sábado, janeiro 24, 2009

Comentários dos Leitores

Caros Leitores,

Nossa interação com vocês é o que nos traz a satisfação em manter o Blog Ponto de Vista, assim transcrevemos aqui comentários que recebemos sobre postagens anteriores.

Começamos com a troca de mensagens que tivemos com o araguarino Natal Fernando, que reside em Brasília, sobre postagem em que falamos do Maurício Alves:

Natal:

“Professor Peron, por pouco eu teria sido seu aluno, mas fui aluno do Dr. Geraldo Braga, em OSPB e também da Dona Wanda Pieruccetti, que deixaram boas lembranças.
e
Também estudei um ano e meio na Escola Técnica de Comércio Machado de Assis da Professora Maria de Lourdes Lisboa Alves de Castro, ainda quando também foi meu professor de geografia o meu tio Francisco Inácio Póvoa.”
e
Peron:

Que belo comentário mano Natal. Gostei e vai para o blog. Você passou pelos meus caminhos porém um pouquinho depois.

O Francisco (Chiquinho) além de colega é um grande amigo meu. Dona Maria, faleceu em Goiânia em acidente de carro.

Os filhos do Maurício, freqüentam minha casa. São colegas dos meus. A melhor matéria que uma escola poderia ter. O.S.P.B.

É uma pena terem tirado-a da grade escolar. Interessante, ela existiu no período de Ditadura.

Hoje, tem pessoas que não sabem o que é Poder Legislativo, Executivo, Judiciário.

Não sabem o que é um vereador, um deputado, um senador. Este Brasil é uma pandega.
e
Natal:

“Pois é, naquela época vereador não tinha salário, mas funcionava e era mais respeitado.

Acho que criaram o salário para vereador justamente porque a ditadura viu desaparecer líderes políticos e precisou cuidar do futuro incentivando o surgimento de novos líderes por meio de salários, acabou criando alguns mercenários entre pouquíssimos líderes.

Sobre OSPB essa disciplina ajudou muitos alunos a aprender no mínimo a cantar o Hino Nacional, o da Bandeira, o de Araguari, etc., recuperando assim a crescente falta de identidade nacional que crescia àquela época. “
e
Sobre o Ford 51 recebemos de nossa prima residente em Santa Rita do Passa Quatro - SP, Teresinha Peron Bueno, a maravilhosa narrativa de fatos que vivemos:

“Prezado Fernando:

Ah! o Ford verde escuro. O carro da hora. Metais reluzentes, maciez e garbo, desfilando pelas ruas de Santa Rita, enfiando-se pelas estradinhas rurais. Mas também indo, pela marginal do Tietê, a Suzano a fim de que se visitassem outros tios.

O reencontro feliz de nossos pais nas férias escolares. Isso era claro no semblante deles, extravasando em satisfação e afeto, o que sempre os uniu.

As conversas eram amenas e a presença cheia de saudade. Ouvia-se e percebia-se a paixão dos pontos de vista políticos - meu pai com o partido do trabalhador e o seu com a UDN - sentia-se a inteligência e o humor no tempero saudável dessas conversas.

Era assim a infância, mas era também o Brasil, como nós, precisando ainda crescer. Esse mundo aparentemente extinto, você o resgata para todos nós que o compartilhamos e mitificamos.

Abraços.
Teresinha.”
e
Teresinha, estas lembranças resgatadas nos trazem a oportunidade de buscar outras que em breve espero transformar em postagem no nosso blog.

Outro amigo de Araguari residente em Brasília, José de Souza que trabalhou no Banco Central disse:
e
“Caro Peron,
Obrigado pela matéria a respeito dos automóveis, fez-me recordar de todos eles.

Lembro-me ter tido a oportunidade de "dar uma voltinha" em alguns deles, era "bão dimais".
Abs.

Zé de Souza”

E o Wiliam Rady, industrial em São Paulo também deixou o seguinte comentário:
e
“Estimado Peron:
Você continua a nos deleitar com suas histórias saudosas de nossa Araguari de tempos idos.
O Miltinho acertou em pedir-lhe para falar sobre o Ford 51 de seu venerado Pai.

Lembro-me perfeitamente, a medida que vou lendo sua narração, de todos os modelos e cores descritos por você.

Agora um fato interessante: O Plymouth 51 do Sr. Amélio Valente está guardado na oficina do Dario, que cuida tão bem de meu Ford 1929.

Estou tentando comprá-lo para restaurá-lo, pois está em condições quase perfeitas de originalidade.

Um TFA do Wiliam”

Vejam o senso de humor do amigo Mário Ferreira:

“Tiro meu chapéu pela forma de pesquisar e apresentar o seu Blog. Se você fosse arqueólogo punha o Indiana Jones no bolso.”

Agradecemos a todos que nos enviam comentários, emails e outras manifestações. Tudo esse carinho é gratificante para nós.

Nenhum comentário: