sábado, agosto 30, 2008

Sobre "Araguari 120 anos"

Caros Leitores,

Passada o dia 28 de agosto de 2008, onde desde 1888 comemoramos o aniversário da nossa querida Araguari, vamos publicar os comentários por nós recebidos de araguarinos que de uma forma ou de outra estão inseridos na história dos 120 anos da nossa cidade.

Do nosso amigo e colaborador do blog Ponto de Vista, Natal Fernando, residente em Brasília recebemos no dia 28 passado as seguintes palavras:

“Parabéns, Peron.

Hoje também é mais uma daquelas outras datas quando comemoramos como você o seu dia, assim como dia do advogado, dia do pedagogo, dia do professor, dia do maçon, dia dos pais, etc.

Hoje é aniversário da cidade e quero também dar os parabéns para você por ter ajudado a contruí-la, defendê-la e divulgar a nossa casa.

Afinal que seriam das ruas, dos prédios e tudo o mais se não fossem as pessoas que fazem a cidade, que a torna viva e rica. Que seria da cidade se não fossem os advogados, os professores e aqueles que zelam pela sua existência.

Então parabéns para você que trata a cidade como sua casa; que executou planos de governo e continua a fazer planos para o futuro como os feitos com a família amada.

Agora, mesmo no seu leito de recuperação física, ainda mentaliza dia e noite a campanha do seu candidato vendo nele a possibilidade da realização dos seus projetos.

Parabéns para você que assim como o Miguel Domingos de Oliveira são a marca que cada cidadão guarda na lembrança como símbolos de desenvolvimento, pessoas que se tornaram exemplos e encarnaram em si a possibilidade de emprego na cabeça de cada jovem que passou por aí, como certeza de que quando se tem competência e amor à causa somos fortes e capazes de fazer uma grande cidade.

Especialmente vocês são pessoas que transmitem a todos nós a certeza de que Araguari é forte quando elegemos homens possuidores de discernimento claro, com raça, com carater e capacidade de decisão em empreendimentos de grande envergadura.

A cidade faz mais um ano com a certeza de que precisamos de personalidades atuantes como vocês foram nos momentos em que estiveram investidos de autoridade. Os tempos atuais continuam a exigir determinação das autoridades e, agora, em ambiente globalizado, precisamos de autoridades com traquejo intelectual para se relacionarem com mais pessoas fora da cidade, buscando o prosseguimento do trabalho de construção de uma grande cidade.

Parabéns Araguari.

Abraço, amigo Peron.

Natal”

Outro araguarino com fortes vínculos com nossa terra, Aristeu Nogueira Soares nos mandou um depoimento que ilustra mais ainda os fatos narrados:

“Peron,
Mais ou menos nesta época minha família chegava em Araguari à procura de uma nova vida que, qualquer que fosse, seria melhor.

Não podíamos gozar do privilégio da energia elétrica: A lamparina e o fogão à lenha era a chama que nos iluminava e alimentava.

O cheiro do querosene ainda serpenteia em minhas fossas nasais. Isto não me entristece, mas dá-me a certeza de estarmos pisando num país democrático.

A praça Manoel Bonito era meu paraíso particular. Realmente ali era iluminado. Tocava uns discos com estórias muito lindas, pelo menos àquele pequeno engraxate sonhador!

A Marciano Santos era nossa fonte de recursos. Logo após o Domingos de Oliveira o prefeito que contratou meu pai foi o Fausto Fernandes de Melo.

Deu-lhe um salário mínimo em troca de que ele varresse a Marciano Santos de Subestação rodoviária à Rodoviária.

Realmente era um tempo iluminado e você narra nos projetando a este tempo e lugar. Obrigado!
Aristeu Nogueira Soares”

Da família Paiva Montes, recebemos das Sras. Teresa Cristina e Marly Teresa as seguintes mensagens:

“Fernando é maravilhoso seu amor por nossa querida Araguari.

Você coloca em cada palavra escrita ou foto apresentada, todo carinho que tem por nossa terra.

Como araguarina que jamais esquece seu torrão natal, consigo palmilhar pelo seu blog matando saudades. "Recordar é viver."

Muito grata por proporcionar -nos tal alegria.

Marly Teresa de Paiva Montes UDI-MG”


“Peron, obrigada por descrever com detalhes aquele dia festivo, em 1965, tão importante para nossa Araguari.

Que alegria ver meu pai Ney Montes e meu irmão Paulo César, participando do evento.

São preciosidades como esta que merecem atenção especial dos educadores de Araguari, para passarem para as crianças como foi importante a nova iluminação.
Teresa Cristina de Paiva Montes Cunha”

Agradecemos a todos e contamos com o envio dos depoimentos e mensagens que tanto enriquecem o conteúdo do nosso Blog Ponto de Vista.

Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

Nenhum comentário: