sábado, novembro 01, 2008

Homenagem a "Mané Preto"

Caros Leitores,
e
Graças a colaboração de Alessandre Campos, o Blog Ponto de vista pode fazer uma homenagem a um araguarino que merece ser lembrado e reconhecido.
e
Através do texto que recebemos, que foi elaborado pelo Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari, temos um histórico sobre Manoel José de Deus – Mané Preto.
e


"Manuel José de Deus nasceu no dia sete de março de 1917 e faleceu em vinte e dois de outubro de 2008. Filho do Sr. João Reis Bispos de Deus e da Sra. Maria Abadia de Deus. Era o segundo filho de uma família numerosa de quinze irmãos. Do casamento com a Sra. Rita Ribeiro de Deus, do lar, vieram cinco filhos: Gervásia, Geovânia, Juarez, Jusmane e Jairo. Posteriormente, a família foi agraciada com cinco netos e uma bisneta.

Foi jogador de futebol por vinte e cinco anos no Operário Esporte Clube de Araguari. Durante o mandato do prefeito Milton de Lima Filho foi criado o CESAC localizado no Bairro São Sebastião com o nome de Mané Preto.

Funcionário aposentado da Rede Ferroviária Federal S/A nesta cidade, Manoel José de Deus trabalhou durante trinta e seis anos. Dedicado à profissão de mestre de ferreiro, honesto, trabalhador, amigo da família araguarina. Possuía o primeiro grau incompleto, mas era brilhante, inteligente e tinha facilidade de comunicar-se com as outras pessoas. Deixou a família amparada, fruto de seu trabalho honesto.

O Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari e a equipe da Divisão de Patrimônio Histórico/FAEC prestam sua homenagem ao Sr. Manoel José de Deus, ferroviário, pelos serviços prestados à nossa cidade, bem como se solidarizam com sua família neste momento difícil."

(Depoimento de sua primogênita, Gervásia José de Deus, por meio de telefonema entre Janine e Gervásia).

Agradecemos a opoutunidade de poder paticipar desta homenagem a família de Manoel José de Deus.

2 comentários:

Alessandre Campos disse...

Perfeito, Peron!!!

Atitudes como a sua nos incentivam a resgatar a memória cultural de nossa Terra.

Conte comigo e com o CONSELHO do Patrimônio Histórico sempre que precisar.

Abraço.

Marcio de Deus disse...

Meu tio avó Mané Preto quanta saudades Me Chamo Márcio Oliveira de Deus Bisneto de João Bispo de Deus com Muito Orgulho de Fazer Parte da Familia JB hoje Moro em Ipameri GO minha Terra Natal nasci 14/06/1969 mas me Recordo a muitos anos atraz do encontro anual que a Familia si Reunia na passagem do ano eu