sexta-feira, janeiro 26, 2007

"NEITON CANDIDATO ? JAMAIS !"


Caros Leitores.

Ouviu-se pela cidade a respeito de uma possível candidatura de Dr. Neiton de Paiva Neves, ex-Prefeito de Araguari, 1983 a 1989.

Disseram ser ele, um candidato em potencial à Prefeitura, agora no pleito que se aproxima de 2008.

Nestes períodos que antecedem as eleições, especulações várias surgem, e, algumas delas sem qualquer viabilidade de concretização, que vem a ser o caso específico de Dr. Neiton de Paiva Neves.

Tudo isto, justifica-se também com o encerramento da “era Marcos Alvim”.

Saibam vocês, caros Leitores, que pelo fato da pessoa se relacionar com autoridades, altos círculos políticos, gozar de prestígios e possuir influências sobre os demais, melhor definindo, “ser um líder”, não quer dizer que se encontra à disposição para aventurar-se em um evento político, com a finalidade de eleger-se, ou, eleger alguém para cargos políticos.

Sem qualquer sombra de dúvidas, conforme noticiamos de primeira mão, tão logo se iniciou o ano de 2007, que a “era Marcos Alvim” estava no fim, apesar de ainda faltarem 24 meses para o término de seu governo( ufa, vai ser duro de agüentar). A prova incontestável e inequívoca está aí, para todos verem, a pleno vapor, planos por todos os lados, grupos, partidos, alas, caciques, índios, já estão se reunindo para a sucessão que se dará em 2009.

No que diz respeito à nota específica de hoje de coluna de jornal, tomamos a liberdade de dar este título ao nosso Ponto de Vista, pelo fato de conhecermos profundamente o Dr. Neiton de Paiva Neves, que doravante iremos tratar de Neiton, pelo fato dos relatos que faremos no decorrer da matéria.

NEITON CANDIDATO? JAMAIS!

Isto quem está afirmando somos nós, Antonio Fernando Peron Erbetta, amigo de juventude do Neiton, ex-bancário, nós, ex-eletricitários, estudantes de Direito em Uberlândia, Neiton alguns anos na nossa frente. Íamos na mesma perua, e por sinal, nós guiando. As vidas de 10 estudantes estavam em nossas mãos. Deus nos protegeu e protege nesta avenida que virou a BR-050, entre Araguari e Uberlândia, sendo que no final da década de 60 e início de 70, a mesma ainda estava em andamento, tanto com compactação, asfalto, sinalização, muita poeira, sendo o perigo maior, mesmo com o tremendo e intenso movimento de veículos que trafegam hoje. Em uma das viagens, tivemos que ouvir uma das famosas histórias de Neiton. Ele foi e voltou contando a história do “Tchum”. Um conselho, quem dele se acercar e tiver oportunidade de perguntar, não o faça, pois é necessário ter “paciência” para ouvir, assim como ele, tempo para contar. Na época, ele já estava se formando, e, nós ainda no início do curso, agüentávamos como uma grande lição jurídica.

Muito bem, o tempo passou, o pessoal foi se casando, tomando seus rumos profissionais, as turmas se esparramando e chegou 1982. Ano de campanha política para o mandato de 1983 a 1989. Eleito juntamente com Luiz Alberto de Fátima Rodrigues, em 15 de novembro de 1982 e empossados em 1° de fevereiro de 1983.

Lógico e evidente que Neiton queria em sua equipe, que diga-se de passagem, foi a maior e melhor máquina administrativa que já passou pela Prefeitura de Araguari, o Governo Neiton de Paiva Neves, só deixou grandes e invejáveis obras, obras que não só pelo valor financeiro, mas pelo vulto e necessidades prementes que se faziam.

Para fazer esta máquina funcionar, Neiton, necessitava profissionais competentes. Homens e mulheres certas para os lugares certos.

Filho da terra, conhecedor de tudo e de todos, não teve ele a menor dificuldade em montar sua “super equipe”. Se um viesse a se afastar, 10 existiam para substituí-lo.

Assim, nós, tivemos a honra de irmos parar na grande máquina administrativa. Fomos dois dentes na imensa engrenagem que girava a máquina. Fomos dois dentes, pelo fato de termos exercido nomeados duas funções. De Diretor de Recursos Humanos, fomos nomeados para exercer a primeira Diretoria do Terminal Rodoviário Tancredo Neves, tendo feito toda estrutura física e burocrática do mesmo. (Era muita confiança dele para conosco).

Desnecessário se faz dizer do número de pessoas importantes que o rodeavam. Neiton era acercado de políticos influentes, homens de proa, timoneiros de vários locais. Conviveu e convive com a nata da política e de políticos deste nosso Brasil. Goza e desfruta da confiança de qualquer membro do Planalto Central. O Presidente o conhece mais do que ele próprio pensa.

Seu governo desenrolou-se de altos e baixos, afinal, estávamos ainda em ditadura, Neiton era PMDB, e, apesar de tudo, gozava de todo o prestigio no meio militar. Nunca, em qualquer ocasião teve qualquer divergência entre os Poderes.

Chegamos em final de mandato.

Como não poderia deixar de ser, nosso partido providenciou dentro da Lei os candidatos à sucessão de Neiton e Luiz Alberto.

Final de 1989. Eleições. Votos contados um a um. Perdemos as eleições para o senhor Wanderley Inácio. A grande e eficiente equipe, a imensa máquina administrativa da qual fizéramos parte, se desfez em segundos. Tão logo apresentou-se o resultado, cada membro de cargo de confiança, entregava sua carta de exoneração. Ética política. Poucos as tem.

Cada um voltou às suas atividades.

Neiton, grande advogado, montou sua banca juntamente com dois membros do se governo que acabara de se desfazer. Dr. Marco Antônio Neves, ex-Secretário de Governo, que com sua calma, inteligência e discrição, ao lado de Neiton ficou por seis anos. Assim sendo, Neiton não iria abrir mão dele em sua banca advocatícia. Levou-o com ele, assim como o Dr. Clodonísio Lúcio Costa, ex-Secretário de Fazenda, também por seis anos, confiança e competência total. O maior tributarista que conhecemos.

Hoje, os três trabalham diuturnamente no Escritório de Advocacia Costa e Neves, ali, na rua Rodolfo Paixão, 77 sala 17.

Neiton, homem de ação, não ficou apenas na advocacia. Rodeado de políticos, homens de negócios, foi convidado a dirigir a Faculdade de Direito da UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos.

Lá está ele, discreto como sempre o foi, culto e de oratória brilhante, vem a ser o Diretor de tão importante e significativo curso superior.

Reforçamos agora nossa tese: “NEITON CANDIDATO? JAMAIS!”

Como e por que tal afirmativa convicta. Lembrem-se que dissemos que somos profundos conhecedores do mesmo, e, assim o sendo, afirmamos: desde que perdemos as eleições, Neiton disse convictamente, seriamente, dignamente: encerrei minhas atividades na política. Jamais me
candidatarei novamente. Peçam quem pedir, façam o que quiserem fazer, mas, absolutamente, nunca mais me candidatarei a algum cargo político novamente.

Vejam vocês, caros Leitores, ele nunca mais se candidatou. Freqüenta rodas políticas, vive afinal em seu meio, pois queira ou não ele é um político, mas quanto a candidatura JAMAIS!

JAMAIS porque nem aquele que lhe era mais caro politicamente falando, Deputado Raul Belém, conseguiu mudar-lhe a opinião, fazendo com isto, o grupo a que pertence perder várias eleições.

É assunto encerrado. Temos Neiton como o maior Ícone de nossa política, e como tal, acreditamos nele piamente. Ele nunca irá se candidatar, não somente honrando sua palavra, mas
principalmente cumprindo algo maior que tem dentro de seu “eu” que o faz cumprir sua palavra piamente. Se ele vier a quebrar tudo isto, esta beleza que construiu com sua afirmativa de não candidatar-se, estará perdendo os admiradores que o admiram e respeitam por tudo que fez e é.

Quem esteve presente no almoço que a família Procópio ofereceu ao Deputado Marlos Fernandes, ouviu na oratória de Neiton, quando ele pediu um minuto de silêncio para seu último
pronunciamento político, ele disse as mesmas palavras. JAMAIS VOLTAREI A SER CANDIDATO. Nós estávamos lá. Sabemos um a um quem lá estava, logo, inviável quebrar uma palavra sagrada, não só para ele, mas para todos os que o admiram e respeitam.

Agora, quanto a apoiar outra pessoa para algum cargo público, isto não é de nossa alçada, pois nunca ouvimos ele dizer que não vai mais apoiar ninguém. . Como dissemos, no discurso, ele disse ser o ÚLTIMO pronunciamento político.

Ficamos assim, caros Leitores, nossos comentários sobre tão delicado assunto. Assunto este que doravante irá bailar em todas as rodas de conversas, pois doravante, a contagem é regressiva, e o Senhor Prefeito Municipal, Psicólogo, Dr. Marcos Antônio Alvim, que encontra-se caminhando para o final de seu mandato, que arme esquemas, arme bastante, pois outros já o estão fazendo, e, diga- se de passagem, muito bem feito.

De quem será a Prefeitura em 2009?

Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

Um comentário:

CANTO DE BOCAIÚVA disse...

Se eu fosse eleitor em Araguari, eu torceria para Neiton ser o candidato e votaria nele sem dúvida alguma. No período de 1960 a 1964, participamos juntos com ele e Marco Antônio Neves, Robledo, Baltazar, Bruno Franco, Nair do Rosário, Islésia, entre outros, da luta da UEA contra a ditadura que ameaçava e que se instalou no país por 20 anos. Hoje, algumas décadas decorridas, sem a ditadura militar, acredito que todos os citados acima ainda vivem. Cada um seguiu um rumo diferentes de lutas mas aqueles dias de chumbo ainda oermanecem vivos em nossas lembranças. Ao Neiton mando o meu abraço do amigo
Antônio Augusto dos Santos
bocayuva@uai.com.br
Divinópolis - Minas Gerais