Caros Leitores.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Na década de 50, mais precisamente em 1956, acompanhávamos, juntamente com colegas, um jovem estudante do Curso Científico, que não sabíamos o nome, para assistirmos suas experiências com foguetes no Aeroporto local.
Naquele tempo, nosso Aeroporto, ainda sem asfalto, era movimentadíssimo, pois aqui desciam a Real Transportes Aéreos, a Aerovias Brasil, a Vasp e a Nacional. Então, o Aeroporto Santos Dumont, fazia jus ao nome, pois o tráfego aéreo era espetacular.
Assim sendo, este moço que ia fazer as experiências com foguetes, tinha que escolher um horário que pudesse usar à vontade, e este horário era entre 14:00 e 16:00 horas.
Era simplesmente espetacular vermos os foguetes, todos artesanalmente feitos por ele, movidos não sabemos por qual combustível, pois era impossível chegar perto. Quando acionados a distância subiam verticalmente e com o alcançar das alturas, se curvavam, iguais os imensos foguetes que hoje atingem Marte, como se procurando o local de seu pouso, que nem sempre era suave, muito pelo contrário, era em choque com o chão.
Outras vezes, os foguetes explodiam no chão, causando aquela decepção e tristeza na turma que lotava o Aeroporto. Mas enfim, era uma sensação o acontecimento deste jovem que já fazia experiências para o futuro que o esperava.
Tempos passados, conhecemos pessoalmente o protagonista de nossa história de hoje, porque sua esposa, na década de 60, passou a estudar piano com nossa irmã, coisa que aproximou nossas famílias.
Estamos nos referindo ao araguarino de quatro costados, Wiliam Rady.
Homem simples, discreto, modesto, mais ouve do que fala, o que vem demonstrar sua forma de viver.
Sua esposa, vem a ser filha do casal Waldemar Borges e da senhora Eni Borges. Pais do Walny, Walby e de Waldeny Borges.
Nossos pais, foram padrinhos de casamento por parte da noiva.
Naquele tempo, nosso Aeroporto, ainda sem asfalto, era movimentadíssimo, pois aqui desciam a Real Transportes Aéreos, a Aerovias Brasil, a Vasp e a Nacional. Então, o Aeroporto Santos Dumont, fazia jus ao nome, pois o tráfego aéreo era espetacular.
Assim sendo, este moço que ia fazer as experiências com foguetes, tinha que escolher um horário que pudesse usar à vontade, e este horário era entre 14:00 e 16:00 horas.
Era simplesmente espetacular vermos os foguetes, todos artesanalmente feitos por ele, movidos não sabemos por qual combustível, pois era impossível chegar perto. Quando acionados a distância subiam verticalmente e com o alcançar das alturas, se curvavam, iguais os imensos foguetes que hoje atingem Marte, como se procurando o local de seu pouso, que nem sempre era suave, muito pelo contrário, era em choque com o chão.
Outras vezes, os foguetes explodiam no chão, causando aquela decepção e tristeza na turma que lotava o Aeroporto. Mas enfim, era uma sensação o acontecimento deste jovem que já fazia experiências para o futuro que o esperava.
Tempos passados, conhecemos pessoalmente o protagonista de nossa história de hoje, porque sua esposa, na década de 60, passou a estudar piano com nossa irmã, coisa que aproximou nossas famílias.
Estamos nos referindo ao araguarino de quatro costados, Wiliam Rady.
Homem simples, discreto, modesto, mais ouve do que fala, o que vem demonstrar sua forma de viver.
Sua esposa, vem a ser filha do casal Waldemar Borges e da senhora Eni Borges. Pais do Walny, Walby e de Waldeny Borges.
Nossos pais, foram padrinhos de casamento por parte da noiva.
Daí surgiu uma amizade, cultivada principalmente pela nossa irmã Aparecida (Cida) e Waldeny. Se comunicam semanalmente de São Paulo a Goiânia. Onde cada uma reside.
Mas esclarecido o fato da amizade formada, vamos lá, continuar a narração de nossa história.
Completado o Curso Cientifico no Colégio Regina Pácis, o Wiliam foi embora em busca do saber. Foi para São Paulo, cursar Engenharia Industrial, na FEI, e, de lá, visitando constantemente sua terra, Araguari, tanto para rever seus pais, como a sua noiva e aos amigos que deixara para matar saudades.
Mas caros Leitores, para que conheçam minuciosamente a vida deste araguarino que lá longe nunca esqueceu sua terra, resolvemos transcrever sua biografia, da forma discreta que dissemos ser possuidor.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Wiliam Rady
-----------------------------------------------------------------------------------------
Nascido em Araguari, em 12/02/1939, filho de Assad José Rady e de Dona Josina G. Rady.
Estudos básicos:
Externato Santa Terezinha
Jardim de Infância: de 1.942 a 1.944
Primário, de 1945 a 1.950
Admissão ao Ginásio: 1.951
Externato Santa Terezinha
Jardim de Infância: de 1.942 a 1.944
Primário, de 1945 a 1.950
Admissão ao Ginásio: 1.951
Colégio Regina Pacis
Ginásio: de 1.952 a 1.955
Científico: de 1.956 a 1.958
Cursinho:
Anglo-Latino, São Paulo, 1.959
Anglo-Latino, São Paulo, 1.959
Curso Superior:
Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, São Paulo
Engenharia Mecânica, de 1.960 a 1.964
Cursos Pós-Graduação:
MBA - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.
MBA - Universidade de Reichelsheim, Alemanha
Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, São Paulo
Engenharia Mecânica, de 1.960 a 1.964
Cursos Pós-Graduação:
MBA - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.
MBA - Universidade de Reichelsheim, Alemanha
Vida profissional:
Volkswagen do Brasil: de Janeiro de 1.965 a Junho de 1.982 Cargos: de Engenheiro Estagiário até Gerente Geral de Produção Mecânica ( Motores, Câmbio, Juntas Homocinéticas ).
Freudenberg A.G.: de Julho de 1.982 a Julho de 1.987.
Cargo: Diretor Técnico
Erico do Brasil: de Agosto de 1.987 a 31 de Dezembro de 1.997
Cargo: Diretor Presidente
W. RADY & Sons Ltda.: com seus dois filhos Darwin e Cícero, respectivamente Engenheiro Mecânico e Técnico Mecânico, fundou essa nova Empresa em Janeiro de 1.998.
Em Agosto de 2.000 a W. RADY & SONS associou-se à BRAR Elettromeccanica SRL., de Mantova, Itália, tendo mudado a razão social para: BRAR & W. RADY LTDA.
O Grupo BRAR tem fábricas na Itália, França e Brasil, estando iniciando nova fábrica na Argentina, em Buenos Aires.
A BRAR & W. RADY é fabricante de Cabos Refrigerados a Água de alta corrente ( até 70.000 Ampères ) para Fornos Elétricos de Siderúrgicas e Fundições, e Cabos Refrigerados a Água especiais para máquinas de solda a ponto e robôs na Industria automotiva. ( Correntes de 14.000 Ampères )
É fornecedor exclusivo para todas as fábricas de automóveis do Brasil, Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia e Equador. Todas as Siderúrgicas brasileiras, principalmente o Grupo GERDAU recebem cabos W. RADY, que são exportados também para a Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Guatemala, Colômbia, Equador e México.
Volkswagen do Brasil: de Janeiro de 1.965 a Junho de 1.982 Cargos: de Engenheiro Estagiário até Gerente Geral de Produção Mecânica ( Motores, Câmbio, Juntas Homocinéticas ).
Freudenberg A.G.: de Julho de 1.982 a Julho de 1.987.
Cargo: Diretor Técnico
Erico do Brasil: de Agosto de 1.987 a 31 de Dezembro de 1.997
Cargo: Diretor Presidente
W. RADY & Sons Ltda.: com seus dois filhos Darwin e Cícero, respectivamente Engenheiro Mecânico e Técnico Mecânico, fundou essa nova Empresa em Janeiro de 1.998.
Em Agosto de 2.000 a W. RADY & SONS associou-se à BRAR Elettromeccanica SRL., de Mantova, Itália, tendo mudado a razão social para: BRAR & W. RADY LTDA.
O Grupo BRAR tem fábricas na Itália, França e Brasil, estando iniciando nova fábrica na Argentina, em Buenos Aires.
A BRAR & W. RADY é fabricante de Cabos Refrigerados a Água de alta corrente ( até 70.000 Ampères ) para Fornos Elétricos de Siderúrgicas e Fundições, e Cabos Refrigerados a Água especiais para máquinas de solda a ponto e robôs na Industria automotiva. ( Correntes de 14.000 Ampères )
É fornecedor exclusivo para todas as fábricas de automóveis do Brasil, Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia e Equador. Todas as Siderúrgicas brasileiras, principalmente o Grupo GERDAU recebem cabos W. RADY, que são exportados também para a Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Guatemala, Colômbia, Equador e México.
http://www.brarady.com.br/
A Empresa é homologada ISO 9001/2000 pela BSI – British Standards Industry da Inglaterra.
Durante sua atuação na Volkswagen, fez diversas viagens técnicas a Alemanha,
às fábricas de Wolfsburg, Hanover, Salzgitter e Ingolstadt.
Como Diretor da Freudenberg, residiu em Heidelberg e Weinheim am der Bergstrasse, na Alemanha, durante o ano de1.982.
Na W. RADY faz freqüentes viagens para visitar seus clientes em toda a América Latina.
Hobbies:
Foi piloto Privado durante alguns anos, tendo possuído 3 aviões monomotor(es).
É estudioso de História da Segunda Guerra Mundial, tendo visitado os principais campos de Batalha na Europa (Verdum, na França, Monte Cassi no e Monte Castelo na Itália, Praias da Normandia onde se deu a invasão aliada em 1.944, Tarquinia, Base do 1°Grupo de Caça da Fôrça Aérea Brasileira, Passo de Casserine, onde o General George S. Patton travou sua mais sangrenta batalha contra os alemães)
Conheceu pessoalmente o maior Ás da Luftwaffe, Erich Hartmann, que abateu 352 aviões aliados no Norte da África.
Conheceu também o piloto do B-29 “ Enola Gay “, Paul Tibbets, que lançou primeira Bomba Atômica sobre Hiroshima. Paul Tibbets faleceu no fim do passado.
Musica:
Aprecia os Concertos de Violino de Paganini, Beethoven e Mendelsohn. Visitou recentemente em Cremona, Itália, a casa de Antonius Stradivarius, que construiu no final do século 17 até o início do século 18 os melhores violinos conhecidos até hoje.
Em 1.982 conheceu pessoalmente na Alemanha, em Mannheim, o “ Violinista do Século “, Yehudi Menuhim, falecido recentemente.
A Empresa é homologada ISO 9001/2000 pela BSI – British Standards Industry da Inglaterra.
Durante sua atuação na Volkswagen, fez diversas viagens técnicas a Alemanha,
às fábricas de Wolfsburg, Hanover, Salzgitter e Ingolstadt.
Como Diretor da Freudenberg, residiu em Heidelberg e Weinheim am der Bergstrasse, na Alemanha, durante o ano de1.982.
Na W. RADY faz freqüentes viagens para visitar seus clientes em toda a América Latina.
Hobbies:
Foi piloto Privado durante alguns anos, tendo possuído 3 aviões monomotor(es).
É estudioso de História da Segunda Guerra Mundial, tendo visitado os principais campos de Batalha na Europa (Verdum, na França, Monte Cassi no e Monte Castelo na Itália, Praias da Normandia onde se deu a invasão aliada em 1.944, Tarquinia, Base do 1°Grupo de Caça da Fôrça Aérea Brasileira, Passo de Casserine, onde o General George S. Patton travou sua mais sangrenta batalha contra os alemães)
Conheceu pessoalmente o maior Ás da Luftwaffe, Erich Hartmann, que abateu 352 aviões aliados no Norte da África.
Conheceu também o piloto do B-29 “ Enola Gay “, Paul Tibbets, que lançou primeira Bomba Atômica sobre Hiroshima. Paul Tibbets faleceu no fim do passado.
Musica:
Aprecia os Concertos de Violino de Paganini, Beethoven e Mendelsohn. Visitou recentemente em Cremona, Itália, a casa de Antonius Stradivarius, que construiu no final do século 17 até o início do século 18 os melhores violinos conhecidos até hoje.
Em 1.982 conheceu pessoalmente na Alemanha, em Mannheim, o “ Violinista do Século “, Yehudi Menuhim, falecido recentemente.
Museu “ ASAS de um SONHO “:
É Diretor do Conselho Administrativo. Trata se do maior Museu de aviões da América do Sul, que hoje tem um acervo de 83 aviões antigos e clássicos, alguns deles raríssimos. O Museu é de propriedade da TAM Linhas Aéreas e está localizado na cidade de São Carlos.
Condecoração:
Condecoração:
Foi agraciado recentemente com a medalha “ Membro Honorário da Fôrça Aérea Brasileira “.
O motivo da condecoração foi o serviço prestado à FAB, através do Museu “ ASAS de um SONHO “, na preservação da História da Aviação Brasileira. Sob sua coordenação
foram restaurados os seguintes aviões históricos da FAB:
Thunderbolt P-47, do 1° Grupo de Caça, que lutou nos céus da Itália.
Gloster Meteor F-8, primeiro caça a jato da FAB.
Curtiss Biplano, usado em treinamento pela FAB na década de 40.
Wacco biplano.
Stinson Reliant.
Restaurou, durante seis anos, em Araguari, o FORD 1.929 que pertenceu ao seu pai e ao tio Afif. A restauração foi feita 100% com peças originais da Ford americana, inclusive a tinta que também importada dos Estados Unidos.
Agora nossos leitores sabem do valor, da garra, da persistência, que Wiliam Rady é possuidor. Sabem também do grande amor que tem por sua terra, Araguari. Com sua simplicidade, os araguarinos nem notam quando ele está na cidade, a não ser quando passeia em seu Fordinho 1929, herança de seu pai Assad José Rady e de seu tio Afif Rady.
Puderam observar que é um estudioso da 2ª Grande Guerra Mundial. Procura visitar e conhecer participantes da mesma. Gosta de ir ao local das batalhas sangrentas que existiram, ver onde nossos homens tombaram junto com os aliados.
Seu círculo de amizades é imenso, tanto pelo fato de ser um grande industrial aqui no Brasil e lá na Europa, com fábricas de produtos automotivos, como pela facilidade de comunicação com sua forma simples e sincera de viver.
João Amaro, irmão do saudoso Comandante Rolin, proprietário da TAM, viaja com ele para a Europa para ampliar os conhecimentos pós guerra.
João Amaro, foi piloto aqui em Araguari do senhor Rossini Aguiar. Morava ali onde hoje funciona o jornal Diário, logo abaixo do Clube Recreativo Araguarino, juntamente com uma turma de rapazes que faziam uma república, dentre eles, o Cairo Damião da Soberana Tecidos.
Para melhor ilustrarmos nossa matéria, vamos publicar algumas fotos, para que todos os Leitores, saibam que nossa terra, gera grandes homens, homens que aqui não podem permanecer pela falta de espaço para se expandirem. Assim vamos perdendo jovens e mais jovens no decorrer dos tempos. Mas o importante, é que lá fora, honram o nome de Araguari, divulgando-o positivamente.
O motivo da condecoração foi o serviço prestado à FAB, através do Museu “ ASAS de um SONHO “, na preservação da História da Aviação Brasileira. Sob sua coordenação
foram restaurados os seguintes aviões históricos da FAB:
Thunderbolt P-47, do 1° Grupo de Caça, que lutou nos céus da Itália.
Gloster Meteor F-8, primeiro caça a jato da FAB.
Curtiss Biplano, usado em treinamento pela FAB na década de 40.
Wacco biplano.
Stinson Reliant.
Restaurou, durante seis anos, em Araguari, o FORD 1.929 que pertenceu ao seu pai e ao tio Afif. A restauração foi feita 100% com peças originais da Ford americana, inclusive a tinta que também importada dos Estados Unidos.
Agora nossos leitores sabem do valor, da garra, da persistência, que Wiliam Rady é possuidor. Sabem também do grande amor que tem por sua terra, Araguari. Com sua simplicidade, os araguarinos nem notam quando ele está na cidade, a não ser quando passeia em seu Fordinho 1929, herança de seu pai Assad José Rady e de seu tio Afif Rady.
Puderam observar que é um estudioso da 2ª Grande Guerra Mundial. Procura visitar e conhecer participantes da mesma. Gosta de ir ao local das batalhas sangrentas que existiram, ver onde nossos homens tombaram junto com os aliados.
Seu círculo de amizades é imenso, tanto pelo fato de ser um grande industrial aqui no Brasil e lá na Europa, com fábricas de produtos automotivos, como pela facilidade de comunicação com sua forma simples e sincera de viver.
João Amaro, irmão do saudoso Comandante Rolin, proprietário da TAM, viaja com ele para a Europa para ampliar os conhecimentos pós guerra.
João Amaro, foi piloto aqui em Araguari do senhor Rossini Aguiar. Morava ali onde hoje funciona o jornal Diário, logo abaixo do Clube Recreativo Araguarino, juntamente com uma turma de rapazes que faziam uma república, dentre eles, o Cairo Damião da Soberana Tecidos.
Para melhor ilustrarmos nossa matéria, vamos publicar algumas fotos, para que todos os Leitores, saibam que nossa terra, gera grandes homens, homens que aqui não podem permanecer pela falta de espaço para se expandirem. Assim vamos perdendo jovens e mais jovens no decorrer dos tempos. Mas o importante, é que lá fora, honram o nome de Araguari, divulgando-o positivamente.
Iniciamos com a foto na Base Aérea de Cumbica, quando da entrega do Diploma de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, ofertado ao homenageado pelos relevantes serviços prestados à Organização. A entrega foi feita juntamente com a medalha alusiva ao ato, pelo Major Brigadeiro do Ar, José Roberto Scheer. Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional.
Na foto seguinte, vemos quando a solenidade era preparada para sua realização. Postada em frente ao Pavilhão Nacional, a Banda de Música, a postos para a execução do Hino Nacional.
Esta solenidade em Cumbica, se deu em 16 de maio de 2008.
Em seguida, a outra foto nos mostra o homenageado Wiliam Rady, a postos para receber o Diploma de Membro Honorário assim como a medalha de Honra ao Mérito. Está ladeado por civis e militares ilustres.
Foto 1– O MESSERSCHMITT ME 109 no Museu.
A foto foi tirada no dia que terminaram sua restauração. Foi pintado nas cores do piloto alemão “Hans Joachim Marselle”, distinguido com o título de “Major Virtuose” da 2ª Guerra Mundial.
O MESSERSCHMITT ME 109, foi um dos melhores caças alemães da 2ª Guerra Mundial.
Marseille, seu piloto, morreu aos 23 anos quando voltava de um combate no norte da África.
Juntamente com João Amaro (TAM), Wiliam irá em agosto próximo visitar o local exato onde ele caiu, ao sul de Trípole, na África.
A foto foi tirada no dia que terminaram sua restauração. Foi pintado nas cores do piloto alemão “Hans Joachim Marselle”, distinguido com o título de “Major Virtuose” da 2ª Guerra Mundial.
O MESSERSCHMITT ME 109, foi um dos melhores caças alemães da 2ª Guerra Mundial.
Marseille, seu piloto, morreu aos 23 anos quando voltava de um combate no norte da África.
Juntamente com João Amaro (TAM), Wiliam irá em agosto próximo visitar o local exato onde ele caiu, ao sul de Trípole, na África.
Foto 2 – O “Corsair” do Museu, onde aparece o João Amaro, irmão do falecido Comandante Rolin Amaro. Wiliam, mantém com o mesmo uma grande amizade, e, trabalham juntos no “Museu Asas de um Sonho”.
Foto 3 – O “Cessna 180”. Conforme palavras de Wiliam Rady, o melhor avião que ele possuiu. “Ele me entendia como nenhum outro. Sinto muita saudades dele”. Palavras do mesmo.
Foto 4 – O “Corisco” – O terceiro avião de Wiliam Rady.
Foto 5 – O Jeep 1942 no Museu Asas de um Sonho. À frente podemos ver a esposa do Wiliam, senhora Waldeny, juntamente com a filha de ambos, Patrícia, médica. O Jeep tem o seu nome.
Foto 6 – Outra foto do Jeep, totalmente restaurado por Wiliam Rady, que arrematou-o em um leilão do Exército há uns 25 anos atrás. Esta 100% original. Após a reforma, foi doado por Wiliam ao Museu Asas de um Sonho, para ficar junto ao lado do avião de caça da Marinha Americana “F4U-I-Corsair” pelo fato de ambos terem lutado juntos em Guadalcanal, no Pacífico durante a 2ª Guerra.
Foto 7– Foto tirada um dia antes da inauguraçãodo museu ASAS de um SONHO , em novembro de 2.006. Wiliam está a direita, entre o João Amaro e seu filho Hugo, que é Comandante do Airbus A 320.
Isto caros Leitores, foi um relato resumido da vida deste grande homem araguarino, pouco conhecido entre os araguarinos, grande conhecido por este mundo a fora. É um araguarino. Adora Araguari. Estando sem compromissos para cá vem, não importa o dia da semana. O que ele quer é estar entre os familiares, os amigos, os demais parentes, cortar cabelo lá no salão do Júlio, bater papo com aqueles que lhe querem bem. A reciprocidade existe.Um fato importante. Além do Jeep 1942 do tempo da guerra que o Wiliam restaurou e presenteou o Museu com o mesmo, restaurou também dois veículos com as próprias mãos, como hobbies.
A foto ilustra o Ford 1929 - MODEL – A - Totalmente restaurado por ele com peças importados dos Estados Unidos, inclusive a tinta, tudo da fábrica Ford. Levou 6 anos para colocá-lo como está. Um de seus prazeres é passear com ele pelas ruas que seu pai e Afif tanto circularam. Nós nos lembramos deles rodando por aí na época. As peças usadas no Fordinho são 100% originais.
Esta outra foto, ilustra seu outro carro de coleção. Um DKW Vemag. 1963. As portas dianteiras abriam-se para trás. Este carro foi de propriedade do senhor José Coelho de saudosa memória. Ele trabalhava com baterias de carro, na rua Olegário Maciel, em um cômodo comercial ao lado de sua residência.
Esta outra foto, ilustra seu outro carro de coleção. Um DKW Vemag. 1963. As portas dianteiras abriam-se para trás. Este carro foi de propriedade do senhor José Coelho de saudosa memória. Ele trabalhava com baterias de carro, na rua Olegário Maciel, em um cômodo comercial ao lado de sua residência.
E assim caros Leitores, chegamos ao final de mais um relato.
Desta feita de um araguarino ilustre, industrial no Brasil e na Europa, sendo que dentro em breve estará com seus produtos na América do Sul.
Ficamos orgulhos e envaidecidos de podermos narrar aquilo que temos como de grande importância para nossa cidade, assim como temos certeza de que vocês irão gostar do que leram e do que viram nas fotos ilustrativas. Fotos estas todas de responsabilidade de Wiliam Rady, cedidas gentilmente para fazermos a matéria.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.
5 comentários:
Estimado Irmão Peron:
Eu e Waldeny acabamos de ver o Blog preparado por você. Excelente !
Porem o mais importante é que você está registrando a História das coisas de Araguari ( Tiro de Guerra, Julio, etc. ). Um trabalho louvável.
Muito obrigado.
TFA,
Wiliam
Querido amigo, nestes dias para trás fiquei pensando nas pessoas de Araguari e nos talentos que tem a nossa terra. Tenho uma lembrança muito forte do William Rady e de sua mãe, D.Georgina. O William era um menino diferente dos outros, muito inteligente, sério, capaz de fazer a gente pensar que realizaria muita coisa importante na vida. Obrigada, Peron, por me lembrar do João Rugiadini e do Roni, do Cine Rex.
Parabéns pelas sua matérias. Esta do William foi de matar... Abraços,
Marilia.
Foi um prazer conhecê-lo, senhor William Rady. Pense em quanto proveito os administradores da nossa cidade poderiam colher das opiniões dos próprios araguarinos com a sua formação. Não tenho dúvida que as autoridades se beneficiariam muito da consultoria gratuíta de cidadãos residentes fora de Araguari mas com o mesmo compromisso com a cidade. Consultoria especializadíssima de profissionais em todos os setores, inclusive da administração do país. Quem sabe um dia nossa prefeitura possa institucionalizar essa ajuda, talvez criando um Conselho Consultivo formado por cidadãos experientes mas que por não residirem na cidade ficam alijados do processo de melhoria da qualidade de vida e do progresso que todos procuram. Senão assim, que bom seria que os araguarinos que migraram contra a própria vontade ao passarem por aí não andassem pelas ruas como um anônimo mas fossem reconhecidos como velhos companheiros!
Quem sabe o Dr. Peron ao realizar o trabalho de resgatar a memória da cidade não estaria suscitando um debate e criando as bases de um cenário mais otimista para os cidadãos do futuro? Quem viver verá. Abraço.
Natal
Fernando:
O Wiliam me enviou o seu blog que me deixou muito emocionado. Parece que a “Cidade Sorriso”, com o Regina, o Tiro de guerra, o Colégio das Irmãs, a UEA, o Batalhão, e outras instituições, nos inocularam com um vírus potente e de incubação muito longa. Ele fica na gente ate aflorar com forca irresistível, criando lembranças, seja da infância ou da juventude. Ai vem aquela saudade enorme, que empreendimentos como o seu, ajudam matar.
Espero que V. se lembre do Carlos Vanez que perambulava com V. por toda a parte, ate nas casas das maquinas e das turbinas da Companhia Prada de Eletricidade. Pois eu vim parar na America, onde resido ha 40 anos, mas jamais esqueci da nossa querida Araguari. Depois de longa carreira acadêmica na medicina como patologista, cientista, educador, autor e editor, aposentei-me do magistério e tenho minha própria empresa dedicada a prestação de serviços médicos e de apoio na área de moléstias ocupacionais.
Grande parte da minha atividade profissional revolve-se em volta de uma associação cientifica que eu fundei em 1992 (Papanicolaou Society of Cytopathology), e uma revista da qual eu sou o editor fundador desde 1984 (Diagnostic Cytopathology). Como V. deve bem saber, isto da muita satisfação, mas também muita dor de cabeça. Eu acho que o que eu aprendi no Centro Acadêmico Tristão de Ataíde, do nosso saudoso Regina foi o melhor preparo que eu poderia ter, o que me abrandou muito o caminho.
Mas eu também tive uma outra carreira paralela: a militar. Depois de dois anos na FAB, continuei “mordido”
pelo desejo de servir. Ao completar 40 anos de idade ingressei na USAF onde alcancei patente de Coronel e aposentei-me na lista de promoviveis a Brigadeiro. Tirei os cursos das Escolas Superiores de Guerra da Forca Aérea e do Exercito Americanos. Depois foi a vez do amor pela historia despertar em mim. Fiz dois mestrados um em Historia Militar com especialidade na aviação; o outro em Estudos Estratégicos, com especialidades no Oriente Médio e na America do Sul. Dou muitas palestras sobre o Brasil e sobre o Genocídio Armênio.
Com o Wiliam eu curto o amor pela aviação e a historia da 2ª Guerra mundial. Eu e ele já percorremos muito chão juntos em feiras, exposições, e museus, tanto no Brasil como no exterior. Por isso, eu fiquei muito satisfeito quando ele compartilhou comigo o seu blog. Não posso deixar de me manifestar, enviando-lhe os parabéns e incentivando-o a seguir em frente. V. vai encontrar muito araguarino espalhado pelo mundo inteiro, que como eu, não vai resistir a oportunidade de recordar os velhos tempos.
Foi ótimo ver como Vc, um amigo que me marcou a infância, obteve tanto sucesso como jornalista, escritor e promotor do resgate da historia araguarina. Só posso lhe prestar homenagem sincera, pela sua dedicação e entusiasmo, responsáveis por memórias deliciosas que nos, os que partimos podemos desfrutar. Muito obrigado pelas emoção e pelas as lembranças que V. e o seu blog me proporcionaram,
Carlos Vanez
É um prazer imenso trabalhar com uma pessoa que tem diversas experiências profissionais e pessoais, a qual me identifico muito por morar em uma cidade de interior. Um empresário respeitador e com muitos ensinamentos a passar.
Agradeço muito por ter o mérito de auxilia-lo na gestão de 2008 da W.RADY. Desafios e responsabilidades conquistadas com muito afinco. Um dos melhores anos da empresa onde tive a oportunidade de ser Gerente de Produção, Qualidade e PCP.
Feliz 2009.
Mario Caserta
Postar um comentário