sexta-feira, junho 30, 2006

QUE BELA VISITA !

Márcio Coimbra Silva, administrador do Palácio dos Ferroviários, e Júlio Erbetta (à direita)

Caros Leitores.

Para nós araguarinos que convivemos o dia a dia na cidade, passamos por locais diversos, frequentamo-os, muitas das vezes os vimos nascer, outras tantas, até na maioria, já existiam quando chegamos, afinal, locais que tiveram, têm e terão finalidades extraordinárias, tanto pelo seu estado físico, como também para a finalidade que se destinaram, tendo alguns deles suas finalidades alteradas por transformações vitais no decorrer dos anos, das atividades exercidas, das necessidades exigidas pelo progresso, progresso este que também extingue a existência de atividades que em muito, ou melhor, que totalmente fizeram com que milhares de famílias dele sobrevivessem, muitas das vezes, nos passam despercebidos, olvidados, corriqueiros.

Estamos nos referindo ao prédio do “Palácio dos Ferroviários”.

No feriado prolongado de 15 de junho passado, recebemos a visita de nossos filhos Julio e Fernando, com suas famílias para desfrutarmos alguns dias juntos.

As atividades por eles exercidas os levaram a longínquas distâncias, sendo difícil a vinda em finais de semana para reverem a família, e, logicamente, a terra querida, terra em que nasceram, foram criados, educados, estudaram e após se especializarem nos cursos superiores, casarem-se e deslocaram-se. Julio, após estar em vários estados, finalmente se fixou em Belo Horizonte. Fernando, da mesma forma, residindo em Goiânia.

Mas como dizíamos, neste feriado prolongado, na quinta feira, dia 15, Corpus Christi, saímos juntamente com o Julio, nosso primogênito para darmos uma voltinha, rever a cidade, visitar locais que ele frequentou enquanto aqui estava, e, ao mesmo tempo, fazer algumas fotos de locais pitorescos e marcantes de Araguari.

Ali pelas 17 horas, após passarmos por vários locais que lhe trouxeram gratas recordações, fomos parar lá no “Palácio dos Ferroviários”.

Julio exclamou. Que beleza que está. Que atração turística maravilhosa e invejável que Araguari possui. Quantas e quantas vezes por aqui passei e nunca observei tamanho monumento como estou observando agora. Dia 7 de setembro, assistimos juntos ao desfile comemorativo à data e não nos apercebemos da beleza do prédio. Está lindo.

Vendo-o entusiasmado com o prédio, dissemos a ele. Julio, vamos fazer uma visita interna, algumas fotos e vivermos um pouco do passado, dos longos anos de atividades que a antiga estação ferroviária viveu.

Encontrando o prédio aberto, fomos direto ao museu que o mesmo abriga. Entusiasmado com os detalhes encontrados, fomos vendo os exemplares antigos de objetos e equipamentos usados pelos ferroviários em tempos idos. Bonés, tinteiros, vidro de tinta, documentos pessoais, lanternas de sinalização das linhas, fotografias demonstrando as grandes oficinas de manutenção dos vagões e locomotivas, tanto a vapor como as dieesel, fotos de composições ferroviárias em eventos marcantes, ferroviários se regozijando por algum acontecimento, a linha de montagem das oficinas, enfim, vivendo em poucos momentos tão significativos acontecimentos de outrora.

Estávamos ali, emocionados, observando tudo, quando fomos surpreendidos com a chegada do senhor Márcio Coimbra Silva, administrador do imenso Patrimônio Histórico que é o Palácio dos Ferroviários.

Muito alegre e cortês, Márcio nos recebeu de forma carinhosa, contente pelo fato de estarmos ali àquela hora, na tarde noite do dia que terminava com o por do sol.

No governo de Neiton de Paiva Neves, assim como no de Milton de Lima Filho, tivemos a oportunidade de trabalharmos com o Márcio, funcionário efetivo e de carreira da Prefeitura. Jovem ainda, muito atencioso, competente e responsável por tudo aquilo que faz, contou-nos estar agora como responsável pela administração daquele patrimônio.

Apresentamos então nosso filho Julio a ele, e logo começamos a circular pelas demais dependências da antiga estação, conhecendo detalhes da mesma, tanto visualmente, como pelas narrativas dos conhecimentos do Márcio, que se aprofundou na história daquele imenso acervo cultural que Araguari possui.

Velhas histórias de quando ainda éramos crianças foram contadas, freqüência no local com nosso pai pelas atividades exercidas foram lembradas, viagens realizadas foram refeitas com detalhes de chegada do trem na plataforma. Fomos de cômodo em cômodo, lembrando o que neles funcionava. Antigos ferroviários foram citados. Homens e mulheres que faziam o progresso da Estrada de Ferro Goiás, orgulho que Araguari possuía. Centenas de empregos. Sustento de famílias que povoavam nossa terra.

Vendo nosso entusiasmo com tudo, Márcio fez questão de uma visita à torre do antigo prédio. E lá fomos nós, no caminho ouvindo as narrações do anfitrião de cada dependência por qual passávamos.

Galgamos a torre. Vislumbramos a linda vista panorâmica da cidade até onde nossas elas alcançavam. Pudemos ver o quão bela é nossa terra. Pudemos sentir que de qualquer ângulo que ela é vista, faz-nos sentir-nos orgulhosos por nela vivermos e dela sermos filhos. Sentimos também o orgulho de possuirmos um Patrimônio Histórico e Cultural, que foi construído em etapas, de acordo as necessidades que se apresentavam e mantendo uma linha de auto defesa pelas constantes revoluções e conflitos mundiais pelo qual passávamos na época.

Lá de cima, na torre, imaginamos o movimento de então, comentando as fotografias expostas no museu, vendo perfeitamente as charretes estacionadas que transportavam os passageiros mais humildes. Mais adiante o ponto de automóveis de praça (como eram chamados antigamente, e não táxi como hoje), todos em fila, obedecendo a procura de cada passageiro para seu destino.

Vimos os prédios que abrigavam o Hotel Aguiar, as pensões, os restaurantes que viveram anos de glória, de auge, proporcionando a seus proprietários e usuários o conforto necessário. Vimos a bela fonte luminosa jorrando água colorida, iluminada pelos holofotes submersos no lago artificial existente.

Observamos a grandeza dos prédios que abrigavam as oficinas, chamados de locomoção, os escritórios, a tipografia onde todos os impressos da Goiás eram feitos, o almoxarifado, o depósito de equipamentos. A Escola Profissional que a ferrovia mantinha. Em nossa imaginação, revivíamos as atividades de épocas passadas, com o burburinho de passageiros chegando e saindo da estação, ferroviários trabalhando em suas atividades diversas. Pudemos ver os foguistas, os tatus, os portadores, os maquinistas, os escriturários, o cobrador, enfim, pudemos sentir em nossas mentes, a vida vivida anos atrás, naquilo que foi o maior centro comercial, administrativo, empregador que nossa terra já possuiu.

Nos sentimos pequenos diante de tanta grandeza vivida pelos ferroviários que fizeram nosso progresso. A eles, nossas homenagens.

Registramos nossa visita no livro de presença. Sentimos falta de como podermos manifestar nossos sentimentos, nossas emoções vividas naqueles momentos. Perguntamos ao Márcio como se faziam as manifestações. Infelizmente ele não possuía um gravador, uma máquina fotográfica para registrar a presença de visitas. Argumentamos que se faz necessário o registro dos visitantes além da assinatura no livro. Pessoas importantes, ferroviários famosos, filhos de ferroviários que por ali passaram, viveram, gostariam de deixar suas declarações a respeito. Seria um patrimônio a mais para o acervo público. Devem olhar por isto.

Fica assim a sugestão a área competente para dotar o local destes equipamentos, podendo assim serem registrados depoimentos de pessoas que conhecem a verdadeira história de tão significativo e relevante local. Cartão postal de nossa terra para aqueles que por aqui passam.

Descemos lá da torre desfrutando cada espaço percorrido.

Como dissemos anteriormente, quem aqui vive, não repara, não desfruta, não imagina um passado tão lindo, cheio de glórias que viveram nossos conterrâneos em tempos idos.

Enquanto estávamos lá em cima na torre, tiramos uma foto de nosso filho Julio, juntamente com o Márcio, responsável pelo patrimônio, deixando assim registrada nossa visita ao belo monumento que abrigará as instalações da Prefeitura Municipal de Araguari. Esta foto ilustra este Ponto de Vista feito exclusivamente para divulgar o que possuímos, e, a alegria daqueles que o visitam.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

Nenhum comentário: