domingo, fevereiro 17, 2008

“Distritos de Araguari”

Caros Leitores.

Quando escrevemos a respeito do Distrito de Amanhece, jamais imaginávamos que a repercussão seria de forma tão positiva e de alegrias, principalmente para aqueles lá nascidos e que hoje se encontram por este mundo a fora, conforme correspondências recebidas a respeito.

Dentre as pessoas que se comunicaram conosco, com sugestões e elogios espontâneos, recebemos do radialista, homem de imprensa, ex-secretário municipal, senhor Marco Antônio Farias, a solicitação que escrevêssemos sobre os demais distritos.


Gostamos de todas sugestões, e conforme havíamos dito na matéria sobre Amanhece, era nossa intenção falarmos aqui a respeito de todos os distritos. Com esta aceitação, com o apoio do Arquivo Público Municipal, nas pessoas de Juscélia e Aparecida, iremos contar para vocês sobre o Distrito de Florestina, Santo Antônio e Contenda, e, Piracaíba.

Então vamos lá:

“Florestina”

O Distrito de Florestina foi criado pela Lei Estadual número 336 de 27 de dezembro de 1948, na gestão do Prefeito Municipal Oswaldo Pieruccetti, sendo constituída a Vila de Florestina, sede do Distrito.

A localidade ocupa uma área de 703 km², localizando-se a leste do município de Araguari, ao norte pelo Rio Paranaíba, a leste pelos municípios de Cascalho Rico e Estrela do Sul, a oeste pelos Distritos de Amanhece e Sede, e ao sul, pelo Distrito de Santo Antônio e Contenda.

A história do Distrito do Barreirão como era chamado, inicia-se com a doação do terreno de 1 alqueire pelos Srs. Francisco Rodrigues e Pio Rodrigues, no ano de 1898.

A região antes ocupada por fazendas, gradativamente fomentou a urbanização da pequena vila. Desde os primórdios tempos de povoamento, a principal atividade econômica da localidade, foi a pecuária.

No final da década de 1960 e início de 1970, foi construída a BR – 050, que liga a cidade de Araguari à Brasília, acontecimento que dividiu em duas partes o Distrito, ficando o povoado à direita da rodovia sentido Araguari – Brasília.

Na década de 1980, a construção da Usina de Emborcação e a conseqüente desapropriação de terras para a montagem do seu lago, inundou grande extensão de terras do Distrito. Esse fato, associado à construção da rodovia, projetou grandes transtornos à localidade.
A localidade que anteriormente contou com uma ocupação populacional de 2.500 pessoas, atualmente, resume-se há 21 famílias, tendo no povoado 120 habitantes. Sua economia baseia-se na agricultura de subsistência e a pecuária é muito pequena.

Fonte: Depoimento de Liça Caetano, em 20/02/02.
Depoimento de Judite da Conceição Pereira, em 30/01/02.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

“Santo Antônio e Contenda”

Ocupando área de 266 km², o Distrito de Santo Antônio e Contenda, localiza-se ao sul do município, delimitando-se ao norte, pelo Distrito de Florestina, a oeste pelo Rio Araguari, divisa com município de Uberlândia, e ao sul pelo município de Indianópolis.

O Distrito foi criado por intermédio do Ato das Disposições Gerais e Transitórias da Lei Orgânica do Município, datada de 21/04/90.

Segundo costa, a origem do Distrito de Santo Antônio, remonta ao início do século XX, quando Antônio Cândido de Souza, fez a doação de dois alqueires de terra para a construção de uma capela, a exemplo da formação da cidade de Araguari.

A imagem do padroeiro da localidade, Santo Antônio, foi ofertada à igreja pelo próprio Antônio Cândido. Na década de 40, por iniciativa dos moradores foi edificada uma nova capela, devido ao fato da sede anterior estar em precárias condições.

Os primeiros fazendeiros a se instalarem na localidade, foram os Lemos, Resende, Pereira, Mota, Vieira, Alves e Souza.

O gradativo povoamento propiciou a instalação de um cemitério e uma “venda”. Nesse local, vendia-se de tudo um pouco e a primeira proprietária do estabelecimento, Isolina, era filha do Senhor Antônio de Sousa. Atualmente o comércio é gerido por Antônio Natal.

No setor educacional, o povoado inicialmente contava apenas com professores leigos que ministrava aulas nas residências. A construção de uma escola municipal veio somente no ano de 1971, a 04 de março. A Escola Municipal “Basílio da Gama”, foi instituída pelo Ato Municipal número 1085/71, e veio sanar uma lacuna de décadas de estrutura deficitária no ensino escolar para crianças.

No início do decênio de 90, o Centro Educacional denominado José Inácio passou a abranger também o Ensino Médio, construindo-se dois novos pavilhões na instituição. Atualmente, há 650 alunos matriculados.

A população da localidade é composta por 1.200 pessoas e sua economia perdura embasada na agricultura, hoje, grandes extensões de lavouras de tomate, soja, café e hortaliças cobrem as terras da localidade.

Fonte: Depoimento de Ivo Vieira de Sousa em 30/04/03.

“Piracaíba”

Segundo consta, a formação de Piracaíba, teve início antes mesmo da formação da cidade de Araguari (MG) da qual é Distrito. O povoado se formou em terras do fazendeiro Américo Alves de Carvalho, que fez a doação da área do patrimônio.


A denominação da localidade data de 22 de setembro de 1921, por intermédio de Lei n° 806.

“Fica denominada PIRACAÍBA, a atual sede do distrito de Santa Rita dos Barreiros, no município de Araguari (...)”.

Ocupando uma área de 589 km², o Distrito localiza-se a oeste do município, delimita-se ao norte pelo Rio Araguari, e ao leste, pelos Distritos de Amanhece e Sede. Atualmente sua população é compreendida de 1.946 pessoas, sendo 676 no setor urbano e 1.270 no rural, que sobrevivem principalmente da atividade agropecuária.


Fonte: Jornal Gazeta do Triângulo – 09/10/1970 – Ano XXXIV, n° 3087.
Trabalho “Piracaíba” – da E. E. Cel. Lindolfo R. da Cunha.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
Dados do ano de 2006.

E assim, caros Leitores, ficam narradas as histórias dos demais Distritos de nossa Araguari.
Gostaríamos de informar que tudo constante deste relatório, nos foram fornecidos pelo Arquivo Público, nas pessoas de Juscélia e Aparecida.
Fizemos apenas a transcrição para não ferir princípios e detalhes.
Agradecemos de coração a participação delas, sem as quais não poderíamos elaborar nosso “Ponto de Vista”. São merecedoras de todos os créditos e elogios a respeito.

Entretanto, nos enviaram uma carta que fazemos questão de publicar, demonstrando que procuram aprimorar mais e mais o trabalho minucioso, delicado e que ficará narrando a história de nossa terra. Não estão à procura de promoções pessoais.

"Prezado Sr. Peron Erbetta.

Com muita alegria e satisfação, tomamos conhecimento da matéria do Distrito de Amanhece em vosso blog. Agradecemos o reconhecimento e a oportunidade de divulgarmos a cidade de Araguari, e consequentemente, o trabalho de pesquisa histórica fomentado no Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto.

O Senhor que sempre militou nos movimentos em prol do desenvolvimento de nossa cidade, o que é característica de vossa personalidade dinâmica, tão bem tem projetado Araguari com suas publicações. Gratamente tivemos a honra em formar parceria em um de seus projetos e na oportunidade, colocamo-nos a vossa disposição.

Historiadoras do Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto
Juscélia Abadia Peixoto e
Aparecida da Glória Campos Vieira

Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto
Rua Virgílio de Melo Franco, 11 – Apt° 02.
Telefone: 3690-3043
Departamento da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura. – Araguari – MG."

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Fotos: Google Earth / Revista comemorativa em homenagem aos 119 anos de Araguari.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ei Peron, bom dia!

Tenho acompanhado suas matérias.
Essa dos Distritos ficou muito boa.

Você sabia que o papai ( Patesco ) é nascido em Piracaíba. E, tem o maior orgulho disso.

Quando ele disputava eleição, Piracaíba é "reduto" dele.

Ele "arrebentava" de votos no Distrito. Êta tempos bons!!!

Íamos muito lá. Agora o distrito, como também Araguari, perdeu a identidade.

Mas, é isso ái.
Parabéns pela matéria.

Um grande abraço.

Vou te mandar uma matéria prá vc.colocar no seu espaço.

Ponto de Vista disse...

Obrigado Sandra. Grande amigo Patesco. Mais de 30 anos de vereança. Mestre do Legislativo araguarino. Meu primeiro professor de Educação Física. Nós estamos na luta para a grandeza de Araguari. Você faz parte dela. Abraços. Peron Erbetta.

Anônimo disse...

Boa Noite, Dr Peron !!

Paz e Prosperidade.
Assim que publicou, constatei e li a matéria; como é de Vossa linha,
didática com qualidade e imensa riqueza de detalhes.
Obrigado por ter acatado a sugestão
Despeço-me, desejando-lhe rápida recuperação.

Farias e Rodrigues Advocacia
Marco Antônio Farias

ronaldo lima disse...

parabéns senhor pela a sua historia,eu sou de origem da epoca antes de se chamar piracaiba , o meu avó se chamava porfirio francisco de lima faleceu em 1906, foi uma das familias antigas de piracaiba, esta sepultado no cemiterio desta cidade, caso alquem saiba de algum relato historico desta familia(PORFIRIO)Fazenda gramadinho., favor mande para mim. eu me chamo Ronaldo sou de Palmeiras goias moro hoje em uma fazenda, no estado de mato grosso, eu agradeço a todos fiquem com deus.

Unknown disse...

NASCI EM PIRACAIBA!