domingo, agosto 17, 2008

CORREIOS

Caros Leitores

Assistindo aos jogos olímpicos, programa obrigatório nestes dias, nos deparamos com o esforço dos atletas em busca do que dizem os valores olímpicos: o mais rápido, mais alto, mais forte. Entretanto são para poucos, muito bem preparados, a condição de alcançar isso chegando a tão cobiçada medalha de ouro.

Acompanhando os comentários dos jornalistas, que atuam na cobertura do evento, vemos o quanto se fala da necessidade de incentivos e investimentos para que nossos atletas alcancem o nível de disputa por medalhas.

Chamou-nos a atenção um destes comentários que citava o apoio dos Correios a diferentes equipes. Destacando o patrocínio esportivo aos Desportos Aquáticos.
e


Segundo o site dos Correios, esses investimentos dão oportunidades às equipes olímpicas de uma melhor preparação. A natação é maior cartão de visitas dos Correios. Assim fica a constatação de o quanto nosso esporte necessita de ações como essa.

Estes fatos nos trouxeram a lembrança do material enviado pelo amigo e colaborador do blog, Rosalvo Lima. Da mesma forma que publicamos no dia 12/07/08 um dos discursos históricos do Sr. Antônio Ribeiro de Lima, pai do Rosalvo, vamos hoje publicar outro que tratou de uma homenagem ao então tricentenário do Correio Brasileiro, isso em 1963.

Vejam que bela peça que trazemos para enriquecer nosso blog:

e


Ao ensejo da comemoração do tricentenário do Correio Brasileiro (25/1/1663 – 25/1/1963)

Comemora-se hoje, em todo o território nacional, o tricentenário da criação do serviço postal brasileiro.

A troca de mensagens entre as nações e os indivíduos é tão antiga quanto à própria Humanidade, e foi praticada por todos os povos, nas diferentes épocas, pelos meios mais diversos, e muitas vezes curiosos.

Tendo surgido com a Humanidade primitiva, e condicionados ao progresso lento e rudimentar da Idade Antiga, “os Correios começaram a desenvolverem-se quando os homens, no anseio de progresso, procuravam, na paz, estreitar relações econômico-sociais; e na guerra, contatos mais estreitos, entre exércitos que se debatiam nas frentes de combate.”

Iniciados, assim, desde os tempos mais remotos, os Correios vêm acompanhando, passo a passo, o progresso das civilizações, operando em todos os ramos de atividades úteis aos homens, sendo que, no Brasil, o Correio começa no vice-reinado de D. Vasco de Mascarenhas, com o “Regimento” de 25 de janeiro de 1663 – como organização paraestatal – tendo sido nomeado para o “Ofício de Correio da Capitania do Rio de Janeiro” o alferes João Cavalheiro Cardoso, em ato real de 19 de dezembro do mesmo ano.

O serviço postal no Brasil completa, portanto, na data de hoje, trezentos anos de existência.

Amparado e aperfeiçoado pelos nossos Governos, através dos tempos, o Correio esteve sempre presente em todos os momentos decisivos da História de nossa Pátria, contribuindo para a realização dos mais importantes acontecimentos, que assinalaram as lutas e as vitórias de nossos heróis no passado.

Mas, o desenvolvimento do serviço postal, no decurso dos tempos, não teria sido possível, sem o esforço e a dedicação de heróicos e abnegados servidores, que, no começo – quando o número de funcionários era escasso – tudo deram, em prol da obra gigantesca, que nos apresentam os Correios de hoje, no mundo inteiro.

O portador de mensagens, mais tarde transformado no “Carteiro”, foi, desde o início, um verdadeiro herói anônimo, a quem se deve, não só o desenvolvimento do próprio serviço, mas, também, o progresso do país, e em parte, o aperfeiçoamento dos regimes políticos, conforme nos mostra a História do Brasil, notadamente, na proclamação da Independência.

Sabe-se que “o quadro de Carteiros, embora instituído com o Decreto n°. 255, de 29 de novembro de 1842, só começou a funcionar realmente, com a vigência do Regulamento do Correio do Império, baixado com o Decreto n°. 399, de 21 de dezembro de 1884, época em que se iniciou a distribuição domiciliar da correspondência, percebendo cada empregado vinte mil réis (20$000) por mês.”

A proclamação da República foi seguida de reformas em todos os setores administrativos, destacando-se, pela sua importância e oportunidade, a dos Correios, determinada pelo Chefe do Governo Provisório, no Decreto n°. 368-A, de 1°. de maio de 1890, cujo teor é o seguinte:

“O Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, constituído pelo Exército e Armada, em nome da Nação, resolve reformar os Correios da República, de acordo com o Regulamento que com este baixa, assinado por Francisco Glicério, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios e da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, que assim o faça executar.”


Em nossos dias, o atual Departamento dos Correios e Telégrafos, resultante da fusão da Diretoria Geral dos Correios e da Repartição Geral dos Telégrafos, determinada pelo Decreto n°. 20.859, de 26-12-31, conta com uma Diretoria Geral, sediada na antiga capital da República; 31 Diretorias Regionais, distribuídas pelas capitais dos Estados e cidades mais importantes; e a Delegacia Regional de Brasília, no atual Distrito Federal.

As Agências e Postos de Correio, atingem cerca de sete mil, disseminadas por todo o país.

Na execução dos serviços, o Departamento utiliza, desde a canoa, a jangada, o cavalo e o homem a pé, até o serviço postal aéreo, inaugurado em 1934.

Apesar de criticados e menosprezados pelas massas populares menos esclarecidas, habituadas a receber com desdém, os benefícios públicos – os serviços postais do Brasil representam, já agora, inegável e sensível eficiência, e não tardarão a alinhar-se aos mais perfeitos do mundo.

“Para isso, o Exmo. Sr. Cel. Dagoberto Rodrigues, ilustre e dinâmico Diretor Geral do Departamento dos Correios e Telégrafos, acaba de encaminhar, ao Exmo. Sr. Ministro da Viação e Obras Públicas, um plano para aplicação a longo e curto prazo, de mecanização dos serviços, procurando, assim, dar aos problemas dos Correios, a solução que se faz urgente e inadiável, em benefício do progresso de nossa Pátria.”


Tendo por finalidade principal a comunhão social, base da fraternidade entre os homens, os Correios começam por unir entre si os seus funcionários. É tão íntima essa união em todo o país, que nos consideramos todos membros de u’a mesma família, formando, por assim dizer, a “família decetista”.

Não há funcionário esclarecido sobre o seu cargo, e cônscio de seus deveres, que não se sinta entusiasmado e contente no Correio. Assim também, no Triângulo Mineiro, todos se orgulham e se rejubilam por pertencerem à DR. de Uberaba, onde são acolhidos com toda atenção e tratados com a maior estima, quer pelos Chefes, quer pelos subalternos.

Elevada à categoria de Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos, com a vigência do Regulamento aprovado pelo Decreto n°. 20.859-31, a DR. de Uberaba é, hoje, uma das principais do interior brasileiro.

Dirigida por muitos anos, pelo ilustre Sr. José Tiradentes de Lima, verdadeiro baluarte dos serviços postais no interior do país, acha-se, atualmente, aquela Regional, sob a direção do ilustre Comendador Milton Xavier de Carvalho.

Homem culto, dotado de energia e dinamismo; de competência singular e de larga experiência na administração dos serviços postais, continuador fiel da obra de seu antecessor – o atual Diretor vem multiplicando seus esforços, tornando-se dia a dia mais patentes o seu zelo incansável e o seu vivo empenho, no sentido de proporcionar à DR os melhoramentos de que ela carece.

A DR de Uberaba tem, a seu cargo, mais de 100 Agências e Postos de Correio, sendo a agência Postal Telegráfica de Araguari, no Triângulo Mineiro, a mais importante da Região. Tem, como Chefe, atualmente, o Sr. Adelmar Brasileiro, Telegrafista 16-“C”, o qual é servidor desde 1910.

Em Araguari, além da Agência principal, funcionam mais duas Agências Postais urbanas: a do bairro de Fátima e a de vila Amorim.

Muitos estadistas eminentes iniciaram sua carreira pública no D.C.T. . Entre eles, mencionamos um dos maiores presidentes do Brasil – Dr. Juscelino Kubitscheck de Oliveira – o criador de Brasília, que iniciou sua vida como telegrafista.

Terminando aqui, estas linhas mal esboçadas, congratulo-me com os Decetistas de todo o Brasil, pelo transcurso da data de hoje, com votos de melhores dias para todos.

Araguari, 25 de janeiro de 1963.
Antônio Ribeiro de Lima
Postalista 12-“A”

(Publicado na “Gazeta do Triângulo” de Araguari, de 30-1-63)

Fontes consultadas:

“Correios e Legislação Postal Brasileira”, de Cícero Cavalcanti de Albuquerque;
“Legislação Postal”, do Prof. Reginaldo Sobrinho;
“Almanaque do Sagrado Coração de Jesus” - 1962;
“Circular” n°. 40, de 22-1-63, do Prof. Amadeu Paschoalini ( da DR de Uberaba). “


A oportunidade de resgatar peças históricas como essa é uma honra para nós.

Segundo informação do Rosalvo, todos os manuscritos dos discursos do Sr. Antônio serão doados ao Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari.

Hoje os Correios contam com um total de 12.644 Agências de Correios, sendo 5.895 próprias e 6.749 terceirizadas.

Araguari conta com duas agencias (uma dos Correios e outra franqueada) na sede do município e outras duas agencias comunitárias nos distritos, sendo uma em Amanhece e a outra em Piracaíba.

Assim vamos continuar torcendo pelos atletas brasileiros nas olimpíadas.

Era o que tínhamos
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Informações e Fotos:

http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/conheca.cfm

Nenhum comentário: