sexta-feira, junho 09, 2006

ARAGUARINOS NO PODER


Caros Leitores,

Semana passada lemos na imprensa que um vereador lá de Uberlândia, veio aqui em Araguari, e, na sessão da Câmara Municipal do dia 30 de maio, fez uso da Tribuna, comunicando aos Senhores Edis, representantes do povo araguarino, que será candidato a Deputado Estadual e que pretende ser uma opção para nossa cidade.

Em nosso Ponto de Vista, o que este elemento cometeu, foi uma verdadeira afronta aos nossos vereadores, e, consequentemente, ao povo araguarino que eles representam.

Desacatou, dizendo entre linhas, que nós em Araguari, não temos pessoas a altura para sermos representados na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, estando ele apto para sanar nossos problemas, pois se trata de um político de alta linhagem e tradição na cidade de Uberlândia, e, que vem sendo preparado há longos anos para isto.

Repetimos, desacatou todos os Edis, da mesa e do plenário. Sem exceções, pois sua arrogância e afronta foram totais.

Subestimou a inteligência dos onze Edis e do eleitorado araguarino. É um calhorda.

Dentre os presentes, um vereador de Araguari, sentindo-se agredido, o que foi lógico e evidente para os que se ligaram no acontecido, respondeu que nossa cidade necessita e tem que fazer de candidatos próprios, seus legítimos representantes, tanto na Assembléia Legislativa, como no Congresso Nacional. O que é óbvio. Evidente.

Deixamos aqui de citar os nomes, pelo fato de não estarmos assim, mesmo com crítica severa, divulgando e ao mesmo tempo, tornando este elemento impetuoso, precipitado, arrojado, conhecido do povo araguarino, e, sujeito a angariar os votos dos incautos e desenformados.

Agora, falando sinceramente, que atrevimento o dito cujo cometeu.

Vamos fazer uma análise geral de como andam as coisas em nossa cidade. Vamos ver de nossas possibilidades de elegermos representantes para Deputados, Estadual e Federal.

Temos sim, e muitas.

Temos em nossa sociedade, homens dignos, honestos, ambiciosos para com o bem da sua terra, arrojados, corajosos, políticos, não políticos, empresários com recursos financeiros para agüentar uma campanha, outros sem recursos, mas com grande respaldo popular e de empresários dispostos a colaborarem para a realização de um grande pleito em nossa cidade.

Lembramo-nos no momento do velho amigo, grande guerreiro, defensor de candidaturas araguarinas, contra os pára-quedistas. Corajoso em suas críticas e líder em campanhas para termos representatividades na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional.

Estamos nos referindo ao saudoso, jornalista e radialista, Luiz Roberto Alessi, que em seu programa de mais de 30 anos de audiência total, “Grão de Pimenta”, sempre defendeu os interesses de nossa terra, de nossa Araguari. Brigava, brigava com coragem. Citava nomes, criticava os intrusos, os arrogantes, os pára-quedistas que só se lembravam de nossa Araguari, nestas épocas. Épocas de política, de eleições, de oportunidades de galgarem o poder através de votos conquistados em visitas relâmpagos em Araguari, visitas que nem um café dava tempo para tomar, pois tinham que irem para outras plagas “conversar” novos simpatizantes com eles. Alessi dava seu recado e corria com esses intrusos daqui. Não tinha medo de represálias. Combatia a falta de cidadania daqueles que se deixavam levar por promessas vãs. Como está fazendo falta o Alessi no horário das 11,30 às 12,00 horas no rádio araguarino. Ainda não encontramos ninguém para substituí-lo nesta árdua, porém honrosa missão de defender Araguari, defender seus eleitores, defender principalmente seus candidatos, para que pudéssemos, nas eleições, elegermos nossos representantes.

Infelizmente ele era vencido nas eleições. Os candidatos de fora arrancavam daqui milhares de votos, fazendo com que nossos candidatos ficassem a ver navios, com suas legendas faltando pouquíssimos votos para se elegerem. Esses poucos votos que faltavam, eram os que os pára-quedistas levavam.

E o Alessi se foi, Deus o levou. Cumpriu sua jornada entre nós.

Alguém tem que continuar segurando esta bandeira que o Alessi empunhou durante longos anos, mesmo sem ter obtido sucesso. Alguém tem que surgir para bradar em alta voz quanto a estes absurdos de invasões de forasteiros, batendo de porta em porta em nossa cidade, arrancando daqui o precioso voto que faz com que percamos a oportunidade de elegermos pessoas de Araguari. Pessoas capazes, pessoas que conhecem cada pedra em uma rua, conhecem cada buraco em uma avenida, conhecem cada passeio estragado, conhecem enfim tudo e qualquer necessidade premente que Araguari possua e necessite resolver em esferas superiores, com influências que sem elas o Prefeito nada pode realizar.

As eleições estão chegando. Nomes e mais nomes de pretensos candidatos estão surgindo. Nomes bons. Nomes regulares. Nomes excelentes. Nomes com condições de serem eleitos e realizarem um grande e eficiente trabalho para nossa cidade.

Os Presidentes de Diretórios políticos, os próprios candidatos, devem se reunir. Devem sentar-se à mesa com seus dirigentes, verem de suas possibilidades, suas chances de sucesso ou não, e, mediante isto, seguirem em frente em caso positivo, ou, desistirem de disputarem cadeiras na Assembléia, na Câmara Federal. Se houver o bom senso, se houver a autocrítica de cada pretenso candidato, desta vez Araguari irá.

Conclamamos aqui, os Partidos Políticos, a ACIA, a CDL, Rotary Club, Lions Club, Lojas Maçônicas, Fundação Maçônica, Associação Médica, Ordem dos Advogados, Associação dos Odontólogos, dos Engenheiros, dos Contadores, de Bairros, enfim, todos os segmentos da sociedade, para uma reunião gigante, uma reunião monstruosa, reunião esta para definir os destinos de Araguari junto a seus candidatos a deputados, Estadual e Federal.

Urge uma união geral. É passada a hora de Araguari dar as mãos em um monstruoso abraço a nossa cidade. É passada a hora de unirmos para elegermos representantes na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional.

Estas entidades, associações, segmentos da sociedade unidos, lutando em prol do bem comum, farão com que o ordeiro e ambicioso povo araguarino, valorize seu voto, deixando de dá-los a aventureiros que aqui vêm, a pára-quedistas, e aos vaidosos. Irão oferecê-los a filhos da terra, filhos estes que estarão dispostos a um grande e histórico acordo, com a união de candidatos conscientes, elegermos nossos representantes. Temos eleitores suficientes para isto. O importante é não dividirmos os votos com terceiros, mas sim, depositá-los em Araguari.

O povo araguarino é ordeiro. É grandioso. É ambicioso. É inteligente. Desta feita não deixará a vaidade, o egoísmo, a ganância imperarem sobre a necessidade de elegermos nossos representantes. O bom senso falará mais alto. A grande união de forças, a redução de candidatos, a renúncia da vaidade irão ajudar nesta luta que será encetada pela cidade, pois ela se unirá, será única. Levará para a Assembléia Legislativa dois representantes. Para a Câmara Federal, pelo menos um deverá ser eleito.

Sabemos nós das dificuldades com legendas serem as causadoras de grandes derrotas em eleições passadas, mas desta feita, com a união de todos os segmentos de Araguari, com a conscientização dos eleitores, com o expurgo dos pára-quedistas, teremos finalmente, para incrementar nosso progresso, nosso desenvolvimento, os representantes da terra eleitos para seus cargos.

Não deixemos que aconteça novamente o que aconteceu dia 30 de maio na Câmara Municipal de Araguari. Não deixemos que nos afrontem como fomos afrontados por um arrogante vereador de Uberlândia. Valorizemos os filhos da terra, terra esta cansada de sofrer.

Vamos colocar “Araguarinos no poder!”.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

Nenhum comentário: