sábado, fevereiro 02, 2008

ARAGUARI ONTEM E HOJE

Caros Leitores.

Convidamos a todos para uma viagem ao passado, com 10 fotografias tiradas pelo saudoso profissional da arte de fotografar, em 1920, quando sem qualquer tecnologia, deixou registrada para a história, a vida de nossa querida Araguari.
Estamos falando do senhor Antonio Gebhardt, que na época, tinha o atelier fotográfico na rua Dr. Afrânio, no mesmo local onde hoje, seu neto, Paulo Gebhardt, dá continuidade a nossa história.

As fotos atuais foram registradas pelo nosso filho Julio Erbetta Neto, um araguarino que pela força do trabalho, encontra-se fora de sua cidade. Quando aqui está, gosta de registrar coisas e fatos ocorridos. Então vamos lá, vejamos o que fomos e o que somos. São passados quase 90 anos.

Dados a respeito da história, foram fornecidos pelo nosso amigo e irmão de Ordem Maçônica, Fausto Lieggio, o Tim do Táxi.

Foto n° 1 – Cadeia Pública. Fotografia tirada da rua Brasil Acioly. Foi cadeia, Fórum na parte superior, Delegacia de Polícia. Hoje, Casa da Cultura. Abriga todos os eventos culturais, exposições, e lançamentos de livros e pinturas. Na parte superior, abriga um Teatro onde várias peças são encenadas. Permanece com sua estrutura original. Patrimônio Histórico Cultural de Araguari.




Foto n° 2 – Prédio construído para abrigar a Prefeitura Municipal de Araguari. Posteriormente passou para a Câmara Municipal de Araguari – Construída para instalações de serviços públicos. Hoje, em seu terreno de fundos, foram construídos escritórios para os senhores Vereadores. Na parte térrea Gabinete do Presidente da Câmara e Gabinetes. Na parte superior, salão nobre das sessões da Egrégia e Centenária Casa do Povo. Permanece com sua estrutura original. Patrimônio Histórico Cultural de Araguari.





Foto n° 3 – Av. Joaquim Aníbal – Antiga Av. Boa Vista. Tem o nome atual em homenagem ao maior comerciante e empresário da época. Foto tirada do primeiro quarteirão de quem vem da Praça do Rosário rumo à Prefeitura. Vê-se a esquina da rua Quinca Mariano. Do lado direito, a farmácia do senhor Adalardo Cunha. A águia vista frontalmente, hoje encontra-se na Loja Maçônica Fênix, n° 56. Atualmente, o prédio abriga escritórios de Advocacia do Dr. Hamilton de Lima Junior. Observem a casa logo a seguir, foi construída e era a residência do Cel. Filadelfo de Lima, hoje bela e moderna residência. A terceira casa foi construída e residência de Nephitali Vieira. As demais construções da rua podem ser vista na foto atual. Do lado esquerdo, na esquina, um grande armazém.



Foto n° 4 – Rua Aurélio de Oliveira. Foto tirada da rua Quinca Mariano em direção à rua Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha. Vê-se à direita, o antigo e demolido Hotel Brasil, do senhor Carlos Lazarini. Onde hoje está em primeiro plano, encontra-se construída uma moderna residência. Do lado esquerdo, dentre as casas hoje demolidas, pode-se ver a casa onde funcionou a Loja Maçônica Filantropia e Trabalho. Vê-se na foto atual. Outras construções substituíram as antigas. Porém, da esquina do hotel para frente, o quarteirão encontra-se inalterado. Patrimônio Histórico Cultural de Araguari.




Foto n° 5 – Praça da Matriz. Primeira Igreja Matriz construída em Araguari. Era a festa do Divino Espírito Santo. Vê-se na esquina à direita, o prédio da selaria do senhor Benedito Coutinho. Defronte à igreja, vê-se parte do antigo coreto, onde nas festas religiosas, eram feitos os famosos leilões de prendas. Mais uma igreja foi construída para substituir esta. Posteriormente, Padre Nilo Tabuquini, construiu a atual. Na foto observamos que era dia de festa. Os Congregados Marianos iniciavam uma procissão. Na construção ao fundo, onde por longos anos foi a residência da família do senhor José Canut, hoje encontra-se um grande prédio de lojas e apartamentos.





Foto n° 6 – Largo dos Protestantes. Praça Francisco Sales. Praça João Pessoa e finalmente Praça Manoel Bonito. Primeira Praça construída. Vê-se o palanque, ao fundo o parapeito, abaixo do palanque a fonte luminosa, nos fundos o prédio do bar São João, ao lado a Igreja Presbiteriana, outra construção onde hoje é o prédio Nephitali Vieira, e, à direita, um casarão residencial e comercial, onde o Fausto Lieggio, (Tim), mantinha uma oficina de bicicletas. Hoje é o prédio do Clube Recreativo Araguarino. Na foto de hoje, tirada da cobertura do Pálace Hotel, vê-se a grande transformação sofrida através dos tempos.




Foto n° 7 – Esquina das ruas Ruy Barbosa com Afonso Pena. Foto tirada do lado de baixo, defronte onde hoje é a Principal. Retrata onde funcionou uma casa de móveis, posteriormente o Bar e Restaurante Vienense, ponto de encontro das famílias da época. Vemos na frente, um anúncio de teatro ou cinema, estampando o nome do evento, “Alarme de Combate”. Hoje, funciona do local, a Farmácia e Drogaria Popular, do senhor Brasil Cruvinel. Ao lado, vemos o prédio ainda existente, onde funcionam vários estabelecimentos comerciais. Por longos anos foi o Bazar Eduardo. Na parte superior, foi residência e posteriormente escritórios vários. Hoje, vemos a modificações sofridas. Foi construído e a residência da família Sauandag.




Foto n° 8 – Rua Dr. Afrânio. Foto tirada da Praça da Matriz em direção à Praça Manoel Bonito. Vemos à direita, a residência dos Ferreira Alves, foi construída pelo Cel. José Ferreira Alves. O local onde encontra-se o bar Apolo e o Foto Gebhardt, autor destas obras primas de 1920, foi a farmácia do senhor Edgar Ferreira Alves, a residência da esquina, com a torre, o antigo e extinto Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais, lá na frente pela direita, o prédio hoje ampliado que funcionou a Empresa Força e Luz, Cia. Prada de Eletricidade , CEMIG, hoje tombado Patrimônio Histórico de Araguari. O grande sobrado no final, é a famosa Casa Verde. Construída pela família Paranhos. Pela esquerda, vemos onde funcionou o Cartório do Dickson Machado, e L. França e Cia., depois, J. Porto, hoje Achimaq. Na esquina o prédio ainda existente da família do senhor Carlos Alves, e demais construções.





Foto n° 9 – Rua Marciano Santos. Rua da Estação antigamente. Foto tirada logo acima da Av. Tiradentes. Retrata à esquerda, o prédio hoje demolido e em seu lugar o Banco Real, que foi construído pelo senhor Marciano Santos, tendo sido sua residência por longos anos. Posteriormente funcionou o Fórum, Delegacia, residência do senhor Marinho Bitencourt, após, Pensão Feliz, até sua lamentável demolição. Um grande Patrimônio Histórico que perdemos, que narrava a nossa história. À direita, vemos o prédio construído pelo senhor Dr. José Jehovah Santos, sendo sua residência por longos anos. Posteriormente o senhor Bernardino foi seu proprietário. Passou por vários donos. Foi o famoso bar Relicário. Com o tempo foi perdendo suas características históricas, até ser demolido. Está sendo construído em seu lugar, instalações para um banco. Pela fotos de ontem e de hoje, vê-se a diferença e o que a história de Araguari perdeu.





Foto n° 10 – Os mesmos prédios, sendo a foto tirada defronte o Hospital São Sebastião. Desnecessário se faz aqui tecer comentários sobre as maravilhosas construções feitas por araguarinos ilustres. Araguari perdeu muito. Como perdeu. Vê-se na foto de hoje, as modificações sofridas. Todas frutos de um desenvolvimento sem estudos. Sem previsões. Sem planejamentos.



Fizemos esta explanação de fotos antigas, década de 20 do século XX e as atuais, do mesmos locais, tiradas por nós mesmos, para que vocês, araguarinos como nós, vejam sua terra em suas origens.

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
Fotos antigas Antonio Gebhardt
Fotos atuais arquivo pessoal

5 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Peron;

Somente de voce com sua cultura e inteligência, poderia surgir um trabalho magnífico como este.

Certamente fruto de muito sentimento e amor pela terra.

Ficará eternamente guardado em meu arquivo, visto ser fonte de consulta de nossa evolução histórica.

Parabéns pelo trabalho.

Aproveito para cumprimentá-lo, digníssima esposa e filhos pela extraordinária união familiar, nesta significativa data - Bodas de Rubi.

De. Dr. Gilson Vital.

Planejamento Urbano disse...

Participe e divulgue o Grupo de Discussão sobre Planejamento Urbano de Araguari, acesse o link abaixo ou copie-o no seu browse:

http://groups.google.com/group/planejamento-urbano-de-araguari

A participação de todos fará com que o poder público saiba o que o povo pensa sobre o planejamento da cidade.

Visite também o Blog oficial do Departamento de Planejamento Urbano através do endereço:

http://www.dpurbaraguari.blogspot.com/


Este é um canal aberto a particpação da população.

Obrigado.
Equipe DPURB.

mariadolores.1947@hotmail.com disse...

Perdemos belos imóveis construídos em uma época que pouca tecnologia existia, eram construídos com pá,enxada,carrinhos de mão...que pena! Os seus atuais donos e o governo não valorizam a História de ARAGUARI.

Maria Dolores

Unknown disse...

Foi mto especial poder conhecer minha Terrinha Natal antes do meu nascimento. Gratidão pelo trabalho de amor a esta cidade tão acolhedora.

Enimar Luciano de Lima disse...

É triste ver como a arquitetura maravilhosa de nossa cidade foi se perdendo no tempo.....sem nenhuma política de conservação do patrimônio históricos de todos os governantes que passaram por Araguari.