quinta-feira, setembro 21, 2006

O VOTO!

Caros Leitores.
Há uns dias atrás, nos encontramos com uma professora de nível superior, ensina línguas, muita amiga nossa, casada, mãe de um belo garoto e a espera de mais um para breve.
É contemporânea de nossos filhos e filha de amigos de nossa juventude.
Ela, muito comunicativa, ao descer de seu carro, com aquela barriga imensa, no aguardo do bebe que aí vem, puxando pela mão o garotinho de dois anos, ainda carregando seus brinquedos, tudo para levar aos cuidados de sua mãe para que ela pudesse ir cumprir com suas obrigações profissionais, nos disse em um ímpeto de desabafo: “seu Peron, os políticos estão uma tristeza, vou anular meu voto "!
Surpresos com o que ela disse afirmativamente, sem pestanejar, com convicção, no movimento que a rua estava, e ela tendo que atravessá-la, nós indignados com o que acabávamos de ouvir, respondemos ao mesmo tempo perguntando: “Mas cara amiga, você não pensa no futuro desta criança que está em suas mãos e nem na que carrega na barriga, prestes a nascer para este mundo em que vivemos ?
Você vai jogar seu voto no lixo ?
O que você quer para elas ?
Que tipo de mundo as esperarão se você anular seu precioso voto, esta arma que possuímos para defender nosso imenso Brasil ?
Quer deixá-los a mercê de bandidos, crápulas, ladrões, vândalos, corruptos que compõem a Assembléia Legislativa, o Congresso Nacional, as nomeações de maus elementos por um Presidente da República por nós eleito ?
Não em sua totalidade, mas na grande maioria ?
Por acaso não quer usar seu precioso e inalienável voto para ajudar a eleger homens dignos, honestos, novos, com um passado brilhante e um futuro promissor ?
Quer perder esta chance ?
Pense bem cara amiga, você é jovem, o mundo é de vocês. Para muitos que já cumpriram suas jornadas trabalhistas na vida, desfrutam de uma magra e mísera aposentadoria, o voto ainda é a principal arma, que dirá para vocês ?
Analise dentre tantos candidatos que irá encontrar um que mereça sua confiança, sua credibilidade, que lutará por um Brasil melhor e que possa proporcionar às novas gerações, assim como àqueles que já cumpriram com seus deveres dias melhores. Por favor, ajude o Brasil.
Você é uma intelectual. Você é uma professora de nível superior. O nosso futuro está em suas mãos e daqueles que você ajudar a orientar quanto ao voto. Faça isto que estou fazendo com você. Sensibilize as pessoas. Seja uma cidadã consciente, atuante, e não uma pessoa desinteressada com o futuro destes que colocamos no mundo.
Repetimos, não jogue seu voto no lixo, não o anule e nem vote em branco. Saiba fazer valer seus direitos. Vote em alguém que mereça respeito e consideração para que venha a nos ajudar.

No meio do trânsito, ela atravessando a rua, sobrecarregada, respondeu-nos: o senhor tem razão. Não precisa falar mais nada. Eu não havia pensado nisto. Vou usar minha arma. Vou ajudar a eleger pessoas dignas e honestas para o futuro daqueles que somos responsáveis e pelo nosso Brasil. Que ele seja melhor do que é.

E assim ela seguiu em frente, entrou na residência da mãe dela, acenou para nós, deixou o filho com seus brinquedos, voltou com o que carrega no ventre, entrou em seu carro e partiu para seu trabalho, ensinar os semelhantes. Sorrindo nos acenou novamente de seu carro.
Cremos que cumprimos com nosso dever de cidadão, alertando uma pessoa quanto ao valor do voto, tema de nosso Ponto de Vista desta semana.

Mas, vejamos o que o “Aurélio” nos diz sobre o Voto.

Do Latim, Votu, “promessa”. Substantivo masculino:
01 – Ação de votar, votação. (o voto é obrigatório).
02 – Promessa solene com que nos obrigamos para com Deus. (voto de castidade).
03 – Promessa solene, juramento.
04 – Promessa feita pelos religiosos membros de ordens e congregações religiosas.
05 – Oferenda em paga de promessa.
06 – Súplica à divindade.
07 – Desejo íntimo, ardente.
08 – Maneira de expressar a vontade ou opinião num ato eleitoral ou numa assembléia.
09 – Sufrágio, votação.
10 – Lista que se vota numa eleição, cédula.

Voto de Confiança:
01 – Decisão das câmaras legislativas pela qual o governo fica autorizado a proceder livremente acerca de qualquer negócio.
02 – Decisão de qualquer assembléia no sentido de autorizar as decisões tomadas pelo presidente.
Voto deliberativo:
01 – Direito de sufrágio, numa assembléia.

Voto de Minerva.
01 – Voto de desempate, concedido aos presidentes dos corpos administrativos, judiciários, etc.:
Voto de qualidade:
01 – Voto de Minerva.
02 – Sistema eleitoral em que o número de votos de cada eleitor varia de acordo com os títulos que ele tem: chefe de família, proprietário, diploma universitário, etc.; pluralismo.

Voto nominal:
01 – Voto dado por indivíduo que se nomeia ou é nomeado.
02 – Sufrágio em que o nome do votante não é mantido em segredo, mas sim, indicado no ato de votar, geralmente por chamada.
Voto plural:
01 – Sistema eleitoral que atribui, em determinadas condições, varias vozes a uma mesma pessoa.
Votos do batismo:
01 - As promessas e renúncias feitas pelo catecúmeno, ou padrinhos, em seu nome, antes da administração do batismo.

Voto simples:
01 – O emitido pelo religioso de congregações, e que não invalida os atos que lhe forem contrários.
Voto solene:
01 – O voto emitido pelo religioso de ordem aprovada pela Igreja, e que invalida os atos que lhe forem contrários.
Voto vencido:
01 – O que é dado em separado, num tribunal judiciário, pelo membro divergente da maioria, fundamentado ele ou não a divergência.
Viram quantas finalidades e o que vem a ser voto ?
Ele é uma arma que temos e podemos usar.
Assim sendo, caros Leitores, podemos observar a grandiosidade do “Voto”.
Tudo o que ele nos proporciona. A arma que podemos portar e usar sem sermos punidos. Punidos seremos se deixarmos de usá-la ou a usarmos indevidamente, deixando-nos levar pela revolta, pela mágoa, pela tristeza, pela decepção de vermos estes políticos vagabundos, bandidos, ladrões, corruptos, do mensalão, do mensalinho, das ambulâncias e outros mais, impunes, livres e desimpedidos para voltarem a ser votados por pessoas que lutam por eles, que desfrutam da desonestidade deles, que se aproveitam dos atos ilícitos por eles praticados e que muitas vezes são peças fundamentais para tal.
Necessitamos com urgência de uma renovação em nossa Assembléia Legislativa, colocando nela homens de bem, dignos de serem votados e nos representarem através do voto, que vem a ser uma procuração assinada em branco para seus atos. Que ele seja honesto.
A mesma necessidade temos para com os membros do Congresso Nacional.
A oportunidade se nos apresenta aí, dia 1º de outubro. Nossa arma é o “Voto”. Saibamos votar, escolhamos nossos representantes, na Câmara Federal, no Senado, ajudando a eleger representantes que não envergonhem o dístico constante em nosso Pavilhão Nacional, “Ordem e Progresso”.
Que eles, os novos eleitos, os reeleitos, sejam realmente a expressão de quem quer trabalhar para que os filhos da cara amiga, citada no princípio de nossa matéria, possam ter dias melhores, possam desfrutar de nosso Brasil, desta Nação que causa inveja no resto do mundo, por ser ela uma reserva natural de tudo que necessitam.
Caros Leitores, vamos conscientemente, escolher pessoas que realmente possam realizar não promessas, mas sim e principalmente, as necessidades que se apresentam perante nossos olhos.
Vamos pensar em nossa cidade. Vamos pensar naquilo em que vivemos, trabalhamos, desfrutamos. Vamos pensar alto, em nossa cidade, em nosso estado, em nosso Brasil.
Somos uma grande cidade. Somos um Estado maravilhoso. Somos um País de riquezas ainda inexploradas.
Possuímos uma arma legalizada. Uma arma que muitos países não possuem. Uma arma que pode ser usada de quatro em quatro anos. Saibamos usá-la quando temos esta oportunidade.
Vamos detoná-la oportunamente para que aqueles em que confiamos possam nos representar colaborando para a grandeza de nossas vidas.
Não anule seu voto. Não vote em branco. Seja um cidadão consciente, mostre que existem pessoas de respeito e que merecem seu voto.
Voto, direito sagrado do cidadão.
Todos no gozo de seus direitos podem votar e serem votado.
Ah, a criança que nossa amiga esperava, já veio ao mundo sadia e perfeita. Mais um homem para trabalhar por este Brasil.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: