domingo, agosto 03, 2008

JOHN KENNEDY

Caros Leitores.

Pelo título da matéria, vocês devem estar imaginando que iremos falar a respeito de tão respeitável e ilustre personagem da história dos Estados Unidos da América, o inesquecível e saudoso Presidente que ilustra nosso Ponto de Vista de hoje.

Comentários a respeito de sua pessoa e de sua história são desnecessários, uma vez, o mundo ter conhecimento profundo da grandeza de tudo que realizou em seu curto, porém rico, período de vida que teve aqui na terra.

Falaremos um pouco, a respeito de uma obra da natureza, obra das mãos do Criador, que enriquece em todos os aspectos nossa cidade, e que passa "quase" que despercebida aos nossos olhos, uma vez morarmos aqui, sabermos que existe, termos freqüentado assiduamente em anos anteriores, e hoje por relapso, "descuido", "preguiça", deixamos de desfrutar da "paz", "tranqüilidade" e "saúde" que ele nos proporciona.

Estamos nos referindo ao BOSQUE JOHN KENNEDY.
e

Nos anos 50, quando crianças éramos, e lá íamos brincar com nossos colegas, aquela meninada danada, todos de bicicletas, a correr pelos corredores de terra cobertos com folhas e galhos das belas árvores.

Apostávamos corridas na avenida principal passando pelo velho coreto existente do lado direito do local onde se encontra o palco acústico, lado de cima.

e

A banda Santa Cecília muito lá executou várias retretas nas lindas manhãs dos domingos de então.

Vimos nossa turma de rapazolas, "treinando" com a banda do Colégio Estadual nas tardes de sábados, lá em seu interior. O "Trovão Azul" que muito ensaiou para os desfiles majestosos no interior do belo Bosque.

Foi no bosque que o Tenente Expedito Ferreira dos Santos, deu instruções ao Tiro de Guerra nº 57, e que ainda não possuía sede própria.

Motivo pelo qual, os "atiradores" de então, recebiam suas instruções militares lá, naquele local maravilhoso e saudável. Posteriormente foi inaugurada a sede do Tiro de Guerra, onde hoje a mesma aloja a 9ª Cia. De Polícia Militar. A sede do Tiro de Guerra foi feita no governo do Senhor Eduardo Rodrigues da Cunha Neto.

e


Na avenida central está o obelisco e a placa do "O Meu Pé de Laranja Lima" feito por "Zé Mauro" na manhã de 15 de maio de 1971. Estávamos presentes. Na época, só tínhamos o filho mais velho, o Julio, e ele estava em nossos braços. Ostenta a placa: "A Criança Em Busca da Ternura". E ela realmente a encontra no seu seio.

Ao lado, defronte para a avenida central, o grandioso marco da inauguração da urbanização do Bosque, que recebeu a denominação de JOHN KENNEDY, urbanização esta feita pelo então Senhor Prefeito Municipal, Dr. Milton de Lima Filho, em sua primeira gestão, justamente em 28 de Agosto de 1972.

Conforme "Miltinho", a primeira grande obra de seu governo. Ostenta o obelisco a maravilhosa placa inaugural com os dizeres: "O Bosque Regurgita de Belezas Para a Criança, Dá Sombra e Ternura Para a Juventude, e, Quando Ouve os Passos da Velhice, Mostra Como Envelhecem as Velhas Árvores". Milton de Lima Filho – Prefeito Municipal – 28 – Agosto – 1972.

Esta placa com tão profunda e significativa mensagem, verdadeira poesia do "Mestre" Milton Lima, deixou marcada para novas gerações, o amor do homem pela natureza.

Naquele dia não estávamos presentes. Não estávamos porque estávamos no Hospital Santo Antônio, recebendo mais uma benção de Deus, o nascimento de nosso segundo filho, Fernando. Veio ao mundo justamente no dia da comemoração do aniversário de Araguari, no dia da inauguração do Bosque.

Milton Lima teve a gentileza de enviar-nos um telegrama que faz parte do álbum dele, com os dizeres: "Parabéns pelo Dia da Cidade". É assim que ele denomina nosso filho. "O Dia da Cidade". Obrigado Miltinho.

e



O saudoso Dr. Adalcindo de Amorim, grande médico que foi, humanitário, atencioso, gentil para com todos, grande ex-prefeito de nossa cidade, recebeu do Lions Clube de Araguari, Lions este que leva seu nome, uma significativa, merecida e justa homenagem.

Um busto seu, em bronze, foi inaugurado em solenidade marcante, na Praça Getúlio Vargas. Na praça permaneceu por longo tempo. As intempéries, o vandalismo, e outros motivos mais, fizeram com que os membros do "Lions", realizassem um sonho de Dr. Adalcindo. Transferiram a homenagem recebida para o local que ele tanto amava. No meio das frondosas árvores que compõem o Bosque John Kennedy.

Restaurado o busto, foi o mesmo reinaugurado lá na praça principal do Bosque, em um belo obelisco com a placa comemorativa ao ato: "Ao Dr. Adalcindo de Amorim, permanente na nossa gratidão, indelével na nossa saudade". Homenagem da cidade de Araguari. Feita pelo Lions Clube de Araguari – Dr. Adalcindo de Amorim – 1978.

Obtivemos esta informação tempos atrás com nossos amigos Fernando e Latifa Merola, e agora renovamos o agradecimento pela mesma.

Uma vez mais nosso Bosque foi lembrado, e nele, repousa a gratidão eterna do povo araguarino através do Lions Clube, a tão expressiva figura da história de nossa cidade."Dr. Adalcindo de Amorim".

Muitos se lembram que no Bosque havia uma grande quantidade de animais, animais estes como macacos, seriemas, jabutis, quatis, bicho preguiça, e vários outros, que proporcionavam àqueles que lá estavam, momentos de surpresa e entusiasmo em estar perto deles.

Porém a natureza exige ambiente apropriado para os mesmos, e animais criados em liberdade, não se adaptavam em cativeiro, motivo pelo qual resolveu-se pela transferência dos mesmos para um local apropriado, hoje habitam em liberdade os micos, aves e demais animais da fauna natural do Bosque.

e



E o tempo vai passando. Gerações e mais gerações desfrutam de tanta beleza.

Belezas transmitidas de pais para filhos.

No bosque uma grande quantidade de pessoas praticam suas caminhadas. Caminhadas concentradas, sem olharem de lado para não se desconcentrarem do exercício físico.

Estas pessoas, talvez conheçam o Bosque internamente mas, como nós, também pelo fato de vê-lo diariamente, já não percebem a magnitude do local, e deixam passar desapercebidamente, a grandiosidade do local, local que outras cidades invejam em não possuir.

Mesmo as pessoas que caminham no interior do Bosque, exercitando-se para uma melhoria da saúde, o que é muito salutar e elogiável, fazem o trajeto interno compenetrados, sérios, deixando passar acontecimentos maravilhosos como o despertar de tanta beleza para as crianças, para os idosos, para quem nunca adentrou ao recinto.

Há na entrada do Bosque, uma enorme placa de legenda. Esta placa orienta aos visitantes o que vem a ser o local. Nela estão informações como a de que o maravilhoso recinto possui nada mais, nada menos, que 113.434 metros quadrados, em uma área de aproximadamente 11 hectares de terras com mata nativa. Tesouro invejável, inigualável e desejado por várias cidades e estados do Brasil e exterior.
Eis algumas das espécies de árvores que existem na área do bosque: Copaíba, Mamoneira, Mandiocão, Rapadura, Bacupari, Pindaibão, Pau-Terra, Congonha, Peroba, Capitão-Garroti, Pindaíva, Garapeira, Guaritã, Pau-Pombo, Guapeva, Ipê-Rosa, Ipê Amarelo, Canela de Velha e muitas, mas muitas outras majestosas e frondosas árvores que fazem este Patrimônio da Natureza ser o local mais aprazível e aconchegante de nossa cidade.

Estamos felizes pois atualmente o Bosque passa por nova revitalização.

e



JOHN KENNEDY, personagem histórico americano e mundial, que empresta o nome a tão maravilhoso local. Local este que se identifica como ele, em grandeza e solidez.

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Fotos: http://www.araguari.mg.gov.br/secretarias/faec/patrimonio/links/bosque/index.html/ http://www.overmundo.com.br/ / Arquivo Pessoal / Google Earth

Nenhum comentário: