quarta-feira, janeiro 24, 2007

"DUAS MIL VISITAS"

Caros Leitores.
Em 09 de abril de 2006, nosso amigo, Aloísio Nunes de Faria, após postar nossos Pontos de Vista em seu blog, resolveu presentear-nos com a abertura do nosso.
Assim sendo, o primeiro Ponto de Vista postado, foi na data acima, intitulado “O Líder partiu!”, quando narramos nosso adeus ao Monstro Sagrado do Rádio Araguarino, Luiz Roberto Alessi.
Dia 13 de dezembro de 2006, quarta feira, atingimos a marca das duas mil visitas em nosso blog.
Para comemorar, o Aloísio colocou de fundo musical, para os leitores, nada mais, nada menos, que a Nona Sinfonia de Frederico Von Beethoven. Simplesmente emocionante.
Ficamos, logicamente, envaidecidos e agradecidos, pois, nossos textos são longos, analíticos, até cansativos, porque narram uma história do princípio ao fim.
Assim sendo, quem os lê, nos dão o prazer de perderem um pouco de tempo para prestigiar-nos, realmente sentem um prazer em viver Araguari de 1950 até os dias atuais.
Abordamos nos Pontos de Vista, história de Araguari, coisas e fatos importantes acontecidos, política, com críticas construtivas e repreensivas, fatos sociais, e, finalmente, econômicos.
Todos são transcritos de nossa coluna do Jornal Botija Parda, no qual estamos desde 2002.
Possuímos mais de 500 matérias sobre nossa terra.
Como já adiantamos em uma delas, lançaremos nosso livro, sob o incentivo do Dr. Neiton de Paiva Neves, com uma coletânea dos fatos históricos, fatos que envolvem pessoas e relembram a vida dos idos de 1950 até os dias atuais.
Terá o livro, o prefácio deste Ilustre Advogado, que muito respeitamos, e será intitulado “Tempos vividos!”.
Para completar nossa alegria, e, ao mesmo tempo, realizar nosso ideal, fomos convidados oficialmente para pertencermos à Academia de Letras de Araguari. Nosso padrinho vem a ser o grande mestre, Professor, Acadêmico, Newton Dias de Abreu.
Assim sendo, para o ano, estamos aí com estas novidades, que para um formador de opinião que somos, vem realmente concretizar nossa responsabilidade para com o povo, nossos queridos e indispensáveis Leitores.
Caros Leitores, para nós, escritores que buscamos coisas interessantes para o lazer e entretenimento de cada um de vocês, é importantíssimo alcançarmos esta marca de 2.000 visitas, para ser mais correto, no momento em que redigíamos esta, o contador marcava 2.646, ou seja, do dia 13 de dezembro para cá, dia 24/01/07, mais 10 visitas, sendo inclusive duas dos Estados Unidos. É simplesmente gratificante vermos que gostam daquilo que escrevemos, é gratificante vermos que produzimos algo de bom e salutar, algo que faz com que nos dêem o grato prazer da visita e em conseqüência, da prestigiosa leitura.
Voltamos um pouco no tempo. Lembramo-nos perfeitamente quando fizemos nosso primeiro “Devaneio”. Foi um grande passeio pela cidade. Viajamos no tempo e no espaço. Encontramo-nos com amigos pelas ruas que andávamos, víamos os belos carros da época, o Dodge do Amélio Valente, o Chevrolet do Osmundo Rodrigues da Cunha, a Pontiac do Justino Carvalho, o Ford do nosso pai, os táxis do Tim, do Zé Telha, do Diamantino, do José Belo, do Celso, do Adriano.
Passeamos lá pela Ruy Barbosa, paramos na sorveteria dos Merola, tomamos um gostoso sorvete de cerejas. Fomos até a Continental, loja do homem araguarino, passamos pelo banco Nacional que era na esquina da Ruy Barbosa com a Rodolfo Paixão, onde vimos a turma toda lá dentro. O Tó, o Euripedes, o Niltinho, o Neiton, o Marco Antonio. Que saudades. Tudo isto iremos inserir em nosso livro.
Partimos então para os demais Devaneios, onde fomos até o n° 6. Narramos toda nossa vida, toda nossa juventude. Namoros, passeios pelas praças, outras cidades, espera das moças do Colégio da Freiras às 11 horas para dar aquela paqueradinha. Narramos o desenvolvimento vivido por nossa terra querida e que será rememorado no livro que esperamos ter a melhor aceitação possível. Nestes Devaneios, contamos nossas vidas e de ilustres cidadãos araguarinos. Lembramos que falávamos quando da morte de um grande homem: Araguari acabou de perder um grande cidadão. Difícil será aparecer outro. Hoje, hoje somos os outros que falávamos então. É o ciclo da vida.
As velhas histórias do saudoso Tiro de Guerra 57. Ainda hoje estive na sede da Polícia Militar que fica nos antigos alojamentos do TG. Estávamos com o Dr. Cláudio Henrique Leví Domingos e com o Belizário Guimarães Borges. Como fomos bem recebidos pelo Capitão Barroso, Sub Comandante da Unidade. Lembramos naquele momento de nosso tempo de 18 anos e recebendo instruções teóricas no grande palco auditório que hoje são as instalações. Sobre o palco ficava estampada a frase: “Obedecer é tão nobre quanto comandar”. Sinceramente, nos pautamos por ela. Vivemos nossa vida quando subordinados sempre nos nivelando ao superior que se destacava para que cumpríssemos com o determinado. Tempos vivido. Cremos que melhor nome não acharíamos para nosso livro que está na forma.
Quantas matérias fizemos sobre o Piçarrão. A velha e fantástica usina da Cia. Prada de Eletricidade. Fomos até ela após 25 anos, juntamente com o Neiton (Dr. Neiton), posso chamá-lo assim, nossa amizade é antiga e sólida. Ele a conheceu naquele dia. Nós vivemos grande parte de nossa vida dentro dela. Foi fantástica a visita que contou com várias pessoas.
Posteriormente fizemos outra matéria a respeito da mesma, sugerindo ao Senhor Prefeito Municipal, Psicólogo Dr. Marcos Antônio Alvim, em transformá-la após um negociação com a CEMIG, no maior centro turístico de Araguari. A matéria com as sugestões está aí para todos tomarem conhecimento. Talvez com novo governo federal, tenhamos a oportunidade de vermos grandes realizações naquele local. Como exemplo, restaurantes, passeios de charretes, chatôs para hospedagem, teleférico para passeios inesquecíveis, enfim, ela é a maior riqueza turística de Araguari, e, o principal, nas mãos do Governo.
E assim fomos lembrando das grandes indústrias de Araguari, como Bolachas e Macarrão Trineiro, do senhor José Marques de Jesus, logo ali no prédio atrás da Igreja Matriz. Quanto produto de primeira fabricado e quantos empregos oferecidos ao povo de Araguari.
Nossa terra já teve de tudo. Teve o que outras grandes metrópoles na teve. Exemplo: Jóquei Clube. O Turfe em Araguari na década de 50 era concorridíssimo. Grandes criadores de Araguari, José Veloso de Araújo, Biduca, Mario Neto, disputavam com criadores de Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, grandes prêmios lá nos altos onde hoje é o Bairro Jóquei Clube que ganhou este nome em virtude de ter sido ali o grande hipódromo.
São histórias que já contamos. Estão relacionadas em nosso computador, assim como nas coleções do jornais. Para nós, jóia rara incrustada em nossos corações, e, que com grande alegria, iremos passar a vocês através do “Tempos vivido”, livro que não irá demorar sair da forma e estar à disposição daqueles que gostam do passado e principalmente de comentar sobre ele.
Por enquanto é isto caros Leitores.
No momento que remetemos esta matéria para o jornal, nosso site, http://www.pero-erbetta.blogspot.com/, estava com 2351 visitas, sendo a maioria do Brasil e o restante dos brasileiros que residem fora do Brasil. Em 10 meses de atividades, 225 visitas por dia. Somos privilegiados. Apesar das extensões das matérias, elas são procuradas. Muito obrigado caros Leitores.
É uma grande retribuição pelo pouco que fazemos.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: