nos referimos com a bebida. Elas estão lá para vender. Compra quem quer. Logo, QUE SE DANEM também.

Se estivermos errados, que nos corrijam, mas o façam de público.

Esperamos que este Ponto de Vista ajude alguém a abandonar estes vícios. Pelo menos um deles. Motivo pelo qual o apresentamos.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

2 comentários:

Vera Vilela disse...

Caríssimo Sr. Antonio
Li seu artigo de cima até embaixo com uma admiração tremenda.
Realmente precisamos erguer a voz e tentar colocar na cabeça das pessoas os males que essas drogas ilícitas nos causam.
Como ex fumante concordo em tudo contigo. É muito bom se livrar da prisão que um vício nos traz. Ter sempre que sair de lugares proibidos, deixando amigos, familiares para curtir seu vicio. Isso sim é uma escravidão.
Antigamente as pessoas fumavam e paravam com mais facilidade pois não existiam no cigarro tantas substâncias tóxicas, cancerígenas, etc... que hoje lhe dão um sabor todo especial.
Os fumantes são escravos das companhias de cigarros sim, pois eles, cada vez mais, impõem o consumo dessas substancias.
Obrigada por me oferecer um texto tão bom e de fundo tão educativo.
Abraços

Anônimo disse...

li o assunto pois estamos fazendo um trabalho na escola e gostei muito pois a maioria dos adolescentes usan drogas por medo de os outros que dizem que sao amigos dizer que ele e paia brega tudo de ruim e isso fazem pra demostrar que tem coragem igual os outros em tao nao usso i dou conselho pra quem usa dizem se conselho fosse bom nao dava vendia em tao adolescentes se liguem na vida de vcs