sexta-feira, junho 23, 2006

64 ANOS DE VIDA CONJUGAL


Caros Leitores.

Dia 20 de junho passado, o casal Geraldo Costa e Albertina Rodrigues Costa, completaram nada mais, nada menos, que 64 anos de casados. 64 anos de convívio cotidiano, enfrentando alegrias, tristezas, saúde, doenças, criando os filhos que a união proporcionou vir ao mundo, educando-os, dando-lhes do suor do trabalho, o que podiam de melhor oferecer, cumprindo assim as determinações do juramento feito do enlace, sob as bênçãos do padre que oficializou tão feliz e duradoura união. 64 anos debaixo do mesmo teto, compreendendo e sendo compreendido mutuamente, tendo como fruto desta harmonia, a constituição do lar duradouro, lar este que passou por todas as alegrias e vicissitudes que a vida reserva ao ser humano.

Mas, conheçamos um pouco a respeito do casal e da família.

O senhor Geraldo Costa, está hoje com 84 anos de idade. Nasceu em Uberaba, MG, em 08 de abril de 1922.

Trabalhou na Prefeitura Municipal de Araguari, durante 61 anos e 3 meses, quando se aposentou merecidamente.

A senhora Albertina Rodrigues da Costa, está com 83 anos de idade, tendo nascido aqui mesmo em Araguari, MG, aos 14 dias de setembro de 1923.

O casal, no decorrer dos anos, constituiu a bela família composta por 4 filhos, Fernando Paulo Costa, com 63 anos, radialista aposentado e membro do CEREA – Centro de Recuperação do Alcoólatra, onde exerce o cargo de Presidente do Conselho Deliberativo Fiscal.

Leila Maria Costa Nascimento, comerciante aposentada, com 62 anos de idade, viúva do saudoso e popular Teobaldo Ferreira do Nascimento. Ele era farmacêutico da Drogaria Popular, onde gozava da confiança e do prestigio da população araguarina com seus relevantes e eficientes serviços de profissional de farmácia que foi.

José Carlos Costa, de saudosa memória. Partiu desta vida, deixando também uma lacuna no coração de seus pais e irmãos e esposa, Maura Isméria Rodrigues da Costa, aos 56 anos, em dezembro de 2002.

Paulo Henrique Costa, também falecido, prematuramente, com 15 anos de idade, abrindo uma ferida incurável no âmago familiar.

Esta prole, trouxe ao distinto casal, 3 netos. Do casal Teobaldo e Leila Maria, Teobaldo do Nascimento Júnior, hoje com 40 anos, casado com Cláudia Póvoa do Nascimento, pais da bisneta Alanna, linda menina moça, com 12 anos, alegria dos pais, avós e bisavós. Paulo César do Nascimento, com 38 anos, também é filho do casal, casado com Roberta de Melo Nascimento, sócia proprietária da Drogaria Central.

Renata Regina Costa, médica veterinária, filha do saudoso José Carlos, casada com o professor Marco Aurélio, e, residente em Uberlândia. Mãe de Artur, 9 anos, Gustavo, 7 anos e Otávio, 5 anos.

Uma família unida e voltada ao trabalho. Desfrutam de grandes e sinceras amizades, frutos do exemplo dado pelos patriarcas Geraldo e Albertina, que comemoraram reunidos, mais uma data significativa da união selada há 64 anos passados.

Façamos aqui um retrospecto da vida do senhor Geraldo Costa, em homenagem à sua luta, garra, coragem, determinação e humildade, para a criação da família descrita acima.

Senhor Geraldo, foi admitido na Prefeitura Municipal de Araguari, em 20 de junho de 1938, quando era Prefeito, o senhor Dr. José Jehovah Santos, sendo servente de pedreiro sua primeira função.

Em 1941, como bom profissional e ansioso para ampliar seus conhecimentos e profissionalizar-se melhor, aprendeu a dirigir veículos e passou para o cargo de motorista de caminhão, nomeado pelo então Prefeito, Dr. José Jehovah Santos.

No decorrer dos anos, realizou um número infindável de serviços como motorista da Prefeitura, transportando com o caminhão, o progresso de nossa cidade através de cargas e funcionários braçais para realização de atividades várias.

Em 1961, Dr. José Jehovah Santos, como Prefeito, nomeou o senhor Geraldo Costa para supervisionar a construção e remodelação da antiga Praça João Pinheiro, hoje Farid Nader.

Em 1963, Dr. Miguel Domingos de Oliveira, Prefeito Municipal, nomeou o senhor Geraldo Costa para Chefe Geral de Serviços.

Todo e qualquer trabalho realizado na cidade, era supervisionado por ele, trazendo com esmero e carinho cada tarefa, proporcionando como resultado, a execução dos mesmos.

Passou o senhor Geraldo por todas as administrações de forma exemplar, sendo pelos Prefeitos, distinguido pelos seus méritos.

Em 1968, governava Araguari, Fausto Fernandes de Melo. Designou por nomeação, o senhor Geraldo para a execução dos trabalhos de aterro, construção das pistas e posteriormente asfalto, na Av. Cel. Teodolino Pereira de Araújo. Foi Chefe Geral da turma de trabalho. Sob suas ordens e supervisão, a avenida foi construída. Conforme ele, a quantidade de drenos existentes da rua Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha (a do Cemitério) até a Av. Bahia, é enorme. Não se lembra de quantas, pois a região era brejo em toda a sua extensão. O resultado está aí. Uma grande e movimentada avenida. A responsabilidade da compactação da mesma é toda dele. Mérito total.

O saudoso senhor Milton Lemos da Silva, Prefeito Municipal em 1983, considerando a capacidade do senhor Geraldo, o nomeou para a supervisão geral da construção e pavimentação asfáltica da Av. Nicolau Dorázio.

No primeiro governo de Dr. Milton de Lima Filho, em 1971, teve o senhor Geraldo, a incumbência da construção da Praça Dr. Elmiro Barbosa. As Praças da Floresta, hoje Tereza França de Lima, e, a da Medalha Milagrosa, com toda sua ornamentação foram também de sua responsabilidade.

Em 1972, trabalhou na modernização e urbanização do Bosque John Kennedy

As pontes dos córregos Mestre e das Embaúbas, foram feitas pelo senhor Geraldo Costa.

Foi ele, Servidor Municipal por 61 anos e 4 meses, atuando em 21 gestões municipais.

Delermando Cardoso, Dr. José Jehovah Santos, Jaime Veloso Meimberg, Jaime Veloso, Edmundo Augusto Lins, Dr. Elmiro Barbosa, Dr. Oswaldo Pieruccetti, Cel. Theodolino Pereira de Araújo, Dr. Adalcindo de Amorim, Eduardo Rodrigues da Cunha Neto, Dr. Miguel Domingos de Oliveira, Fausto Fernandes de Melo, Dr. Milton de Lima Filho, Milton Lemos da Silva, Dr. Neiton de Paiva Neves, Wanderley Inácio, dedicaram confiança e puderam desfrutar dos trabalhos realizados pelo profissional exemplar, conhecedor profundo de trabalhos técnicos, cumpridor de ordens e dignificador de seus superiores, senhor Geraldo Costa, que junto ao saudoso Adolfo Carlos Carísio, zelaram por nossa Araguari durante longos e proveitosos anos de trabalhos, árduos e profícuos.

Todos os Prefeitos e suas gestões, o homenagearam, sendo que em 18 de junho de 1997, a Câmara Municipal de Araguari, quando do 59° ano de trabalhos municipais, o homenageou, em proposição do então Vereador Waldir Brasileiro, aprovado por unanimidade, com Menção Honrosa, decretada pelo também então Presidente da Casa, Alfredo Pastori.

Em 24 de junho de 2002, o Prefeito Municipal, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, em ofício especial, levou ao senhor Geraldo Costa, sua mensagem de agradecimento pela dedicação, lealdade e amor com que desempenhou suas funções em favor do município de Araguari.

Um homem deste naipe, deste padrão, desta dignidade, só poderia receber como recompensa, a maravilhosa união familiar que comemorou com saúde, paz e alegria, com a senhora Albertina, seus filhos, noras, genro, netos e bisnetos, além, é evidente, do grande círculo de amizades que desfruta em nossa cidade.

Congratulamos aqui ao exemplar casal, rejubilando-nos com tão significativa e marcante data.

20 de julho de 2006, 64 anos de Vida Conjugal sob as bênçãos do Criador. Que Ele continue proporcionando a vocês, a oportunidade de demonstrarem a todos, a beleza de um lar alicerçado para o bem.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

Nenhum comentário: