sábado, julho 12, 2008

Conversa com os Leitores

Caro leitores,

Faremos uso desse espaço para relatar que são simplesmente emocionantes as mensagens a nós enviadas por vocês, no que diz respeito aos assuntos que aqui tratamos.

O motivo de citarmos pessoas em nossas matérias é para nós uma forma de agradecermos o que elas fizeram e fazem em colaboração com nossa Araguari.

O fato de nosso blog ser visitado por leitores de diferentes lugares é gratificante, pois vemos que existem araguarinos espalhados por este mundo a fora que guardam com carinho os vínculos com sua terra, e levam em seus trabalhos os conhecimentos e experiências vividas aqui.

Assim sendo, nosso blog Ponto de Vista ganha mais um ponto, se tornando também um Ponto de Encontro, onde lembranças, memórias e histórias são tratadas e trocadas.


E com esse intuito transcrevemos abaixo mensagens recebidas durante a semana que passou:

Sobre a matéria que trata do bairro Goiás, Rosalvo Lima disse:
e
“Caro Peron

Meu pai escrevia e falava muito bem e, assim, essas qualidades fizeram com que ele fosse colocado para fazer discursos em diversas ocasiões. Numa época em que a mídia atual não existia, os discursos dele muitas vezes se equivalem a uma reportagem.

Eu tenho comigo os originais dos discursos, de próprio punho, com a caligrafia especial de meu pai.

Esse intróito, Peron, é porque a sua matéria sobre os ferroviários me fez lembrar de um discurso que ele fez na inauguração da Praça dos Ferroviários. Fui reler e dei boas risadas.

Assim, achei que você também iria se divertir com ele.

Um abraço.
Rosalvo Lima “


Caro Rosalvo, com sua permissão, publicamos na integra o discurso que o Sr. Antônio Ribeiro de Lima fez em 23 de agosto de 1962.


Entendemos ser esse dicurso uma Peça de Patrimônio Histórico:


Inauguração da Praça dos Ferroviários (bairro de Fátima).
e
“Exmo. Sr. Dr. José Jeovah Santos, DD. Prefeito Municipal de Araguari; Exmas. Autoridades religiosas e civis; Srs. Candidatos; Senhoras e Senhores:

Poderíamos qualificar de infundada a asserção, aqui ouvida com freqüência, de que “Araguari não vai para a frente”, se essa asserção não tivesse o seu fundamento na irreflexão, na incompreensão e no pessimismo de pessoas menos avisadas e imponderadas, incapazes, muitas vezes, de compreender os atos do Governo, e de reconhecer os benefícios da Administração Pública.
e
O mais importantes desses benefícios é, sem dúvida, o conforto material , mas, principalmente, o conforto moral e espiritual: a liberdade, a paz, o sossego e a tranqüilidade que, mercê de Deus, gozamos em nosso país, benefícios estes decorrentes, quase sempre, de medidas oportunas e eficazes, adotadas pelos nossos Dirigentes.
e
Depois da nossa Independência política, proclamada há 140 anos, não tivemos, no Brasil, nenhum governo, cujas leis fossem manifestamente injustas.
e
Isto demonstra que Deus tem abençoado e protegido o nosso país, e assistido, de modo especial, os nossos Governantes.

Não podemos negar a ação da Providência sobre os homens, pois que de Deus vem todo poder e toda autoridade, sendo que no poder civil, a autoridade vem de Deus através do povo.

Refutando, pois, a opinião de que “Araguari não vai para a frente”, pretendemos afirmar que Araguari progride.
e
Quem chegou a esta cidade em fins de 1955, e já atravessou, aqui, dois períodos administrativos, verifica que, no governo do Sr. Eduardo Rodrigues da Cunha Neto – além de outros melhoramentos – foram calçadas muitas ruas de nossa cidade, imprimindo-lhe um aspecto realmente mais belo e mais agradável.
e

De então para cá, pelo menos, Araguari caminhou para dias melhores e mais promissores, vindo a expandir-se, de modo admirável, incontestável e patente, no governo desse grande homem público, que é o Dr. José Jeovah Santos.
e
Homem popularíssimo, araguarino dos mais autênticos, amigo enternecido de sua Terra e do seu Povo – Jeovah Santos não se limitou em beneficiar apenas o centro da cidade, nem se preocupou com obras suntuosas. O seu objetivo principal foi levar os benefícios de sua administração a todos os bairros, e a todos os recantos da cidade, atendendo, de todos os lados, e pelos meios mais eficazes, às necessidades mais prementes.
e
Entre as suas realizações, que seria longo enumerar, e até mesmo impossível, para quem se acha afastado dos meios políticos, merecem especial atenção os cuidados que dispensou ao bairro de Fátima e à Vila Goiás, como sejam:
e
O calçamento da rua de Fátima até o Santuário e a sede da Paróquia do mesmo nome, proporcionando, aos habitantes deste bairro, o conforto e os benefícios a que tanto aspiravam, e oferecendo, aos visitantes de todas as partes, uma impressão das melhores.
e
Criou três Grupos Escolares, dois, já em pleno funcionamento.
Favoreceu a instalação da Agência Postal de Fátima, fazendo, no prédio, as adaptações necessárias.
e
E agora, vem brindar os moradores deste bairro e suas adjacências, com esta praça, especialmente dedicada aos Ferroviários, e que representa, para a laboriosa classe, uma verdadeira homenagem, pelo nome que leva: “Praça dos Ferroviários”. Uma praça que oferece aspecto sobremaneira agradável e aprazível, que bem pode competir com o dos principais logradouros de nossa cidade.
e
Durante a execução de todos esses serviços, Dr. Jeovah deu mostras de administrador de grande habilidade: um administrador que dirige, um administrador que orienta, um administrador que trabalha.
e
Nas obras realizadas pelo Prefeito Jeovah Santos, notadamente no bairro de Fátima, é digna de nota a cooperação do vereador Dorival Borges, o popular João Borges.
e

Sem a pretensão de menosprezar os desmerecer os demais edis, que integram a egrégia Câmara Municipal de Araguari, podemos afirmar que o vereador João Borges não tem medido esforços nem sacrifícios, e tudo tem feito, junto da Administração Municipal, pelo progresso desta cidade, sempre solícito em atender às justas reivindicações do povo.
e
- Senhores! Aí está Sua Excia., o Prefeito Dr. José Jeovah Santos, que ora nos honra com sua presença ... e cujo governo findará daqui a poucos meses.Seu nome, porém, ficará para sempre em nossa memória, e em nossa gratidão.
e
Eu pergunto, ao povo de Araguari: - De que modo iremos nós testemunhar-lhe esta gratidão? – Que podemos oferecer ao Dr. José Jeovah Santos?
e
Tendo em vista o que ele fez para nossa cidade, o empenho com que nos serviu, e o carinho com que nos tratou, tudo quanto lhe fizéssemos, seria pouco, seria nada.
e
No entanto, não podemos perder a oportunidade de lhe retribuirmos de algum modo.
Não obstante os anos de trabalho e de luta, até aqui enfrentados e vencidos em prol da boa causa, Jeovah Santos, como batalhador incansável, que sempre foi, é candidato a Deputado Estadual, e conta com o apoio de todo araguarino, nas eleições de 7 de outubro, para o seu merecido triunfo, para a vitória de Araguari, para a grandeza de Minas e do Brasil.
e
Para tanto, urge apoiarmos, também, os demais candidatos, que irão constituir a equipe “Jeovah Santos”, dentro e fora do Município: Dr. Moisés de Carvalho Alves, para Prefeito; Milton de Lima Filho, para vice-Prefeito; Sebastião Paes de Almeida, para Deputado Federal – candidatos estes, que, com Jeovah Santos, já se colocaram à frente de qualquer “Frente”, e merecem a confiança e o apoio do eleitorado, nesta hora decisiva, em que todo cidadão patriota, todo brasileiro digno deste nome, está empenhado na luta por um Brasil melhor, e por uma Nação mais feliz.
e
A hora é de luta, e não podemos eleger senão homens abnegados, de sentimentos nobres e de ideal elevado, que sejam capazes de defender os ideais democráticos e promover o bem público; mas que defendam, sobretudo, as nossas Instituições, as nossas tradições morais e religiosas, porque, senhores, são elas que nos honram e nos dignificam no presente, e continuarão a honrar-nos e dignificar-nos no decorrer dos séculos, através da História e dos nossos descendentes.
e
É com o voto cerrado e consciente, que iremos defender e salvar o que mais prezamos: - Deus, Pátria, Família, Liberdade!
e
Antônio Ribeiro de Lima”
e
Leitores, que oportunidade impar tivemos em poder voltar no tempo para alguns viver e para outros reviver um momento histórico como esse.
e
Sobre a matéria Tiro de Guerra 57 o digníssimo Comandante Batalhão Mauá Sr. Oriente Leal Filho disse:

“Caro amigo Peron, agradeço pela gentileza da remessa da matéria. Parabéns pela trabalho.

Grato,
Oriente Leal Filho - Cel
Cmt Btl Mauá”

Quanto a matéria da extinta Cia Prada de Eletricidade o amigo Sebastião Xavier Brasil, direto de NY – USA disse:


“Caro Peron,
e
Gostaria de parabenizá-lo três vezes:
e
Primeiro pelo excelente trabalho de jornalismo que vem desempenhando e orgulhoso araguarino divulgando nossa terra.
e
Em segundo, ter citado com tanto carinho e merecidos elogios meu saudoso tio Pedro Teixeira.
e
Em terceiro, apesar de estar tão longe do Brasil, me fez parecer muito próximo trazendo a tona recordações de minha infância quando citou a sirene.Minha casa situava-se cerca de 200 metros dali e foi la que cresci vendo meu pai trabalhar dignamente por 35 anos na Estrada de Ferro Goiás.Lembranças jamais esquecidas...Abraços,
e
Sebastião Xavier BrasilNY- USA”
e
Recebemos também o comentário do amigo de nossa família Kristian Fernandes, hoje empresário em Viçosa casado com Dayse Juiza de Direito. Kristian é filho dos amigos Dijalma e Marise, ele cresceu junto com nossos filhos na infância que tiveram vizinhos nas redondezas da rua Afonso Pena e Av. Minas Gerais:

“Olá Sr. Fernando

Parabéns pelo Blog Ponto de Vista e é por conhecer pessoas assim como o Sr. que me orgulho de ser Araguarino.

Parabéns também pela homenagem recebida pela Maçonaria, vi as fotos no jornal de araguari (na web) e tenho certeza que os filhos estão orgulhosos, pois é o que se vê no Namdim presente nas fotos.

Kristian”

Sobre a matéria do colégio Santa Terezinha recebemos o comentário da sra Marly Teresa de Paiva Montes que nos deixou muito felizes.

“Fernando bom dia!

Adorei a matéria sobre o Colégio Santa Teresinha. Entrei lá como professora em 1959, minha turma era masculina e lembro-me que Nelsinho Merola foi meu aluno, em 1960, ocupei por um ano o lugar de Maninha junto a Maria Abud, saí porque casando no final do ano, ficou difícil retornar. Maria continua sendo uma amiga querida.

Amei trabalhar lá. Foi um tempo bom em minha vida.

Muito obrigada pelos e-mails sempre com mensagens super interessantes.

Marly”

Agradecemos a todos!

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

4 comentários:

Anônimo disse...

“Caro amigo Peron, agradeço pela gentileza da remessa da matéria. Parabéns pela trabalho.

Grato,
Oriente Leal Filho - Cel
Cmt Btl Mauá”

Anônimo disse...

“Caro Peron,
e
Gostaria de parabenizá-lo três vezes:
e
Primeiro pelo excelente trabalho de jornalismo que vem desempenhando e orgulhoso araguarino divulgando nossa terra.
e
Em segundo, ter citado com tanto carinho e merecidos elogios meu saudoso tio Pedro Teixeira.
e
Em terceiro, apesar de estar tão longe do Brasil, me fez parecer muito próximo trazendo a tona recordações de minha infância quando citou a sirene.Minha casa situava-se cerca de 200 metros dali e foi la que cresci vendo meu pai trabalhar dignamente por 35 anos na Estrada de Ferro Goiás.Lembranças jamais esquecidas...Abraços,
e
Sebastião Xavier BrasilNY- USA”

Anônimo disse...

“Olá Sr. Fernando

Parabéns pelo Blog Ponto de Vista e é por conhecer pessoas assim como o Sr. que me orgulho de ser Araguarino.

Parabéns também pela homenagem recebida pela Maçonaria, vi as fotos no jornal de araguari (na web) e tenho certeza que os filhos estão orgulhosos, pois é o que se vê no Namdim presente nas fotos.

Kristian”

Anônimo disse...

“Fernando bom dia!

Adorei a matéria sobre o Colégio Santa Teresinha. Entrei lá como professora em 1959, minha turma era masculina e lembro-me que Nelsinho Merola foi meu aluno, em 1960, ocupei por um ano o lugar de Maninha junto a Maria Abud, saí porque casando no final do ano, ficou difícil retornar. Maria continua sendo uma amiga querida.

Amei trabalhar lá. Foi um tempo bom em minha vida.

Muito obrigada pelos e-mails sempre com mensagens super interessantes.

Marly”