sábado, abril 12, 2008

Domingo no Jóquei

Caros Leitores.

Certa vez fizemos publicar um Ponto de Vista intitulado "Jóquei Clube", em que narramos a origem do desenvolvido e moderno Bairro Jóquei Clube.

Para muitos é uma surpresa geral saber que Araguari já possuiu um hipódromo, e, diga-se de passagem, muito bem construído, concorrido, de fama nacional, uma vez aqui vir disputar páreos importantes, cavalos de raça de Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por incrível que pareça, poucas cidades dispunham de um hipódromo devidamente montado, com pista de terra preparada para melhor desempenho dos animais, cercas apropriadas, arquibancadas, baias para recolhimento e tratamento dos animais no decorrer da semana antecedente às disputas esperadas nas manhãs domingueiras. Araguari era uma delas. Possuíamos um "Jóquei Clube". O sucesso era total. Os criadores se esmeravam para proporcionar aos que lá acorriam, o melhor, o fino do turfe, uma manhã de "Domingo no Jóquei", com tudo que o assistente tinha direito.

As apostas eram feitas em cada páreo, a multidão presente tomava toda área frontal à pista oval de 1.500 metros de extensão.

Muitos se aglomeravam pelo lado oposto, hoje ruas movimentadas e com belas residências como ruas Ipameri, Ituiutaba, Indianópolis, Patos de Minas, Coromandel, Av. Espírito Santo, Av. Cornélio Rodrigues da Cunha, Bairros Santiago, Jóquei Clube, Miranda, Ouro Verde, Santo Antônio, para não perderem um só movimento das corridas que agitavam a cidade, trazendo para cá visitantes de Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro.

Quando da publicação da matéria, várias pessoas entraram em contato conosco para agradecerem por saberem a origem do Bairro em que moravam, criavam suas famílias e que não tinham quaisquer referências do "por que" do nome do mesmo.

Ficaram então sabendo, e, desta feita, voltamos para não apenas reforçar aquilo que narramos, mas também ilustrar nossa matéria com fotos dos anos alegres, das manhãs divertidas para os araguarinos, quando a "moda" era passar o "Domingo no Jóquei".



Hoje, onde se encontram as instalações do Parque de Exposições Rondom Pacheco, era o local das instalações do Jóquei Clube de Araguari. Ainda existe uma construção que foi aproveitada da imensa baia dos animais de raça que disputavam as corridas.


Foram fundadores e também membros da diretoria, o Cel. Theodolino Pereira de Araújo, Ernesto Golia (ambos proprietários e doadores da área, hoje Parque de Exposições), Dr. José Veloso de Araújo, Elpenor Veloso de Araújo, José Alves Ferreira (Biduca), Antônio Veloso de Araújo, Mário Ferreira Neto, Paulo Nogueira Cruvinel, Ovídio Nogueira Cruvinel, Alaor de Oliveira, Jeová Alamy e outros que merecem nosso respeito e gratidão por terem não só oferecido entretenimento, mas origem de Bairros e do Parque de Exposições com a doação da grande área, área esta que abriga hoje o Parque de Exposições.

Os empresários do Rio, São Paulo e Goiânia, negociavam animais de raça com os criadores de Araguari. Daqui cavalos famosos foram para as capitais citadas, como o Clarito, Piolin, Canário.
Apresentamos na foto panorâmica, o movimento gerado no dia da inauguração do Jóquei Clube.

Foi em 23 de outubro de 1953. Manhã festiva, manhã de sucesso, manhã concorrida com a presença maciça do povo araguarino.

A foto retrata o momento da chegada do páreo principal do dia. Podemos observar a quantidade de assistentes no local. No alto, à esquerda, vê-se uma arquibancada coberta de lona (eram de um circo que encerrou as atividades em Araguari). As bandeiras do Município, do Estado e do Brasil eram hasteadas antes de cada evento, sendo descerradas no final com as cerimonias devidas.


Ao fundo, podemos observar o local onde hoje é a Av. Cornélia Rodrigues da Cunha, na época a estrada que levava ao Pica Pau, ainda represa do senhor Ernesto Golia.
Dentre o povo aglomerado para assistirem os páreos, podemos observar o vai e vem da juventude da época, inclusive, se observarem de perto, poderão ver quatro moças passeando pelo local. São elas, Marilda Barbosa (hoje senhora Marilda Barbosa Gebrim, esposa do Dr. Oabi Gebrim), Yone Terezinha Erbetta (nossa irmã, hoje residente em Belo Horizonte), Eliane Acioly (filha da dona Mariinha Acioly), Vera Drumond (filha do então Delegado de Polícia, Austen Drumond). Todas prestigiavam as manhãs domingueiras no Jóquei.

Podemos observar também a quantidade de veículos estacionados, vendo-se que a maioria eram camionetas e caminhões, que também serviam de arquibancadas para melhor assistirem às corridas.

Lá na frente, no alto, perto das bandeiras, ficava o radialista Odilon Neves, irradiando tudo pela Rádio Araguari.

Pela multidão presente, calcula-se hoje que mais de 5 mil pessoas freqüentavam o local, prestigiando os páreos ferreamente disputados.

Cada páreo, composto por excelentes animais de raça, tinha uma moça da sociedade como madrinha. Era homenageado o dono do animal, o jóquei, o povo presente e também o animal, centro das atenções.

Podemos ver na fotografia tirada em 28 de abril de 1957, uma bela moça, uma jovem que vem a ser nossa irmã, Yone Terezinha Erbetta, em plena juventude, como madrinha do páreo em que o cavalo vencedor foi o Piolin, de Mário Neto, com o Jóquei Perola.


Estas fotos marcam uma época de ouro para nossa cidade. São de nosso arquivo particular. Intocáveis. Os nossos netos irão vê-las, principalmente quando nossa irmã os tiver.

O Jóquei Clube de Araguari teve 6 anos de existência. Encerrou suas atividades em 1958. Deixou saudades, deixou marcas profundas nos que viveram a época, tão profundas que originou o progressista Bairro Jóquei Clube.

E assim caros Leitores, estamos honrados e emocionados em apresentar para vocês mais uma página de nossa vivência em Araguari, terra amada e abençoada, que nos recebeu de braços abertos quando aqui chegamos com nossos pais em 1949.

Feito o relato sobre nosso antigo Joquéi Clube, a título de informação, vamos agora falar sobre um outro hipódromo mineiro, o Serra Verde na nossa capital Belo Horizonte. Vejam as informações que obtivemos via a internet no site da Wikipédia que mostram as transformações que estão ocorrendo por lá:


"O Serra Verde foi o principal hipódromo que existiu em Belo Horizonte, funcionando regularmente de 1964 a 2006 no Bairro Serra Verde, quase na divisa com os municípios de Vespasiano e Santa Luzia. Pertencia ao Jockey Club de Minas Gerais, uma sociedade turfística que foi fundada ainda na década de 50, na capital mineira.

As corridas só foram iniciadas com a inauguração oficial do hipódromo, em 04/04/1965. Como estava começando do “zero”, ela só foi possível graças à cidade de
Curvelo, situada a 160 quilômetros de Belo Horizonte, que tinha corridas regulares com cavalos mestiços. Toda a infra-estrutura turfística de Curvelo foi importada: cavalos, jóqueis, treinadores, proprietários e aficionados.

No dia 13 de junho foram iniciadas as corridas com os cavalos da raça Puro-Sangue Inglês, a mais utilizada para a prática deste esporte em todo o mundo. Mas em 1967 as corridas foram paralisadas para a reforma total do hipódromo.

No dia 17 de maio de 1970 o Hipódromo Serra Verde foi reinaugurado, com instalações que o colocavam entre os melhores do país. A pista era de areia, formato oval e tinha cerca de 1.700 metros. As arquibancadas eram amplas. As cocheiras tinham capacidade para aproximadamente 200 animais.

A partir daí passou a ter corridas regulares, exclusivamente com os puros-sangues, na média de uma reunião turfística por semana, com quatro a seis páreos, que agrupavam entre 5 e 10 cavalos.

Na década de 80 o clube viveu a sua melhor fase. Grande parte dos cavalos pertencia a proprietários cariocas e as cocheiras ficavam cheias na época do verão, pois muitos cavalos do Rio de Janeiro tinham problemas de saúde nesta época do ano em virtude do forte calor da cidade.


No início do século XXI o clube passou a enfrentar severa crise financeira e a última corrida de cavalos foi realizada no dia 07/02/2002. Continuou a existir como centro de preparação para cavalos que corriam no Rio de Janeiro. No dia 15/02/2006 o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, desapropriou o Hipódromo Serra Verde para a construção de um centro administrativo, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser a nova sede do Estado.
O projeto prevê a construção de um moderno conjunto de prédios para abrigar o palácio governamental, as 17 secretarias estaduais e órgãos da administração direta e indireta, além de uma área de conveniência."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3dromo_Serra_Verde


Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
Fotos: Arquivo pessoal / Ilustrações da internet

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Ir:.Peron! Sou morador do Bairro Joquei Clube e como vc disse eu nem sabia a origem do nome! Por que não publicar um livrinho com sua documentação, narrativa e histórias? Ia ficar excelente!
Parabéns!
T:.F:.A:.

Ponto de Vista disse...

Caro Irmão. Mais da metade de araguarinos, não sabem as origens de seus bairros e dos logradouros públicos. Nós, contamos nossa vivência nesta terra desde que aqui chegamos, em 1949. Tínhamos 7 anos. Escrevemos o que passamos a partir de 2000. Tem muita história da cidade neste decorrer de tempo. Temos mais de 600 matérias a respeito. Quanto ao livro, obrigado pelo incentivo. Estamos publicando no blog, e devagar iremos selecionar as melhores e assim editaremos um livro, que inclusive já tem nome: "Tempos idos, tempos vividos". Obrigado pela mensagem. TFA. Peron Erbetta