sábado, agosto 26, 2006

HOMENS QUE FIZERAM E FAZEM NOSSA HISTÓRIA !


Caros Leitores.
Um fato interessante, melhor dizendo, surpreendente, mais profundo ainda, emocionante, aconteceu recentemente conosco, juntamente com nosso amigo de longos anos, Wilson Vieira da Costa, na porta de seu estabelecimento comercial, sua loja, Wilson Automóveis.

Estávamos nós terminando de resolver um negócio, quando passou vagarosamente, carregando duas sacolas de compras, muito absorvida, concentrada ao extremo, com passos cansados, cabeça baixa, a senhora Isa Magalhães Lemos.

Dona Isa, vem a ser para quem não a conhece, viúva do senhor Milton Lemos da Silva, grande empresário e ex-Prefeito de Araguari e de saudosa memória.

Como sempre que ela passava por nós, tempos do senhor Milton ainda vivo, já em cadeira de rodas, tanto ele, como ela, cumprimentávam-nos com carinho e amizade. Sempre os distinguimos e fomos por eles distinguidos. O Wilson e nossa pessoa.

Desta feita, como dissemos acima, ela extremamente concentrada e já cansada pelo caminhar, não nos observando, nós a interpelamos cumprimentando-a alegremente por vê-la vindo das compras.

No ímpeto do “bom dia dona Isa, como vai ?”, ela nos olhou, mudou a fisionomia de abatida para alegre pelo contato, respondeu à nossa saudação, e perguntou-nos:

“Vocês ainda se lembram do Milton, não é mesmo ?”

Respondemos a ela carinhosamente: ora dona Isa, como iríamos nos esquecer do senhor Milton Lemos da Silva. Como os araguarinos irão se esquecer dele ? Como nossa Araguari irá se esquecer daquele que tudo fez para sua grandeza e seu bem ?

Ela alegre nos respondeu: obrigada amigos, é muito bom ouvir isto. É muito reconfortante saber que ele está no coração de seus amigos. É bom saber que não o esqueceram.

Um bom dia para vocês também e mais uma vez obrigada.

E assim, dona Isa, seguiu subindo a rua Afonso Pena, rumo a sua residência no Edifício Ouro Verde.

Cremos nós, que aquilo foi um bálsamo para seu coração. Foi um incentivo para sua vida. Uma colaboração expontânea e sincera de dois amigos de tão exemplar homem que passou sua vida, sua existência, com honra e dignidade para o bem da terra que tanto amou.

Este acontecimento levou-nos a elaborar este Ponto de Vista, na edição especial dos 118 anos de Emancipação Política e Social de Araguari, comemorada neste 28 de agosto de 2006.

“Homens que fizeram e fazem nossa história !”.

Vejamos um pouco do ex-Prefeito de Araguari, Senhor Milton Lemos da Silva.

Grande empresário no ramo cinematográfico. Dotou nossa cidade de três grandes e concorridos cinemas. O primeiro, o Cine Teatro Rex, década de 30, na Praça Manoel Bonito. Centro de grandes atrações, pois além de cinema, era palco de shows artísticos. Grandes astros e estrelas por ele passaram. Palco de eventos, formaturas e outros acontecimentos. Era o ponto de encontro da família araguarina.

Posteriormente, na década de 50, construiu o Cine Teatro Lux, na rua Marciano Santos, esquina com a Pe. Lafaiete. Atraiu freqüentadores diversos. Proporcionou à classe média, diversão e lazer. Eram os mesmos acontecimentos com preços mais acessíveis. Era também cinema e teatro. Centro de mais eventos na cidade. Araguari fervilhava com o povo se locomovendo à noite para as apresentações.

Por fim, construiu na Praça Getúlio Vargas, o Cine Olido. Década de 60. Mais uma casa de diversões. No mesmo prédio onde hoje encontra-se a casa de bailes e shows, uma grande loja de roupas e uma concorrida loja de móveis. Entrava-se nele por baixo da tela panorâmica.

Enquanto não existia a televisão em rede, estas casas cinematográficas funcionaram lotadas, toda semana, em especial aos sábados e domingos com programações duplas. Proporcionaram ao povo grandes espetáculos.

Famílias e mais famílias se constituíram freqüentando e se conhecendo nestas casas de diversões que Milton Lemos dotava a cidade.

Foi sócio e fundador da CTA – Cia. Telefônica Araguarina, ligando Araguari ao mundo. As instalações eram na rua Rio Branco, ao lado da agência dos Correios. Com o sucesso obtido, construiu novas instalações, na av. Cel. Theodolino Pereira de Araújo, onde hoje funciona a Telemar.

Grandes prédios que marcaram o desenvolvimento da cidade foram por ele construídos. Estão aí, portentosos, servindo à comunidade, à população, tendo sido inclusive o que abrigou o Cine Teatro Lux, tombado “Patrimônio Histórico Cultural da Cidade”. Será todo restaurado, resgatando os belos tempos do cinema e do teatro. Será novamente palco de grandes eventos.

Para os que o conheceram de longos anos, lembram-se dele circulando pela cidade, cuidando de seus negócios, em seu Citroën preto. Ficou na mente de muitos com esta imagem.

Em 1972, um fato inédito, inusitado, simplesmente emocionante, aconteceu em nossa cidade.

Todas as lideranças, todas as entidades de classe, todos os partidos políticos, todos os segmentos da sociedade, se uniram em torno de um nome para governar Araguari de 1972 a 1976, sem concorrência, sem disputas, sem desavenças, única e exclusivamente para que tivéssemos uma administração voltada realmente para o desenvolvimento da terra, dentro de um regime ditatorial em que vivia o Brasil.

Os araguarinos queriam um homem que não apresentasse nenhuma rejeição em qualquer segmento da sociedade, comercialmente, socialmente, familiarmente, e, finalmente, politicamente falando.

De vários encontros realizados, veio à tona o nome deste inesquecível homem, homem que deixou um marco pela sua conduta inabalável, sua dignidade intocável, seu dinamismo inigualável.

“Milton Lemos da Silva”.

Deste consenso político, saiu como candidato a Vice-Prefeito, o médico, Dr. Luiz Fernando de Belém Botelho.

Em 31 de janeiro de 1973 eles tomaram posse de seus cargos. Milton Lemos da Silva, Prefeito de Araguari. Dr. Luiz Fernando de Belém Botelho, Vice- Prefeito de nossa cidade.

Em seu mandato, Milton Lemos da Silva, continuou a dar total e irrestrito apoio à diversificação agrícola, iniciada no mandato de seu antecessor, Dr. Milton de Lima Filho.

Teve, Milton Lemos da Silva, seu mandato voltado mais para a urbanização da cidade, como asfalto, com mais de 300.000 metros lineares de ruas, tendo feito um acordo com a CEMIG – na época, Centrais Elétricas de Minas Gerais, obtendo como resultado a nova iluminação da cidade. Toda a área central, assim como os arrabaldes, os locais mais distantes, os bairros, tiveram suas iluminações aumentadas e substituídas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de vapor de mercúrio. As mesmas se encontram até os dias atuais, estando gradativamente sendo substituídas por mais modernas e de longa duração.

Assumia a Presidência da República, o General Ernesto Geisel, que pôs fim ao processo sucessório fechado, tornando-o aparentemente mais aberto e menos traumático dos quatro até aquela data ocorridos no regime militar.

Necessitando de mais espaço para o funcionalismo público trabalhar, assim como possuir também uma sede com gabinetes próprios para as funções, locou do Colégio Sagrado Coração de Jesus, as instalações onde funcionou a sede da Prefeitura até este mês, ou seja, rua Virgílio de Melo Franco, 550, onde funcionou também a antiga e extinta FAFI, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari. A Prefeitura está sendo transferida para o “Palácio dos Ferroviários” de acordo com as necessidades e possibilidades prementes.

Milton Lemos da Silva, juntamente com o Dr. Luiz Fernando Belém Botelho, cumpriram seus mandatos com honra e dignidade. Cumpriram fielmente os cargos para os quais foram eleitos.
Deixaram uma marca indelével na história de Araguari. Melhor dizendo, fizeram, ampliaram nossa história.

Em fins de 1976, novas eleições se realizaram, tendo sido reeleito Prefeito de Araguari, o senhor Fausto Fernandes de Melo, com o médico, Dr. Luiz Cláudio Barreiros da Cunha como Vice-Prefeito.

Os araguarinos, suas lideranças, nunca se arrependeram de terem chegado à conclusão que chegaram em 1972, o consenso político que levou o primeiro e único candidato eleito Prefeito de Araguari sem concorrentes. Senhor Milton Lemos da Silva, de inesquecível memória, construtor de nossa história.

Na história política administrativa de nossa cidade, passaram os Agentes Executivos e Prefeitos que são os “Homens que fizeram e fazem a nossa história !”.

José Rodrigues da Cunha ; Raphael Rodrigues Alves; José Rodrigues Alves; Aurélio Antônio de Oliveira; Olímpio Ferreira dos Santos; Adalardo Alberto Pereira da Cunha; Marciano Santos; Mário da Silva Pereira; Delermando Cardoso, Dr. José Jehovah Santos; Jaime Veloso Meimberg; Edmundo Augusto Lins; Dr. Elmiro Barbosa; Dr. Oswaldo Pieruccetti; Cel. Theodolino Pereira de Araújo; Dr. Adalcindo de Amorim; Eduardo Rodrigues da Cunha Neto; Milton Lemos da Silva, todos geriram os destinos de Araguari, deixando registradas com letras de ouro, suas passagens pela Administração Pública local. “Estes homens fizeram nossa história”. Já nos deixaram. Encontram-se em um plano superior. Cumpriram suas missões.

Que geriram nossos destinos e encontram-se entre nós, desfrutando inclusive da data comemorativa, temos: Dr. Miguel Domingos de Oliveira, duas gestões; Fausto Fernandes de Melo, duas gestões; Dr. Milton de Lima Filho, duas gestões; Dr. Neiton de Paiva Neves; Wanderley Inácio; Dr. Marcos Antônio Alvim, duas gestões, sendo segunda a atual.

Paralelamente a estes administradores, outros homens que já partiram desta vida, ajudaram ao desenvolvimento de nossa terra, e nesta retrospectiva, os citamos também, reavivando nas memórias dos cidadãos, os feitos e seus nomes, na comemoração dos 118 anos de Emancipação Política.

Alguns dentre tantos: Dr. João Nascimento de Godoy; Dr. César Silveira; Dr. Ranulfo Cunha; José Bittencourt; Dr. Belizário Rodrigues da Cunha; Dr. Antônio Nunes de Carvalho; Julio Erbetta; Theodoreto Veloso de Carvalho; Dr. Jorge Calil Canut; Justino Carvalho; Homero Amaral; Waldemar Coelho, Ernesto Golia, Pedro Araújo; Raulino Naves; Waldor Naves; Dr. José Alves Ferreira Filho; José Araújo (Juca); Dr. Durval de Melo; Dr. Milton de Melo; João Acioly; Brasil Acioly; Celino Botelho; João Vasconcelos Montes; José Zacharias; Michel Radi; Elias David; Michel Kalaf; Eugênio Nasciutti; Luiz Nasciutti; Walter Sopranzetti; Wilson Sopranzetti; Joaquim Magalhães; João Vasconcelos Montes Jr.; Eufrozino de Oliveira; Dr. João Domingos; Mauro Cunha; Pedro Teixeira; Abdala Mameri; Osmundo Rodrigues da Cunha; Martinez Rodrigues da Cunha; Hamilton Rocha; Waldomiro Barbosa; Geraldo Costa; Nelson Pinto; Anaximandro Alvarenga; Modesto Costa; Assad Saad; Abrão Gebrim; José Canut; Dr. Eduardo Brasileiro; José Brasileiro; Pe. Nilo; Pe. Alberto; Pe. Eduardo; Pe. Arnulfo; Amador Resende; Manoel Lemos; Antonino Lemos; Jofre Alamy e tantos outros que também fizeram a grandeza de nossa terra e merecem serem lembrados.

Araguari é hoje o que esses homens construíram.

Assim dona Isa Magalhães Lemos da Silva, fica nossa homenagem ao seu saudoso e inesquecível marido, homem de bem, homem que sua terra, seus amigos, o povo de Araguari nunca esquecerá. Tenha certeza disto.

Todos tem por ele, o maior respeito, a maior gratidão.

Parabéns Araguari, pelos seus 118 anos de Emancipação Política Social.

Parabéns, “Homens que fizeram e fazem a história de Araguari !”.

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.
=======
E-mail recebido após a publicação deste artigo no jornal Botija Parda:

“Caro Peron,

“Hoje, eu e minha mãe, dona Isa, lemos com emoção sua coluna , com considerações a respeito do meu pai e ex prefeito Milton Lemos da Silva.
Eu concordo plenamente com ela a respeito da memória do povo, mas isso parece da própria genética ou formação e educação do povo brasileiro. Ao contrario de você, que parece ser um jornalista de muito boa memória, pois até o carro que meu pai possuiu há mais de 50 anos, a cor e o modelo foram lembrados por você.
Foram lembranças muito bem colocadas e precisas, que nos encheram de saudades.
Eu gostaria de lhe transmitir, que para mim, como filho, a maior herança deixada por meu pai, não foram seus bens materiais, mas sim a sua dignidade. Como prefeito e araguarino, ele amou esta cidade como ninguem, e tentou fazer por ela o possível e o impossível.
Eu e minha mãe gostariamos de lhe agradecer de coração, a sincera homenagem que você fez a ele em sua prestigiosa coluna, enviando-lhe um grande abraço, extensivo ao Claudio, diretor do Botija Parda.
Atenciosamente,

Clayton Lemos da Silva.”
====
Nossa resposta:

“Caros Clayton e senhora Isa, avivar a memória do povo nada mais é do que nossa obrigação. Relembrar a história de Araguari é uma paixão que temos por amar esta terra. Poder citar coisas e fatos acontecidos que fizeram e fazem nossa história, é, para nós, a realização de um sonho. Homens como Milton Lemos da Silva, conforme tivemos a oportunidade de escrever a respeito, merecem nossa admiração e gratidão. Nós é que agradecemos por tanto que ele fez e pela herança moral que deixou. Obrigado, Peron Erbetta.”
====

Vera Vilela deixou um novo comentário sobre a sua postagem "HOMENS QUE FIZERAM E FAZEM NOSSA HISTÓRIA !":


Sr. Peron


Mais uma vez vim até seu blog para conhecer um pouco mais dessa cidade que a cada dia aprendo a gostar mais.

Realmente sua crônica é uma viagem no tempo, para quem não a conhece Araguari aos poucos é desvendada por suas palavras.

Ato bonito o seu de reavivar a memória do povo quanto aos seus personagens ilustres. Assim se faz a história. Parabéns ao senhor e parabéns a Araguari pelo aniversário.

=======

From: Peron Erbetta (UOL)

To: Vera Vilela

Sent: Tuesday, August 29, 2006 8:19 AM

Subject: Re: Novos comentários em HOMENS QUE FIZERAM E FAZEM NOSSA HISTÓRIA !

Vera, tal comentário vindo de tão conhecedora e culta escritora, ficamos realmente agradecidos e sensibilizados. Gostamos de escrever sobre nossa terra. As manifestações que se apresentam, nos levam a continuar. Não somente nós, mas todos os personagens envolvidos, assim como suas famílias e amigos, também se enaltecem e agradecem pelo reconhecimento público em ter seus feitos relembrados. Como escritora que é, sabe do bem que proporcionamos simplesmente por gostarmos da literatura, da história e de podermos escrever. Gratos, Peron Erbetta.


Um comentário:

Vera Vilela disse...

Sr. Peron

Mais uma vez vim até seu blog para conhecer um pouco mais dessa cidade que a cada dia aprendo a gostar mais.
Realmente sua crônica é uma viagem no tempo, para quem não a conhece Araguari aos poucos é desvendada por suas palavras.
Ato bonito o seu de reavivar a memória do povo quanto aos seus personagens ilustres. Assim se faz a história. Parabéns ao senhor e parabéns a Araguari pelo aniversário.