domingo, agosto 24, 2008

CORREIOS II

Caros Leitores,

Recebemos um novo discurso do Sr. Antônio de Lima, este alusivo a inauguração de agência postal em bairro de Araguari na década 60 do século passado. Nesse período as agências de correios de Araguari eram subordinadas a regional da cidade de Uberaba. Com isso vamos dar continuidade ao tema correios do qual falamos na semana passada.

Através dos seus discursos, que nos são enviados por seu filho Rosalvo, podemos verificar que o senhor Antônio de Lima, foi um araguarino dedicado ao trabalho a religião, leal aos seus superiores e que com o seu trabalho conseguiu galgar posições chegando a postalista dos Correios e Telégrafos em Araguari.
e

Antônio de Lima


Neste discurso vemos a participação de diferentes figuras políticas da época, com gestão do então prefeito Dr. Jeovah Santos, buscando melhorias para nossa Araguari.



"Araguari, 9 de julho de 1962.

Na inauguração da Agência Postal de Vila Amorim

Exmo. Sr Comendador Milton Xavier de Carvalho, DD. Diretor Regional dos Correios e Telégrafos, na DR. de Uberaba.


Incluído, por especial deferência, em o número dos que deviam falar-vos, nesta oportunidade – é com intenso júbilo que aqui vos apresento, em palavras singelas, porém com sinceridade e com respeito, e em nome de meus colegas, os nossos cumprimentos e a nossa saudação, augurando-vos boas vindas, e desejando que vos sintais contente e feliz em nosso meio.

Ao lermos os primeiro boletins de serviço, emanados da DR. de Uberaba, após a vossa investidura no cargo de Diretor daquela Regional, cujos altos destinos vos foram confiados em boa hora – sem que pudéssemos, todavia, olvidar aquele que vos antecedera, o ilustre Sr. José Tiradentes de Lima, que há de viver sempre em nosso pensamento e em nossa gratidão – verificamos logo, em o novo Diretor, um homem culto, dotado de energia e dinamismo; de competência singular e de larga experiência, na administração dos serviços postais e telegráficos. Mas, sobretudo, um homem de consciência reta, e de conduta profundamente religiosa.

Sentimo-nos, então, tranqüilos e sossegados, sabendo que tínhamos, à frente de nossa simpática DR., um Diretor cujo caráter se ornava das qualidades e virtudes necessárias para desempenhar, com acerto e com justiça, o importante cargo que acabava de assumir.

Efetivamente, multiplicavam-se os vossos esforços, e dia a dia tornavam-se mais patentes, o vosso zelo incansável e o vivo empenho, no sentido de proporcionar à nossa DR. os melhoramentos de que ela carecia.

Por outro lado, cresciam também o nosso entusiasmo, a nossa simpatia e a nossa admiração por vós, pois é, para nós, motivo de satisfação e de esperança, termos um Chefe que se mostra sempre empenhado em promover o bem.

Acostumados, que fomos, ao trabalho, não tememos a energia de nenhum Chefe. Sabemos, ao contrário, que nada se poderia realizar sem a energia e a vigilância dos Chefes, às quais deve corresponder a dedicação dos subordinados – meios indispensáveis para se atingir o fim.

Só tememos a estupidez e a ignorância, referindo-nos, aqui, à ignorância dos princípios religiosos, pois que, por mais sábio que um homem pareça, não passará de um pobre ignorante, se não tiver o pensamento e o coração voltados para Deus, a quem deve louvar em todos os seus atos.

“Quer comais ou bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” - Exorta-nos o Apóstolo das gentes.

Aquele que teme a Deus não luta em vão. Por isto mesmo, ao apresentardes, agora, o “Retrospecto” de apenas dez meses da vossa administração, podeis contar nada menos que trinta melhoramentos introduzidos nos serviços da DR. que dirigis, muitos deles beneficiando a Repartição e o Público; outros há que beneficiam os próprios funcionários, resultando, de uma e outra parte, uma dívida de gratidão e de reconhecimento, que não será jamais solvida.

A vossa administração, senhor Diretor, está, por assim dizer, destinada a marcar uma nova época, na vida dos Correios e Telégrafos desta região; e o que até agora tendes realizado, é o bastante para que vosso nome se perpetue na memória e na gratidão dos vossos funcionários, bem como no conceito e na admiração de todo o povo triangulino.

Aos empreendimentos já realizados, acrescentais, hoje, a instalação da Agência Postal de vila Amorim, a cuja inauguração acabais de proceder, e pela qual vos agradecem os moradores desta vila, e o povo de Araguari, pelo que a nova Agência representa, em prol do progresso da cidade.

Os nossos agradecimentos são extensivos, também, ao antigo Diretor, Sr. José Tiradentes de Lima, com quem nos congratulamos, neste momento, uma vez que já estava em seus planos, a criação desta Agência.

Queremos agradecer, ainda, a honrosa presença e os esforços do deputado Afrânio Rodrigues da Cunha, bem como a valiosa cooperação do vereador João Borges, pela realização de mais esta obra, que vem figurar ao lado de outras, às quais o seu nome se acha ligado.

Não conheço os demais edis que integram a egrégia Câmara Municipal de Araguari, e de cuja operosidade e méritos não duvido.

Estou certo, no entanto, de que não faço injustiça em afirmar que o vereador Dorival Borges, muito tem contribuído, ao lado do Exmo. Sr. Prefeito – o Dr. Jeovah Santos – pelo progresso desta cidade e pelos interesses do seu povo.

Homens assim, continuam merecendo a confiança e o apoio do eleitorado, nesta hora de incertezas, em que se acham em jogo, os interesses de nossa Pátria, quando nos cumpre defender e salvar os ideais que, depois de Deus e da Família, mais prezamos: - as prerrogativas de povo católico, livre e civilizado!

Temos a satisfação de apresentar, neste momento, ao nosso prezado amigo e distinto colega, Rubens Garcia, nossas congratulações pela feliz escolha do seu nome para dirigir esta Agência, ao mesmo tempo que formulamos os melhores votos de felicidades, no desempenho das novas funções, correspondendo, assim à confiança com que o distinguiram os nossos ilustres Chefes, e às esperanças do povo de Araguari – esta cidade onde vivem nossas famílias, e cujo desenvolvimento e progresso desejamos de coração, não apenas no sentido material, mas sobretudo no sentido moral e espiritual, atraindo, destarte, sobre si e seus habitantes, as bênçãos do Deus Onipotente! "


Era o que tínhamos.

Que Deus nos abençoe.

Um abraço.

Nenhum comentário: