domingo, janeiro 04, 2009

Sobre turismo no Piçarrão

Falamos na matéria anterior da necessidade da existência de respeitável padrão de representantes para conduzir os estudos necessários para proposição da idéia da viabilização do turismo na Usina Piçarrão em Araguari, a partir da mensagem recebida e que postamos a seguir já podemos identificar esse conhecimento necessário no arquiteto e urbanista Alessandre Campos.


Ele define com propriedade o conceito de utilização sustentável, baseado no desenvolvimento sustentável que direciona o uso consciente das riquezas naturais.

“Um bem ao ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural tem suas características culturais preservadas, assim, as futuras gerações podem conhecer na prática o que significou e o que representa este bem para a sociedade.

Ao tombar um bem de expressivo valor cultural, como é o caso da Usina Piçarrão, jamais se propõe o seu congelamento, a sua ociosidade na paisagem. A reativação da Usina Piçarrão pela CEMIG e sua interligação com o sistema elétrico nacional, vem demonstrar que a Usina tem capacidade produtiva de energia elétrica e está viva.

Desta forma, dotar aquele espaço de um complexo de lazer e entretenimento vem corroborar com o pensamento patrimonial que temos: a utilização sustentável de todo e qualquer bem tombado, pois só assim, teremos a continuidade de nossa cultura garantida, por pelo menos, mais um século.

Mais uma vez, Perón, parabéns por esta iniciativa.

Alessandre Camposarquiteto e urbanista”

Nenhum comentário: