domingo, novembro 30, 2008

Prêmio Preservação Cultural

Caros Leitores,

São muitos os araguarinos que trabalham em prol da preservação e divulgação dos fatos e acontecimentos que constituem a história em nossa cidade. Hoje queremos divulgar e ressaltar as atividades exercidas pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari.
e


Este Conselho está ligado a Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, responsável também pelo:


Arquivo Público Municipal

Biblioteca Pública Municipal

Casa do Artesão

Casa da Cultura


Através do DECRETO - 016 / 97 foi criado o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Araguari pelo então Prefeito Municipal Milton de Lima Filho, tendo como Secretária de Cultura a Sra. Leda Maria Henrique de Pinho, conforme o Art. 3° deste decreto, são atribuições do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Araguari:

I - Executar o tombamento dos bem cultuais e naturais, de propriedade pública ou particular, existentes no Município, que dotados de valor estético, ético, filosófico ou científico, justifiquem o interesse público na sua preservação;

II – fundamentar as propostas de tombamento, com todos os elementos indispensáveis ao convencimento da importância do bem a ser incluído na medida de proteção municipal, devendo constar da instrução, parecer de especialista na matéria, quando o Conselho poderá recorrer á colaboração de técnicos das áreas especificas, para a necessária consultoria;

III – notificar os bens cujo tombamento seja proposto, para o fim de proteção prévia, estabelecendo medida preparatória para tombamento;

IV – instruir projetos propostos para área tombadas, antes de submetidos a despacho da Prefeitura Municipal;

V – fiscalizar o cumprimento do disposto na Lei n° 2.449, de 10 de fevereiro de 1989, para instituir os respectivos processos de isenção de imposto municipais, procedendo á vistoria no imóvel para o qual o beneficio é pretendido;

VI – propor planos de serviço e obras ligados á proteção, conservação ou recuperação de bens definidos no inciso I do artigo 3° deste Decreto, sempre que o orçamento do município o permitir.

São Membros Titulares no mandato de 2008 à 2010:
1- Alessandre Humberto de Campos - Presidente
2- Luciano Caetano Santiago - Secretário
3- Nádia Cristina dos Santos Sudário - Vice-Presidente
4- Gláucio Henrique Chaves
5- Alexandre Silva de Oliveira
6- Amariles Alves do Nascimento
7- Gabriela Gomes Rosa

Compõem os Membros Suplentes:

1- Cinthia Maria Costa
2- Rogério Borges Marques
3- Georgina Ferreira Pedrosa
4- Eurípedes Antônio Ezequiel de Oliveira
5- Leonardo Henrique de Oliveira
6- Honor Machado
7- Vânia Maria Mouro
e
Dentre os trabalhos realizados pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, está a promoção do 1º Prêmio “Preservação Cultural”, do qual muito nos envaidece poder participar como Amigo da Cultura.

Todas estas atividades podem ser acompanhados através do site http://www.araguari.mg.gov.br/secretarias/faec/faec.htm, do qual retiramos as informações aqui contidas,


Agradecemos com alegria e emocionados, a oportunidade de poder partilhar de tamanha honra.

e
e

e

e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
e
A divulgação dos trabalhos desta Fundação e deste Conselho, materializados através das ações dos seus dirigentes e membros é necessária, e merece o devido reconhecimento da comunidade.

Vale a pena acessar o site, ficar a par da agenda cultura que trás um rica programação de eventos ligados a música, literatura, exposições; conhecer o Museu dos Ferroviários; informações sobre projetos, legislação entre outras.

Museu dos Ferroviários


Assim valorizamos quem cuida nossa história.


Era o que tínhamos.
Que Deus nos abençoe.
Um abraço.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Peron, seu reconhecimento sobre a preservação da história e cultura de Araguari é merecedora. A cada matéria postada, aprendemos um pouco mais sobre a história de araguari, através do "ponto de vista" que nos faz viajar pela sensibilidade e poesia de sua pessoa. Parabéns e estamos muito felizes por mais essa etapa. Abraços.

Alessandre Campos disse...

Peron,

Mais que merecida a homenagem que lhe será prestada pelo Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari.

Isto configura o reconhecimento e a valorização de todos aqueles que preservam, divulgam e produzem cultura. Você é um destes.

Parabéns mais uma vez!

Luciano Caettano disse...

Olá, Perón! Espero que esteja tudo bem com vc. Meu nome é Luciano e trabalho aqui na FAEC, sou webmaster daqui. Venho lhe parabenizar, uma vez mais, por tudo que tem feito pela cultura araguarina e dizer que de alguma forma vc é um grande parceiro nosso! Forte abço e BOAS FESTAS!

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa de preservação historica da cidade de Araguari...Abraços.