sexta-feira, junho 16, 2006

QUE VERGONHA !


Caros Leitores.
Deu na imprensa araguarina em 09/06/06, mais precisamente no jornal Gazeta do Triângulo, edição 7059, primeira página, rodapé: “Presídio Irmãos Naves faz mobilização para conseguir recuperar viatura”, devidamente ilustrada por foto alusiva ao ato.
Aí vem o relato da notícia que transcrevemos na íntegra: “A direção do Presídio Irmãos Naves, em parceria com os agentes penitenciários, iniciou uma campanha para angariar fundos destinados à recuperação de uma viatura danificada em julho do ano passado após um acidente de trânsito ocorrido no centro da cidade.
O veículo precisa ser recuperado com urgência, visto que o presídio conta atualmente com uma única viatura para transporte dos detentos, o que tem dificultado o andamento das atividades”.
Na foto, está estampada a imagem de dois agentes penitenciários segurando o “Livro de Ouro”, para arrecadação do numerário que circulará pela cidade, em busca de donativos para a reforma do veículo.
Que vergonha !
Que vergonha senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves.
Uma cidade do porte de Araguari, tendo uma de suas viaturas policiais, danificada quando no cumprimento do dever, envolvida que foi em um choque com outro veículo, em avenida central da cidade, quando transportava detentos para o Fórum, onde os aguardavam o Juiz Criminal para o devido interrogatório, há um ano atrás. Ela ainda não foi consertada pelo seu Governo, Senhor Aécio Neves, em detrimento da paz, da segurança, da ordem e do bom andamento do serviço público !
Não resta a menor dúvida, é uma vergonha para sua administração, pois para ser cumprida a ordem, policiais, agentes penitenciários, têm que deixarem seus postos e passarem a bater de porta em porta, pedindo “um adjutório” para consertar um bem público, bem este necessário para a garantia da segurança da cidade, danificado e parado há um ano, em virtude da falta de verba para os reparos necessários.
Sinceramente, quando lemos a chamada da matéria, como incentivo aos leitores para se solidarizarem com o fato e fazerem suas doações, tivemos várias reações.
A primeira delas, a da situação ridícula pela qual iriam passar e estão passando os agentes penitenciários, esmolando uma ajuda para poderem trabalhar em benefício da segurança da cidade.
Segunda, pelo fato dos cidadãos, já participarem ativamente com taxas e emolumentos, impostos, e outras despesas mais com o Governo do Estado para mantê-lo em condições de dar assistências aos municípios que o compõem.
Terceira, pelo desprezo à nossa cidade pelo senhor Governador, que simplesmente ignora coisas e fatos aqui existentes e que de sua participação necessitam. Sempre ficamos a ver navios em nossas reivindicações.
Quarta, pelo fato de ser um ato deselegante e humilhante ao mesmo tempo, pois as pessoas procuradas, são escolhidas de forma que não tenham condições de dizer não a uma doação, pois a educação e os cargos por elas ocupados, exigem da sua parte, a participação com a “contribuição”, até pelo fato das humilhações que estão passando agentes penitenciários, em pedir ajuda ao invés de prestar a ajuda pela qual recebem mensalmente para oferecer à população. Como exemplo citamos advogados, membros do Poder Judiciário, Legislativo, Executivo e demais que ocupam cargos de relevância na cidade. Humilhante, pelo fato do agente penitenciário passar pelo vexame de pedir o que o Estado tem por obrigação fazer.
E por aí a fora, uma série de reações que cremos nós, vocês também caros Leitores, lendo esta matéria, passarão a sentir também.
Mas vamos lá ver o que aconteceu com o veículo em questão.
Conforme o próprio jornal, na última página, narrou o episódio.
Dia 5 de julho de 2005, esta viatura, com três detentos dentro, além do motorista e do segurança, no cruzamento da Av. Cel. Teodolino Pereira de Araújo, com a rua Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha (a do cemitério), chocou-se com um veículo Gol logo no semáforo do cruzamento. Os motoristas dos dois veículos alegaram que o sinal estava aberto para ambos. Assim sendo, a perícia, pelo que entendemos na matéria, acatou as afirmações, ficando para que cada parte consertasse seu veículo, pois pela matéria, não existia testemunha ocular do acidente para dirimir a tremenda dúvida de quem era a culpa.
Ora, isto posto, para a segurança da cidade, para que os agentes penitenciários continuassem seu trabalho normalmente, nada mais a fazer o Estado de Minas, do que dar andamento na reforma do dito cujo veículo danificado, como o fez o proprietário do Gol abalroado no acidente. Mas não, lá foi o mesmo para o pátio a espera de providências das esferas superiores que como sempre, engavetam e dificultam resoluções de problemas no interior, principalmente de Araguari.
E assim se passou um ano. E nada foi feito.
Diante disto, foram designados os agentes Thiago Rodrigues Duarte, Washington Faria de Paula e João Carlos Beregeno Júnior (citados na matéria) a percorrerem a cidade com o “Livro de Ouro”, para arrecadarem, pedindo humildemente, aquilo que é obrigação do Governo Estadual oferecer aos municípios que o compõem, ou seja, a ajuda necessária. No caso, a recuperação imediata do veículo danificado, deixando os agentes cumprirem as missões que lhe competem.
Mas não, aí estão eles, a percorrer de porta em porta, pedindo o “adjutório”, como falam os pedintes necessitados quando batem a nossa porta, diminuindo o efetivo que mantém a segurança do presídio e passando por momentos desagradáveis, onde muitos dos cidadãos dão seus emolumentos, aumentando assim suas cargas tributárias para com o Governo Estadual, para com o Senhor Aécio Neves.
Repetimos: “Que vergonha !”.
Mas afinal, uma notícia boa. Uma notícia que alivia um pouco a árdua missão dos agentes penitenciários.
Conforme a nota jornalística, o conserto do veículo ficaria em 15 mil reais, mas como na oficina onde o mesmo se encontra, muitas peças foram recuperadas, o conserto ficará em 6 mil reais.
É ou não é uma boa notícia, caros Leitores. São 9 mil reais a menos. Isto significa que os agentes poderão voltar as suas atividades normais em menor espaço de tempo. Terão que pedir a menos pessoas. Ufa, que alívio para eles.
Ah, o relator da matéria, encerrou a mesma dizendo ser esta uma campanha séria, idônea e que a colaboração da comunidade é fundamental. Vejam como o mesmo sensibiliza os cidadãos: “Por isso, pedimos que as pessoas nos recebam, pois estaremos devidamente uniformizados e nos identificamos munidos de toda a documentação referente a esse assunto”.
Caros amigos agentes penitenciários, vocês estão sendo usados em suas funções para sensibilizarem um povo carente de segurança. Deveriam ir diretamente, isto sim, a Belo Horizonte, em comissão formada com membros da comunidade, cobrar do Senhor Governador do Estado, Aécio Neves, as devidas providências. Irem uniformizados e acompanhados por líderes araguarinos, políticos, empresários, para mostrarem que Araguari é coisa séria. Merece e deve ser respeitada.
Neste caso, nossa participação é com este nosso Ponto de Vista a respeito do assunto. Não podemos enfiar a mão no bolso para aumentar nossas despesas para com o Governo Estadual com doações para recuperação daquilo que lhes pertence e a ele compete sua manutenção.
Lembrem-se, vocês estavam no cumprimento do dever quando do acontecimento. Quando da batida com o Gol lá no semáforo. Acidentes acontecem. Tiveram sorte de ninguém sair com ferimentos graves. E se tivessem machucado, morrido alguém, ficado aleijado com o mesmo. Que tipo de “Livro de Ouro” vocês iriam fazer para sanar o problema ?
Mas não se preocupem não. Nós, a população, estamos acostumados com os descasos do Governo Estadual para com nossa cidade.
Já vimos Bombeiros fazerem coleta para comprarem equipamentos, já vimos a Polícia Militar também fazer campanha para a mesma finalidade. Tudo indica que a área de Segurança Pública não possui muito prestígio junto ao Estado. Temos que arcar com as conseqüências. O que mais podemos fazer ?
Mas que é uma vergonha é. Ah, isto é sim.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
*Advogado – Pedagogo – Jornalista MTb – 09519 MG

Nenhum comentário: