terça-feira, janeiro 09, 2007

"MAIS UM FESTIVAL DE CANDIDATOS!!!"

Há uns dias atrás, tecemos um comentário alegando que a “era Marcos Alvim” estava no fim, mesmo faltando dois anos para o término de seu mandato.
Uns acharam que nos precipitamos com a afirmativa. Outros, já nos aplaudiram por estarmos próximos, 24 meses, do fim do “Império criado por este Psicólogo” que soube fazer as coisas à sua maneira, conservando-se sentado na cadeira mais cara do palácio.
Já, no Jornal de Domingo dia 07/01/07, caderno especial da Gazeta do Triângulo, pudemos observar a seguinte matéria:
“ Marchando rumo ao Palácio” – Nomes e mais nomes almejam a caríssima cadeira do prefeito. Mas, então, quem realmente concorrerá? Nilton Eduardo (ACIA), Rubens Araújo, Marcos Coelho, Jubão, Justino Carvalho, Marlos Fernandes, Clevér Lima. Diga você, leitor, quem mais? Quem pode? Quem deve? Quem consegue?
Esta matéria encontramos na página 2, penúltima nota à direita de quem lê o jornal.
Muito bem, lá vamos nós comentar algo a respeito para nosso blog, que por sinal está com uma procura surpreendente.
A nota, vem a ser uma prova inequívoca e incontestável de que estamos com a razão. Já pensam alto a respeito.
Em nosso Ponto de Vista, o Senhor Prefeito, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, está com todos os seus cartuchos queimados, uma vez, nas eleições para Deputados Federal e Estadual, ele tê-los queimados de uma única vez. Colocou a todos aqueles que o rodeiam, que fazem parte de seu império, na berlinda.
Em rápida análise vejamos o que saiu por aí:
01 – Nilton Eduardo, presidente reeleito da ACIA. Um nome que estão tentando construir. Um nome que estão forçando na TV, nas festas, nos jantares, nos eventos, nas recepções, enfim, em todo local que possa vir a aparecer e mostrar dentro de sua presença física, alguma coisa que sirva para tentar uma disputa para mandatário máximo da cidade.
Não iremos aqui dizermos que somos amigos. Muito pelo contrário. Somos apenas conhecidos e com uma amizade respeitável. Nada dele sabemos. A única coisa, é que tudo indica que administrou bem a ACIA, e por isso foi reeleito. Já existe quem diga o contrário. Ficou por lá para forçar o nome como candidato a mandatário máximo da cidade no lugar de Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, até com seu apoio (deixando uma turma de secretários enciumados, pois achavam que seria um deles).
Senhor Prefeito, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, muito cuidado com o que vai fazer. Uma eleição para Prefeito não é uma eleição para Presidente da AMVAP e muito menos uma eleição de condomínio. Logo, vamos pensar um pouco em seu candidato. Quem vem a ser? O Nilton Eduardo, questionado no jornal e que também não reserva potencial para dirigir uma cidade? Ou outro já queimado em eleições passadas.
O segundo nome citado, foi o de Rubens Araújo. Em outras eleições o moço também pleiteou o cargo. Não logrou êxito em suas tentativas. Tem seus adeptos, tem dinheiro para bancar uma campanha, mas necessita da aceitação do povo. Isto não se faz do dia para a noite. Levam-se anos. Tradição acima de tudo. Vocês apareceram em cima do nome da marca de um arroz famoso e dirigido por gente famosa de Araguari. Deram sorte nos negócios. Não podemos dizer se na política será a mesma coisa. Aguardemos.
Terceiro nome citado: Marcos Coelho. Há quanto tempo este homem de negócios vem tentando um lugar ao sol. Vem tentando a oportunidade de ser aplaudido como candidato no partido político em que se filiou. Faz tempo. Mas este partido tem outros sonhos, e, queremos crer que será difícil para o senhor arrumar uma cadeirinha lá dentro para sentar provisioriamente no trono de mandatário máximo de Araguari. Em primeiro lugar necessita-se da como dissemos, da simpatia popular. Para isto tem que ser aberto. Comunicativo. Logo, é bom ir tirando as esperanças porque não será nesta invernada que sua chance virá. No próprio partido existem dois candidatos e fortes. Dr. Antônio João Rodrigues da Cunha e Dr. Hamilton Tadeu de Lima, atual presidente do partido. Aguarde e verá, senão: troca logo de partido. Afinal tem dinheiro para gastar, por que não tentar?
Quarto nome, seguindo a lista do jornal: Jubão (o correto caro colega jornalista, seria Juberson dos Santos Melo, afinal o homem é uma autoridade, Vereador eleito pelo povo).
Este nome sim, este nome surpreendeu nas últimas eleições. Excelente votação. Simpático, não tem rejeição, lutou sozinho e está prestes a receber um grande e significativo apoio para suas aspirações. Neste nome a citação foi feliz.
Em quinto lugar, apenas nas colocações, vemos Justino Carvalho. Ledo engano caro articulista. Está jogando no verde para colher maduro. O homem não é candidato a prefeito. Falou repetidamente nos palanques que jamais isto aconteceria. E não vai acontecer mesmo. Ele ajudou a eleger o novo Governo Federal. O que ele poderá e deverá fazer, será apontar e apoiar os candidatos a Prefeito e Vice, tirados dentro do movimento fundado por um grupo de araguarinos idealistas lá dentro de sua casa. Chama-se “Movimento Democrático Araguari”. Aguardem e verão a força que este movimento terá na cidade. Chegamos a nos aventurar a dizer: o próximo prefeito e vice, serão feitos por Justino Carvalho e por aqueles que o rodeiam.
Em sexto na lista vem Marlos Fernandes. Ah, meu amigo Marlos Fernandes. Como foi que você deixou queimarem seu filme da forma com que foi queimado. O Prefeito não lhe deu o apoio necessário. Os seus chegados o deixaram também. Foi necessário seu irmão, ilustre e respeitado ex-prefeito de Araguari por dois mandatos, entrar na roda fazendo um manifesto que julgamos desnecessário, ridículo, supérfluo, por se tratar da família que você pertence,caro Marlos. Fausto Fernandes de Melo, família Vasconcelos Montes, Marlos Fernandes, dando satisfações quanto a votação em público? Publicando em jornal? Vocês não precisavam disto não. Vocês tem tutano. Tem estirpe. O cerne da aroeira é inabalável. Mas infelizmente o Fausto fraquejou. Vejam bem, o que estão usando para se promover era de vocês. Sendo assim, jogaram a carreira política fora, se ela estava no arroz e na marca. Sua dignidade dispensava tal comentário no jornal ex-Prefeito.
Em sétimo e por último nesta relação, vem Cléver Lima. Boa conversa, político nato, comunicativo, bom relacionamento, mas ainda não está na hora. Não é que você esteja “verde” não, caro Cléver, é que você vai enfrentar uma turma de cobra criada e ainda não está preparado para isso. Candidate-se a vereador. É tão honroso e digno quanto a um Prefeito. Lá garantimos: você ganha.
E aí, o articulista entra com um punhado de indagações, talvez até com o intuito de fazer com que nomes surjam dentro da multidão. Pode ter certeza de uma coisa. Eles existem, aos montes, mas só sugirão na hora certa. Não adianta provocar.
Ah, a matéria é de responsabilidade do jornal, pois não está assinada. Então foi uma somatória de idéias que surgiram, e delas, alguém teceu em versos cenários, como disse Esopho.
Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: